Resultados 1 a 8 de 8
    Usuário Avatar de Lopes
    Entrada
    03/02/2009
    Local
    Arujá/SP

como ligar os cabos de vela no distribuidor

Ola, alguem pode me dar um toque de qual e o numero 1 do
    distribuidor estou com duvidas.....

Usuário
    Entrada
    17/03/2005
    Retire as velas do motor, assim voçê gira ele com mais facilidade, veja quando o cilindro 1 começa a fase de compressão, coloque então o pistão em ponto morto superior, do cilindro 1, voçê vai observar que a marca da polia do vira brequim vai coincidir com a marca da tampa forntal. Retire a tampa do distribuidor e veja para onde o rotor está apontando, este será o cabo que vai para o cilindro 1. Continue girando o motor e siga a ordem de explosão, 1-5-3-6-2-4, para 6 cilindros, e 1-3-4-2- para 4 cilindros. Se não me engano no bf o rotor gira para o sentido anti-horário.
    Abraços
    Daniel

Usuário
    Entrada
    05/03/2006

Thumbs up Cabos de vela

É isso aí mesmo amigos!

Usuário Avatar de Lopes
    Entrada
    03/02/2009
    Local
    Arujá/SP
    Obrigado, mas estou com dificuldade de realizar este processo,
    se eu fizer como no processo abaixo dara certo,abraço

Usuário Avatar de Lopes
    Entrada
    03/02/2009
    Local
    Arujá/SP
    arquivo....

Usuário Avatar de Lopes
    Entrada
    03/02/2009
    Local
    Arujá/SP
    tentativa de colocar o arquivo outa vez

Usuário
    Entrada
    17/03/2005
    Aonde está sua dificuldade em realizar o procedimento que passei? Seja mais específico que talvez ainda posso ajudar.

Existe outro procedimento, mas requer certo cuidado. Retire a vela do cil.1, retire a tampa do distr., tape o furo da vela com o dedo e peça para alguém tocar arranque, enquanto o motor estiver girando voçê sentirá a compressão no dedo, olhe ao mesmo tempo para o distribuidor e veja a posição do rotor no momento em que voçê sente que a pressão escapa pelo dedo. Aí é o ponto do cil. 1 em que o rotor deve estar.
    Se ainda assim voçê não conseguir é melhor chamar um mecânico.
    Daniel

Usuário Avatar de jijoe_78
    Entrada
    22/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Ôpa!
    Blz Lopes?
    Dando uma simplificada no que o Daniel passou, segue abaixo:
    - retire a vela do cilindro 1 (cilindro próximo ao radiador)
    - tira a tampa do distribuidor e mantenha o rotor no lugar (ou popular cachimbo);
    - levante uma das rodas traseiras e engate a 3a. marcha. Peça para um amigo girar a roda em sentido horário enquanto você fica com o dedo no furo da vela;
    - Quando sentir que o cilindro está empurrando o ar pelo furo da vela, dá uma olhada então na polia do virabrequim que terá uma escala marcada na polia, que indica os graus de ignição;
    - enquanto ainda tiver pressão no dedo, verifique se a seta chega a marcar o número 5 da polia. Se passar da escala, dê mais uma volta na roda e acompanhe. Nunca gire o motor em sentido anti-horário!!!
    - Apontou no número cinco enquanto o motor fez nova pressão no dedo? Então agora olhe qual é a posição do rotor do distribuidor e compare com qual posição ele "casa" na tampa. Ali vc sabe que é o cabo do cilindro 1.
    Sacou? Aí para ligar os outros cabos de velas basta seguir a sequência de ignição que o Daniel passou. Se o motor do seu carro for o original do jipe 6 cilindros (BF-161), siga a sequência em sentido anti-horário, pois o distribuidor Wapsa gira anti-horário. Se for o motor OHC 4 cilindros, a partir do primeiro cabo instalado vc pega a sequência de ignição e monta os outros seguindo em sentido horário.
    Pode ser meio "sacal" passar este procedimento ao invés de uma foto, mas é um procedimento praticamente universal para motores gasolina e álcool. O que pode mudar é que a polia do virabrequim tenha apenas 3 traços grandes indicando os graus de ignição em 0, 5 e 10 como acontece nos Nivas. Fica a dica também que, depois de encontrada a sequência certa, vc faça marcas na tampa do distribuidor indicando qual posição é a certa para o cilindro. Pode ser com tinta, ou como eu fiz, uma marca bem de leve com estilete em algarismos romanos.
    []´s!
    4X4 Brasil

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem