x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1

    Jalapão — Chapada Diamantina




    Pessoal, preciso de uma ajuda.

    Estou planejando uma viagem de SP—Jalapão— Chapada Diamantina.

    Não estou encontrando informações sobre o trecho entre Mateiros e Lençóis (BA).

    Pelo que vi no Google vou passar por trechos de terra, por fazendas e plantações... Estou um pouco apreensivo com esse trecho.. .

  • #2
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    Rodrigo, já foi nos relatos aqui do forum? Muitos aqui já foram e descreveram como foi o passeio. Qualquer duvida que surgir, escreva no relato de quem foi, que é certo o colega ver a pergunta e responder...ou escreve para o e-mail do colega, pois as vezes ficamos alguns dias sem aparecer pelo forum.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #3
    Usuário Avatar de Zeduardo
    Entrada
    03/09/2016
    Local
    Brasólia/DF
    Idade
    41
    Posts
    27
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Rodrigo TR4 Ver Post
    Pessoal, preciso de uma ajuda.

    Estou planejando uma viagem de SP—Jalapão— Chapada Diamantina.

    Não estou encontrando informações sobre o trecho entre Mateiros e Lençóis (BA).

    Pelo que vi no Google vou passar por trechos de terra, por fazendas e plantações... Estou um pouco apreensivo com esse trecho.. .
    Fala Rodrigo, Beleza?


    Fiz esse trecho de Mateiros até sair na BR-335 que vai dar acesso a Barreiras-BA em dezembro de 2015. Foi relativamente tranquilo... Usei no GPS as rotas do projeto tracksource.... Projeto TrackSource e tirei algumas imagens do Google Earth da região. Na parte das grandes plantações os acessos mudam um pouco... Mas com bom senso e noção de direção da pra se localizar numa boa. Geralmente nessa área tem muito funcionário das plantações e eles também prestam uma ajuda boa.
    O pior trecho mesmo foi entre Coaceral - BA pra BR-335 (depois da parte das plantações). Foram mais de 70 km de um asfalto que parecia a superfície da Lua. Estava tão ruim que os desvios laterais estavam sendo usados como via. Gastei mais tempo nesse trecho eu acho do que nos estradões de Mateiros a Coaceral.

    Estou fazendo o relato dessa viagem na sessão de relatos de viagem.

    Se tiver mais dúvidas fique a vontade pra perguntar.

    Zé Eduardo.

  • #4
    Zé Eduardo, obrigado pela orientação...

    Esse trecho "relativamente tranquilo" era estrada de chão batido em boas condições?

    Vc foi direto pra Barreiras ou passou por Luiz Eduardo Magalhães?

    Qual foi o trajeto até Lençóis?

    Obrigado.

  • #5
    Usuário Avatar de Zeduardo
    Entrada
    03/09/2016
    Local
    Brasólia/DF
    Idade
    41
    Posts
    27
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Rodrigo TR4 Ver Post
    Zé Eduardo, obrigado pela orientação...

    Esse trecho "relativamente tranquilo" era estrada de chão batido em boas condições?

    Vc foi direto pra Barreiras ou passou por Luiz Eduardo Magalhães?

    Qual foi o trajeto até Lençóis?

    Obrigado.
    Opa!

    Rodrigo,

    ...saindo de Mateiros a estrada conta com trechos de costela de vaca (você já vai estar acostumado) e alguns trechos mais lentos de mata fechada. Não lembro de atoleiros ou areiões. É uma região de acesso à fazendas. Depois de uns 40 km aí sim rodamos no meio do cerradão... Sem sinal de civilização. Não tem antena, cerca, nada! A estrada vira um trilho de areia e é bom seguir com o 4x4 acionado, só pra dar segurança. Cuidado também com a velocidade (foi muito confortável guiar nessa trilha). Você vai perceber quando chegar nas plantações... A estrada muda pra chão batido bem firme.... Quase não tem cascalho.

    Mas no geral esse trecho é mais tranquilo do que o trecho que passei entre Ponte Alta e Mateiros.

    De Coaceral até a BR-335 foi o pior trecho que peguei a viagem toda. Muito caminhão, buraco, poeira, calor.... Nem o grupo de emas que avistei da estrada melhorou meu humor. Torço pra que tenho melhorado. Lembro que nos 10 km finais desse trecho tinham máquinas trabalhando arrancando o que sobrou do asfalto ficando aquele cascalho bom de rodar.

    Quando cheguei na BR-335 rumei norte para o Piauí, em direção a Corrente. A BR-335 estava em ótimas condições. Bem movimentada mas bem sinalizada e com várias 3 faixas para ultrapassagem. Acredito que você não terá problemas quando rumar ao sul sentido Formosa do Rio Preto e seguir até Barreiras.

    De Barreiras-BA você vai pegar a BR-242 até a entrada de Lençóis. Dessa vez não andei por ela mas já viajei muito esse trecho. Ultima vez foi em junho do ano passado eu acho. Estava bom, o problema maior é o grande movimento de caminhões e infelizmente muito motoristas ruins.


    Levei metade de um dia até a BR-335. Saí as 8 da manhã de Mateiros.



    Abraço!

    Ze Eduardo

  • #6
    Ze Eduardo, mais uma vez obrigado...

    Não consegui achar Coaceral aqui no google....kkkkk

    Onde começa o asfalto?

    Também utilizo o mapa do Projeto TrackSouce, ele foi fiel nesse trajeto? Principalmente nos trechos de terra próximo as plantações?

    Obrigado.

  • #7
    Rodrigo,

    Fiz esse trajeto somente eu e esposa com uma Cherokee XJ, em 2012.
    Sem GPS, no sistema Old School.

    De Mateiros até a Pedra da Baliza, depois vim descendo seguindo as estradas principais, sempre pareando a divisa TO/BA.
    Chega no asfalto, pouco antes de Luiz Eduardo Magalhães

    Eu tinha minhas anotações e quilometragens aproximadas de cada trecho de terra, que peguei no Google Earth.
    Tinha bússola na carro e mapa rodoviário, simples assim...
    E fiz algo muito incrível que depois do advento do GPS as pessoas esquecem que funciona:
    Perguntar pra quem estiver por perto!
    Sim, não vai cruzar com quase ninguém, mas quando cruzar, mesmo na certeza de estar certo, não custa um cumprimento e uma confirmação de rota: "fala chefe! Tudo bem?! como está a estrada até Luiz Eduardo?! Falta muito?!"

    Numa dessas, em frente a uns silos de grãos, onde caminhoneiros aguardavam, um disse, "pode ir tranquilo, segue por aí...", o outro, olha pra cara do primeiro e pergunta "e aquele trecho?! acha que ele passa?!Sei não?!... Eles se levantaram vieram em direção a XJ, olharam o pneus (Bf - AT) viram o guincho, e falaram, "é acho que não terá problema..."

    Minha esposa ficou receosa e os duendes aqui em festa

    No final era um trecho que 500m tipo transamazônica, onde o carro cabe inteiro dentro do facão, com lama densa.
    "celera jesus, celera minha nossa senhora, celera...." passei sem sustos....
    A circulação sanguínea aumentou, o carro ficou bonito de lama e tempos depois já estava almoçando em Luiz Eduardo Magalhães, e dormindo em Seabra (mais barato que lençóis e no dia seguinte já fiz os atrativos do Norte da Chapada, sem ter que ir e vir..)


    Ví muitos relatos desse trecho de gente que se perde, entra em plantação etc, etc...
    Sinceramente, não sei se eu tive muita sorte, ou as pessoas procuram dificuldade onde não há, ou o GPS leva a erro, sei lá...
    Enfim, tenha o mapa em mente e siga pelas principais, simples.

    Boa viagem!

    T+

  • #8
    Valeu Paulo!!!!

    Sempre as principais......

    Conseguiu fazer o trecho em 1 dia só né?

    Abs

  • #9
    Rodrigo,

    Pelo Google, vc identifica os trechos e bifurcações.
    Faça umas anotações bobas, tipo tantos Km, bifurca, pego esquerda, tantos Km, curva forte direita, e assim vai...
    Só para ter um parâmetro...

    Pouco antes da pista propriamente dita, já terá vestígios de asfalto na descida da serra, visual legal, e verá que hora estará na BA, hora em TO....

    Sim fiz em um dia, bem tranquilo, sem pressa, sai de Mateiros umas 9h, pedra da Baliza as 9:30, asfalto por volta das 13:30 almoçando com calma e chegando para dormir em Seabra ainda em horário tranquilo. Daria para chegar em lençóis numa boa, mas não quisemos, pelos motivos acima.

    Luiz Eduardo e Barreiras são cidades ricas, muita agricultura de alta produtividade.
    Tem boa estrutura de apoio ao longo da pista.

    T+

  • #10
    Obrigado pelas dicas Paulo...

  • #11
    Usuário Avatar de wagner4wd
    Entrada
    02/11/2007
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    50
    Posts
    254
    Agradecimentos: 4
    Rodrigo da uma olhada nesse video publicado dez/2015



    sera que esse é o trecho pra sair na bahia por mateiros...?
    4X4 Brasil
    Wagner Pinho
    Jimny 2012 Street Bf Goodrich All Terrain 215/75/15

  • #12
    Wagner, se for isso .....ja era.....

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Jalapão & Chapada Diamantina
      Por GuilhermeSA no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 12
      Última resposta: 14/05/2016, 13:11
    2. Chapada Diamantina, Jalapão e Chapada dos Veadeiros - Julho / Agosto de 2012
      Por roberto.cardoso@ig.com.br no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 20
      Última resposta: 18/12/2013, 14:19
    3. Respostas: 3
      Última resposta: 23/04/2010, 21:56
    4. Chapada Diamantina / Jalapão
      Por tavio_g no fórum Trilhas
      Respostas: 2
      Última resposta: 22/11/2006, 07:30
    5. Jalapão/Chapada Diamantina 2007
      Por Daniel Engelbrecht no fórum Trilhas
      Respostas: 7
      Última resposta: 14/11/2006, 18:36

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade