x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 25
    Usuário
    Entrada
    28/08/2004
    Agradecimentos: 0

Barra de direção quebrando..

Olá camaradas.
    Estou numa encrenca.
    A direção do meu Niva é do Santana Hidráulica.
    As rodas estão bem levantadas os pivôs são da F1000.
    Botei tudo novo Pivôs,buchas da bandeja superior e inferior,rolamentos das rodas etc...
    a haste do lado direito da barra da direçãojá quebrou 3x,por sorte estava manobrando..senão......
    As Rodas são mengels16" os Pneus são 215/80R16 Atx 236 S/C
    O motor é do golf 1.9 com 16.000 originais.
    Freio a disco nas 4 etc....
    Alguém poderia me dar alguma pista do que pode estar acontecendo?
    Agradeço retorno.
    Novo e-mail: catito_amaral@brturbo.com.br

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Amaral , como está colocada essa cx de Santana ?
    vc está usando osistema original de transmissaõ para as rodas , com o pitmam auxiliar ??
    parece ser subdimensionamento , mas fica dificil afirmar .. como esta quebrando ?? partindo ao meio , na rosca da saída do pitmam ou no terminal ??

[]s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

Usuário
    Entrada
    28/08/2004
    Olá Eduardo.
    O camarada agradeço por ter dado uma espiada neste tópico.
    Eu comprei este carro em Sampa.
    Na Alternativa 4X4,éra do sr: Lin.
    Quem fez a adaptaçaõ do motor foi o Bacelar.
    Parece que ele também adaptou a direção.
    Eu conversei com o Bacelar antes da quebra e ele se lembrou do Niva..
    ..E me falou que a suspenção parecia boba..mal dimensionada.
    Esta parte não foi ele que fez.
    Realmente quando ando no asfalto parece que o Niva vai se jogar para qualquer lado.
    Muito estranho e o Bacelar percebeu.
    As hastes que saem da caixa de direção são do Santana.
    Depois tirando os pivos que são da F1000 é tudo original.
    Eduardo ..vou investigar melhor e te dou um retorno mais detalhado das péças.
    Cara...um grande abraço ..aguardo algum retorno.
    Este é o Niva..

.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -21490090_1145_201.jpg  

Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Pelo q vc ta descrevendo os braços de articulação estão subdimensionados , esses pneus dão umas 30 " e o off-set negativo da uma forçadinha a mais nos braços ...
    Tenta passar por desenho ou foto onde ocorre a quebra ...
    Dependendo acho interessante usar braços com com parede maior , pode ser um tudo mesmo cortado na medida e manda usinar as roscas dir. e esq. em qqer torneiro ...

[]s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

Prezado

Só para tirar uma dúvida, acredito que os pivôs devam ser da D20 e não da F1000, pois esta não usa pivô na suspensão (apenas nas barras de direção), quanto a isto não há problema, o meu também usa estes pivôs (TRW da D20 no braço superior com o kit scherer) .

Aparentemente, se a sua suspensão é a original levantada, tem que ser dada uma investigada na forma como foi feita a adaptação da direção, pois como a caixa de direção do santana é pinhão e cremalheira ela trabalha de forma bem diferente do setor e rosca sem fim originais. Salvo engano, no santana há um braço auxiliar na torre do amortecedor onde a barra se conecta, que permite o esterçamento das rodas. Se este braço for mais comprido que o do Niva o que pode estar acontecendo é que os esfórços aplicados na barra podem estar ultrapassando os limites causando a ruptura do mesmo (falta você dizer como se dá a ruptura)

A barra que quebra é de que lado ou de ambos? Como se dá a quebra.

No caso do Niva, o pitmam auxiliar também tem a função de manter a barra num ângulo que proporcione o menor esforço aos componentes do sistema.

Outra hipótese é de que as barras que você está comprando serem de 2 ou 3a linha... De que marca são estas barras de direção? Eu só compro TRW ou Nakata (como é adaptação do santana não deve ser difícil de achar). Driveway e outras genéricas não valem nada. E afinal é a sua segurança...

Outra coisa, como estes pneus não esterce o volante com o carro completamente parado senão além das barras você vai ter que trocar a caixa tb...o peso do seu conjunto (pneu+roda+manga de eixo+pinça+etc, etc, etc ) é muitas vezes superior ao do santana, ai meu camarada não tem adaptaçào que suporte....

Abrxs e sonhando com uma hidráulica original....
    Ex Niva 91 Papai Smurf/ F100 302V8 78 Japiraca/ Veraneio 79 Zero-Um
    Atual Veraneio 87 Meneio/Zero-Dois
    Sonho Discovery LR3 HSE verde / interior bege

Usuário
    Entrada
    28/08/2004
    Olá Camaradas.
    Agradeço vossa atenção e conselho.
    Respondendo algumas perguntas....
    Esta quebrando ao meio na saída da caixa hidráulica sempre a haste do lado direito.
    Vou tirar fotos da péça e da parte da suspenção e postar.
    Quanto a usinar já foi feito e não suportou ..quebrou.
    Quanto aos pivos creio que deve ser mesmo da D20.
    Tive a impresão que o mecânico falou F1000,posso ter me enganado.
    Chistian ..agradeço tua observação...
    Vou falar com o mecânico sobre todas as dicas que vocês estão passando.
    O problema é que eu sou zero a esquerda em mecânica.
    E agradeço todas as observações que vocês estão fazendo e vou considerar cada uma e averiguar.
    Outra coisa outro dia o sujeito apertou a porca dos rolamentos das rodas dianteiras foi uma desgraça...tive que trocar tudo.
    Quando truxeram o Niva até minha casa estava com o bloqueio ligado..por pouco não arrebentam o carro.
    Na minha cidade em Panambi RS...não existe nenhum, que conheça a mecânica do Niva..meu Jeep esta servindo de cobaia é mole?
    Um grande abraço.
    Imagens Anexas -21490090_2304_208.jpg 

Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Amaral , coloca lado do motorista ou do carona , fica mais fácil pra gente entender , pq lado dir. pode ser olhando o carro de frente ou de dentro do carro ...
    A Cx original fica do lado do motorista , com um pitmam que leva articulação pra roda lado motorista e ao pitmam auxiliar por uma barra , e do auxiliar outra barra pra roda lado carona .
    Se está quebrando PODE SER limitação de curso , com essa barra que quebrou mesmo , ergue a vtr e esterça o max. pra esq. e veja o comportamento das barras nos 2 lados ...

[]s...

Usuário
    Entrada
    28/08/2004
    Valeu eduardo me tiraste de uma fria.
    É a barra pro lado do carona. Vou fazer o teste Depois dou retorno.
    um abração.

Prezado, baixa o manual de manutenção (disponível na parte de download..., se não conseguir me avise) e começa a estudar a mecânica do Niva, pois tem uma série de detalhes que devem ser observados na manutenção dele que diferem dos outros veículos, por estas que a manutenção do mesmo deve ser feita por gente que conhece o carro, senão é encrenca na certa (depois o niva é que fica com fama de quebrador...).

Quanto ao problema da barra de direção, dá uma observada como funciona o sistema de direção original e em que ponto a adaptação passou a dar problema. Aparentemente, a barra do carona está com o comprimento excessivo para peso do conjunto. Você já vislumbrou a hipótese de voltar para o sistema original? Ou caixa do maverick? Ou caixa do opala? A adaptação é passível de reversão?

O senão da adaptação do seu carro é que a mudança foi muito extensiva no sistema de direção e nas hipóteses que coloquei o que muda, na essencia, é apenas a caixa, todo o resto do sistema continua igual...assim teremos menos problemas. Eu não conheço a fundo o sistema de direção do santana, mas a caixa dele é aquela que as duas barras são simétricas (caixa com saída apenas para um lado) ou a da esquerda é mais comprida que a da direita (dos dois lados?)
    Ex Niva 91 Papai Smurf/ F100 302V8 78 Japiraca/ Veraneio 79 Zero-Um
    Atual Veraneio 87 Meneio/Zero-Dois
    Sonho Discovery LR3 HSE verde / interior bege

Usuário
    Entrada
    28/08/2004

Agradecimento

Christian! Valeu a dica do Manual.
    Estou baixando agora.
    O que dissestes sobre os "mechanicos"....é verdade.
    Até aqui só fizeram besteira.
    Vou repassar todas as informações técnicas para o mecânico.
    Um grande abraço.

Usuário
    Entrada
    28/08/2004

Agradecimento

Christian! Valeu a dica do Manual.
    Estou baixando agora.
    O que dissestes sobre os "mechanicos"....é verdade.
    Até aqui só fizeram besteira.
    Vou repassar todas as informações técnicas para o mecânico.
    Um grande abraço.

Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Não deveria haver problemas com mecânicos para Niva , afinal quem manja de mecânica manja e fim
    O problema é que hj temos muitos trocadores de peças e é raríssimo encontrar um mecânico que manja mesmo , procure por mecânicos mais velhos , eles ja apanharam bastante com vários carros e acabam entendo melhor o funcionamento do Niva ...
    O Manual de manutenção vai te ajudar bastante , como ele tem tração integral algumas coisas tem que ser levada em consideração em rel. aos outros carros , como o sistema de direção , por ex. , vc tem tração na diant. como a maioria dos carros atuais , mas tb tem a traseira empurrando , numa curva isso faz diferença ...
    Como eu mesmo fazia toda manutenção do meu , achava a mecânica fácil de mexer e bem simples ...

[]s...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem