Na realidade voltei há uma semana atras em outro topico, exatamente porque a minha Hilux em maio fará 3 anos acabando Garantia e seguro .Considerando trocar , estou tentando obter informações das novidades , mesmo porque com fila de espera , é necessário encomendar antes.Estou andando pouco ultimamente e a minha está com 58000 km , diferente do que acreditava que iria fazer pois se continuasse a andar como no inicio , acabaria os 3 anos com uns 120 000 km e aí trocaria sem dó e então estou considerando esperar mais um ano que haverá outras novidades que podem alterar o mercado porque creio que muitas deverão mudar o motor que para satisfazer as exigencias a partir de 2009 deverão ter catalizador , válvula egr e talves TGV.Não é que a norma exija esses componentes , mas , eles são necessários para se conseguir os resultados para passar na hologação.A Hilux, SEL e talves a Triton ja satisfaçam as exigencia , só falta o diesel com menos enxofre e numero de cetano perto de 50.
Por isso creio que Ranger ,S10/frontier também devem ter novidades.As outdoor certamente e Fiat talves que não podemos desprezar pois é a marca que mais vende no Brasil e costuma praticar preços mais baixos e pode puxar o patamar para mais baixo.
Não sei se voces acompanham , mas, quando comprei minha Hilux ela custava US$ 42.000 e hoje custa 66.000 , aí da para imaginar quanto tem de gordura nesse preço pois muitos de seus insumos são impotados em US$ da Taylandia ou então feitos na Argentina e alguma coisa do Brasil .
Não sei se voces perceberam ,mas, A SEL sendo importada da Taylandia paga alem dos impostos locais que todas pagam , 35% adicionais de imposto de importação e consegue estar mais barato que uma local(mercosul sem Imp improt.)que é a Hilux!!!.Com automóvel , somente carros do mexico conseguem competir:Fusion, Acord e a propria Ram que custava 150.000 baixou para 137.000 por conta do dolar mais baixo que continuou caindo e hoje deveria custar 120.000 no máximo.
Então por tudo isso hoje estou tendendo a ficar mais um ano com a minha , mesmo porque está boa , a nova tem de importante o LSD ,mas, para quem ficou sem 3 anos, fica 4...e hoje ela me passa um sentimento de confiabilidade compatível com a fama da Toyota que cheguei a duvidar seriamente no inicio.
Não fiz ainda teste drive , mas entrei tanto na SEL e Tritom e minhas conclusões até então são as seguintes:
-Acredito que as tres são muito semelhantes , para quem tem uma Ranger 99 ou similar , como eu tinha e eu gostava muito e faz um teste drive nas tres , a diferença é tão grande que se for honesto não vai achar diferença entre as tres pois o patamar de conforto em relação as antigas é muito distinto.Quem vem de uma Hilux por ja estar acostumado ao patamar deve notar diferenças , mas pequenas na minha opinião.
-Algumas coisas chamam a atenção: a caçamba minúscula da Triton , o encosto do banco traseiro da SEL ridiculamente vertical que certamente acaba com o conforto traseiro , como na Hilux a suspenção traseira destoantemente dura .Alguem que comprou uma Triton postou que teve Hilux e a triton é muito mais facil de manobrar o que eu acredito pois a Hilux para mim é muito ruim de visibilidade para manobras de ré .Enfim diferenças existem mas nada que proiba a compra de qualquer delas.
-Pelo teste da revista carro frontier e Hilux empatam.Tem o teste do Ramonpoa que foi ultrapassado , contra a vontade, por uma SEL que talves não tenha limitador de velocidade como a Hilux , ou limite mais alto .Temos que agradecer ao Ramonpoa uma informação real de comparação de performance entre as duas , NA QUAL PODEMOS CONFIAR , muito diferente de dados das revistas.
Ramonpoa, tenta na proxima vez um teste de arrancada com uma Frontier...(brincadeira).
-Conclusão pessoal:
1-Eu não compraria uma Triton para não ter de tratar nada com ninguem da mitsubishi nem ter de ficar puto porque me meteram a mão no preço da revisão .Tem também 2 anos de garantia contra 3 das outras.A minha Toyota deu no inicio pequenos problemas e e foi preciso brigar com a Toyota .A Hilux era nova e problemas podem ocorrer , assim também como é nova a triton... ha! vai que a FDP esquenta...
2- A SEL já é velha(na Taylandia) ou seja não deve ter problemas de carro novo , vai ser nacionalizada e aí os problemas podem aparecer com as peças locais , então se é para comprar uma SEL , deve ser agora... ,mas, quando nacionalizada as peças novas podem não ser plug and play com as importadas(A Ranger v6 98 tem muitas peças diferente da 99:nacionalização na Argentina).Então compra agora e no fim da garantia é melhor vender.Se aí quizer comprar outra ela ja deve estar estável (depois de 3 anos) ou então se tratando de Renault/Nissan , talves nem esteja mais no mercado...
3-Levando meu raciocinio a sério , se adiar de fato a compra em 1 ano , pelas razões expostas acima , vou ter comprar de novo uma a Hilux!!! .
Espero não ter injuriado ninguem com meus comentários.
Respondendo quem me perguntou sobre tiptronic: è somente um cambio AT que pode ser desabilitado a troca automática e fica esperando acionar a alavanca (grosseira comparação :cambio de moto).Ele pode ir até o limite de giros do motor e deixar a injeção limitar as rotações como voce disse , mas, se voce mesmo na ultima marcha para o veiculo , ao sair ele estará em 1º automáticamente.Imaginou ter de acionar a alavanca varias vezes para colocar a 1º?
Ja dirigi audi meio antigo com tiptronic e me pareceu que as trocas eram lentas , recentemente dirigi um Civic com borboletas no volante e pareceu bom , porém esticando as marchas com o pé na tábua e comandando a troca proximo ao limite de giros do motor ficou muito lenta as trocas , em automático ficava muito melhor e mais rapido (pe´na tábua).
Então tenta fazer esse teste com a sua pajeiro , trocar uns 100 rpm antes do corte e me conta se continuou rápido.
Minha conclusão foi que Tiptronic é bom para o Marketing , para o motorista é melhor deixar no AT .
A unica coisa que não se consegue fazer com um AT é pisar fundo e manter baixa rotação porque o computador que não é burro percebe que voce pisou muito e conclui que voce esta querendo andar rápido então a melhor maneira é permitir ao motor trabalhar sempre proximo a rotação de potencia máxima.No mais da para fazer de tudo.
Murilloaquino
Acho que voce está equivocado com o cambio da Hilux e L200.Ambos(vale para Hilux, não estou 100% seguro para a L200) são eletronicos e burros(não são adptativos que se acostumam com seu modo de dirigir), mas conversam com a injeção do motor (a l200 at somente com motor inj mecanica com controle eletronico).A grande diferença está no meu entender no motor da Hilux que qualquer que seja a rotação sempre tem disponível um torque de 35 kg (de 1400 a 3200 rpm) , mais , as relações de marchas entre as 2 AT são parecedidas e a maior diferenca é de 3ºa 4º mais distantes na l200 .se pisar tudo , o motor vai a mais de 4500 rpm e demora para cair de rotação peg\ndo a 4ª com um tranco.Na Hilux ela vai até 4000 rpm e cai para 2800 rpm em 4º.Eu queria mesmo um cambio de 5 ou 6 marchas na Hilux , ou melhor ainda um CVT...
Homero