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Convex Datacenter
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  • #13

    Barra Retrátil/Braço Articulado




    Pessoal eu novamente.

    Mais algumas dúvidas aos especialistas e engenheiros.

    Um amigo eng mecanico disse que soldar a barra de direção para aumentá-la no comprimento é perigoso pois ela poderá romper em um momento crítico, causando um acidente, etc etc etc.

    Por isto ele me sugeriu que procurasse um torneiro em uma cidade proxima que faz estrias em barras.

    Fui lá, a oficina do sujeito é muito organizada, maquinário novo, e ele confirmou que faz mesmo estrias nas barras utilizando uma plaina, que até me mostrou.

    Disse que antes de fazer o serviço ele me dá o endereço de uma empresa da mesma cidade que realiza um teste não destrutivo na coluna original do carro, para saber o material que terá deverá ser utlizado para a confecção da nova coluna de direção.

    Após nas junções eu deveria utilizar Juntas universais para basculante(para quem não conhece o desenho segue abaixo). e pode acessar o link http://www.stahl.com.br/stahlport/re...asculantes.htm

    Segundo ele este é o metodo mais seguro para se fazer um sistema de coluna de direção resistente.

    Procede esta afirmação do ponto de vista da eng mecanica?

    Fazer barras estriadas na plaina e uni-las coms estas chamadas juntas universais para basculates é mais seguro que cortar e soldar uma barra original ?

    Estas tais junas universais para basculante são resistentes tais como as originais de carro, alguém aí já usou?

    Aguardo a opnião de voces, leopoldo fique a vontade para os seus ensinamentos

    []´s


    Osmir
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -junta-universal2.gif  
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  • #14
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    Pra vc ter uma idéia da resistencia, essas juntas universais são comumente usadas nos cardâns de guinchos mecânicos.

    O problema vai ser só a questão da estria mesmo pois geralmente a cavidade interna dessas peças é quadrada.

    []'s

  • #15
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
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    Ptz, qdo vc comprar a caixa da S10, já compra a barra retrátil, que sai da coluna e liga na caixa, já vem com a trizeta... Melhor não complicar muito.

    [s]
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  • #16
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    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel Ver Post
    Ptz, qdo vc comprar a caixa da S10, já compra a barra retrátil, que sai da coluna e liga na caixa, já vem com a trizeta... Melhor não complicar muito.

    [s]
    Thiago, se a original da S10 tiver aquela junção emborrachada não vale a pena pra uso hard...

    Meu pai tá desenvolvendo uma aqui pro Crocodillo, a partir da original de F1000, amanhã coloco aqui umas fotos explicando como tá sendo feita.

    []'s

  • #17
    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel Ver Post
    Ptz, qdo vc comprar a caixa da S10, já compra a barra retrátil, que sai da coluna e liga na caixa, já vem com a trizeta... Melhor não complicar muito.

    [s]
    Fala thiago.

    Seguinte, o cara que me vendeu a caixa me passou ela barato, mas tava sem o pitman e a coluna de direção, ou seja só a caixa mesmo, daí o meu problema.

    To quebrando a cabeça para ver se alguma cruzeta de outro carro cabe ali na saida da caixa.

    Diga uma coisa, voce esta usando todo o sistema da blazer na coluna de direção.

    No seu tópico só tem foto da sua coluna de direção na caixa VW, mas a da blazer não tem.

    []´s

    Osmir

  • #18
    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Thiago, se a original da S10 tiver aquela junção emborrachada não vale a pena pra uso hard...

    Meu pai tá desenvolvendo uma aqui pro Crocodillo, a partir da original de F1000, amanhã coloco aqui umas fotos explicando como tá sendo feita.

    []'s
    Elmer td bem.

    A caixa da blazer tem sim esta junta de borracha, segundo informações aqui chamada junta elástica.

    Posta os detalhes aí de mais esta criação...... só uma questão, a criação ja está patenteada? Se não estiver corre o risco de eu copiar

    []´s

    Osmir

  • #19
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
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    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Thiago, se a original da S10 tiver aquela junção emborrachada não vale a pena pra uso hard...

    Meu pai tá desenvolvendo uma aqui pro Crocodillo, a partir da original de F1000, amanhã coloco aqui umas fotos explicando como tá sendo feita.

