Sim amigo, o freio traseiro é a tambor, assim, usa-se lonas. Não me lembro ao certo qual lona usar, se a da Kombi ou da Rural. Melhor coisa a fazer é retirá-las e procurar, depois só arrebitá-las e colocar de novo. Pelo fato da lona estar velha, veja se não danificou o tambor, caso tenha danificado, só dar um "passo" no torno, coisa barata! Abração.
As lonas traseiras do Niva são coladas na sapata. Na realidade, esta colgaem é bem complicada, onde deve-se limpar bem a sapata, aplicar o adesivo, colocar a lona e em seguida colocar o conjunto na estufa por ( senão me falha a memória ) 4 horas a 80oC para curar o adesivo.
Como aqui na minha região não disponho desta estrutura, usei as lonas do Fiat Elba ( putz, não lembro o ano ) e rebitei.
Ficou muito bom, apenas tem que cuidar e abrir o cubo de vez em quiando para observar se o rebite não vai pegar no cubo ( lona desgastada ) ... fora isso, é tranquilo.
Tem dois parafusos que fixam a panela (chave 13). Chi, agora não lembro se são um ou dois... Tire-os. Bata com um martelo de borracha nas bordas da panela que ela sai. Vai ter de bater bastante se suas lonas estiverem travadas.
Não sei se todos são assim, mas no meu tirei esses 2 parafusos 13, coloquei em outros 2 furos que tem (esses outros 2 tem rosca no tambor) e fui girando um pouco cada um até o tambor sair... com cuidado pra não arriscar espanar as roscas (eita!!)
As lonas traseiras do Niva são coladas na sapata. Na realidade, esta colgaem é bem complicada, onde deve-se limpar bem a sapata, aplicar o adesivo, colocar a lona e em seguida colocar o conjunto na estufa por ( senão me falha a memória ) 4 horas a 80oC para curar o adesivo.
Como aqui na minha região não disponho desta estrutura, usei as lonas do Fiat Elba ( putz, não lembro o ano ) e rebitei.
Ficou muito bom, apenas tem que cuidar e abrir o cubo de vez em quiando para observar se o rebite não vai pegar no cubo ( lona desgastada ) ... fora isso, é tranquilo.
Não tem como usar as lonas da elba, o diâmetro dos tambores é muito diferente.
Dodge Dakota CE
Ex- Perestreko - DH, vidros elétricos, pneus 235/75R15 e outras frescuras...
caraca, eu limpei (mais ou menos) tudo na roda....tava cheia de barro ne, e nao achei esses parafusos...Vou tentar de novo.
Dilmar, eu tb não achei os tais parafusos, na verdade não existem os tais parafusos nas panelas do meu niva, acho que depende do modelo, ou já são peças de reposisão, sei lá, o fato é que não tem parafuso.
Prá soltar as panelas afrouxei as lonas pelos parafusos de regulagem na parte de trás, eventualmente pode ser preciso afrouxar tb o cabo do freio de mão, depois bater com muita moderação nas bordas da panela, com martelo de borracha, pq a panela é de alumínio, porisso a lona é colada, sem arrebites, o que provocaria sulcos se a lona gastar demais.
Dilmar, eu tb não achei os tais parafusos, na verdade não existem os tais parafusos nas panelas do meu niva, acho que depende do modelo, ou já são peças de reposisão, sei lá, o fato é que não tem parafuso.
Prá soltar as panelas afrouxei as lonas pelos parafusos de regulagem na parte de trás, eventualmente pode ser preciso afrouxar tb o cabo do freio de mão, depois bater com muita moderação nas bordas da panela, com martelo de borracha, pq a panela é de alumínio, porisso a lona é colada, sem arrebites, o que provocaria sulcos se a lona gastar demais.
abraços
Astor
Com todo respeito mestre !!! Esse é um dos mitos que circula por aquela lista de Nivas do Yaruin ! A panela tem uma cinta de aço interna, portanto não existe risco dos rebites criarem sulcos !
Outra coisa, a panela de vc´s pode não ter os parafusos, que alias são sextavado de 12 não de 13, mas os furos roscados estão lá, então é só achar as roscas e utilizar qualquer parafuso que entre nelas ! Apertar um de cada vez pra ir sacando a panela aos poucos.
Como curiosidade, a cinta de aço interna pode ser sacada utilizando aqueles furos na borda das panelas, mas isso aqui no Brasil nunca foi pratica comum, aqui é mais facil trocar a panela inteira !