x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário
    Entrada
    25/11/2007
    Idade
    44
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0

    GNV em longas viagens




    Bom dia pessoal,

    Estou iniciando o planejamento para uma longa viagem/expedição, ainda sem roteiro definido, mas antes de dar os próximos passos em relação a planejamento e preparação do veículo (Pajero TR4), gostaria de saber se alguém já viajou faz uma longa viagem com GNV, é fácil de encontrar fora do Brasil, já passei por Uruguay, Argentina e Chile, mas sinceramente não reparei se há GNV nesses países até porque eu não precisava....rs

    Ainda não tenho GNV no carro, nem sei como seria o comportamento dele com esse combustível, estou estudando essa possibilidade caso seja fácil encontrar o combustível em outros lugares e se isso trouxer uma economia significativa para a viagem além de compensar os custos de instalação.

    Caso já tenha algum tópico igual no fórum, peço desculpas e por favor me indiquem o link.

    Obrigado.

  • #2
    Usuário Avatar de luizcarlosw
    Entrada
    21/03/2017
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    41
    Posts
    190
    Agradecimentos: 21
    No seu caso o principal problema será pouco espaço disponível para cilindros de GNV na TR4 e assim baixa autonomia, necessita de mais paradas e agrava muito o detalhe de haver poucos postos de GNV.

    Uso 13cm cúbicos na Tracker o que me dá ~140Km de autonomia, na gasolina são ~500Km/600Km. Não é todo lugar que possui GNV, cidades pequenas quando tem é apenas 1 posto da cidade, sem você não anotar os locais que possuem GNV na sua rota o que economizou vai gastar de gasolina só para achar o posto.

    Rotas acima de 140Km geralmente quando acaba vou rodando o restante na gasolina até achar uma placa GNV na beira da estrada, não compensa ficar catando posto dentro das cidades.

    Entrando no assunto dos outros países, me corrijam por favor , mas na argentina parece que a pressão é diferente, assim fora o comentado acima tem de dar uma mudada em algo.

    Enfim, com TR4 não vejo uma boa longas viagens com GNV, se fosse uma Ranger com vários cilindros, uma Dakota, Blazer para ter mais autonomia ajuda bastante.
    Tracker/Grand Vitara 2.0 08 - lift 1"

  • #3
    Usuário
    Entrada
    25/11/2007
    Idade
    44
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por adslima Ver Post
    Bom dia pessoal,

    Estou iniciando o planejamento para uma longa viagem/expedição, ainda sem roteiro definido, mas antes de dar os próximos passos em relação a planejamento e preparação do veículo (Pajero TR4), gostaria de saber se alguém já viajou faz uma longa viagem com GNV, é fácil de encontrar fora do Brasil, já passei por Uruguay, Argentina e Chile, mas sinceramente não reparei se há GNV nesses países até porque eu não precisava....rs

    Ainda não tenho GNV no carro, nem sei como seria o comportamento dele com esse combustível, estou estudando essa possibilidade caso seja fácil encontrar o combustível em outros lugares e se isso trouxer uma economia significativa para a viagem além de compensar os custos de instalação.

    Caso já tenha algum tópico igual no fórum, peço desculpas e por favor me indiquem o link.

    Obrigado.
    Citação Postado originalmente por luizcarlosw Ver Post
    No seu caso o principal problema será pouco espaço disponível para cilindros de GNV na TR4 e assim baixa autonomia, necessita de mais paradas e agrava muito o detalhe de haver poucos postos de GNV.

    Uso 13cm cúbicos na Tracker o que me dá ~140Km de autonomia, na gasolina são ~500Km/600Km. Não é todo lugar que possui GNV, cidades pequenas quando tem é apenas 1 posto da cidade, sem você não anotar os locais que possuem GNV na sua rota o que economizou vai gastar de gasolina só para achar o posto.

    Rotas acima de 140Km geralmente quando acaba vou rodando o restante na gasolina até achar uma placa GNV na beira da estrada, não compensa ficar catando posto dentro das cidades.

    Entrando no assunto dos outros países, me corrijam por favor , mas na argentina parece que a pressão é diferente, assim fora o comentado acima tem de dar uma mudada em algo.

    Enfim, com TR4 não vejo uma boa longas viagens com GNV, se fosse uma Ranger com vários cilindros, uma Dakota, Blazer para ter mais autonomia ajuda bastante.
    Luiz Carlos,
    Obrigado pela resposta, sobre a autonomia da TR4 realmente é baixa, procurei na internet sobre a instalação do GNV e não fiquei muito animado, mas enfim, a ideia é poder economizar....rs

    Sobre a pressão diferente, obrigado pelo alerta, isso eu desconhecia completamente, vou pesquisar mais...

  • #4
    Eu não recomendo. É uma adaptação e o que não se gasta em combustível, gasta em manutenção preventiva, quando não, corretiva. Já tive, não quero mais. Se precisar, uso, mas não quero.

    Li relatos de viajantes que o GNV em alguns países do Mercosul era subsidiado, portanto, restrito para quem morava no país. Procurei o post, mas não achei.

  • #5
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Citação Postado originalmente por digaum.fbg Ver Post
    Li relatos de viajantes que o GNV em alguns países do Mercosul era subsidiado, portanto, restrito para quem morava no país. Procurei o post, mas não achei.
    Eu li isso também, aqui no fórum.
    Na Argentina não abastecem carros estrangeiros com gás.

  • #6
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Eu li isso também, aqui no fórum.
    Na Argentina não abastecem carros estrangeiros com gás.
    Lembro de algum comentário de que a válvula de abastecimento brasileira é diferente.

  • #7
    Usuário Avatar de Amostardeiro
    Entrada
    28/10/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    67
    Posts
    1,795
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por digaum.fbg Ver Post
    Eu não recomendo. É uma adaptação e o que não se gasta em combustível, gasta em manutenção preventiva, quando não, corretiva. Já tive, não quero mais. Se precisar, uso, mas não quero.

    Li relatos de viajantes que o GNV em alguns países do Mercosul era subsidiado, portanto, restrito para quem morava no país. Procurei o post, mas não achei.
    X2 , nunca tive e nem quero.

    Abs
    Antonio - PU3VAP
    USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
    XJ 97 AT, lift 3"+ 31"+bloqueio+guincho 9klbs, Defender 110 2002.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    25/11/2007
    Idade
    44
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Ressuscitando o tópico para não abrir outro.....kkkkk

    Pessoal, obrigado pela contribuição, desconsiderando o GNV e pensando em aumentar a autonomia, alguém já fez ou teve noticias de alguma TR4 com alguma adaptação para aumentar o tanque, talvez um segundo tanque fixado abaixo do porta malas (no mesmo local onde é fixado o cilindro do gnv na parte inferior).

    Considerando as adaptações para abastecer no mesmo bocal do tanque original, bomba de combustível, etc... teria algum problema técnico ou prático em fazer isso?

    Obrigado

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Bancos para longas viagens?
      Por VSilva1978 no fórum Veículos e Preparação
      Respostas: 4
      Última resposta: 22/12/2014, 10:28
    2. Niva vs. Viagens Longas
      Por pedrodoniva no fórum Niva
      Respostas: 93
      Última resposta: 10/08/2010, 11:37
    3. Respostas: 5
      Última resposta: 26/06/2010, 18:52
    4. RURAL 4x4 p/ longas viagens
      Por Tarcisio Pinheiro no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 1
      Última resposta: 25/09/2007, 09:50
    5. Viagens longas: Pneus com ou sem câmaras???
      Por rafaelgdl no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 3
      Última resposta: 16/11/2005, 15:27

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade