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  1. #13
    Usuário Avatar de Walther PPK
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    Prezados,

    Tenho uma Rural 65 (4x2) que recebeu o motor GM 151 (4 canecos) e a caixa Clarck CL2215A da C20 - casamento perfeito, é só parafusar um no outro;
    Diferentemente da adaptação feita pelo Nelson Maia (não vai aqui nenhuma crítica ao método do nosso caro colega) não foi preciso tirar frente e para-lamas, foi tirado somente o capô para remoção do Willys BF 161 (6 canecos) e colocação do motor GM;
    O suporte da caixa de marchas foi refeito, e construído um suporte em "u" para apoio da mesma;
    O motor foi posicionado no mesmo suporte do Willys, somente sendo necessário um prolongamento pois o motor GM é mais estreito que o motor Willys. O radiador permanece o da Rural (maior que o do Opala 4 canecos), tendo sido invertidas a entrada e saída de água;
    A adaptação ficou muito boa e foi relativamente fácil;

    Adaptações efetuadas:
    Motor GM 151 (4 canecos) com embreagem da C10;
    Caixa Clarck CL2115A da C20 (cinco marchas e ré sincronizada);
    Embreagem hidráulica com dois cilindros mestres, um no pé e outro no "braço" de acionamento da caixa;
    Cardâ da F 1.000;
    Pedaleira suspensa do Opala, acelerador do Fiat 147;
    Freio dianteiro Superbrekdisk;
    Freio traseiro da MSD com pinças do Monza (em adaptação);
    Hidrovácuo e Cilindro Mestre da F1000;
    Rodas aro 15 da F 1.000, com pneus Firestone 225x75x15 da S10;
    Bancos dianteiros da Saveiro 2.001, com cintos de segurança retráteis;
    Lanternas traseiras da Pampa/F 1.000 antiga - chega de poeira e lama nas lâmpadas;
    Relação de marchas usada 44x9;

    Depois das adaptações a Rural ficou com a frente mais leve (direção original) e mais estável. Está mais veloz (no asfalto chega a bater no 140 no velocimetro) e mais econômica (em torno de 7,5 km/l - a todo vapor. maneirando o pé é possível fazer 8,5 km/l na estrada). Está também mais segura (freios ótimos);
    A primeira marcha ficou bem reduzida, e é possível sair de segunda. Nada mal para uma 4x2. Futuramente vou testar uma relação mais longa 47x11, espero ganhar em economia e velocidade final maior

    Tenho fotos das adaptações, se alguém quiser é só mandar mensagem particular informando o e-mail para recebé-las. Não é possível postá-las no site pelo tamanho (12 MB aproximadamenta). É preciso ter banda larga para recebè-las;

    Saudações Ruralinas

    Walther PPK

  2. #14
    Kim
    Kim está offline
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    Caro villelas!
    Pelo que você procura, é algo leve prático e funcional, certo.
    Bem, já pensou em colocar o conjunto do omega ou S10, ambos 2.2/4cc?
    depois de adquirí-los, será somente alinhar em relação ao chassi.
    Essa histporia do câmbio do santana não funciona, devido a diferença de suspensão, teria que reestruturar toda afrente.
    o conjunto supra citado (motor, cãmbio e capa seca) é lonjitudinal, não havendo maiores complicações na colocação, só não podendo esquecer que o motor tem que ser acompanhado do chicote e modulo de injeção.
    Pense nesta hipotese.
    Aqui na minha região, há um dispositivo que liga aos bicos e, vc anda a álcool ou gasolina (o que estiver mais barato).

    abraços...

    Kim

  3. #15
    Usuário Avatar de José Augusto
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    Uma linha de reflexão interessante

    -Se vc quizer algum dia por pneus grandes (31" para cima), vai precisar motor forte (GM 6 cilindros, diesel, etc...), se vc nunca quizer pneus grandes usando no máximo 235x75x15 e diferencial reduzido (9x44 ou 8x43) o motor AP 2.0 fica razoável para andar no máximo a 80 km/h. (o problema é o nível de rotação para atingir um torque suficiente para iniciar o movimento, principalmente em uma subida com o veículo parado)

    -Com relação ao consumo, a rural é um veiculo grande, tem péssima aerodinâmica, cabe muita coisa e gente, carregado pesa mais de 2 ton., então não é um veículo econômico rodando em gasolina ou alcool independente da motorização terá consumo pior que uma SUV moderna (cherokee, explorer, blazer ...).


    -Naturalmente se é um carro para andar pouco e tirar apenas um barato, qualquer mecânica serve (motor+cambio) uma vez que o espaço do cofre do motor é grande o suficiente, e aí não vale a pena instalar uma mecânica cara.


    -Se vc estiver pensando "Então vamos colocar uma mecânica Diesel!", já vou alertando, que devido ao fato de sua Rural ser originalmente 4x2 "poderá" não ser possivel (legalmente) esta conversão, pois a lei diz que o veículo tem que ter caixa de redução original (pelo número do chassi identifica-se se o veículo é um modelo 4x4 original).

    -Então sobra o gás, aí vc tem que lembrar que o veículo vai ficar ainda mais pesado, vai ficar relativamente mais economico, mas aí o investimento não será tão pequeno e vc deverá utilizar mais o veículo para compesar, aí voltamos a questão o motor será suficiente Será que não vale a pena colocar um motor mais forte ou vou me contentar a andar atrás de caminhão . Nesta condição as opções já são menores, sujestão de motor a alcool para ser adaptado para gás, para andar com pneus até 235x75x15, motor e cambio de opala 4 cilindros, penus maiores motor e cambio opala 6 cilindros.

    []s

  4. #16
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    Motor de Opala em Rural

    Amigo, não tenha dúvida em colocar motor e caixa do Opala na sua Rural, é muito forte e econômico, alem de não quebrar (4 cil).
    Acho que a caixa do santana não daria, pois o que me consta é que o santana é tração dianteira e a saída da transmissão é lateral.
    Com o motor e caixa do Opala, a adaptação será mínima e o desempenho muito bom, dá pra fazer uns 100km e uns 8 por litro, rodando a 70.
    Um abraço.
    Irakitan Borges

  5. #17
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    Olá Vilellas..
    pegando carona no seu tópico,
    alguém saberia me dizer se é possível colocar um motor de opala 4 cc em uma F 75.. porém mantendo um câmbio 4 M original da F75 e o cardâ . Eu gostaria de ter a alavanca de troca de marcha na coluna de direçao.. tenho a tampa com as alavancaas.. e estou para comprar um motor e cambio..
    o que acham??
    Obrigado !

  6. #18
    Usuário Avatar de José Augusto
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    Dá para colocar pois já ví, mas pelo que ouvi falar não é plug and play, o cardã deve mudar de tamanho, a caixa seca e o piloto tb devem ser adaptados.

    Não é uma adaptação muito recomendada pois este cambio não tem muito boa fama (quebra, é uma pena pois eu acho ideal o engate deste cambio, justo e bem definido), se vai mexer o ideal e a receitona motor GM cambio GM, Motor FORD cambio FORD (aí as coisas se encaixam mais facilmente).

  7. #19
    Usuário Avatar de Lama
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    Citação Postado originalmente por Walther PPK Ver Post

    Adaptações efetuadas:
    Embreagem hidráulica com dois cilindros mestres, um no pé e outro no "braço" de acionamento da caixa;
    Walther PPK
    Walter.

    Tem como vc mandar fotos e mais detalhes de como fez a adaptação da embreagem hidráulica?

    Peças e componentes necessários para faze-lá.

    Alguém sabe de alguma emb. hidráulica de algum carro que se adapte na Rural 4x4 com pedaleira de opala?


    Meu e-mail: andrelp_2@hotmail.com


    Valeu

  8. #20
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    [QUOTE=José Augusto;249224]Dá para colocar pois já ví, mas pelo que ouvi falar não é plug and play, o cardã deve mudar de tamanho, a caixa seca e o piloto tb devem ser adaptados.

    Não é uma adaptação muito recomendada pois este cambio não tem muito boa fama (quebra, é uma pena pois eu acho ideal o engate deste cambio, justo e bem definido), se vai mexer o ideal e a receitona motor GM cambio GM, Motor FORD cambio FORD (aí as coisas se encaixam mais facilmente).[/

  9. #21
    Usuário Avatar de cRiPpLe_rOoStEr
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    tenta encontrar uma blazer salvada em leilao... tem umas v6 da prf que às vezes aparecem capotadas, mas pouco rodadas...

  10. #22
    Usuário Avatar de Alexandre Souto
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    Thumbs up

    Fala amigo villelas, bem vindo!!!

    Sua Rural será para passeio, cidade e afazeres domesticos como vc mesmo falou, mesmo assim acho que podera ficar fraca com o AP. Nao sugiro, para vc, por um V8 , mas sim algo mais forte tipo o Falcon ou mesmo algum GM, 6CC e outros (acima destes...)...

    Mas AP é apartamento...

    E quem usa motorzim é dentista!!! kkkkk

    Abraco e tudo de bom com sua nova viatura!!!!!

  11. #23
    Usuário Avatar de cRiPpLe_rOoStEr
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    Citação Postado originalmente por Alexandre Souto Ver Post
    Sua Rural será para passeio, cidade e afazeres domesticos como vc mesmo falou, mesmo assim acho que podera ficar fraca com o AP. Nao sugiro, para vc, por um V8 , mas sim algo mais forte tipo o Falcon ou mesmo algum GM, 6CC e outros (acima destes...)
    onde achar peças para esse motor? será que vale a pena?

  12. #24
    Usuário Avatar de Alexandre Souto
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    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    onde achar peças para esse motor? será que vale a pena?

    cRiPpLe_rOoStEr


    Nao sei aonde encontrar peças, pois nao conheco. Mas pelo que me recordo vagamente, tem bom torque...

    Citei estes motores pois ja vi muito uso dos mesmos e se bem adaptados, da um bom resultado.

    Pode partir tb pra diesel, tipo o WV 1.9D, ja nao eh mais um motorzim de dentista, mas deve ser mais fortinho que um apzim 2.0... alguem pode nos confirmar isto?....

    []'sss

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