Resultados 1 a 12 de 12
  1. #1

    como ligar os cabos de vela no distribuidor




    Ola, alguem pode me dar um toque de qual e o numero 1 do
    distribuidor estou com duvidas.....

  2. #2
    Retire as velas do motor, assim voçê gira ele com mais facilidade, veja quando o cilindro 1 começa a fase de compressão, coloque então o pistão em ponto morto superior, do cilindro 1, voçê vai observar que a marca da polia do vira brequim vai coincidir com a marca da tampa forntal. Retire a tampa do distribuidor e veja para onde o rotor está apontando, este será o cabo que vai para o cilindro 1. Continue girando o motor e siga a ordem de explosão, 1-5-3-6-2-4, para 6 cilindros, e 1-3-4-2- para 4 cilindros. Se não me engano no bf o rotor gira para o sentido anti-horário.
    Abraços
    Daniel

  3. #3

    Thumbs up Cabos de vela

    É isso aí mesmo amigos!

  4. #4
    Obrigado, mas estou com dificuldade de realizar este processo,
    se eu fizer como no processo abaixo dara certo,abraço

  5. #5
    arquivo....

  6. #6
    tentativa de colocar o arquivo outa vez

  7. #7
    Aonde está sua dificuldade em realizar o procedimento que passei? Seja mais específico que talvez ainda posso ajudar.

    Existe outro procedimento, mas requer certo cuidado. Retire a vela do cil.1, retire a tampa do distr., tape o furo da vela com o dedo e peça para alguém tocar arranque, enquanto o motor estiver girando voçê sentirá a compressão no dedo, olhe ao mesmo tempo para o distribuidor e veja a posição do rotor no momento em que voçê sente que a pressão escapa pelo dedo. Aí é o ponto do cil. 1 em que o rotor deve estar.
    Se ainda assim voçê não conseguir é melhor chamar um mecânico.
    Daniel

  8. #8
    Ôpa!
    Blz Lopes?
    Dando uma simplificada no que o Daniel passou, segue abaixo:
    - retire a vela do cilindro 1 (cilindro próximo ao radiador)
    - tira a tampa do distribuidor e mantenha o rotor no lugar (ou popular cachimbo);
    - levante uma das rodas traseiras e engate a 3a. marcha. Peça para um amigo girar a roda em sentido horário enquanto você fica com o dedo no furo da vela;
    - Quando sentir que o cilindro está empurrando o ar pelo furo da vela, dá uma olhada então na polia do virabrequim que terá uma escala marcada na polia, que indica os graus de ignição;
    - enquanto ainda tiver pressão no dedo, verifique se a seta chega a marcar o número 5 da polia. Se passar da escala, dê mais uma volta na roda e acompanhe. Nunca gire o motor em sentido anti-horário!!!
    - Apontou no número cinco enquanto o motor fez nova pressão no dedo? Então agora olhe qual é a posição do rotor do distribuidor e compare com qual posição ele "casa" na tampa. Ali vc sabe que é o cabo do cilindro 1.
    Sacou? Aí para ligar os outros cabos de velas basta seguir a sequência de ignição que o Daniel passou. Se o motor do seu carro for o original do jipe 6 cilindros (BF-161), siga a sequência em sentido anti-horário, pois o distribuidor Wapsa gira anti-horário. Se for o motor OHC 4 cilindros, a partir do primeiro cabo instalado vc pega a sequência de ignição e monta os outros seguindo em sentido horário.
    Pode ser meio "sacal" passar este procedimento ao invés de uma foto, mas é um procedimento praticamente universal para motores gasolina e álcool. O que pode mudar é que a polia do virabrequim tenha apenas 3 traços grandes indicando os graus de ignição em 0, 5 e 10 como acontece nos Nivas. Fica a dica também que, depois de encontrada a sequência certa, vc faça marcas na tampa do distribuidor indicando qual posição é a certa para o cilindro. Pode ser com tinta, ou como eu fiz, uma marca bem de leve com estilete em algarismos romanos.
    []´s!
    4X4 Brasil

  9. #9
    moderador por favor pode fechar o topico, obrigado

  10. #10
    Citação Postado originalmente por Lopes Ver Post
    moderador por favor pode fechar o topico, obrigado
    Será que tópicos técnicos que estejam regulares, podem ser fechados como os tópicos abertos na seção dos classificados???


  11. #11
    Citação Postado originalmente por Lopes Ver Post
    moderador por favor pode fechar o topico, obrigado
    Meu Senhor, pra q fechar o tópico?
    Muitos outros membros podem ter a mesma duvida, duvidas parecidas ou algo a acrescentar, evitando abrir um outro tópico com o assunto.

    Mesmo q tenha sanado a sua duvida, não precisa solicitar o trancamento do tópico.

  12. #12
    Citação Postado originalmente por Ian Jeep Ver Post
    Meu Senhor, pra q fechar o tópico?
    Muitos outros membros podem ter a mesma duvida, duvidas parecidas ou algo a acrescentar, evitando abrir um outro tópico com o assunto.

    Mesmo q tenha sanado a sua duvida, não precisa solicitar o trancamento do tópico.
    Infelizmente aqui na Seção das F75 acontece muito do pessoal abrir tópicos sem antes pesquisar. Uma vez aberto, que fique disponivel

Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  • BB Code está Ligado
  • Smilies estão Ligados
  • Código [IMG] está Ligado
  • Código HTML está Desligado
Topo