A meu ver existe um mito de que o cardan não pode trabalhar em diagonal, considerado o eixo das longarinas. Por tudo o que eu já vi e li, não existe problema nisso. na minha camper eu usei caixa f2 com eixo band flutuante. Agora, uso o mesmo eixo com np-205. Um amigo tinha a camper dele com motor 14b e caixa de band combinada com eixo de s-10, sem problemas também.
Há farta literatura sobre esse alinhamento de cruzetas, e em todas ela o ponto crucial é que os planos espaciais das cruzetas do pinhão e da caixa fiquem paralelos na 3 dimensões e, isso sim é fundamental, que as cruzetas não se fechem em nenhum momento.
Como o eixo traseiro se desloca para a esquerda, essa possibilidade diminui quanto maior é a abertura do eixo/panhard.
Vale a pena avaliar esse mito com mais vagar, pelo menos é minha sugestão baseada na experiência também,
Abraços
Eriksom
Acho que realmente não deve ser um grande problema esse meu eixo, mesmo pq meu chassi é bem longo (1m +). Mas acredito que é preferível um de planetária no centro. O meu medo é o cardan se soltar numa torção...
Com sua licença, Sr, Carlos Veggi, ínclito meXânico do Yellow Submarine, responderei a dúvida do Sr. Morubixaba, oops, Sr, Pajé Tapuya.
Veja bem, o estriado do cardan deve ser pelo menos 1 polegada maior do que o máximo de abertura a que o cardan será submetido, 1 polegada considerando a luva em que ele está encaixado. Ou seja, cardan feito corretamente, isso não acontecerá.
Sr, Carlos Veggi, muitíssimo obrigado pela sua deferência
Com sua licença, Sr, Carlos Veggi, ínclito meXânico do Yellow Submarine, responderei a dúvida do Sr. Morubixaba, oops, Sr, Pajé Tapuya.
Veja bem, o estriado do cardan deve ser pelo menos 1 polegada maior do que o máximo de abertura a que o cardan será submetido, 1 polegada considerando a luva em que ele está encaixado. Ou seja, cardan feito corretamente, isso não acontecerá.
Sr, Carlos Veggi, muitíssimo obrigado pela sua deferência
Eriksom
Muitíssimo Obrigado pela resposta senor Eriksom (isso não é marca de celular?)! Então posso manter meu eixo no lugar? sem mexer com ele? É só mandar fazer os cardãns. Legal, menos trampo e melhor que sobra dindim para fechar o bruto.