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  • #1
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    E.X.U.P. na gaiola AP




    Eu notei na minha gaiola que o cano só enchia apartir de uma certa rotação e como o motor precisa de uma contra-pressão para funcionar corretamente eu bolei este esquema. Controlado pelo contagiro com chift light que aciona um relé que vai ligar e desligar o motor que abre/fecha a válvula.
    E realmente aumentou o torque do motor e não amarrou o motor em baixas rotações.

    [ame]http://www.youtube.com/watch?v=VN3bFiwQMos[/ame]

  • #2
    Flavio, já fez o teste em trilhas? porque era p prender o motor mesmo em baixa rotaçao embora que este escapamento seja bem livre!

    Eu estou pensando em aumentar o peso do volante do motor para que ele perca menos rotação e mantenha o RPM também em baixa.. É o que os fabricantes da linha diesel fazia antigamente na linha diesel aumentava o peso do rotor pra ñ perder torque... ocaso que nos mais conhecemos é o MWM 229-6 Veicular o volante pesa em torno de 25Kg o istacionário usa em maquinas de esteira pesa uns 50Kg.
    Hoje a lei é outra "menos peso e mais torque"

    Será que funciona tambem?

  • #3
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Testei na trilha sim, fiquei 20 dias de férias andando com ela. Andei até em pista de veloterra de moto.
    Não amarra o motor porque mesmo com a válvula fechada tem um furo de 32 mm que permanece aberto.
    Um dos parâmetros que usei para saber do aumento do torque é que em terceira marcha o motor não morre mais em baixa velocidade. E na subida também vai melhor em terceira.
    O motor trabalha suave, sereno e com o cano cheio...hehehe
    O ideal seria colocar a gaiola num dinamômetro para ver a rotação ideal de abertura da válvula e determinar o tamanho ideal do "furo" de passagem. Mas mesmo assim tá bom demais...

  • #4
    Sem duvida ficou um exelente trababalho, pelo que vi a valvula responde perfeitamente ao aumento do giro do motor. E melhorando isso tudo sua invenção equivale a um compressor.

  • #5
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    Bom muito legal, mas aguem me explica toda este invento. Pois uso um cano para motor de fusca normal e as vezes para fazer muito barulho acoplo um cano de 450 sem miolo. Ate agora nao notei diferença em relação ao torque. Tem ou nao tem diferença a maioria anda com cano reto na minha regiao eu nao, que nao gosto disso em trilha, gosto de curti a trilha nao de ficar surdo. Isso tem ou nao tem nexo?????
    >>>>>>>Gaiola<<<<<<<
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  • #6
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    Thumbs up

    Com certeza ocorre uma diminuição de torque com um cano mais curto ou mais aberto que o original...mas é aquela conversa, no AP tem 10 kg de torque com cano original, digamos que com um cano mais curto tenha 9 kg de torque mas para vc vencer a trilha vai precisar de 6 kg...então a diminuição de torque não vai fazer falta, entendeu?
    O cano do Fusca já é curto por natureza, vai ter pouca diferença mesmo.

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Flávio Cadore Ver Post
    Com certeza ocorre uma diminuição de torque com um cano mais curto ou mais aberto que o original...mas é aquela conversa, no AP tem 10 kg de torque com cano original, digamos que com um cano mais curto tenha 9 kg de torque mas para vc vencer a trilha vai precisar de 6 kg...então a diminuição de torque não vai fazer falta, entendeu?
    O cano do Fusca já é curto por natureza, vai ter pouca diferença mesmo.
    Bom entao deixa eu ver, se ele for mais longo, e mais fechado pode aumentar o torque do mesmo???? OU nao????
    >>>>>>>Gaiola<<<<<<<
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  • #8
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Isso mesmo, e o mesmo princípio vale para a admissão, nos motores mais modernos tem dois dutos de admissão, um mais curto e outro mais longo. O mais curto dá potência e o mais longo dá torque.

    Me lembrei agora: no motor do Corvete V8 tem 11 borboletas de aceleração para aproveitar todo o torque possível.
    Motor V8 com 4 válvulas por cilindro ( 2 de admissão) , uma borboleta para 1 destas 2 válvulas e aí são 8. E mais 3 na entrada geral.
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  • #9
    Usuário Avatar de Andre.Conrad
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    Ta espera. Tem algo a ver??? coloquei dois dutos de admissão assim tipo snorkel nos carburadores muda alguma coisa?????
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  • #10
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    Citação Postado originalmente por Andre.Conrad Ver Post
    Ta espera. Tem algo a ver??? coloquei dois dutos de admissão assim tipo snorkel nos carburadores muda alguma coisa?????
    Muda sim, exatamente como o Flávio citou na resposta acima da sua pergunta.
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  • #11
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    Flavio, já fez o teste em trilhas? porque era p prender o motor mesmo em baixa rotaçao embora que este escapamento seja bem livre!
    Desde que bem dimensionado o furo e a vedação da restrição não prende o motor ou perde rendimento, apenas aumenta o torque e assim que a rotação aumenta a restrição abrindo libera o fluxo de escapamento e se tem potência máxima sem ter perdas em alta rotação.

    Citação Postado originalmente por E F Lima Ver Post
    Eu estou pensando em aumentar o peso do volante do motor para que ele perca menos rotação e mantenha o RPM também em baixa.. É o que os fabricantes da linha diesel fazia antigamente na linha diesel aumentava o peso do rotor pra ñ perder torque... ocaso que nos mais conhecemos é o MWM 229-6 Veicular o volante pesa em torno de 25Kg o istacionário usa em maquinas de esteira pesa uns 50Kg.
    Hoje a lei é outra "menos peso e mais torque"

    Será que funciona tambem?
    Com um volante mais pesado se tem pior respostas nas acelerações, porém menos perda de inércia o que mantem o torque.

    Mas como você fai fazer para aumentar o peso do volante?
    Eu desaconselho fazer isso é só não aliviar o volante já esta de bom tamanho.

    Abraços, Leo
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  • #12
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Citação Postado originalmente por Andre.Conrad Ver Post
    Bom entao deixa eu ver, se ele for mais longo, e mais fechado pode aumentar o torque do mesmo???? OU nao????
    Pode aumentar o torque em baixa e até em médias rotações, mas irá prender o motor em alta rotação pela restrição ao fluxo.


    Abraços, Leo
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