Srs,
estava fazendo o aperto dos parafusos do caçote(troca da junta) e comecei a ouvir um chiado característico de "ferro-com-ferro".
Seguindo o som, chegeui aos tuchos na lateral do motor e percebí que corria um filete de óleo pelas paredes, mas não o suuciente para "molhar" as hastes das válvulas de escape e os tuchos.
Coloquei um vídeo com o motor funcionando sem a tampas.
[ame="http://www.youtube.com/watch?v=5gz4lDXB6a8"]http://www.youtube.com/watch?v=5gz4lDXB6a8[/ame]
Dá pra perceber que sai uma pequena quantidade de óleo dos orifícios dos balancins, caem sobre o topo da haste da válvula de adm e escorre para a
câmara dos tuchos.
JUlio os parafusos nao vou te cobrar e se precisar mais pode pegar porem o filme nao da para ver direito mais a lubrificaçao do bf é fraca mesmo por que a pressao é dividida ate com o filtro de oleo,ligue para a oficina que tiro todas suas duvidas,valeu.
Olha meu amigo Júlio, não sou o mais gabaritado pra esclarecer sua dúvida, mas já participei de uma discução aqui no fórum sobre este assunto, e a conclusão foi que: o sistema de lubrificação do bf é precária e as vezes o oleo necessário não chega aonde deve chegar, principalmente se for um motor muito rodado (cheio de folgas) e que é normal haver pouco oleo nos tuchos pois o bf 161 trabalha com tuchos mecanicos e não hidraulicos, por isso se consegue por o motor pra rodar sem as tampas de valvulas, se fossem tuchos hidraulicos ia ser um rebosteiro só!
Espero ter ajudado
Para mim, está normal. Todos os BFs que já vi abertos, o óleo escorre assim aos pouquinhos. Inclusive só começa a escorrer minutos após ter ligado o motor. Na primeira vez que vi, confesso que fiquei um pouco assustado!
Abs
Homero Hermida
Troller 2016
Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942
Julio os parafusos nao vou te cobrar e se precisar mais pode pegar porem o filme nao da para ver direito mais a lubrificaçao do bf é fraca mesmo por que a pressao é dividida ate com o filtro de oleo,ligue para a oficina que tiro todas suas duvidas,valeu.
Para mim, está normal. Todos os BFs que já vi abertos, o óleo escorre assim aos pouquinhos. Inclusive só começa a escorrer minutos após ter ligado o motor. Na primeira vez que vi, confesso que fiquei um pouco assustado!
Abs
Pois é cara, eu tb me assustei pq ficou parecendo que a bomba estava fora e nada de óleo subir pos tuchos, mas tirei o tubo que vai para o filtro e jogou longe só girando a polia com a mão.