realmente o mtr eh diferente do do golf... axei uma 4 rodas d 1997 q fala a potencia do santana 2.0 jah com injeção eletronica e um papel q peguei no salão do automovel d 2005 q fala a potencia da parati 2.0 (axo q toda linha Gol vem com AP né?!)... scaneei e tah ai anexo as duas tabelas...
que ano eh o teu santana? o manual do proprietario deve ser mais confiavel...
Tenho umas pentelhações a fazer quanto ao rebaixamento:
Eu fui medir o meu cabeçote pq queria aumentar a compressão também.
Todos os tópicos que falam sobre isso aqui no fórum consideram a câmara de combustão como uma forma cilindrica perfeita, o que eu acho q está erradíssimo!
Eu medi a àrea da câmara de combustão, na face do cabeçote (ou seja, a àrea que é retirada na retífica), e a medida foi de 54cm², bem diferente dos 72,44cm² de um cilindro perfeito. (a diferença é de 25%).
Ou seja: vc pensa que está tirando 7,2cc por milimetro mas está tirando 5,4cc.
Ou seja 2: tirando 1 mm sua câmara vai ter 79,19cc e a taxa vai ser de 8,26:1
Ou seja 3: tirando 2 mm sua câmara vai ter 73,79cc e a taxa vai ser de 8,8:1
Para a taxa de 9,5:1 a camara tem q ter 67,63cc, e isso só se consegue rebaixando o beçote em 3,14 mm.
talvez por isso q ninguém q rebaixou o seu OHC teve problemas com pré detonação, rsrsrs...
...
Alguém sabe o quanto pode ser tirado desse cabeçote sem q as válvulas batam no pistão?
Não da pra confiar nos caras das retíficas, pq eles nunca medem esse tipo de coisa, até pq muitos nem sabem como q se mede.
Eu sei que da pra tirar pelo menos 2 mm pq tenho um conhecido que fez.
Bem, não é o caso da Retífica onde fiz meu motor. Olhamos juntos a tabela que indica o máximo que se pode rebaixar um cabeçote e o valor é de 1mm para os Ford Geórgia.
E com certeza, eles não só medem, como sabem faze-lo
De toda forma, não percebi pré-detonação apesar de ter funcionado muito pouco o motor.
Quando ele andar pra valer, veremos
Bem, não é o caso da Retífica onde fiz meu motor. Olhamos juntos a tabela que indica o máximo que se pode rebaixar um cabeçote e o valor é de 1mm para os Ford Geórgia.
E com certeza, eles não só medem, como sabem faze-lo
Tu por acaso saberia qual o critério que eles usaram pra fazer essa tabela?
Aurélio, não sei onde a sua retifica conseguiu esta tabela mas no meu OHC eu dei um passe de 1.5mm para levar a taxa para 9,2:1. Eu fiz os calculos, depois medi o volume da camara e determinei qual a nova taxa que eu queria trabalhar...dai cheguei ao 1.5mm.
Meu cabeçote era original, ou seja sem nunca ter sido usinado anteriormente.
[]'s rebaixados.....
Ok, Vamos lá.
O OHC dá muita raiva quando quebra, vc não acha peças, quando acha é preço dos olhos da cara e de péssima qualidade.
É um motor grande (2.3) para pouca potência, tem um motor de aranque mal dimensionado, ponto difícil de ser encontrado, consome bem, etc, etc, etc.
O meu já ta fumando (de novo)..quando se acabar de vez, nao refaço mais não. Vou partir para um AP.
Turboroe bom dia, como voce mediu a camara ? Em minhas contas e em tópicos passados as contas foram bem diferentes, eu já expliquei como esta medida deve ser feita e com 1,5mm vc chega aos 9,2:1, medi o volume da camara de combustão com a junta,antes e depois do passe e cheguei as duas vezes ao mesmo resultado.....se vc tirar 3,14mm com certeza não terá uma taxa de 9,5:1 !!!!