    []'s
    A minha até agora não deu problema, tanto qdo usava caixa de Santana agora com a caixa da S10. A da Blazer não é só borracha, é reforçada com malha. A Blazer aqui de casa nunca deu problema tbm isso. E olha q usei muito o Jeep diaramente durante 2 anos... isso incluindo viagens, trilhas e cidade... Não posso reclamar, nem dizer ao contrário...

    Tbm daria mesmo para confecionar uma só com cruzetas, mas no meu caso só tenho 1 cruzeta, e essa junta original q comprei junto com a coluna da S10. Mas sim, acredito q só com cruzetas, deva ser mais forte ainda... enquanto isso...

    [s]
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  • #20
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    Citação Postado originalmente por OPC+JR Ver Post
    Fala thiago.

    Seguinte, o cara que me vendeu a caixa me passou ela barato, mas tava sem o pitman e a coluna de direção, ou seja só a caixa mesmo, daí o meu problema.

    To quebrando a cabeça para ver se alguma cruzeta de outro carro cabe ali na saida da caixa.

    Diga uma coisa, voce esta usando todo o sistema da blazer na coluna de direção.

    No seu tópico só tem foto da sua coluna de direção na caixa VW, mas a da blazer não tem.

    []´s

    Osmir
    Sim todo o sistema da Blazer, desde o volante, coluna, cruzeta, barra retrátil, essa junta, caixa de direção. O pitman veio junto tbm, mas o pitman vc pode comprar separado, normalmente. Qq autopeças vc pode pedir ou encomendar...vc pode colocar o original da S10 ou da F1000, depende do que quer fazer...

    Eu usei a mesma barra retrátil, que antes ligava na caixa VW. O encaixa era praticamente o mesmo na estria da VW. Aí qdo comprei a caixa da S10, ficou como original. A única coisa que fiz, foi alongar ela, pq para a caixa VW dava o tamanho, já qdo troquei a caixa, levei esta barra retrátil, a uma empresa que alonga cardans, e mandei fazer o serviço. Não tem segredo.

    Agora se não achar, dá para comprar as cruzetas do Uno, e fazer essa barra do zero. Uma vez tbm vi no desmanche a do Ford Ka a trizeta, tbm dá pra fazer. aí é só bolar...

    [s]
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  • #21
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por OPC+JR Ver Post
    1- .... soldar a barra de direção para aumentá-la no comprimento é perigoso ....

    2- ..... procurasse um torneiro em uma cidade proxima que faz estrias em barras.

    3- ... faz mesmo estrias nas barras utilizando uma plaina ...

    4- ... realiza um teste não destrutivo na coluna original do carro, para saber o material que deverá ser utlizado para a confecção da nova coluna de direção.

    5- Após, nas junções, eu deveria utilizar Juntas universais para basculante(para quem não conhece o desenho segue abaixo). e pode acessar o link http://www.stahl.com.br/stahlport/re...asculantes.htm

    6- Segundo ele este é o metodo mais seguro para se fazer um sistema de coluna de direção resistente.

    7- Fazer barras estriadas na plaina e uni-las coms estas chamadas juntas universais para basculates é mais seguro que cortar e soldar uma barra original ?

    1- Tanto "soldar" como "usinar" ou mesmo "adaptar" uma barra de outro veículo é perigoso.

    Explicação: A barra é dimensionada para o veiculo X em que sabem-se os esforços no sistema de direção. Ao adaptar num veículo Y, ela pode estar naturalmente SUB-dimensionada. Por isso a adaptação ou usinagem podem não ser a simples garantia que vai funcionar para sempre como deve. Sobre a solda, comento no item 7.

    2- Embora seja possível, vide consideração acima. Aliás, dependendo desta barra, não apenas usinagem está em jogo mas, o tratamento térmico.

    3- Plainamento ou frezamento, pode-se utilizar, depende da disponibilidade do maquinário.

    4- Teste NÃO destrutivo para analisar o material ? todos que eu me lembro ano momento SÃO destrutivos, pois agridem o material analisado.

    Agora,

    Teste não destrutivo para analisar o materiais de pois de usinado ou soldado, sim .... existem varios testes que podem ser usados:

    ultra-som, correntes parasitas, liquidos penetrantes, particulas magnéticas, raios-x ou gamagrafia. mas a seleção do método e como aplicar é o segredo do sucesso do teste.

    5- Bom material.

    6- Considere os comentários do item 1 e a seguir.

    7- Bom, devemos lembrar as junções por solda caminham junto com as contruções mecanicas em todos os niveis. Contruções pesadas tais como estruturas de edifícios, navios, ferrovias, e mesmo muitas peças aeronauticas são fabricadas a partir de elementos soldados.

    Então, qual o segredo se peça de jato pode ser soldada mas de jeep não ??? quem falou que não pode ?

    Aplicabilidade, critério, dimesionamento e analise.

    Pegar um eixo de cambio, setor de caixa de direção, um semi-eixo e assemelhados e simplesmente soldar com TIG, MIG ou vareta e deixar por isso mesmo é o tiro nno escuro, a chance para o azar pois são eixos tratados termicamente e depois, dependendo do eixo, retificados, e mesmo que o soldador seja exímio, não deixe crateras mordeduras e a aparencia final seja exuberante, o tratamento termico do eixo foi-se. Pode ser restaurado, mas o que eu digo é que não pode ser simplesmente soldado e usado. Vai dar problema e poderá ser catastrófico.

    Diferente de soldar um chassir e colocar um reforço apropriado. O material pode e vai ter uma alteração, mas covive-se com esta condição sem maiores consequencias, a menos de serviços excandalosamente "puecos".

    Diferente de soldar a tubeira de aço na carcaça do diferencial FoFo, que com o material correto e a tecnica apropriada possibilita fazer o CJ rodar num DANA44.

    Outro ponto a ser observado é a qualificação do componente. Peças soldadas, dependendo do uso passam pela analise do projetista. Ele dimensiona e depois de executado o processo de solda, como fica a dúvida: tem integridade ou não, então a peça é qualificada.

    São desenvolvidos ensaios por pessoal experiente que determina se a peça está apta a ser usada ou se o processo, materiais e tecnicas estão de acordo com as caracteísiticas que se desejada peça.

    Normalmente um processo de qualidade industrial está envolvido e tudo é quantificado e estabelecido para não haver diferença de lote. Apeça de um ano atras deve ser o mais aproximadamente possível da de hoje, admitindo-se só as variaçãos (tolerancias) pré estabelecidas e testadas no paragrafo acima.

    E para garantir, testes destrutivos e não destrutivos acompanham o processo, inclusive a vida em serviço: como falham e porque falham.

    Solda por ponteamento(resistencia), brazar, soldar, atrito, feixe de eletrons, laser, mig, tig, etc... fazem parte das maquinas que usamos.

    Mas o jipeiro adaptador não tem esse suporte todo e tem que contar com a experiência e bom-senso, pois uma peça soldada mas super-dimensionada irá com certeza resistir muito mais que uma peça usinada mas sub-dimensionada. Ou uma peça de dimensionamento semelhante mas sem o devido tratamento termico.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #22
    Elmer,

    Aproveitando a dica:

    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep
    Sobre a caixa de direção tenho algumas fotos no tópico do Crocodillo quando adaptei no chassi original http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=19849&page=24
    Outro detalhe interessante pra quem for usar DH de S10, encontrei um pitman que cabe certinho nela e tem material pra receber um terminal de direção graaaande

    TRW
    32828112S
    BRAÇO DE DIREÇÃO
    F1000 F4000
    Você saberia dizer se este pitman da F1000 serve também na caixa da Ranger?

    Marcos

  • #23
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    Citação Postado originalmente por Marcos Ver Post
    Elmer,
    Você saberia dizer se este pitman da F1000 serve também na caixa da Ranger?

    Marcos
    Cara, nunca vi de perto uma caixa de direção da ranger, não sei te dizer se serve, pra ter certeza só vc levando essa caixa nas autopeças e fazendo o teste.

    []'s

  • #24
    Elmer,

    A caixa da Ranger é essa aí embaixo, acho que é igual à do Landau (à menos do sentido de rotação do pitman ,que gira no mesmo sentido do volante).
    O galho de levar esse troço na loja é o peso, acho que deve pesar uns 15 Kg... Mas vou tirar as medidas do entalhado e ver esse o braço da F1000 cabe lá, se couber vai ficar muito bom!
    []s

    Marcos

    Ps, a foto veio deste site: http://www.hermtheoverdriveguy.com/id120.htm
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -17068420.jpg  

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