x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 31

Regulamentação do quebra-mato

Normas para o uso de quebra-mato entram em vigor nesta quinta

Rio - A Resolução 215 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regulamenta a fabricação, instalação e o uso do equipamento denominado quebra-mato entra em vigor nesta quinta-feira. Publicada em dezembro de 2006, a Resolução prevê que só poderão ser utilizados dispositivos produzidos por empresas devidamente registradas no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

De acordo com a Resolução, será obrigatório que os fabricantes e importadores de veículos equipados originalmente com o quebra-mato informem no manual do proprietário os pontos de ancoragem, peso máximo do conjunto de quebra-mato e componentes utilizados para a instalação, largura e altura do equipamento.
    Entre os procedimentos de construção e montagem do quebra-mato, previstos no Anexo da Resolução 215, estão a altura máxima do dispositivo, que não deve situar-se, em nenhum ponto, a mais de 50 mm acima da borda da tampa do compartimento do motor e a massa total do dispositivo, incluindo todas as braçadeiras e fixações, não deve exceder 1,2% da massa do veículo para o qual foi concebido, sendo o limite máximo de 18 kg.

Será necessário ainda que o quebra-mato possua uma plaqueta indelével contento no mínimo as seguintes informações: identificação do fabricante do quebra-mato (razão social e CNPJ), modelo do veículo ao qual se destina, peso e dimensões do quebra-mato, referência a Resolução do 215 do Contran e identificação do registro da empresa no Inmetro. Serão dispensados do uso da plaqueta os veículos originalmente equipados com dispositivo quebra-mato, bem como aqueles em circulação, desde que o quebra-mato atenda as demais normas do Contran.

De acordo com o Contran, a má utilização do quebra-mato pode prejudicar, por exemplo, a eficácia do Air Bag podendo inclusive proporcionar risco adicional em caso de acidentes. As normas do Conselho valem para todos os veículos que tenham peso bruto total de até 3.500kg, exceto para os veículos originalmente equipados com o quebra-mato que obtiveram o código de Marca / Modelo / Versão até a data de publicação da Resolução, os veículos utilizados na prestação e manutenção de serviços de utilidade pública, militares e os de órgãos de segurança pública,

Quem estiver com o quebra-mato fora das especificações estará cometendo infração grave, prevista no artigo 230, inciso XII do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e a retenção do veículo para regularização.

Fonte : Jornal O Dia

Será q por um acaso um tanto quanto distante, só será válido para os produtos comercializados e instalados a partir de ontem ? Ó doce ilusão... rsrsrs...

Uma outra dúvida... no meu samuca tenho um parachoque da RC4x4, será que o Rodrigo Portugal irá fornecer a tal plaquetinha para os produtos já existentes no mercado a fim de regularizar estas peças e que seus clientes não saiam prejudicados ? Nem que houvesse um pequeno custo esta plaqueta, ainda assim é uma forma de estarmos legalizados...

[]´s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -trilha-noturna-20-04-07.jpg  
    4X4 Brasil
    Eduardo Chaves Tucunduva

Usuário
    Entrada
    01/01/2008
    Local
    Sao Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Question Regulamentação do quebra mato

Eu tenho uma Picape Mitsubishi Savana, aquela que sai de fábrica com engate militar, triângulo para reboque frontal com guincho elétrico acoplado, snorkeel, oito amortecedores, pneus MUD, etc....
    Pergunto: Devo me preocupar com estas novas regulamentações?
    Meu guincho e meu triângulo de reboque, já tem certo tempo de uso, não tem mais etiquetas de fabricantes, nem nada, mas vieram da Mitsubishi de Catalão, já instalados no veículo "Zero".
    Em meados do ano passado, depois de uma outra resolução "macarrônica", tive que ir à uma concessionária, para instalar a tal tomada de força ao lado do engate militar.
    Amanhã, vou a uma loja de motos, comprar os tais adesivos refletivos, para instalar nos meus capacetes, fruto de uma outra resolução do Contran, que entrou em vigou hoje e já vale multa.
    Será que para 2008, o Contran, Detran, CET, etc...vão inventar mais alguma coisa, ou poderemos circular em paz pelas ruas.
    Ahhh, para os que moram em São Paulo, está quase aprovado o tal rodízio "novo", onde passaremos um ano dentro dos horários especiais de rodízio e um ano fora, pelas placas pares e ímpares....Fantástico!!! Andar a pé faz bem a saúde e ainda não tem regulamentações especiais, só a dos nossos médicos.
    Abraços, Marcelo

Usuário Avatar de diogo ludovico
    Entrada
    12/07/2006
    Local
    Goiânia/GO
    Cara, no seu caso não será necessário, já que a sua é original de fabrica, portanto nada eles podem fazer.
    Quanto a tomada de força traseira, para ser usada no engate militar, acho que não será necessário.
    Os guardas mal sabem para que serve o engate militar, e como não serve para puxar estas carretas comuns, pode passar como um "ponto de apoio" para guincho ou corda, mas se vc não falar, capaz deles nem pensarem que aquilo se trata de um engate.
    De qualquer forma, se no manual tiver especificado como usar os equipamentos, então fica tranquilo que qualquer coisa está comprovada a orginalidade.
    Esta é mais uma lei sem pé nem cabeça....

Esse negócio de original é f....
    Tenho uma Camper. Carro que parou de fabricar a 15 anos.
    Existem cerca de 200 ainda rodando. No Rio teoricamente existem 31.
    Eram feitos por encomenda. Ou seja, o que é original ou não ninguém sabe. Nem os donos. Quem dirá o guardinha.
    Tô pensando em digitar um manual do meu carro e imprimir.
    O meu manual vai dizer que todo o meu carro é original. rs rs.
    Vai colar ? Acho que sim. Tenho condições de fazer um manual muito mais profissional do que o feito a 15 anos, em máquina de escrever. rs rs

PB

Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    O que farão com cross fox, ecosport, adventures e similares?

Usuário Avatar de diogo ludovico
    Entrada
    12/07/2006
    Local
    Goiânia/GO
    Justamente, a fiscalização se concentrará mais neste tipo de veiculo, carros urbanos (ou aquelas porcarias maquiadas), que não são usados no off road e ficam cheias de penduricalhos.
    Antes eles vinham com quebramato tubulares, o que foi substituido por enchertos de plastico no parachoque, agora é só maquiagem, o parachoque voltou a ser tão fragil quanto dos originais.
    O que ouvi de um policial rodoviario é que a lei está de olho no pessoal urbano ue utiliza deste dispositivo (quebra mato) com a mesma intenção do engate, apenas a proteção do parachoque. Carros utilitarios e principalmente jipes estão com a fiscalização mais "branda", apenas não sendo permutido aqueles que possuem superficies pontudas ou afiladas.
    Ou seja, é mais facil eles encherem o saco de um nhecosport com quebramato do que de um willys todo enlameado

Usuário
    Entrada
    12/06/2004
    Local
    MAIRIPORÃ-SP/SP
    Só para constar,
    mandei um email para Maceral a respeito do Protetor de Farol com Tela, mod MT 013 para toy Band em relação a resolução e me responderam:

"Como voce disse protetor de farol e não quebra mato, embora a fiscalização pode não entender tudo vai da interpretação do policial a lei é polemica e está em discusão entre no forum brasil :www4x4brasil.com.br/forum
    procure o topico discução do quebra mato, ali tem diverssos advogados interpretando a lei. na realidade ninguem tem uma posição definida"

Usuário Avatar de Prieto 4x4
    Entrada
    03/09/2007
    Local
    Mogi das Cruzes/SP
    Citação Postado originalmente por RAFAEL TOSTES Ver Post
    Só para constar,
    mandei um email para Maceral a respeito do Protetor de Farol com Tela, mod MT 013 para toy Band em relação a resolução e me responderam:

"Como voce disse protetor de farol e não quebra mato, embora a fiscalização pode não entender tudo vai da interpretação do policial a lei é polemica e está em discusão entre no forum brasil :www4x4brasil.com.br/forum
    procure o topico discução do quebra mato, ali tem diverssos advogados interpretando a lei. na realidade ninguem tem uma posição definida"
    O que tenho no meu Niva, também me parece mais um protetor de Farol do que um quebra mato, mas como o "seu" guarda vai interpretar este "troço"?
    E no caso de veículos com guincho e towbar? Vamos depender da "boa vontade" de cada um, ou vamos ter que encher o carro de plaquetinhas?
    A preocupação é só arrecadar........
    Aonde vamos parar?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc01001.jpg  

Usuário Avatar de Fernando Lages
    Entrada
    16/05/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Não acho a resolução tão confusa assim não, confusos são eles

Alguns detalhes são bem claros:

Art. 4º Após 365 dias da data de publicação desta Resolução, fica proibida a circulação, nas vias públicas, de veículos automotores equipados com “quebra-mato” que não cumpram com os requisitos desta Resolução.

Parágrafo único. Ficam dispensados do cumprimento desta Resolução:

a) os veículos originalmente equipados com o dispositivo “quebra-mato” que obtiveram o código de Marca / Modelo / Versão até a data de publicação desta Resolução;
    b) os veículos utilizados na prestação e manutenção de serviços de utilidade pública;
    c) veículos militares;
    d) veículos de órgãos de segurança pública.

No próprio site do Denatran, em um artigo da assessoria de imprensa (http://www.denatran.gov.br/ultimas/2...quebramato.htm):

"De acordo com o Contran, a má utilização do quebra-mato pode prejudicar, por exemplo, a eficácia do Air Bag podendo inclusive proporcionar risco adicional em caso de acidentes. Segundo o Conselho a regulamentação visa principalmente minimizar danos em casos de atropelamentos. As normas do Contran valem para todos os veículos que tenham peso bruto total de até 3.500kg, exceto para os veículos originalmente equipados com o quebra-mato que obtiveram o código de Marca / Modelo / Versão até a data de publicação da Resolução, os veículos utilizados na prestação e manutenção de serviços de utilidade pública, militares e os de órgãos de segurança pública."

Confuso pra mim é saber se a minha Pathfinder 1994 já tem esse tal código de Marca / Modelo / Versão
    []s
    Fernando Lages - PU3LAG
    Pathfinder 1994 SE-V6 3.0L "Cachorra"

Usuário Avatar de Treme Terra
    Entrada
    03/06/2006
    Local
    Varginha/MG
    Agradecimento: 1

...os veículos utilizados na prestação e manutenção de serviços de utilidade pública, militares e os de órgãos de segurança pública."

Participo de uma associação de jipeiros que tem reconhecimento de Utilidade Publica Municipal, e ai como fica?????

Senhores advogados de plantão fiquem a vontade...

Abraços,
    Junior
    Varginha-MG (Latitude: -21 34' 00,21092'' Longitude: -45 26' 46,34492'')
    www.equipeterra.com.br

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem