x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 28
    Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Agradecimentos: 3

Marcador temperatura Horasa no OHC - sensor temp

Buenas Senhores!!!

Seguinte, tou com um marcador marca Horasa de temperatura aqui, véio porem novo de estoque antigo e tava querendo colocar ele no OHC do meu Maverick.
    Pra quem num sabe, no Maverick o sensor de temperatura no motor é só para acionar uma luz espia que serve para te indicar quando a junta do cabeçote queimou a exatos 3 minutos atrás.

Pois bem, qual sensor eu acho facilmente para instalar no OHC e usar com este marcador??? A rosca dele parece ser 16mm(5/8)

marcador com rosca de 16mm eu achei uns 3 diferentes nos catalogos da MTE de Fiat da decada de 70 a 90 e outros de Volvo de 5/8 mas estes nem vou procurar...

Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 2
    Existe um tópico em que já se falou bastante sobre os instrumentos e sensores.
    De qualquer forma, gostaria de mencionar dois pontos à serem observados;

Questão mecânica:
    Procure pelo modelo de sensor utilizado no OHC do Jeep (Verifique compatibilidade da rosca);

Questão elétrica:
    Relação física de resistência ôhmica x temperatura do sensor (termístor) em relação ao instrumento Horasa que tens.

Resumindo, o instrumento(indicador) é calibrado/construído para um modelo específico de sensor. Esta é uma questão a ser observada pois um determinado arranjo destes componentes pode fornecer indições aproximadas ou muito erradas...
    Já houve muita gente acabando com motor por causa deste pequeno detalhe.

Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique Ver Post
    Existe um tópico em que já se falou bastante sobre os instrumentos e sensores.
    De qualquer forma, gostaria de mencionar dois pontos à serem observados;

Questão mecânica:
    Procure pelo modelo de sensor utilizado no OHC do Jeep (Verifique compatibilidade da rosca);

Questão elétrica:
    Relação física de resistência ôhmica x temperatura do sensor (termístor) em relação ao instrumento Horasa que tens.

Resumindo, o instrumento(indicador) é calibrado/construído para um modelo específico de sensor. Esta é uma questão a ser observada pois um determinado arranjo destes componentes pode fornecer indições aproximadas ou muito erradas...
    Já houve muita gente acabando com motor por causa deste pequeno detalhe.

Sds.
    Poisé Alessandro, eu até li uns 5 ou 6 tópicos sobre o assunto, mas ninguém falou nada sobre motores OHC.

A questão parce ser esta mesma, usar um sensor que encaixe no motor OHC e que tenha resistencia adequada ao marcador, mas aí vem o problema(ou problemas):
    Primeiro que os marcadores Horasa não são mais fabricados a muito tempo apesar de terem vindo de série ou peça paralela em inumeros carros nacionais da decada de 60/70 e consequentemente num achei mais informação sobre estes instrumentos. Segundo que nos catalogos dos fgabricantes de sensores não se fala em resistencia especifica de cada um, somente rosca e aplicação por veiculo. E para Piorar no Sensor original do OHC do maverick é só um interruptor que "fecha" em 118ºC e acende a luz espia do painel te avisando que pode levar o carro pro mecanico que pelo menos a junta do cabeçote já era...

O que eu posso e vou fazer se num achar alguma dica sobre isso é comprar um sensor que dê encaixe no OHC e testar o funcionamento dele com o marcador em bacada pra ver se fica compátivel.

Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 2
    Por isso te recomendei o sensor do OHC que foi utilizado no Jeep, pois deve servir no seu motor. Se servir, então será uma questão de tentar ajustar/compensar a leitura deste instrumento que tens;
    Realmente uma lâmpada não te diz muita coisa e pode te informar quando a coisa já tá feia. Pior ainda se a lâmpada está queimada, desencaixada do soquete ou simplesmente o fio do sensor está solto/rompido... nunca irá acender.
    Esta é uma vantagem do indicador com ponteiro, você tem chance de observar o comportamento dele ao longo da escala.
    A adoção de uma lâmpada piloto é uma solução porca adotada por alguns fabricantes de modo a reduzir custo em alguns modelos pé-de-boi.
    As informações fornecidas pelos fabricantes realmente ficam a desejar porém, neste caso devemos entender que para mercado de reposição é o suficiente. Quando queremos fugir do "Standard" e partir para projetos próprios ou adaptação é que a coisa complica. Alguns fabricantes fornecem a resistência do sensor para uma dada temperatura, normalmente duas pois o comportamento da resistência elétrica em função da temperatura não ser puramente linear.
    Como você já percebeu, instrumento e sensor constituem um par-casado.
    Posso estar falando bobagem, mas você já verificou o sensor que vai na Ford Ranger com motor OHC?
    Cosidere a possibilidade de utilizar sensores com rosca de diâmetros menores e um adaptador torneado (redução).

Boa sorte na procura.

Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    A primeira opção seria o sensor do Jeep OHC mesmo, mas num achei, acha fácil só pro BF. Unico lugar que que eles tinham isso foi na Donatti, mas apesar de constar no site deles, não tem isso em estoque. Em catálogos tbém não tem nada, por isso parti logo pra encontrar um outro qquer que seja compativel

Obrigado pela ajuda!

Usuário
    Entrada
    23/10/2006
    Agradecimentos: 0
    Felipe, se não me engano ja li em algum lugar que o sensor do uno mille entra (não faço idéia qual motor).

Também vou precisar de um desses pro meu, mas ainda não comecei a procurar...

Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Turbo,

Fiz pedido dumas peças de elétrica esta semana e junto um destes sensores de Fiat pra testar, acho qe foi uns 15,00.
    Se der certo posto o resultado aqui.

Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    dodger

procur ao sensor da RANGER

vou dar uma olhada na recoford
    Jeep Cherokee SPORT 2000

Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    dodger

procur ao sensor da RANGER

vou dar uma olhada na recoford
    O das Ranger tanto 4 como 6 cil é tipo plug eletronico se não me engano. É diferente

Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Comprei e instalei o sensor de temperatura de Fiat. Tirar um e colocar o outro, só não testei o funcionamento com o marcador ainda por falta de tempo, mas pelo menos a rosca do sensor é a mesma. O codigo MTE-Thomsom do que comprei é 3042, mas tem outros de fiat que parecem servir no OHC tbém.
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de BLANCO
    Entrada
    19/03/2006
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimentos: 0

Marcador ???????????????

Grande Dodger , tambem tive o mesmo problema no meu jeep OHC , o motor nao aquecia na temperatura ideal de trabalho mas verificando que o sensor de temperatura nao era do carro , procurei mas nao achei entao parti para um de mercurio vendido BY PARAGUAY ou seja ele ja vem com um caplar que voce coloca no bloco e junto vem o relogio mostrador a unica coisa que fiz foi mandar um torneiro flangear um adaptador para a rosca do bloco pois a mesma que vem no capilar é diferente . 8-)
    Olha funciona muito bem detalhe nao precisa de energia pois trabalha no mercurio e abandonei o original no painel e adaptei este outro ao lado .
    BAND-86( GUERREIRA ) C J 5-79( TRILHEIRO )
    S W 4-97( FAMILIA ) MB 709 ( 364 ) plataforma ( trabalhador )
    SEMPRE DENTRO DE UM 4X4

Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Citação Postado originalmente por BLANCO Ver Post
    Grande Dodger , tambem tive o mesmo problema no meu jeep OHC , o motor nao aquecia na temperatura ideal de trabalho mas verificando que o sensor de temperatura nao era do carro , procurei mas nao achei entao parti para um de mercurio vendido BY PARAGUAY ou seja ele ja vem com um caplar que voce coloca no bloco e junto vem o relogio mostrador a unica coisa que fiz foi mandar um torneiro flangear um adaptador para a rosca do bloco pois a mesma que vem no capilar é diferente . 8-)
    Olha funciona muito bem detalhe nao precisa de energia pois trabalha no mercurio e abandonei o original no painel e adaptei este outro ao lado .
    Poisé cara, o negócio é que eu queria aproveitar os marcadores que tenho aqui. Senão o melhor era fazer como vc falou, comprar marcador mecanico e boa!

abraço

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem