x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 26
  • #1
    Usuário Avatar de Zeduardo
    Entrada
    03/09/2016
    Local
    Brasólia/DF
    Idade
    41
    Posts
    27
    Agradecimentos: 3

    Lightbulb Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.




    Em troca de todo auxílio que recebi do 4x4 Brasil ao longo desses anos... Resolvi "estrear" no fórum com o relato da viagem que fiz de Brasília a Maceió pegando um atalho pelo Jalapão.
    Quero a partir de hoje cultivar o hábito de manter diários de viagem que vão me auxiliar no futuro e também ajudar outras pessoas.
    Próximas viagens vou tentar ser mais caprichoso nas anotações.

    Como não queria ir sozinho ao Jalapão, tive a idéia de convidar os meus pais para um passeio sendo o combinado que eles viriam a minha casa e eu deixaria eles na casa deles (Maceió).

    Viajei em um Cherokee Sport 1999 praticamente original. Caprichei na revisão (realizada por eu mesmo). Levei algumas ferramentas de resgate (hi-lift, cinta, anilhas, corda), compressor, mapa rodoviário em papel e meu fiel GPS e-trex vista HCx.

    Segui praticamente essa rota abaixo:

    Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-image.jpg

    Sai de Brasília no dia 3 de Dezembro em direção à Alto Paraíso de Goiás via BR-020. Como meus pais já conheciam boa parte das atrações da Chapada dos Veadeiros nesse trecho entre Alto Paraíso é São Jorge, resolvi seguir viagem pela rodovia BR-010/GO-118 até Teresina de Goiás e lá virei a segunda esquerda para pegando a rodovia GO-241 sentido Cavalcante-GO. Como já errei algumas vezes a dica é pegue a SEGUNDA esquerda em Teresina de Goiás. Entre Alto Paraíso a Cavalcante a distância aproximada é de 90 km. Recomendo fazer esse trecho de dia... Muito bonito.



    Chegando em Cavalcante-GO:
    Passamos duas noites na Pousada Vale dos Ipês: Pousada Vila dos Ipes

    O casal dono da pousada, Ricardo e Andréia sao excelentes anfitriões... Dão todas as dicas do que fazer na região, bons restaurantes, etc. A pousada é simples mas super arrumada. Excelente café da manhã também. Recomendo 100% . Claro que há outras opções de hospedagem para todos os gostos.... Nossa última noite fomos presenteados com uma falta de luz na região. Apesar do calor podemos apreciar um lindo céu estrelado. Pena que não fotografamos.



    Cavalcante tem um clima bem diferente de Alto Paraíso/São Jorge. É um lugar mais rural... Mais cidade do interior mesmo. Tem bastante opção de comidas... Sendo o forte mesmo a comida regional.
    Na praça central há um excelente mercado. Inclusive com excelentes opções de vinhos e o melhor: barato! (pra quem é acostumado ao "custo" Brasília).


    Outra atração que agrada a maioria (uma minoria não gosta) é a visita a cervejaria Aracê. Um chileno chamado Manolo fabrica cerveja lá mesmo... Ele é gente fina demais e costuma bater um bom papo na mesa. O local é bem simples e a comida é gostosa. Em uma das minhas idas por lá (infelizmente não nessa viagem) comi um excelente ceviche... Não se animem muito pois não há ceviche no cardápio. Todo mundo sabe indicar o caminho de lá...

    Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-2015-12-04-photo-00011641.jpg Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-2015-12-04-photo-00011636.jpg


    Agora se tratando de belezas naturais... Cavalcante também possui algumas diferenças da região Alto Paraíso/São Jorge. Diferenças essas que eu deixo pra cada um emitir suas opiniões. Só vou deixar uma aqui: IMPERDÍVEL.


    De Cavalcante seguimos em direção ao povoado do Engenho II (uma das comunidades Kalungas da região). São aproximadamente 27 km de terra com paisagens lindíssimas. Vale dar uma parada no mirante após uma subida (vão saber qual é). Após o mirante am alguns kilometros manter-se a direta da bifurcação seguindo para o povoado do Engenho II (à esquerda é o acesso a cachoeira do prata, outra atração da região)

    Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-2015-12-01-photo-00011599.jpg


    Chegando no povoado é obrigatório a parada no CAT (Centro de Atendimento ao Turista) onde devemos contratar um guia local para visitarmos as atrações. Paguei em torno de 70 reais e dividi a guia com mais 3 pessoas... Formamos um grupo de 6 pessoas que acredito ser o número máximo para cada guia. É de praxe lá encomendar o ''almoço" em pequenos restaurantes. Eles ficam geralmente na casa mesmo dos locais e são servidos logo ao retorno das atrações. Comida deliciosa (acho que é o melhor tempero do mundo, fome!), simples... Feita com a maioria dos alimentos plantados na própria região.


    Visitamos as cachoeiras Santa Bárbara:

    Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-img_0887.jpg Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-img_0884.jpg Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-img_6133.jpg



    E a cachoeira da Capivara:

    Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-image.jpg Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-img_0895.jpg Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-img_0896.jpg Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-img_1157.jpg



    Vale um pequeno detalhe. Um pouco antes da chegada do povoado do engenho II, há algumas travessias aquáticas. Para o público do fórum não é nada demais (veículos utilitários não necessariamente 4x4 mas com uma boa altura em relação ao solo). Dependendo da época esses cursos de água costumam ter um bom volume (nessa viagem o nível estava bem baixo). Algumas passagens é possível admirar uma coleção de restos de outros veículos (parachoques, grades, calotas, frisos, acabamentos, canos de descarga e muitas placas dianteiras).
    Há uma travessia de rio para a cachoeira Santa Bárbara também. Precisa prestar atenção só nas pedras e passar devagar.


    Acho que já escrevi bastante por hoje... Fiquem à vontade pra perguntar. Pode ser que eu demore um pouco pra continuar o relato. Costumo me enrolar com o trabalho.


    E como principiante... Pode ser que as fotos não funcionem. Não consigo ver as mesmas depois de postadas pois não estou usando o computador.




    Grande abraço..


    Ze Eduardo.

  • #2
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Citação Postado originalmente por Zeduardo Ver Post


    Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-2015-12-01-photo-00011599.jpg



    Ze Eduardo.

    Zé Eduardo, primeiramente, SEJA BEM-VINDO ao fórum!

    E já fez sua "estreia" (primeiras postagens) com "Chave de Ouro"!

    Belíssimas fotos, com destaque para essa acima, que ilustra com perfeição a beleza do Centro-oeste brasileiro: o Mar de nuvens!

    Muito bacana seu relato!
    Nem longo, nem curto!
    Com detalhes relevantes e objetivas para quem quer planejar a próxima viagem!

    Me despeço aguardando os próximos relatos...



    Abraço!
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #3
    Usuário Avatar de Zeduardo
    Entrada
    03/09/2016
    Local
    Brasólia/DF
    Idade
    41
    Posts
    27
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Zé Eduardo, primeiramente, SEJA BEM-VINDO ao fórum!

    E já fez sua "estreia" (primeiras postagens) com "Chave de Ouro"!

    Belíssimas fotos, com destaque para essa acima, que ilustra com perfeição a beleza do Centro-oeste brasileiro: o Mar de nuvens!

    Muito bacana seu relato!
    Nem longo, nem curto!
    Com detalhes relevantes e objetivas para quem quer planejar a próxima viagem!

    Me despeço aguardando os próximos relatos...



    Abraço!
    Obrigado Titanium pela boas vindas!

    Acompanho sua saga com a Chumbinho e Já dei uma boa sapeada no tópico da sua ex-band lenda =)

    Agora se não me engano você está com um trailer, certo?! Acho que temos algumas figurinhas a trocar pois possuo um trailer também que logo logo vai estar ganhando as estradas dessa sul-america.
    Tenho vontade de abrir um tópico do meu veículo mas não sei qual seria a melhor sessão. Talvez na "Frota 4x4"? Ou então na parte de "Veículos e Preparação"na sessão de "Viagens e Expedições" já que o Jeep é o carro pra as viagens com e sem trailer...

    Então seguindo o relato...

  • #4
    Usuário Avatar de Zeduardo
    Entrada
    03/09/2016
    Local
    Brasólia/DF
    Idade
    41
    Posts
    27
    Agradecimentos: 3

    Cavalcante - GO para Taguatinga - TO

    Complementando o post anterior em relação a abastecimentos.
    Saindo de Brasília o próximo ponto bom de abastecimento é na cidade de São João da Aliança - GO. Em Alto Paraíso -GO é uma boa completar o tanque antes de seguir para Cavalcante. Há um posto em Cavalcante mas o combustível é mais caro.


    Bom... De Cavalcante seguimos de volta pela GO-241 até Teresina de Goiás mas ao invés de pegar a direita para Alto Paraíso continuei em frente entrando na GO-118 outra vez. Segui até Campos Belos - GO e de lá mudei para a GO-110 (mudará pra TO-110) sentido Taguatinga do Tocantins.


    Depois da cidade de Aurora do Tocantins, na divisa dos municípios Aurora do Tocantins/Taguatinga do Tocantins há uma entrada para o rio Azuis, O menor rio do Brasil e das Américas…. Terceiro menor rio do mundo. Eu havia visitado esse rio em meados dos anos 2000 com uma turma da universidade e queria muito mostrar para mais pais. A 15 anos atrás era tudo muito rústico e praticamente não havia turismo… Fiquei impressionado com a infraestrutura que montaram na região durante esse tempo. Algumas construções inclusive de gosto muito duvidoso causando um certo impacto negativo a natureza do local. Mas com certeza vale a visita…


    O rio nasce de algumas rochas e as águas azuis (daí vem a origem do nome) correm com certa correnteza por cerca de 150 m até desembocar em outro rio na região. Pro calor do Tocantins é uma excelente pedida. Almoçamos por lá e aproveitamos as águas azuis. Conversando com os donos do restaurante Agenda 21 (estavam construindo uma pousada no local) fui informado de várias outras atrações como cachoeiras e cavernas na região. Atrações que estavam sendo organizadas para serem exploradas turisticamente com guias.

    Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-img_0909.jpg


    Decidimos dormir em Taguatinga do Tocantins. Ficamos no hotel Vitor's. Pousada simples e honesta pelo preço. Acredito que hoje seria uma melhor opção pernoitar lá no rio Azuis pois as acomodações me pareceram melhor além da área de camping.

    Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-img_0911.jpg

    Esse dia ficou devendo fotos. Acho que aproveitamos tanto que esquecemos...

    Tenho muita vontade de voltar a região e dar uma explorada de um modo mais selvagem. Como estava com meus pais dessa vez, achei por bem oferecer a eles um conforto maior. De Brasília a Taguatinga - TO à distância fica em torno de 500 km...


    Próxima parte entro na região do Jalapão =)

  • #5
    Usuário Avatar de cezarsantiago
    Entrada
    14/10/2008
    Local
    Lauro de Freitas/Ba/BA
    Posts
    114
    Agradecimentos: 0
    Muito bacana! Acompanhando....
    Cezar - Trinton Gls - Ex TR4

  • #6
    Usuário
    Entrada
    27/04/2010
    Local
    Rio De Janeiro/RJ
    Idade
    59
    Posts
    3,077
    Agradecimentos: 12
    Muito bom relato Em 2012 na volta do Jalapão passei no rio azuis de surpresa, através de informação passada na estrada. realmente impressionante.
    SW4 95 caveirão

  • #7
    Usuário Avatar de Zeduardo
    Entrada
    03/09/2016
    Local
    Brasólia/DF
    Idade
    41
    Posts
    27
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por cezarsantiago Ver Post
    Muito bacana! Acompanhando....
    Valeu Cezar =)

    Citação Postado originalmente por Dimasi Ver Post
    Muito bom relato Em 2012 na volta do Jalapão passei no rio azuis de surpresa, através de informação passada na estrada. realmente impressionante.
    Vou ter que voltar na região Dimasi. Fui informado que há muitas outras atrações pouco ou quase nada conhecidas até pra quem mora por lá.

  • #8
    Usuário Avatar de Zeduardo
    Entrada
    03/09/2016
    Local
    Brasólia/DF
    Idade
    41
    Posts
    27
    Agradecimentos: 3

    Taguatinga - Ponte Alta

    No hotel em Taguatinga já tinha decidido seguir pra Ponte Alta do Tocantins, via Dianópolis. De Taguatinga pela rodovia TO-110 sentido Ponte Alta do Bom Jesus saí para a TO-040 seguindo direção em Novo Jardim. Passei por Novo Jardim e parei um um posto na entrada de Dianópolis pra completar o tanque antes de seguir para Rio da Conceição, pois de lá aproveitaria as primeiras atrações da do jalapão. No posto fui desencorajado pelo frentista assim como um morador local alegando que havia chovido muito na região nos últimos dias e as estradas estavam horríveis. Como estava sozinho e ainda com meus pais que digamos não são tão adeptos ao off road decidi por prudência seguir até Almas (recomendação do frentista) e de lá pegar a estrada de terra que me levaria até Pindorama do Tocantins. Pindorama do Tocantins até Ponte Alta o trecho é recém asfaltado e estava ótimo assim como havia lido em alguns relatos por aqui.
    O trecho de estrada de terra entre Almas e Pindorama estava bom… Boa parte de estradão patrolado, só algumas partes mais baixas em drenagem ou cerradão com algumas valas e umas “costelinhas“ em comparação com as que eu encontrei no trecho Ponte Alta - Mateiros. Passei por algumas poças grandes de água.

    Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-img_0921.jpg Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-img_0922.jpg
    Fotos em Pindorama do TO, tendando achar a saída para Ponte Alta.


    Chegamos em Ponte Alta do Tocantins no meio da tarde e como a fome estava apertando paramos no restaurante Beira Rio, bem de frente pra ponte de madeira. Comemos uma simples mas muito boa comida. Aproveitamos e olhamos os quartos (tem uma pousada no mesmo lugar) que apesar de bem limpos, eram bem pequenos e o ar condicionado meio barulhento. Mas o preço estava interessante. Decidimos dar mais uma volta para achar uma pousada mais espaçosa mas acabamos voltando pois não encontramos nenhum custo X benefício melhor.
    Aproveitamos o final da tarde bebendo e petiscando um churrasquinho no mesmo loca frequentado por muitos motoristas/guias dos passeios pela região que voltavam no final do dia. Pelo estado de alguns carros, as cintas amarradas nos parachoques e cabos desenrolados dos guinchos deu pra perceber que a minha prudência foi válida. Realmente o trecho que levava para a parte sul (cachoeira da fumaça, cachoeira e cânion do rio soninho, pedra-furada, etc) estava bem “técnico”. Já o trecho de Ponte Alta a Mateiros estava bom segundo o pessoal da região… Alguns pontos intransitáveis para carros 4x2 mas com meu carro eles asseguraram que passava.

    É… Ficou pra próxima, já que eu seguiria norte-leste em direção a Maceió e não retornaria por essa região.


    Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-img_6140.jpg


    Meu fiel garmin vista HCx.... =)

  • #9
    Usuário Avatar de Zeduardo
    Entrada
    03/09/2016
    Local
    Brasólia/DF
    Idade
    41
    Posts
    27
    Agradecimentos: 3

    Ponte Alta - Mateiros parte 1.

    Depois de acordar cedo, tomar o café (bem mais ou menos na pousada), comprar uns lanches na padaria e completar o tanque de combustível, seguimos em direção a Mateiros pela TO-255 e rumo às atrações do jalapão.


    Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-img_0927.jpg


    Como a imagem acima mostra, essa é a cara típica de um dos dois tipos de deslocamentos no Jalapão: Estradões retos por quilômetros, largos. Aí que mora o perigo também. Li nos relatos que encontrei os problemas como pneus furados/rasgados, amortecedores, rolamentos e pivôs destruídos por essa estrada. Nos primeiros quilômetros deu pra entender o que viria pela frente. Tem trechos realmente bons e sem querer você acaba indo rápido até perceber que está a mais de 70 km/h. Aí do nada aparece uma vala ou degrau e pá! Vem aquela pancada. Aconteceu comigo algumas vezes no começo até me policiar na velocidade (estipulei o limite máximo de 50 km/h) para dar conta de freiar antes dos obstáculos, ainda mais que não conhecia a estrada. As costelas de vaca não tem solução. Baixei a calibragem dos pneus pra em em torno de 23 lbs, deu uma boa aliviada na ”tremedeira”.
    Geralmente com os trechos de areião são bem confortáveis de passar… Você acaba descansando nos trechos de areia (haha) é só escolher o "trilho” e manter o embalo do veículo.


    Não anotei a km exata dos acessos às atrações nessa estrada, mas a maioria (se não todas) estão bem sinalizadas. Mantendo uma velocidade segura fica bem mais fácil de perceber…


    Primeira atração Canion da Sussuapara: Fica à beira da estrada em torno de uns 15 km de Ponte Alta. Muito bonito… E foi o primeiro contato com as águas do jalapão. Um lugar sombreado daquele… E água não é gelada como se espera. Eu acostumado com as águas geladas (pro meu gosto) da chapada dos Veadeiros achei bem interessante. Inclusive a temperatura das águas das outras atrações do Jalapão é excelente: nem fria e nem quente. Nessa época mesmo com as chuvas faz bastante calor. Não tem água suficiente para um banho de imersão nesse Canion.

    Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-img_0926.jpg Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-2015-12-08-photo-00011720.jpg Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-image.jpg


    Decidimos ir a cachoeira da Velha e deixamos a cachoeira do Lajeado para outra oportunidade. Saindo do Canion da Sussuapara e após 55 km aproximadamente, pegamos o acesso a esquerda.


    Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-image.jpg Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-image.jpg Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-image.jpg


    Foram quase 30 km de pedregulho e costela de vaca. Ô cascalho duro! Estava um calor danado também… O ar condicionado do carro não dava conta de esfriar a cabine direito. Li alguns relatos de um “atalho” chamado atalho da antena que economiza alguns km pra quem vem/vai a Mateiros. Vi a refêrencia da placa branca com os dizeres “Você combina com o Jalapão lixo não” onde fica o acesso a este atalho. Marquei o ponto no GPS pra não “perder” a volta.
    Chegamos em uma construção grande com uma porteira de acesso e aguardamos alguns minutos até alguém aparecer para abrir. Fomos recebidos por um rapaz que recolheu uma contribuição por pessoa (acredito que tenha sido 10 reais) nos fez assinar um livro e liberou um outro acesso para a cachoeira / praia. Estrada muito boa, tudo bem sinalizado até a chegada em um estacionamento. Descemos do carro e percorremos uma passarela até a cachoeira.

    Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-img_0938.jpg Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-img_6153.jpg

    Cachoeira de muito volume (não é seguro tomar banho por lá)e muito bonita. Tiramos umas fotos mas ficou a impressão de não ter valido apena percorrer toda a estrada de acesso só pra olhar. Voltamos e com o carro descemos mais um pouco para a praia do rio novo. Chegando aí sim o sorriso ficou estampado na cara. Que delicia de praia. A areia branca fina, as sombras e principalmente as águas do rio novo. A decisão de “almoçar” os nossos lanches foi ótima… Inclusive com pausa pra "siesta”. Gastamos um bom tempo por lá. Vale ressaltar que não só a construção onde fomos recebidos (uma espécie de portaria) como também o acesso à praia do rio novo tem uma excelente estrutura para camping com banheiros, sombras, etc. Próxima vez séra uma de minhas bases/pernoites no Jalapão.

    Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-image.jpg


    A hora passando, notamos algumas nuvens carregadas começando a se formar… sugerindo que seguíssemos em frente. No trecho de volta pegamos o ”atalho da antena” na referência da placa, rumo em direção a Mateiros (mas não seria nosso destino ainda). Não tem erro… Entrou no atalho segue o trilho estreito, onde só passa um carro por vez (por isso prestar muita atenção pois há poucos trechos onde desviar em caso de carro na contra-mão). Há partes desse atalho com bastante areia fofa, prestar atenção também aos “facões”. Meu carro tem uma boa altura em relação ao solo mas a bola do diferencial arrastou na areia algumas vezes (nesse caso só resolveria com pneus maiores). Nao recomendo veículos 4x2 nesse trecho.
    Já nos últimos km desse atalho o céu resolveu mandar aquela chuva de lavar a alma. Foram uns 40 minutos de chuva muito forte que me fizeram parar no estradão após o atalho, pois não conseguia enxergar o que havia à frente do carro.


    Continua...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-img_6163.jpg   Brasilia - Maceio via Jalapao, Dezembro 2015.-image.jpg  

  • #10
    Citação Postado originalmente por Zeduardo Ver Post
    Vale ressaltar que não só a construção onde fomos recebidos (uma espécie de portaria) como também o acesso à praia do rio novo tem uma excelente estrutura para camping com banheiros, sombras, etc. Próxima vez séra uma de minhas bases/pernoites no Jalapão.
    Dizem que essa construção seria um antigo "hotel" construido por Pablo Escobar para produzir/distribuir coca no Brasil

  • #11
    Ze Eduardo...
    Acompanhando aqui...
    Abs

  • #12
    Usuário Avatar de wagner4wd
    Entrada
    02/11/2007
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    50
    Posts
    254
    Agradecimentos: 4
    tem fotos do trecho mateiros x coaceral ?
    Wagner Pinho
    Jimny 2012 Street Bf Goodrich All Terrain 215/75/15

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Expedição Jalapão 2015
      Por Mtportilho no fórum Passeios
      Respostas: 51
      Última resposta: 24/08/2015, 21:18
    2. Relato de Viagem @ Brasília - Maceió 05/2013 (Pt 01/02)
      Por JointMan no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 5
      Última resposta: 30/05/2013, 19:54
    3. Projetinho: Brasília/Maceió - Maio 2013
      Por JointMan no fórum Planejamento
      Respostas: 27
      Última resposta: 19/05/2013, 17:26
    4. Brasília - Maceió (Maio 2013)
      Por JointMan no fórum Planejamento
      Respostas: 5
      Última resposta: 19/02/2013, 18:06
    5. Jalapão - Dezembro de 2009 (ajuda com trilha)
      Por axel no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 14
      Última resposta: 16/06/2010, 12:56

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade