x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23
  • #1
    Usuário
    Entrada
    03/12/2014
    Local
    Uberlândia/MG
    Idade
    39
    Posts
    173
    Agradecimentos: 5

    Bolívia, Peru, Atacama e NOA




    Boa tarde amigos!!

    Esse ano pude curtir a Patagônia até Ushuaia, voltando pela Carretera Austral. Para 2018 já estou ansioso para pegar estrada de novo e gostaria da opinião dos amigos para me ajudar no roteiro aí.

    A ideia é entrar na Bolívia por Corumbá, seguir até La Paz, depois Cusco/Machu Picchu, voltar sentido Uyuni, Atacama e depois região do NOA, passando por Antofagasta de la Sierra e Cafayate.

    Li muuuuitos relatos aqui do forum para montar esse roteiro e algumas coisas estão fora aí, por exemplo: outras atrações do Peru, Iquique, Antofagasta, Chañaral, Paso San Francisco, Tucumán, Salta. Gostaria que avaliassem se vale a pena manter esse roteiro ou há algo imperdível aí que não considerei.

    Veja que preenchi todos os 33 dias que tenho disponibilidade, mas é claro que pode haver imprevistos e tal. Eu costumo preencher todos os dias disponíveis e excluir algo no meio do caminho caso haja necessidade.

    De qualquer me ajudem pois os dilemas são enormes aqui kkkkkkk



    Dia Semana KM Horas Minutos Origem Destino Observações
    1 30/03/18 sex 1,187 14 0.30 Uberlândia Corumbá Sair dia 29/03 depois do trabalho. Dormir no caminho para dar tempo de fazer a Estrada Parque até Corumbá
    2 31/03/18 sáb 658 8 0.13 Corumbá Santa Cruz de la Sierra Sair cedo de Corumbá para dar tempo de visitar as Lomas de Arena Regional Park (dunas de areia)
    3 01/04/18 dom 849 15 0.00 Santa Cruz de la Sierra La Paz Passando por Cochabamba, ruta 4
    4 02/04/18 seg 100 2 0.07 La Paz
    Passeio na cidade (Praça Murillo e rua Jaen, Valle la Luna, Muela del Diablo, Tirar foto do Illimani a partir da cidade, Mirador Kili Kili no anoitecer)
    5 03/04/18 ter 0

    La Paz Chillco Trekking El Choro (3 dias) - Trilhas Incas, ver tracklog
    6 04/04/18 qua 0

    La Paz
    Trekking El Choro (3 dias) - Trilhas Incas, ver tracklog
    7 05/04/18 qui 100

    La Paz
    Trekking El Choro (3 dias) - Trilhas Incas, ver tracklog
    8 06/04/18 sex


    La Paz
    Sítio arqueológico Tiwanaku e Puma Punku
    9 07/04/18 sáb 643 12 0.22 La Paz Cusco
    10 08/04/18 dom 100

    Cusco
    City Tour (Ruínas Saqsaywaman, antigo tempo Qoricancha, etc.)
    11 09/04/18 seg 89 2
    Cusco Ollantaytambo
    Passando por Valle Sagrado
    Manhã:
    Tarde: Sentido início do trekking Salcantay passar por Valle Sagrado, Ollantaytambo (deixar o carro nesta cidade, aonde o trem possa retornar desde Águas Calientes). Ir de ônibus até Mollepata.
    12 10/04/18 ter


    Machu Picchu Soray pampa
    20km (subida)
    Trekking Salcantay 4 dias ou Inca Trail (necessário reserva antecipada e contratação de guia local)
    13 11/04/18 qua


    Machu Picchu Chaullay
    20km (8km subida)
    Trekking Salcantay 4 dias ou Inca Trail (necessário reserva antecipada e contratação de guia local)
    14 12/04/18 qui


    Machu Picchu La Playa
    18km (descida)
    Trekking Salcantay 4 dias ou Inca Trail (necessário reserva antecipada e contratação de guia local)
    15 13/04/18 sex


    Machu Picchu Águas Calientes
    28km (7km subida)
    Trekking Salcantay 4 dias ou Inca Trail (necessário reserva antecipada e contratação de guia local). Dormir em Águas Calientes, foto do amanhecer no santuário.
    16 14/04/18 sáb 702 12
    Águas Calientes /
    Ollantaytambo
    La Paz
    17 15/04/18 dom 519 7 0.30 La Paz Colchani Sair cedo para dormir chegar em Colchani. Opção de já chegar direto no hotel de sal, provavelmente dormindo lá.
    18 16/04/18 seg 226 3 0.52 Colchani Laguna Cañapa Acordar bem cedo para ver o sol nascendo na Isla Incahuasi. Seguir para Laguna Cañapa ou Laguna Hedionda, dormir no pequeno hotel. Visitar o cemitério de trens em Uyuni quando estiver indo sentido Laguna Cañapa. Atrativos: Vulcão Ollague (divisa com Chile, póximo à ruta 701 na Arg);
    19 17/04/18 ter 133 2 0.62 Laguna Cañapa Laguna Colorada Arbol de Piedra e Laguna Colorada. Camihar até um ponto mais alto para fotografia da laguna.
    20 18/04/18 qua 52 1
    Laguna Colorada Termas de Polques Termas de Polques e Salar de Chalviri, Sol de la Mañana (o ideal é tirar a foto bem cedo, no sol da manhã), Arbol de Piedra.
    21 19/04/18 qui 96 2 0.20 Termas de Polques Atacama Entrar no Chile via Reserva Nacional Eduardo Avaroa - valor de 150 bolivianos (Hito Cajón). Laguna Blanca, Laguna Verde. Em Atacama ir até Vale de La Luna no entardecer (2500 pesos). Aduana: -22.440879, -67.805904
    22 20/04/18 sex 200

    Atacama
    Sentido Paso Sico (ruta 23), passando pelas Lagunas Altiplanicas, Salar de Talar e Valle de Jere (oasis). Laguna Miscanti y Miñiques (2500 pesos), Salar de Talar/Piedras Rojas.
    23 21/04/18 sáb 200

    Atacama CASO NECESSÁRIO, REDUZIR UM DIA EM ATACAMA Vale de La Luna (amanhecer), Mirador de Kari (Piedra del Coyote, de preferência no entardecer), Cordillera de la Sal, Lagunas Chaxa (2000 pesos) - Manhã - e Cejar (15000 pesos) e Ojos del Salar (Tarde)
    24 22/04/18 dom 200

    Atacama
    Ruta B-245 ao norte. Termas de Puritana (15000 pesos), Gêiseres del Tatio (manhã), e Vale de la Muerte (ver tracklog). Curtir final de tarde na cidade, conhecendo o museo del meteorito.
    25 23/04/18 seg 600

    Atacama Tolar Grande (ver tracklog do Puna Argentino) Sentido Paso Jama (ruta 27), passando por Monges de la Pacana, Catedrales de Piedra, Salar de Águas Calientes, Salar de Tara (Reserva Nacional los Flamencos) e salar de Pocitos (chegando em Tolar Grande)
    26 24/04/18 ter 250

    Tolar Grande Antofagasta de las Sierras Passar pelo salar de Antofalla e salar del Diablo (desierto del Diablo). Visitar Petrolifos (desenho nas pedras) e subir vulcão para ver a vista.
    27 25/04/18 qua 406 7 0.58 Antofagasta de las Sierras Cafayate Sair cedo. Depois de Antofagasta, Vulcão la alombrera (ver outros), em El Peñon, desviar para Campo de Piedra Pomez. Depois voltar pela Ruta 40, sentido Cafayate. No caminho, passar pelas Ruínas de los Quilmes.
    28 26/04/18 qui


    Cafayate
    .....
    29 27/04/18 sex 457 9 0.82 Cafayate Purmamarca Via Ruta 40 (rípio), passar por Salinas Grandes até Purmamarca. Opções de atração no caminho: Quebrada de Las Conchas (desvio na ruta 68); Quebrada de Las Flechas; Em Pumamarca fotos do Cerro de Siete Colores e o Paseo de los Colorados, 5km (ver tracklog) no entardecer.
    30 28/04/18 sáb 300 6
    Purmamarca
    Fotos do Cerro de Siete Colores e o Paseo de los Colorados, 5km (ver tracklog) no amanhecer. Visitar Maimará e Pucará de Tilcara (pirâmide, 27km da cidade). Seguir para Iruya (pequena cidade nos Andes) e tentar retornar no mesmo dia ainda. Se sobrar tempo conhecer a cidade e visitar o mercado principal.
    31 29/04/18 dom 911 11 0.17 Purmamarca Resistência Passando por Purmamarca e San Salvador de Jujuy
    32 30/04/18 seg 778 9 0.85 Resistência Cascavel
    33 01/05/18 ter 1,013 12 0.63 Cascavel Uberlândia
    10,768 134 5

  • #2
    Usuário
    Entrada
    03/12/2014
    Local
    Uberlândia/MG
    Idade
    39
    Posts
    173
    Agradecimentos: 5
    Perdão pelo tamanho da tabela pessoal, devia ter tirado a última coluna...

  • #3
    Usuário
    Entrada
    26/06/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    58
    Posts
    2,029
    Agradecimentos: 20
    Cacetada, que baita roteiro.

    Muito legal companheiro. A dois anos fui ao Atacama e fiz Uyuni com empresa de turismo, 4 dias.

    Vou acompanhar o planejamento. Quero ir a Machu Picchu em Janeiro.

    Abç.
    Marcelo J. Manente

  • #4
    Usuário
    Entrada
    03/12/2014
    Local
    Uberlândia/MG
    Idade
    39
    Posts
    173
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por xexelo Ver Post
    Cacetada, que baita roteiro.

    Muito legal companheiro. A dois anos fui ao Atacama e fiz Uyuni com empresa de turismo, 4 dias.

    Vou acompanhar o planejamento. Quero ir a Machu Picchu em Janeiro.

    Abç.
    kkkkk eu sei Xexelo, li todo o seu relato. Aliás, li vários relatos seus aqui, tem me ajudado bastante.
    Eu devo ir em abril/18 ainda, então vc vai curtir lá em Machu Picchu primeiro que eu. Pelo que tenho pesquisado é melhor ir de carro até Ollantaytambo e estacionar o carro lá para pegar o trem, parece que tem um bom estacionamento. Como pensa em fazer?

  • #5
    Usuário
    Entrada
    26/06/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    58
    Posts
    2,029
    Agradecimentos: 20
    Citação Postado originalmente por Gustavo Couto Ver Post
    kkkkk eu sei Xexelo, li todo o seu relato. Aliás, li vários relatos seus aqui, tem me ajudado bastante.
    Eu devo ir em abril/18 ainda, então vc vai curtir lá em Machu Picchu primeiro que eu. Pelo que tenho pesquisado é melhor ir de carro até Ollantaytambo e estacionar o carro lá para pegar o trem, parece que tem um bom estacionamento. Como pensa em fazer?
    Gustavo,

    Estou entre essa sua ideia ou deixar o carro em Cusco e ir de ônibus até Olan. Vou ver o que é mais viável ainda.

    Abç.
    Marcelo J. Manente

  • #6
    Usuário
    Entrada
    08/02/2016
    Local
    Florianópolis/SC
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Gustavo Couto Ver Post
    kkkkk eu sei Xexelo, li todo o seu relato. Aliás, li vários relatos seus aqui, tem me ajudado bastante.
    Eu devo ir em abril/18 ainda, então vc vai curtir lá em Machu Picchu primeiro que eu. Pelo que tenho pesquisado é melhor ir de carro até Ollantaytambo e estacionar o carro lá para pegar o trem, parece que tem um bom estacionamento. Como pensa em fazer?
    Eae Gustavo blza? Recomendo ir de carro até Ollantaytambo. Tem um estacionamento grande perto das ruínas e da feira. Deixei lá durante o passeio as ruínas, mas para ir a MP deixei no hostel que fiquei. Todos os passeios do Vale Sagrado tem estacionamento, é bem tranquilo e assim curte no seu tempo cada local.

    Fiz um resumo da minha viagem pelo Peru de carro, o vídeo está no link abaixo:

    4X4 Brasil

  • #7
    Gustavo,

    Belo Roteiro!!!

    Em 2014-2015 fizemos Uyuni - NOA - Atacama - NOA.

    Entramos na Bolívia por Corumbá.
    Recomendo fazer toda aduana assim que chegar em Corumbá, assim no dia seguinte, mesmo dormindo em Corumbá, poderá sair cedo e só tocar na estrada. (acho que deve ser possível isso)

    Os Bolivianos adoram uma BURROcracia, perdemos mais de 8h em filas e papeladas.
    Estávamos em 3 carros, por isso demora um pouco mais, mas mesmo se fosse 1 carro só, teria levado umas 6~7h...

    A entrada é feita em 3 etapas:

    1ª- Na própria fronteira faz a entrada da pessoa física (passaporte) - muuuuuita fila, muuuuito calor, nenhuma sombra e muuuuuuita desorganização. Depois de muito tempo e aborrecimento, o passaporte e você estão aptos a entrarem na Bolívia.

    2ª- Metros a frente, num conteiner (com ar trincando lá dentro - mas vc é atendido do lado de fora +/- 42°C - sem nenhuma coberturinha...), faz-se a entrada dos carros. Aqui a burrocracia mostra sua arte. Pedem para olhar tudo, chamam o policial para vistoriar o carro, conferem placas, numero chassis (só protocolo, pois na prática não conferem porra nenhuma e cada um dos 3 carros teve um procedimento diferente...). Xerox disso, daquilo, carimbo aqui, assina alí. etc, etc... De fato precisa dos seguros pagos e acho que tem suas taxas....
    É bom que o motorista seja o proprietário do veículo ou que o proprietário esteja junto no carro, e é feita uma autorização na hora, onde o dono autoriza o motorista a dirigir... Mais carimbos, mais xerox.... e toca pra estrada....


    ....só que não.....



    3ª- Até agora você só tem autorização para você entrar (Passaporte) e para seu CARRO entrar.
    Na lógica deles, vc ainda precisa da autorização para seu carro CIRCULAR, sim acredite, vc gasta preciosas horas com uma documentação que só serve pra dizer que seu carro pode entrar, mas não circular (e ninguém te avisa isso). Se te pegarem na estrada somente com esse documento seu carro pode ser apreendido.
    Como achávamos que tínhamos tudo, caímos na estrada rumo a santa Cruz... em poucos Km de rodovia, um "projeto de corda" toda remendada, começa a subir e descer no meio da estrada, como forma de sinalizar que deveríamos parar..., feita com vários retalhos e trapos, a corda era manuseada por um cidadão, sentado numa velha cadeira de madeira, com os pés na mesa, sob uma cabana de palha. Desconfiamos dessa parada e estávamos preocupados, seria um assalto?!, um golpe?! Como estávamos em 3 carros, arriscamos parar ao invés de atropelar a "corda"...
    De fato era um policial, com uma corrente no pescoço, ostentando o brasão do corinthians...
    Como estávamos seguro de que a documentação estava em ordem, levamos nosso calhamaço de documentos. Todos eles em vão... Nenhum deles convenceu o policial de que poderíamos seguir viagem.

    Depois de muito tentar entender o que o policial tentava nos explicar, chegou um carro do brasil com bolivianos, pararam mostraram a documentação e o policial nos apontou: "é este! este documento que vocês precisam..."
    Enfim os bolivianos que chegaram nos explicaram. Nós precisávamos voltar para a cidade e numa delegacia de trânsito fazer um documento que seria a "Autorização para Circular", retornamos então para Puerto Suárez ou Porto Quijarro (não em recordo), procuramos em toda a cidade a tal delegacia... Depois de mais umas horinhas, estava feita toda documentação...

    Já passava das 16h quando finalmente seguimos para Santa Cruz..., mas alcançamos o destino!
    Estrada boa, toda em concreto! Pista simples e alguns animais na pista. Por isso recomendo não fazer a noite como fizemos.

    Não há muitos postos de combustível. Apenas um maiorzinho, no começo.
    Recomendo tanque cheio sempre!
    Lembre-se que combustível lá é subsidiado então, nós turistas, pagamos o valor cheio (mais caro). O frentista tem que preencher formulário, numero de passaporte, e toda burrocracia deles...(óbvio que eles ficam com preguiça de encher nossos tanques) sendo assim, fique atento pois se estiver com galão extra, eles podem querer enchê-lo, pois no galão é "permitido" (não configura que está abastecendo seu carro), então pagará o valor deles... " bom pra mim bom pra você..." - como eles diziam.
    Porém só poderá colocar o conteúdo do galão fora do posto, senão estará correndo risco. Todo posto é monitorado por câmeras e esses a beiras das estradas normalmente tem militares, então não dá para arriscar....

    Depois conto mais do trecho entre Santa Cruz e Uyuni...

    Boa sorte

    T+

  • #8
    Usuário
    Entrada
    03/12/2014
    Local
    Uberlândia/MG
    Idade
    39
    Posts
    173
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por hlirajunior Ver Post
    Eae Gustavo blza? Recomendo ir de carro até Ollantaytambo. Tem um estacionamento grande perto das ruínas e da feira. Deixei lá durante o passeio as ruínas, mas para ir a MP deixei no hostel que fiquei. Todos os passeios do Vale Sagrado tem estacionamento, é bem tranquilo e assim curte no seu tempo cada local.

    Fiz um resumo da minha viagem pelo Peru de carro, o vídeo está no link abaixo:

    OK hlirajunior, acho que vou fazer isso mesmo que está sugerindo.

    Ótima compilação que você fez da sua viagem, parabéns! Quanto ao Peru eu consegui encaixar o roteiro somente até MP, pois não teria mais tempo para explorar o país. O que você achou de Lima e litoral do pacífico?

  • #9
    Usuário
    Entrada
    03/12/2014
    Local
    Uberlândia/MG
    Idade
    39
    Posts
    173
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Paulo André BR Ver Post
    Gustavo,

    Belo Roteiro!!!

    Em 2014-2015 fizemos Uyuni - NOA - Atacama - NOA.

    Entramos na Bolívia por Corumbá.
    Recomendo fazer toda aduana assim que chegar em Corumbá, assim no dia seguinte, mesmo dormindo em Corumbá, poderá sair cedo e só tocar na estrada. (acho que deve ser possível isso)

    ......
    Oh loco, quanta tortura Paulo André. Será que é sempre assim? Outras pessoas aqui que já foram podem falar mais a respeito?

  • #10
    Usuário Avatar de Acreano
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Rio Branco/Goiânia/AC
    Posts
    759
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Gustavo Couto Ver Post
    Oh loco, quanta tortura Paulo André. Será que é sempre assim? Outras pessoas aqui que já foram podem falar mais a respeito?

    É assim mesmo e poderia ter sido pior. No meu caso, em Desaguadero na fronteira com o Peru, fomos submetidos a isso tudo e mesmo com tudo correto, o policial pediu a famosa propina. Disse que era para comprar velas pra santa que tinha no posto.
    Por essa e outras, que não vou mais na Bolívia.
    Atual S10 CD 4x4 LTZ 17/18; S10 LTZ CD 4x4 14/15; S10 LT 4x4 CD 12/13; Ex Frontier Le 10/11 MT; e outras.

  • #11
    Gustavo,

    Só quem já passou pela Bolívia sabe a capacidade deles, hehehe.
    Respeitando a cultura do país, lindo por sinal, mas culturalmente muito carente.
    Eles fazem as coisas sem saber por que estão fazendo, não explicam, não cumprem o combinado. Parece que não se questionam (do policial ao garçom e dono dos estabelecimentos)... Não quero denegrir o povo boliviano, muito menos ser injusto generalizando o povo em função da experiência que tivemos, muito pelo contrário, acho que faz parte da cultura, sei lá... por isso que viajamos, para conhecer cada povo, cada cultura.
    Mas existem muitos relatos de perrengue em função dessa "Lógica" boliviana, somada ao estilo Latino de querer ganhar uma vantagem.

    Lá, nós brincávamos que o padrão boliviano é não ter padrão... cada pedágio era cobrado de um jeito, um tinha recibo outro era um papel ridículo, mas que devia ser mostrado no seguinte... Um fazia um picote no papel, o outro um visto... Cada posto abastecia de um modo diferente, outros nem abasteciam... Uns desligavam o sistema de monitoramento e abasteciam num valor intermediário entre locais e estrangeiros...

    E minha esposa, que já tinha passado pela Bolívia 10 anos antes, manteve a impressão inicial dela:

    "...a Bolívia é um dos poucos países que quando visitamos, achamos o Brasil ótimo..." hehehe

    Voltando ao seu roteiro, esteja preparado psicologicamente para tantas entradas na bolivia.
    Entrar e sair do pais é sempre demorado. Ainda mais em fronteiras não comuns dessa travessia.

    Nós saímos da bolivia pelo sul, fronteira com argentina (Villazón x La Quiaca).
    Trecho do Uyuni até lá, lindíssimo, cânions, altitude, animal! E ninguém fala nada sobre esse trecho (grande parte de terra/areia)...
    Nessa fronteira, foi rápido, só 4h, rsrs
    Já estávamos preparado psicologicamente, e demos um nó na cabeça deles...
    "Como um carro do Brasil está saindo da Bolivia para entrar na Argentina?!?!?!?!" - eles não sabiam qual era o protocolo.
    Havia fila e eles vistoriam o carro todo, inclusive os galões de combustível.

    Uma entrada comum dos brasileiros na Bolivia é pelo Chile (atacama), ali os relatos são mais amenos.... e pelo que entendi, sua saída seria por lá... Mas fique atendo que a entrada e saída em SP do Atacama é feita na cidade, então se entrar por lá acho que deverá finalizar a entrada na aduana da cidade, assim como sua saída para argentina, que dependendo do paso que fizer, não há aduana chilena, então a saída deve ser informada em SPA.

    Boas pesquisas...

    Ah.. que invejinha boa, rsrsr

    T+

  • #12
    Usuário
    Entrada
    03/12/2014
    Local
    Uberlândia/MG
    Idade
    39
    Posts
    173
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Paulo André BR Ver Post
    Gustavo,

    Só quem já passou pela Bolívia sabe a capacidade deles, hehehe.
    Respeitando a cultura do país, lindo por sinal, mas culturalmente muito carente.
    Eles fazem as coisas sem saber por que estão fazendo, não explicam, não cumprem o combinado. Parece que não se questionam (do policial ao garçom e dono dos estabelecimentos)... Não quero denegrir o povo boliviano, muito menos ser injusto generalizando o povo em função da experiência que tivemos, muito pelo contrário, acho que faz parte da cultura, sei lá... por isso que viajamos, para conhecer cada povo, cada cultura.
    Mas existem muitos relatos de perrengue em função dessa "Lógica" boliviana, somada ao estilo Latino de querer ganhar uma vantagem.

    ...
    Paulo André, na saída é mais simples né, ou tem alguma burocracia inexplicável também?

    No roteiro, eu conferi após seus comentários, deixei prazo para atrasos em aduanas, pois já tive algumas experiências no Chile que foram demoradas também, apesar de ter sido bem menos demorada, tipo 1 hora e meia, no máximo.

    Tirando isso, o que acha da ideia de seguir para Bolívia e Peru, para depois descer por Uyuni e fazer Atacama mais NOA em 33 dias? É muito apertado no seu ponto de vista ou dá pra fazer? Quem quiser opinar a respeito fiquem à vontade, essa é minha maior dúvida.

    Abraços.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Expedição BRASIL - BOLIVIA - PERU
      Por Nelson Defender 110 no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 4
      Última resposta: 29/01/2014, 16:14
    2. Peru-Chile-Bolivia-Argentina
      Por hrodrigues no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 5
      Última resposta: 17/05/2011, 18:34
    3. Peru/Bolivia Julho 2010
      Por Cunha03 no fórum Planejamento
      Respostas: 152
      Última resposta: 16/05/2011, 18:44
    4. Peru , Bolivia e Chile em 18 dias
      Por zamboni no fórum Planejamento
      Respostas: 32
      Última resposta: 09/08/2010, 00:39

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade