Pouca gente sabe que o distribuidor dos motores Continental Go Devil
(4 cil) e dos BF161 (6cil) viram ao contrario da maioria dos motores.
Se vc tirar a tampa do distr. desses motores e pedir ao Zequinha que
dê partida vc notara que o rotor (cachimbo) vira anti-horário. Na maioria
dos motores de projeto mais moderno o sentido de rotação do distribuidor
é horário. E eu com isso ? deve estar se perguntando o colega jipeiro.
É o seguinte: quando se pensa em modificação para deixar o jipe ainda mais
confiável uma das coisas que vem a cabeça de todo jipeiro é a eliminação
do platinado. Com a instalação de ignição eletrônica se ganha em confiabilidade,
praticidade (pois nesse sistema a manutenção é quase zero) e, principalmente, pode-se
fazer uma vedação muito eficiente do distribuidor sabendo-se que não será
preciso mexer no mesmo por muito tempo.
Só tem um probleminha: a maioria dessas adaptações usa (como ñ poderia deixar de ser)
o distribuidor do Chevrolet Opala c/ ignição eletrônica e esse distribuidor trabalha no
sentido horário. Ou seja, quando se acelera o motor e a rotação sobe, o ponto de ignição
ao invés de adiantar, atrasa. Isso se traduz em um funcionamento que não é 100%
redondo, não aproveitamento da potência total do motor, gasto de combustível
desnecessário etc...
Qual a solução? O distribuidor dos veículos Monza trabalha anti horário, igual
aos nossos Jeeps, é só usar um desses na adaptação e estamos resolvidos.
Você pega um de Opala 6cc, serra o eixo e solda o eixo do distribuidor do Jeep. Com isso os encaixes ficarão compatíveis e o distribuidor do Opala rodará ao contrário.
o distribuidor do monza da certo nos 6cil. sim. É só trocar a aranha da bobina impulsora por uma do opala 6. Quanto a usar distribuidor do opala não ia adiantar nada, afinal o que importa em termos de avanço de ponto de ignição são os contrapesos e mecanismos de avanço centrifugo e a vácuo e esse ia atrasar o ponto de qualquer jeito POIS O DISTRIBUIDOR E SEUS MECANISMOS TEM QUE VIRAR NO MESMO SENTIDO PARA O QUAL FORAM FABRICADOS, funcionar, funciona, afinal qualquer um de nós sabe das enormes tolerancias de prtojeto desses motores, mas dizer que o distribuidor do opala fica 100%, ñ fica ñ, fala a voz da experiencia, 9 anos de oficina elétrica, deu para aprender um pouco...
o distribuidor do monza da certo nos 6cil. sim. É só trocar a aranha da bobina impulsora por uma do opala 6. Quanto a usar distribuidor do opala não ia adiantar nada, afinal o que importa em termos de avanço de ponto de ignição são os contrapesos e mecanismos de avanço centrifugo e a vácuo e esse ia atrasar o ponto de qualquer jeito POIS O DISTRIBUIDOR E SEUS MECANISMOS TEM QUE VIRAR NO MESMO SENTIDO PARA O QUAL FORAM FABRICADOS, funcionar, funciona, afinal qualquer um de nós sabe das enormes tolerancias de prtojeto desses motores, mas dizer que o distribuidor do opala fica 100%, ñ fica ñ, fala a voz da experiencia, 9 anos de oficina elétrica, deu para aprender um pouco...
Hmm, voce tem 21 anos e trabalhou 9 numa oficina elétrica. Começou com 12. Sabia que trabalho infantil é crime?
Srs. sei que vocês vão concordar que o sentido de rotação de um distribuidor (assim como de qualquer engrenagem) depende de qual lado do eixo de comando ele(a) está localizado, por isso não é necessário o serviço de corte e costura no distribuidor do monza ou de qualquer outro.
Quando você colocar o distribuidor do opala num motor onde o encaixe do eixo do distribuidor seja no lado oposto do eixo de comando, ele irá girar em sentido contrário ao original, sem a necessidade de qualquer adaptação.
Quanto ao sistema de avanço (que giraria p/ o lado oposto) pode ser alterado com facilidade, sem grandes malabarismos, com a adoção de sistemas compatíveis com o novo sentido de rotação.
A solução é muito simples e é constantemente feita pelo mercado.
Diversos carros tiveram e ainda hoje alguns tem o sentido de rotação invertido do convencional, assim como a ordem de explosão nem sempre é a mesma, mas isso não impede de fazermos um belo trabalho, sem a necessidade de soldas e contorcionismos mirabolantes.
Reparem nas soluções que as próprias fábricas dão à essa incompatibilidade entre motores que se utilizam de peças de um mesmo fornecedor. Troca-se apenas os periféricos específicos àquela característica e não o fornecedor, ou toda a peça. Nesse caso o cuidado deve se voltar ao sistema de avanço, que tenderá a girar a mesa do platinado no sentido oposto ao desejado. No mais essas peças são feitas p/ girar em qualquer sentido (ao contrário de algumas peças internas, como pistões, que possuem sentido correto de funcionamento e posição certa para sua instalação) pois são utilizadas em outros motores p/ baratear custos de produção.
Abraço a todos.
Mas ao usar outro distribuidor as curvas de avanço não seriam diferentes?
Ja pensei em usar uma margarida (o que o outro colega chamou de "aranha") num distribuidor willys, trocando o platinado por um sensor magnético.. Ou ótico.. (olha as ideias do garoto.. :P)
Mas ao usar outro distribuidor as curvas de avanço não seriam diferentes?
Cada motor tem uma curva de avanço específica por causa das características do próprio motor e do tipo de combustível utilizado, e toda adaptação de distribuidor deveria levar isto em conta, caso contrário o motor perde em eficiência (menos potência, mais consumo) e até em tempo de resposta (pé afunda no acelerador, motor responde só depois de um mês!).