x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23

Thumbs up Desmontar embreagem sozinho é possível?

li muito no fórum, porém ainda com dúvidas. É difícil desmontar a embreagem do Niva sozinho Tenho experiência na na homocinética que desmontei com ajuda do fórum8). Quais ferramentas preciso para baixar o câmbio Pois tenho suspeita que a minha embreagem esta queimada, ao sair em primeira da trancos e perde a força ao acelerar. Obrigado a todos os Jipeiros do Brasil!

Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0

Coragem

Citação Postado originalmente por BobJipe Ver Post
    li muito no fórum, porém ainda com dúvidas. É difícil desmontar a embreagem do Niva sozinho Tenho experiência na na homocinética que desmontei com ajuda do fórum8). Quais ferramentas preciso para baixar o câmbio Pois tenho suspeita que a minha embreagem esta queimada, ao sair em primeira da trancos e perde a força ao acelerar. Obrigado a todos os Jipeiros do Brasil!
    Dá pra fazer sim, mas tem que ter disposição ( velocidade 1 rs rs rs).
    Já fiz isso várias vezes, tirando e colocando sozinho. São 4 parafusos/ chave 19mm, +- 35 parafusos/chave 13mm e uns 5 parafusos/chave 10mm.

- Retirar cardã dianteiro
    - Soltar os parafusos que prendem o acoplamento elástico no diferencial central
    - Soltar a travessa da caixa de marchas
    - Soltar o diferencial central
    - Tirar a alavanca da caixa de marchas
    - Soltar o motor de arranque
    - Soltar os parafusos que prendem a caixa de marchas ao motor
    - Soltar o cilindro inferior da embreagem
    - Soltar a flange de proteção da embreagem
    - Soltar o conjunto platô/disco do volante do motor
    - Soltar o cabo de aterramento

Talvez esteja esquecendo de algo, completem aí...

Muito Obrigado Flugêncio Ferreira
    “Mesmo o mais corajoso entre nós só raramente tem coragem para aquilo que ele
    realmente conhece”, observou Nietzsche.É por isso que peço ajuda a vocês que tem
    experiência prática na mecânica pois não basta somente a teoria que é muito importante.
    Flugêncio será que dois cavalestes é o suficiente para apoiar o Niva e qual o ponto de apoio ideal para os cavalentes? Desde já obrigado e bom feriado!

Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por BobJipe Ver Post
    Muito Obrigado Flugêncio Ferreira
    “Mesmo o mais corajoso entre nós só raramente tem coragem para aquilo que ele
    realmente conhece”, observou Nietzsche.É por isso que peço ajuda a vocês que tem
    experiência prática na mecânica pois não basta somente a teoria que é muito importante.
    Flugêncio será que dois cavalestes é o suficiente para apoiar o Niva e qual o ponto de apoio ideal para os cavalentes? Desde já obrigado e bom feriado!
    Dois cavaletes na dianteira são suficientes. mas consegue-se tirar sem o uso de cavaletes tb.

Usuário Avatar de Prieto 4x4
    Entrada
    03/09/2007
    Local
    Mogi das Cruzes/SP
    Não deve ser nada fácil não.
    Por duas vezes que tive que desmontar a embreagem do Niva, os mecânicos optaram por tirar o motor do carro, dizendo que seria mais fácil que desmontar o câmbio, caixa de redução, etc...

Se os "caras" que são os profissionais assim disseram........quem sou pra dizer o contrário.
    Já um mecânico, o Sr. Antonio Russo, que tem sua mecânica no início da Rodovia Anchieta em São Paulo, me afirmou que é extremamente fácil e rápido remover a embregem, retirando apenas o cambio.......
    Tem o nome e telefone dele em uma lista de oficinas e auto-peças especializadas em Nivas aqui no Forum.
    Vou dar uma procurada, se achar eu "posto" aqui,

abs

Cesar

Nossa!!!!

Citação Postado originalmente por Prieto 4x4 Ver Post
    Por duas vezes que tive que desmontar a embreagem do Niva, os mecânicos optaram por tirar o motor do carro, dizendo que seria mais fácil que desmontar o câmbio, caixa de redução, etc...

Se os "caras" que são os profissionais assim disseram........quem sou pra dizer o contrário.
    Pelo menos assim eles podem justificar o preço da mão de obra, ou são da terrinha lusitana (brincadeira heim!)
    Os que conheço sempre tiraram "por baixo" sem tirar motor.
    Abraços
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

Citação Postado originalmente por shuther4x4 Ver Post
    Pelo menos assim eles podem justificar o preço da mão de obra, ou são da terrinha lusitana (brincadeira heim!)
    Os que conheço sempre tiraram "por baixo" sem tirar motor.
    Abraços
    Escuta aqui, ó gajo. Estás a querer levar um murro no olho?

Thumbs up

Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Escuta aqui, ó gajo. Estás a querer levar um murro no olho?
    Como me descobrires aqui? Estavas eu desfarçadamente escrevendo atrá da cam!
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

Planejamento, pesquisa e analisando possibilidades

Obrigado Flugêncio! Prieto 4x4 realmente é difícil. shuther4x4 você tem razão.Pessoal é que realmente os mecânicos se assustam com a mecânica do Niva. Os mais novos que não conhecem e os veteranos ou experientes valorizam essa mão de obra especializada e rara.

Consultando o Forúm 4x4Brasil encontrei uma foto interessante do câmbio desmontado(segue abaixo), onten comprei um cavalete e apesar de ser possível sem eles amanhã vou comprar outro por segurança.

Obrigado Jipeiros!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -motor-caixa.jpg  

BobJipe

A foto que voce esta mostrando é do meu Niva.

Posso lhe dizer que o dificil não é o de retirar o cambio,para isso voce tira todos os parafusos ja mencionados pelo Fulgencio e puxa para tras,com o cambio ja calçado(não é sapato) e depois voce vai abaixando.Eu usei um macaco destes que tem um sistema tipo coroa e pinhão.

Na minha opinião ,que não sou mecanico mas fuçador,o mais chato e trabalhoso,foi o de levantar e encaixar o eixo primario do cambio na embreagem.

Mas vale o esforço e o aprendizado.

Não sei se fiz tudo certo,porque o carro ainda esta parado.

Precisei de uma chave de boca com articulação para tirar um dos parafusos perto do motor de partida

Vai uma foto dos meus cavaletes.(no canto esquerdo)
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -p1250037.jpg  
    [ ] s
    Peter

Usuário Avatar de Prieto 4x4
    Entrada
    03/09/2007
    Local
    Mogi das Cruzes/SP
    Citação Postado originalmente por Prieto 4x4 Ver Post

Já um mecânico, o Sr. Antonio Russo, que tem sua mecânica no início da Rodovia Anchieta em São Paulo, me afirmou que é extremamente fácil e rápido remover a embregem, retirando apenas o cambio.......
    Tem o nome e telefone dele em uma lista de oficinas e auto-peças especializadas em Nivas aqui no Forum.
    Vou dar uma procurada, se achar eu "posto" aqui,

abs

Cesar

Conforme prometido, segue abaixo link para o tópico: ranking das oficinas.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ght=motor+Niva

Thumbs up Ainda no planejamento para desmontar embreagem...

Valeu Peter ! Aproveito para lhe dar os parabéns pela coragem8) de desmontar o seu jipe, tem que ter muita disposição mesmo. Prieto 4x4 OBRIGADO pelos links... pois é recorrer a um mecânico é o ideal mas se tratando de coragem e economia e um espírito de faz tudo a gente tenta evitar.
    Ainda não desmontei a embreagem pois não comprei uma original (R$290,00) +despesas envio.
    Desmontei parcialmente o carburador original(tem uma placa vermelha dentro USSR) do Niva para limpeza e para piorar descobri que tem dois parafusos que não dão aperto contudo consegui montar novamente. Hoje comprei outro cavalete e uma chave 10mm. Obrigado a todos os Jipeiros do Brasil!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem