x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1
    Usuário
    Entrada
    22/10/2017
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    39
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Salvador - Jalapão - Chapada dos Veadeiros




    Amigos, estou reunindo informação para essa viagem:
    Equipamento: Pajero TR4 - 2011 AT 4x4. Original. Com pneus novos originais, ATR 225-65-R17.
    Roteiro:

    saida 25/12 Juazeiro BA - Mateiros TO
    saida 28/12 Mateiros TO - São Jorge GO
    saida 02/12 São Jorge GO - Salvador BA

    Alguém com previsão de embarcar no mesmo período?

  • #2
    Usuário
    Entrada
    22/09/2017
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    51
    Posts
    22
    Agradecimentos: 0
    Vou sair 20/01 de Curitiba com GV3 4x4 2.0 original.... Também estou começando a estudar roteiro, atrações, custo, etc....
    Vou eu, esposa e filha adolescente.
    Ainda não decidi, por exemplo, se de Brasília, onde passarei a segunda noite, vou em direção a Ponte Alta para aproveitar as atrações próximas, ou se sigo direto para Mateiros por Dianópolis ou até mesmo pela Bahia, passando por Luiz Eduardo Magalhães....

  • #3
    Usuário Avatar de Engels Kbça
    Entrada
    14/06/2005
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    63
    Posts
    1,389
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por EdilsonStecca Ver Post
    Vou sair 20/01 de Curitiba com GV3 4x4 2.0 original.... Também estou começando a estudar roteiro, atrações, custo, etc....
    Vou eu, esposa e filha adolescente.
    Ainda não decidi, por exemplo, se de Brasília, onde passarei a segunda noite, vou em direção a Ponte Alta para aproveitar as atrações próximas, ou se sigo direto para Mateiros por Dianópolis ou até mesmo pela Bahia, passando por Luiz Eduardo Magalhães....

    Uma opção seria seguir por Dianópolis, depois seguir pela TO-476, até Rio da Conceição, depois TO-477, onde tem acesso a Cachoeira da Fumaça, de lá seguir para Ponte Alta, de onde começa as atrações do Jalapão.

    Engels
    SW4 -2000 TD3.0- Ironman - General Grabber AT2 265 /70 - 16

  • #4
    Edilson,

    Concordo com o Engels..., mas colocaria mais um temperinho histórico...

    Se vai dormir em Brasília, siga para Natividade/TO e depois pega sentido Dianópolis, dorme em Dianópolis e no dia seguinte inicia sua subida para Rio da Conceição, Cachoeira da Fumaça e bem vindo ao Jalapão!!!

    Pq Natividade?!
    Dá uma pesquisada para ver se ter agrada.
    Eu passei por lá quando fiz essa rota e recomendo a todos!
    Por mais que faça um pequeno desvio, a estrada estava boa, e depois de muitos km só rodando, já vale um passeio histórico de uma cidade que vc nunca imaginou ter no meio do Tocantins...mas é uma cidadezinha bem pitoresca com ruínas, igrejas históricas, ourives, e uma fábrica de sequilhos artesanais no pé da igreja...

    Dá tempo tranquilho e dorme em Dianópolis, ainda antes de entrar na cidade, perto do trevo temo Hotel Itália, e nesse mesmo trevo de frente ao posto, tem um botecão de estrada "Galinhada do Bento"...Vale a pena o evento...
    O hotel Itália já esta na rodovia que sobe para Rio da Conceição, assim não precisa ir até Dianópolis (que não tem nada pra ver...)
    No dia seguinte já se considere fazendo o Jalapão... fará cachoeira da fumaça e outras, até o Ponte Alta e fazendo sem pressa ainda chega antes do por do sol na pedra furada...

    Qualquer dúvida só gritar!

    T+

  • #5
    Usuário
    Entrada
    22/09/2017
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    51
    Posts
    22
    Agradecimentos: 0
    Engels e Paulo, obrigado pelas dicas.

    Paulo... gostei dessa idéia de visitar Natividade... primeira vez que ouço falar, mas pelas fotos é mais um lugar que tenho que conhecer.

    Meu problema vai ser tempo. Consegui conciliar minhas férias com o da minha esposa de 20/01 a 31/01/2018... dia 1/2/2018 ela já tem que trabalhar... São 12 dias, dos quais 6 são para ir e voltar, sempre parando em Campinas e Brasília para economizar no hotel, hehehe. Tenho parentes nestas cidades. Mesmo porque acho que não consigo fazer Curitiba -> Ponte Alta do Tocantins em 2 dias apenas... muito cansativo.... ninguém merece 2 dias dirigindo 12 horas direto.... minha esposa tem receio de dirigir em rodovias... então sobra para mim mesmo... Quem sabe ela ajuda quando chegar nas estradas de terra... menos movimento.
    Penso também em parar em algum lugar do Jalapão e descansar (descansar mesmo) 1 dia sem longos trechos... tipo dormir até o meio dia mesmo, senão me arrebento, hehhe... já não sou o mesmo de 20 anos atras...

    Bom... é isso pessoal... meu tempo, que já era pouco, ficou mais apertado graças ao pessoal do fórum , pois agora vou ter que conhecer Natividade... mas acho que vale... talvez corte Ponte Alta do roteiro e vá da Cachoeira da Fumaça direto para Mateiros (trecho maior, mas aí já vou estar próximo das principais atrações do Jalapão).

    Pelo que andei pesquisando, Ponte Alta tem os atrativos que menos chamam minha atenção (bonitos, mas se tiver que escolher, prefiro os próximo a Mateiros e São Felix).

    Vou postando meu roteiro.
    Calculo gastar entre 8k e 9k, 3 pessoas, dos quais 3k só de combustível (a Vitarona bebe bem)... Calculando uns 5.5k km rodados, consumo de 8 km/l (na estrada uns 9, mas lá na terra acho que deve fazer uns 7 a 8... não mais). Hotéis ainda não pesquisei preço, e atrativos estou calculando 25 por atração... não sei se é por aí. Refeições, pelas minhas experiências neste tipo de viagem, acaba sendo café da manhã nas pousadas, lanche no almoço e um jantar em algum restaurante, próximo das pousadas. Também não me decidi se vou acampar... vou levar barraca, mas tenho que convencer a esposa... eu e minha filha gostamos, mas minha esposa sempre tem um pé atras com acampamentos..... vamos ver se consigo fazer a cabeça dela até janeiro , ver se ganho na conversa, hehehe...

  • #6
    Edilson, que bom que curtiu a ideia!

    Seu tempo é curto, mas não pouco...

    O trecho de Ponte Alta até Mateiros, já é a diversão (Cânion Sussuapara, Lageado, Cachoeira da Velha, e outras pelo caminho... pode acampar no Camping do Rio Novo). Dia seguinte, curte um banho de rio no camping, sai sem pressa para Mateiros, no caminho já faz as Dunas, serra do espirito santo (o por o sol nas dunas é bem bonito, mas não sei se conseguirá pelo tempo que tem). Dorme em Mateiros e no dia seguinte faz os fervedouros. No dia seguinte já teria que tomar rumo para Dianópolis, via pedra da Baliza, ou retornar pelo mesmo caminho... Aí vai do gosto...

    Acho que está na hora de eu voltar pra lá! hehe

    Boa sorte!

    T+

  • #7
    Usuário
    Entrada
    08/10/2017
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Paulo André BR Ver Post
    Edilson, que bom que curtiu a ideia!

    Seu tempo é curto, mas não pouco...

    O trecho de Ponte Alta até Mateiros, já é a diversão (Cânion Sussuapara, Lageado, Cachoeira da Velha, e outras pelo caminho... pode acampar no Camping do Rio Novo). Dia seguinte, curte um banho de rio no camping, sai sem pressa para Mateiros, no caminho já faz as Dunas, serra do espirito santo (o por o sol nas dunas é bem bonito, mas não sei se conseguirá pelo tempo que tem). Dorme em Mateiros e no dia seguinte faz os fervedouros. No dia seguinte já teria que tomar rumo para Dianópolis, via pedra da Baliza, ou retornar pelo mesmo caminho... Aí vai do gosto...

    T+
    Para visitar esses pontos todos que citou, sabe quantos km de terra? Qual o nível de dificuldade das trilhas? E principalmente, existe combustível (gasolina) disponível nesse roteiro? Lí alguns relatos dizendo que conseguir lugar para abastecimento por lá não é tão fácil... Isso está correto? Tenho uma TR4 2005 com um tanque de 55lts... Ela deve fazer, no 4x4com bloqueio, uns 4,0 à 4,5Km/l...

  • #8
    Usuário Avatar de Engels Kbça
    Entrada
    14/06/2005
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    63
    Posts
    1,389
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por lortiz Ver Post
    Para visitar esses pontos todos que citou, sabe quantos km de terra? Qual o nível de dificuldade das trilhas? E principalmente, existe combustível (gasolina) disponível nesse roteiro? Lí alguns relatos dizendo que conseguir lugar para abastecimento por lá não é tão fácil... Isso está correto? Tenho uma TR4 2005 com um tanque de 55lts... Ela deve fazer, no 4x4com bloqueio, uns 4,0 à 4,5Km/l...
    A partir de Ponte Alta não tem asfalto, sem chuva não tem dificuldade, chovendo 4x4 passa na boa, tem abastecimento em Ponte Alta e Mateiros.
    SW4 -2000 TD3.0- Ironman - General Grabber AT2 265 /70 - 16

  • #9
    Usuário
    Entrada
    22/09/2017
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    51
    Posts
    22
    Agradecimentos: 0
    lortiz ,não conheço a região, mas pesquisei muito... acho que vai usar pouco o 4x4... a estrada principal qualquer carro 4x2 faz (ok ok.. aqueles golzinhos rebaixados talvez não façam, kkkk), com ou sem chuva, sobrando os perrengues para as estradas que dão acesso às atrações do jalapão, e mesmo assim não são todas que precisam de 4x4, basta o carro ser um pouco mais alto que passa, com exceção das dunas e uma das cachoeiras que é areião puro, aí um 4x4 cairia bem. Combustível também acho que não seja um problema... só lembre que, após Ponte Alta, abasteça sempre que puder. Pelo que sei tem postos em ponte alta, mateiros e até são felix, porém mateiros e são felix o preço é um pouco mais alto e eventualmente pode faltar combustível, então sempre que puder abasteça. (nota: falta de combustível encontro geralmente em relatos mais antigos, acho que hoje em dia esse problema não deva mais ocorrer).


  • #10
    Citação Postado originalmente por lortiz Ver Post
    Para visitar esses pontos todos que citou, sabe quantos km de terra? Qual o nível de dificuldade das trilhas? E principalmente, existe combustível (gasolina) disponível nesse roteiro? Lí alguns relatos dizendo que conseguir lugar para abastecimento por lá não é tão fácil... Isso está correto? Tenho uma TR4 2005 com um tanque de 55lts... Ela deve fazer, no 4x4com bloqueio, uns 4,0 à 4,5Km/l...

    Combustível, já disseram acima...
    Na principal deslancha bem e o consumo não prejudica.

    Se estiver com muita chuva, só fique atento com a profundidade das possas...

    Nas saídas para as atrações, pode sim ser mais divertido...
    Eu atolei a caminho da cachoeira Lageado, estava com muita chuva e os caminhos no areião estavam confusos de seguir, o único carro que avistei esse trecho todo foi aí, uma L200 de turismo. Chovia muito na hora e fui na cola no cara. Acabei entrando devagar (por precaução de não conhecer o terreno e não estar enxergando nada), e atolei!
    Colei o fundo da cherokee..., mas fui salvo pelo Hi-Lift e seus acessórios.
    -p1080595.jpg
    -p1080597.jpg

    Aqui uma das inúmeras pequenas poças no caminho. Essa tive que verificar a profundidade.

    -p1080620.jpg

    A media de consumo da cherokee na viagem toda foi 8,13km/L, num total de 7.400Km.

    São Paulo -> Chapada Veadeiros -> Jalapão -> Chapada Diamantina -> Praia do Espelho -> Belo Horizonte -> São Paulo

    Abraço,

    T+

  • #11
    Ah!

    Já para saída da cachoeira da Velha o areião é fofo e tem facões altos, então tem que ficar atento, assim como para as dunas e para pedra furada.

    Na volta da cachoeira da velha para a principal, se estiver indo sentido Mateiros, tem uma diagonal que é possível pegar sem voltar pela mesma pista até a principal, assim, ganha-se uns km.

    Pra quem ainda não foi pro Jalapão, está na hora!
    A Novelinha da Grobo, pelo que entendi é toda filmada lá, então já viu né!!!!

    Boa sorte!

    T+

  • #12
    Usuário
    Entrada
    22/09/2017
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    51
    Posts
    22
    Agradecimentos: 0
    Paulo André BR, pelas fotos vi que você atolou em um trilho diferente do principal. Em caso de desconhecimento da estrada, não é melhor seguir o caminho mais batido? Mesmo que a primeira vista pareça pior? Meu raciocínio é que se passou bastante carros por ali, não teria por que o seu ao passar tem em, certo?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. TrackLog Jalapão e Chapada dos Veadeiros
      Por Bruno cf no fórum Planejamento
      Respostas: 34
      Última resposta: 05/12/2014, 21:00
    2. Chapada Diamantina, Jalapão e Chapada dos Veadeiros - Julho / Agosto de 2012
      Por roberto.cardoso@ig.com.br no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 20
      Última resposta: 18/12/2013, 14:19
    3. Expedição CHAPADA DOS VEADEIROS - JALAPÃO
      Por Xavier4x4 no fórum Planejamento
      Respostas: 17
      Última resposta: 14/10/2012, 20:43
    4. Jalapao e chapada dos veadeiros junho de2012
      Por vinicius10 no fórum Planejamento
      Respostas: 261
      Última resposta: 07/08/2012, 08:47

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade