x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 34
  • #1

    F-75 para trilha dicas!!




    Ola sou novo no forum mas tenho lido bastante os topicos.
    Eu ja tive uma rural 61 azul e branca silples ,mas estou comprando uma F-75 traçada para trilha,sou de Miguel Pereira-RJ ,aqui temos algumas trilhas bem divertidas,para quem quiser vir.
    As duvidas sao as seguintes:

    O motor da F-75 6 cil é bom aguenta...?

    Eu pretendo levantar a carroceria e fazer spoa pesso dicas!

    Qual melhor pneu custo beneficio?

    E reparos e reforços em chassis e carroceria tem alguma receita!





    É melhor perguntar do que errar!!
    Caius D'Avila
    Gaioleiros M&P

  • #2
    Citação Postado originalmente por caius J. A. D'Avila Ver Post
    Ola sou novo no forum mas tenho lido bastante os topicos.
    Eu ja tive uma rural 61 azul e branca silples ,mas estou comprando uma F-75 traçada para trilha,sou de Miguel Pereira-RJ ,aqui temos algumas trilhas bem divertidas,para quem quiser vir.
    As duvidas sao as seguintes:

    O motor da F-75 6 cil é bom aguenta...?

    Eu pretendo levantar a carroceria e fazer spoa pesso dicas!

    Qual melhor pneu custo beneficio?

    E reparos e reforços em chassis e carroceria tem alguma receita!

    É melhor perguntar do que errar!!
    1 - não conheço o motor 6cc original da F, mas pelo que vejo por ai é bom (é 6cc, mano !)

    2 - minha opinião: se vai fazer spoa não mexa com os calços da carroceria, ja vai subir pelo spoa, que é uma alteração "meio complicada", dá uma fuçada (pesquisa) no fórum que vai achar alguma coisa.

    3- pneu que tá fazendo sucesso e vou trocar os meus por eles é da 3 K pneus. Preço médio de R$ 400,00 - 450,00. não adianta economizar no pneu pois ele é o maior responsavel pelo bom desempenho do jipe (ou pela atolada que custou horas pra sair...)

    4- meus reparos e reforços de chassis sempre são feitos por demanda: rachou, soldei. Percebi que o ponto mais fraco (talvez o unico !) do chassis é na parte da frente,por conta do peso do motor, talvez valha a pena um reforço na frente.

    []'s
    F 75: Ford Falcon 6cc 3.6 + Clarck 4m + WARM 9.000 + Fate 750 x 16 + um monte de coisas...

  • #3

    Post

    Obrigado pelas dicas .
    Cortar o chassis da f atras tem que mudar o q ?

    Qual melhor roda livre para f ?

    Quando o cambio e na coluna de direção como coloca ele no assoalho qual modficação?


    Vamos lá!!!
    Caius D'Avila
    Gaioleiros M&P

  • #4
    Citação Postado originalmente por caius J. A. D'Avila Ver Post
    Obrigado pelas dicas .
    Cortar o chassis da f atras tem que mudar o q ?

    Qual melhor roda livre para f ?

    Quando o cambio e na coluna de direção como coloca ele no assoalho qual modficação?


    Vamos lá!!!
    Seguinte:

    Na parte de trá do chassis há dois suportes laterais do tipo mão francesa. Caso corte o chassis, deve voce deve "refazer" estes dois suportes que serverm para segurar o impacto de colisão traseira.
    Outro detalhe, se vai cortar chassis vai colocar caçamba menor tb, ou voce corta sua caçamba ou bota outra menor no lugar... (isto eu gostaria de fazer na minha tb). Este tipo de serviço pode ser feito em oficinas que "mexem" com chassis de caminhão.

    Com relação a alavanca no assoalho, não tenho certeza, mas parece que o cambio continua o mesmo, mas deve comprar uma alavanca com as "coiseirinhas" que vem junto. Dá uma ligada no josewal4x4 e pergunta pra eles, ja vi que eles vendem esta tal alavanca de assoalho... (apesar de ser em SP, serve como orientação !)

    espero ter ajudao.
    Mas, cade os ruralzeiros daqui...

    []'s
    4X4 Brasil
    F 75: Ford Falcon 6cc 3.6 + Clarck 4m + WARM 9.000 + Fate 750 x 16 + um monte de coisas...

  • #5
    Para colocar o câmbio embaixo acredito (pois nunca fiz o serviço, minha F já veio assim) que precise trocar a tampa da caixa pela do Jeep...
    Para trilha pense em:
    Pneuzão (grande) e com desenho bem agressivo
    SPOA (feixes por cima do eixo)
    Encurtar o chassis somente após o jumelo traseiro (esta é minha opinião pessoal ok? Tem gente que prefere tirar 20cm no entre-eixo também)
    Cortar (ou tirar, ou fazer uma tubular) a carroceria pra aumentar o ângulo de saída
    É claro que uma mecânica confiável é tão importante como os demais itens, devendo inclusive o primeiro a ser feito...

  • #6
    Usuário Avatar de Mar Falado
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Salto/SP
    Idade
    54
    Posts
    100
    Agradecimento: 1
    Blz Caius...

    Olha cara vai devagar, num adianta vc querer mudar a F75 inteira de uma vez só que naum funciona...vc quebra financeiramente ou fica louco, ou os dois.

    O ideal é vc fazer pequenas modificações como roda-livre e pneu, e começar a andar, fazer as trilhas pra vc sentir as dificuldades, e ai sim partir pras mudanças.

    Eu fiz o seguinte:

    A minha é o motor original bf161 - 6cc, naum fuma, naum baixa óleo, portanto de motor eu estou bem, é um motor super confiável apesar de ser gastão, o cambio já esta embaixo com 4 marchas a frente e ré.

    O acionamento da tração e reduzida original, uma alavanca embaixo do painel.


    A 1ª coisa q troquei foi a roda-livre...a q tinha era automatica "original" da f, falhou quando eu + precisei dela. Coloquei a famosa AVM manual.

    A 2ª coisa q fiz...PNEUS, comprei um bem agressivo, 100% off, com cravos laterais inclusive.

    A 3ª, distribuidor, a minha era original com platinado, substitui pela do opala 6cc + moderna, com rotor, sem platinado, eu msm fiz a adaptação, aproveitei e instalei a bobina e a caixinha eletronica da distribuição dentro da cabine para evitar que molhe.

    A 4ª, tirei o para-choque dianteiro e encurtei na traseira após os jumelos, com isso ganhei um bom angulo de entrada e saída.

    A 5ª, snorkel, adaptei um snorkel, vedei muito bem o distribuidor e adaptei também os respiros "elevados" dos dois diferenciais e caixa de cambio para poder mergulhar a vontade em rios e lagoas.

    a 6ª, adaptei as alavancas que acionam a tração e reduzida embaixo tambem, igual a dos jeeps, agora ficou 3 alavancas no açoalho.
    (ATENÇÃO: A original da f, é uma alavanca só embaixo do painel, seria uma maravilha se naum fosse trocentas articulações. A tendencia é de começar desgastar e apresentar folgas nessas articulações, ai vc naum consegue engatar a reduzida...quando vc consegue engatar blz...ai o problema é na ora de desligar, vc naum consegue desligar o 4x4...e o pior aconteceu comigo, engatei a reduzida mas naum o suficiente devido as folgas, comecei a subir um morro...derrepente escapou a bendita reduzida...a sorte é q quando freei o navegador ja meteu o pé na alavanca que "re-engatou" de primeira e consegui sair do sufoco).
    MUITA ATENÇÃO COM AS FOLGAS NESSA ALAVANCA.

    a 7ª, adaptei uma caçamba q eu msm fiz, + estreita + curta + alta em relação as chassi, fiz com sobras de sucatas industriais. Ainda falta terminar.

    a 8ª, fiz um para-barro traseiro de borracha, aprova de barranco.

    a 9ª bem...ainda estou nela, deu um curto na fiação e torrou tudo, tô fazendo toda instalação eletrica nova, com caixa de fusiveis, chave geral, trocando a chave de seta, tudo com rele (setas, farois baixo/alto, farois de milha, buzina, etc), todo o chicote muito bem feito, os fios com terminais todos estanhados, aterramento de acordo mesmo, soldado e parafusado na caixa de farol e latarias em geral, vou padronizar os botões para ligar lanterna, farois, milhas, alerta etc.

    ufa..cansei

    + tudo isso Caius foi como eu disse, andando, sentindo as dificuldades, correndo atras das $latinha$, e partindo pro abraço.

    Algumas proximas tacadas:

    - Molejo da Toyota;
    - Freio a disco nas 4 rodas;
    - Direção Hidraulica;
    - Gaiola externa;
    - Guincho na dianteira e traseira;
    - Pneus 35";
    - Rádio PY.

    perfumaria

    - ar-condicionado;
    - som;

    vlw
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos F-75 para trilha dicas!!-000_1446.jpg   F-75 para trilha dicas!!-000_1455.jpg   F-75 para trilha dicas!!-000_1252.jpg   F-75 para trilha dicas!!-000_1236.jpg   F-75 para trilha dicas!!-000_1251.jpg  

  • #7

    A todos!

    Muito obrigado pelas dicas,vou postando as mudanças da F-75.
    Valeu mesmo!!!
    4X4 Brasil
    Caius D'Avila
    Gaioleiros M&P

  • #8
    Citação Postado originalmente por Mar Falado Ver Post
    Blz Caius...

    Olha cara vai devagar, num adianta vc querer mudar a F75 inteira de uma vez só que naum funciona...vc quebra financeiramente ou fica louco, ou os dois.

    O ideal é vc fazer pequenas modificações como roda-livre e pneu, e começar a andar, fazer as trilhas pra vc sentir as dificuldades, e ai sim partir pras mudanças.

    Eu fiz o seguinte:

    A minha é o motor original bf161 - 6cc, naum fuma, naum baixa óleo, portanto de motor eu estou bem, é um motor super confiável apesar de ser gastão, o cambio já esta embaixo com 4 marchas a frente e ré.

    O acionamento da tração e reduzida original, uma alavanca embaixo do painel.


    A 1ª coisa q troquei foi a roda-livre...a q tinha era automatica "original" da f, falhou quando eu + precisei dela. Coloquei a famosa AVM manual.

    A 2ª coisa q fiz...PNEUS, comprei um bem agressivo, 100% off, com cravos laterais inclusive.

    A 3ª, distribuidor, a minha era original com platinado, substitui pela do opala 6cc + moderna, com rotor, sem platinado, eu msm fiz a adaptação, aproveitei e instalei a bobina e a caixinha eletronica da distribuição dentro da cabine para evitar que molhe.

    A 4ª, tirei o para-choque dianteiro e encurtei na traseira após os jumelos, com isso ganhei um bom angulo de entrada e saída.

    A 5ª, snorkel, adaptei um snorkel, vedei muito bem o distribuidor e adaptei também os respiros "elevados" dos dois diferenciais e caixa de cambio para poder mergulhar a vontade em rios e lagoas.

    a 6ª, adaptei as alavancas que acionam a tração e reduzida embaixo tambem, igual a dos jeeps, agora ficou 3 alavancas no açoalho.
    (ATENÇÃO: A original da f, é uma alavanca só embaixo do painel, seria uma maravilha se naum fosse trocentas articulações. A tendencia é de começar desgastar e apresentar folgas nessas articulações, ai vc naum consegue engatar a reduzida...quando vc consegue engatar blz...ai o problema é na ora de desligar, vc naum consegue desligar o 4x4...e o pior aconteceu comigo, engatei a reduzida mas naum o suficiente devido as folgas, comecei a subir um morro...derrepente escapou a bendita reduzida...a sorte é q quando freei o navegador ja meteu o pé na alavanca que "re-engatou" de primeira e consegui sair do sufoco).
    MUITA ATENÇÃO COM AS FOLGAS NESSA ALAVANCA.

    a 7ª, adaptei uma caçamba q eu msm fiz, + estreita + curta + alta em relação as chassi, fiz com sobras de sucatas industriais. Ainda falta terminar.

    a 8ª, fiz um para-barro traseiro de borracha, aprova de barranco.

    a 9ª bem...ainda estou nela, deu um curto na fiação e torrou tudo, tô fazendo toda instalação eletrica nova, com caixa de fusiveis, chave geral, trocando a chave de seta, tudo com rele (setas, farois baixo/alto, farois de milha, buzina, etc), todo o chicote muito bem feito, os fios com terminais todos estanhados, aterramento de acordo mesmo, soldado e parafusado na caixa de farol e latarias em geral, vou padronizar os botões para ligar lanterna, farois, milhas, alerta etc.

    ufa..cansei

    + tudo isso Caius foi como eu disse, andando, sentindo as dificuldades, correndo atras das $latinha$, e partindo pro abraço.

    Algumas proximas tacadas:

    - Molejo da Toyota;
    - Freio a disco nas 4 rodas;
    - Direção Hidraulica;
    - Gaiola externa;
    - Guincho na dianteira e traseira;
    - Pneus 35";
    - Rádio PY.

    perfumaria

    - ar-condicionado;
    - som;

    vlw
    Falou tudo: 1o pneu e RL, aí vai pra trilha ver o que vai fazer primeiro. Se fizer tudo ao mesmo tempo 1o quebra e depois fica louco... A minha estou reformando faz uns 3 anos e ainda não acabou.

    Mar falado, pretendo (e vou) fazer uma caçamba tipo a sua. Voce encurtou a traseira ?
    E ainda pretendo "fechar" a lateral da nova caçamba com chapas e tampar o chão com madeira ou aquele piso de onibus de alumínio...

    []'s
    F 75: Ford Falcon 6cc 3.6 + Clarck 4m + WARM 9.000 + Fate 750 x 16 + um monte de coisas...

  • #9

    A todos!

    É vou começar assim mesmo ,devagar e já tem até um amigo meu querendo montar uma tb ai vou pedindo ideia a vcs.

    Quanto a estabilidade oq fazer para melhorar ,conciderando q a F vai ficar mais alta ela tende a tombar,pq eu já tive uma rural 61 q balançava muito?

    Aqueles guinchos manuais bem baratinhos adiantão alguma coisa?




    Valeu!!
    Caius D'Avila
    Gaioleiros M&P

  • #10
    Usuário
    Entrada
    02/10/2006
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    369
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Mar Falado Ver Post
    Blz Caius...


    A 3ª, distribuidor, a minha era original com platinado, substitui pela do opala 6cc + moderna, com rotor, sem platinado, eu msm fiz a adaptação, aproveitei e instalei a bobina e a caixinha eletronica da distribuição dentro da cabine para evitar que molhe.

    MarFalado explica melhor essa adaptaçao do distribuidor do opala no Bf.Faz tempo que to pensando em fazer essa adaptaçao mas ainda nao tive grana pra comprar aquela que é vendida no ML.Na sua adaptaçao como ficou o avanço e a rotaçao(ja li alguns topicos aqui no forum sobre o assunto mas nao consegui chegar a nenhuma conclusao de como resolver este impasse).
    Outra duvida que tenho é se voce notou alguma diferença quanto ao desempenhodo e na economia do BF.

    Ahh e desculpa por desviar um pouco do assunto deste topico

    Valew!!!!!!!!!

  • #11
    Usuário Avatar de Mar Falado
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Salto/SP
    Idade
    54
    Posts
    100
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por caius J. A. D'Avila Ver Post
    É vou começar assim mesmo ,devagar e já tem até um amigo meu querendo montar uma tb ai vou pedindo ideia a vcs.

    Quanto a estabilidade oq fazer para melhorar ,conciderando q a F vai ficar mais alta ela tende a tombar,pq eu já tive uma rural 61 q balançava muito?

    Aqueles guinchos manuais bem baratinhos adiantão alguma coisa?




    Valeu!!
    Fla Caius...

    Estabilidade é um problema, um pneu um pouco + largo tipo 235/75/16 melhora consideravelmente, cuidado com pneus muito largos em trilhas tipo
    265/75/15 tem muita area de atrito, vc finca o pé no acelerador porque ta patinando e derrepente ele acha terreno firme...oq acontece? o a F leva um tranco em todo o conjunto, diferencial, cardã, cambio...um dele vai quebrar.

    SPOA eu desisti de fazer na minha...porque?

    1º tem q rotacionar a "bola do diferencial" ou seja, vai ter que cortar o tubo, rotacionar e soldar novamente, porque senão vai estrangular a cruzeta do cardã, esta alteração requer paciencia e capricho;

    2º ia ter um problema grave com o rolamento que vai no diferencial, porque o rolamento recebe lubrificação do proprio oleo do diferencial, e vc rotacionando a bola do diferencial, dificilmente vai haver lubrificação suficiente quando estiver no asfalto, ai o rolamento vai fundir.

    3º inclinações laterais...a chance de tombar é muito grande.

    Solução sem spoa:

    1º na dianteira molas da toyota (a mais curta entre furos)
    2º na traseira molas da S10
    3º jumelo revolver

    só isso a F já vai nas alturas, e com essas molas ganha-se +estabilidade +conforto.

    Guincho manual:

    Tipo "tifour" (não sei se é assim que se escreve), adianta sim, vc vai ficar bom de braço.

    t+

  • #12
    Usuário Avatar de Mar Falado
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Salto/SP
    Idade
    54
    Posts
    100
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por ADRIO DIAS Ver Post
    MarFalado explica melhor essa adaptaçao do distribuidor do opala no Bf.Faz tempo que to pensando em fazer essa adaptaçao mas ainda nao tive grana pra comprar aquela que é vendida no ML.Na sua adaptaçao como ficou o avanço e a rotaçao(ja li alguns topicos aqui no forum sobre o assunto mas nao consegui chegar a nenhuma conclusao de como resolver este impasse).
    Outra duvida que tenho é se voce notou alguma diferença quanto ao desempenhodo e na economia do BF.

    Ahh e desculpa por desviar um pouco do assunto deste topico

    Valew!!!!!!!!!
    Bom vamos lá.

    1º o rotor no distribuidor do BF gira anti-horário, no opala horario.
    SEM PROBLEMAS

    2º avanço a vácuo, eu mantive mas não vai funcionar no sentido anti-horário.

    3º quando fui testar, deixei no ponto certinho, atraves de equipamento computadorizado, ficou xoxa, muito fraca msm, adiantei o ponto e pronto virou o bicho.

    Notei sim diferença, anda melhor, responde mais rápido, partida melhor, não flutua em altas rotações, só não sei dizer a respeito de economia porque meu carburador tá pessímo.

    Outro detalhe curioso só pra vc ter uma idéia, a caixinha eletronica da ignição que consegui é do opala 4cc, instalei e ta funcionando como um relógio, pode correr atras que dá certo, esses BFs aceitam tudo.

    Fica muito + barato vc ir atras das peças e botar a mão na massa.

    +- 250/280 reais.

    vlw

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Trilha do Telegrafo
      Por Rodrigo Lopes no fórum Trilhas
      Respostas: 263
      Última resposta: 03/10/2018, 16:30
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    3. PROPOSTA - Especificação de Veículo Super
      Por billj no fórum Competições
      Respostas: 73
      Última resposta: 29/05/2008, 19:05
    4. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade