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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de AG
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    DESLIGAMENTO BOMBA GASOLINA CHEROKEE




    Bom dia amigos.

    Tenho uma cherokee Sport 97 com GNV e tenho problemas constantes com estouro das mangueiras do combustivel.

    Já coloquei mangueira de competição, mas mesmo assim estoura.

    Quero colocar um interruptor para desligar a bomba de gasolina, quando estiver andando com GNV, porém não sei como encontrar o fio e/ou o fusível que aciona a bomba.

    Alguém tem alguma dica ?

    abraços

    aguinaldo
    AG - PU2-ROT
    AGUINALDO / JIMNY 2011

  • #2
    Usuário Avatar de Marcelo Carvalhal
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    Mangueira estourando........
    Estourou de competição ...tipo as de aluminio
    Cara uma mangueira de gasolina vagabunda de carro 4 cilindros aquenta no mínimo uns 50 BAR de pressão, seu carro manda a gasolina com toda a força que ele tem a apenas 5.5 bar de pressão
    Sera que elas não estão é RACHANDO , acho improvável, elas estourão nas emendas ou é direto pelo meio da mangueira
    Se vc desligar a bomba, o sensor de pressão não vai deixar a mistura AR/COMBUSTÍVEL acontecer, é pra enganar o pressor que existem os emuladores nos GNV
    Se vc quiser testar na cx de fusiveis tem um RELÊ da bomba de gasolina, é a cx que fica dentro do motor, do lado da bateria....na tampa tem indicação de qual ´he
    Se eu fosse vc verificava que mangueira vc está colcoando, se realmente ela é de gasolina
    Marcelo Carvalhal
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  • #3
    Usuário Avatar de AG
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    Marcelo, obrigado pelo retorno.

    A mangueira que está instalada na cheroka, é aquela azul ( dizem que é das melhores ) e que são utilizadas nos veículos de competição ( comprei como sendo ).

    Já testei o retorno, para verificar está entupido e isto causando excesso de pressao.

    Já estou até questionando se, devido às porcarias contidas em nossa gasolina, se esta não está danificando as mangueiras.

    Já houve ocasião que estourou a mangueira e eu estava na estrada e desconectei o terminal da bomba, aquela ao lado do tanque de combustivel e o carro funcionou normalmente.

    é por isso que estou pensando em desligar a bomba.

    Neste fim de semana, pequei o manual e identifiquei o rele e o fusivel da bomba. Retirei o fusivel e o carro continuou funcionando no GNV.

    Uma coisa que acho engraçado, é que mesmo com o SECURITY ativado, meu carro anda no GNV. Não sei se é assim mesmo ou quando instalaram o GNV fizeram alguma coisa.

    abraços
    AG - PU2-ROT
    AGUINALDO / JIMNY 2011

  • #4
    Sempre me falaram que o ideal quando se anda com GNV é desligar a bomba de combustivel para poupar a mesma, claro que alguma particularidade pode obrigar a ter a bomba ligada.

  • #5
    Usuário Avatar de varejera
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    O SECURITY através da central de injeção, corta o pulso das válvulas injetoras por isso, ela funciona normalmente no GNV.A minha xj tambem acontece de pegar no GNV sem habilitar o security.Agora desligar simplesmente a bomba eu não aconselho, Acho melhor levar a um auto-elétrico p/ fazer um circuito ligado ao sistema que quando ativa o gnv desligue a bomba simultaneamente,esse procedimento evita de quando fazer pegar ter de ligar toda a vez a bomba;Este circuito não é dificil de se fazer estou desenvolvendo na minha e assim que ficar pronta posto aqui. Em relação as mangueiras você ja mediu a preção da linha de combustivel?

  • #6
    Usuário Avatar de Marcelo Carvalhal
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    Não tenho connhecimento para explicar o que acontece com seu carro

    Algumas CHEROKEES 97 tem um console no teto e no meio dele havia um dispositivo que funcionava em cojunto com um TRANSPONDER que vinha junto com a chave do carro uma espécie de chaveirinho preto em forma de gota, ele podia ser desligado e funcionava com o corte da ignição a frio, era simples de ser anulado, se vc ler no teto tem um circulo escrito SECURITY, s demonstrou alguns problemas forão poucos lotes deste carro no brasil, era um modelo 100% americano e era destinado ao méxico, elas eram um pouco mais baixas não tinham a UP COUNTRY SUSPENSSIOM, que começou vir STANDART em todos os modelos 97/98 em diante,, sendo algumas a partir dai a virem com a chave CINZA mais encorpada, ela tinha o TRANSPONDER na chave e indicava no painel a desabilitação.

    O sitema de injeção mudou de 98/98 em diante nas que começarão a ser fabricadas na ARGENTINA em CÓRDOBA, a programação e leitura dos sensores é totalmente diferente das 97, acho quer por isso vc conseguiu desligar a bomba

    Os instaladore de GNV sempre teêm um eletricista por perto sempre proto a arranjar maneira de fazer com que o GNV funcionem de maneira satisfatória, esse caras fazem milagres



    Como falei a pressão na flauta de combustível dificilmente passa dos 5 BAR de pressão.....isso não é suficiente para romper uma mangueira de jeito nenhum
    Marcelo Carvalhal
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  • #7
    Usuário Avatar de varejera
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    È realmente eu sou azarado pois aqui em Porto Alegre nem o próprio kit gnv as convertedoras conseguem instalar direito,quem dirá a parte elétrica bom mas então a bomba da cherokee só da cherokee que não tem pressão para estourar mangueiras ja peguei varios (corsa) com o sistema do regulador de pressão com defeito fazendo estourar as mangueiras

  • #8
    Usuário Avatar de AG
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    Varejera, Marcelo e Wallace

    Um este que não fiz foi medir a pressao com o carro no GNV. Talvez a parafernalha eletronica que o pessoal do GNV instalou esteja interferino na regulagem da pressao da bomba, pois quando ando na gasolina, às vezes causa falha por falta de combustível.

    Realmente, minha cheroka é destas que tem o console no teto com o security.

    Uma coisa interessante é que no GNV ela está fantástica.

    8) EM TEMPO : Quando alguém souber de algum passeio de cherokas/SUV, avisem-me.

    abraços e obrigado pelas dicas. Estarei repassando as informações para meu mecânico.
    AG - PU2-ROT
    AGUINALDO / JIMNY 2011

  • #9
    Uma coisa que acontece é que o estragulador (não sei o nome que eles usam) usado pelo GNV normalmente interfere no desempenho do carro a gasolina.
    Eu acho que normalmente é falta de ar e não de combustivel, mas não sei dizer se seria o seu caso.

  • #10
    Peço licença para fazer um comentário.

    A bomba de combustível veicular é do tipo de deslocamento positivo, diferente daquelas comuns de água do tipo centrífugo, como as próprias bombas d'água dos carros.

    Assim, se não houver algum tipo de alívio, com o limite de se fechar completamente a saída, numa bomba de deslocamento positivo a pressão sobe até alguma coisa estourar.

    Se a linha suportar qualquer pressão, bem como a própria carcaça da bomba, o que vai determinar a pressão final é a capaciade de realizar trabalho do motor que a traciona.

    Em geral, dados os materiais das linhas de combustíveis nos carros, são as mangueiras que arrebentam, com o aumento da pressão. Entendendo mangueiras em ordem, claro.

    Uma sugestão para pesquisa da ocorrência, é saber se as mangueiras estouram sempre no mesmo lugar.

    Outra sugestão, é ler a matéria sobre combustíveis adulterados publicado na Quatro Rodas de dezembro último. Depois de ler, passa-se a acreditar em qualquer coisa.

  • #11
    Usuário Avatar de Marcelo Carvalhal
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    Peraí....acho que estou confuso...o que está estourando são as mangueiras de gasolina ou é a mangueira de AR que fica em cima da TBI ou corpo de borboleta.....se for esse conjunto, que explode por causa do acúmulo de GNV, que é causado principalmente por velas de ignição sujas ou desgastadas e filtro de ar ou fluxo obstruido, existe uma explicação e uma solução CARIOCA para os motores principalmente das CHEROKEES....
    O pessoal colcoca uma base de poliuretano em cima da TBI para que o exesso de GNV não detonado ou não injetado que se acumula ali se dispersse, acho que estão fazendo isso já por ai SÃO PAULO E OUTROS estados, muita gente termina trocando a cx de AR por simplesmente um filtro cônico esportivo, e junto com esse espaçador ajuda a ter uma combustão mais eficiente.
    Foi a BRC que com a instaladora TARTARINE que fabrica os eletronicos dos KITS GNV que desenvolverão isso junto a GASTAL e junto tbm com a SAN DIEGO, isso em 1997, várias outras copiarão mas a medida exata do espassador parece ser o segredo nos motores de 6 cilindors e V8
    pelo que vi ele tem pelo menos umas 3" de espessura, DESCULPE não ter os dados corretos sobre o assunto mas nunca me interessei em GNV..
    Apesar de daqui a pouco ter que engolir um
    Marcelo Carvalhal
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  • #12
    Bom, entendi que a questão era a respeito da linha de gasolina, se não for, mantenho os comentários, mas peço desculpas pelo entendimento equivocado, .

    Mas, muito interessante essa questão do estouro do GNV não queimado, em muitas reportagens e artigos sobre o sistema não comentam sobre o fenômeno, que ocorrendo, com certeza, trará muito dissabor para o dono do veículo.

    A explosão é violenta?

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