x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  • #1
    Usuário Avatar de Marcio Nogueira
    Entrada
    14/08/2009
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    54
    Posts
    472
    Agradecimentos: 0

    Precificação das expedições




    Prezados,

    Ultimamente venho tentando entender como se dá a formação dos preços que as operadoras cobram pela adesão às expedições promovidas, e escrevo aqui para ver se alguém pode prestar algum esclarecimento.

    Quando uma pessoa viaja sozinha e se hospeda em um hotel ou pousada, há a cobrança pela diária single – digamos, R$ 200. Se essa pessoa viaja com o cônjuge, por exemplo, essa diária sobe um pouco (geralmente uns 10 – 15%) pelo quarto duplo. Ou seja, a cobrança é pelo quarto, e não por pessoa. Há um pequeno acréscimo no valor da diária, mas esse valor não dobra.

    Vamos a um exemplo fictício: queria entender o motivo de uma empresa cobrar R$ 5 mil por pessoa por um passeio de 10 dias, sendo que nesse valor estão incluídas as diárias e os serviços da operadora, e esse valor dobra caso haja a participação de uma segunda pessoa ficando no mesmo quarto. Em outras palavras, se eu participar sozinho, pago R$ 5 mil, mas se eu levar a minha esposa, o valor dobra e sobe para R$ 10 mil, sendo que nós ficaremos no mesmo quarto de hotel/pousada. Alguém sabe explicar isso?

    Entendo que a empresa deve cobrar SIM o valor por pessoa pelos serviços prestados, mas qual o motivo de se cobrar dobrado sendo que o aumento no valor da estadia será muito baixo pela pessoa adicional no quarto?

    Não estou contestando nada, apenas procurando entender como a coisa funciona, pois na minha cabeça a conta não fecha.

    Agradeço a quem puder ajudar.
    GVIII 2014 AT 4x4; Lift 3" Rocky Road; Pneus BFG T/A KO 245/75 R16

  • #2
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Não tenho a resposta para sua pergunta, mas te digo qual foi a minha resposta às operadoras quando cotei no inicio do ano uma expedição para o Atacama: "Não obrigado, eu vou por conta própria."

    Fiz a viagem acompanhado de 3 amigos que conheci aqui no 4x4brasil, visitei todos os pontos descritos na propaganda da operador, cujas informações de localização estão disponíveis na internet e gastei menos da metade de valor cobrado.

    É claro que existe toda aquela argumentação acerca das vantagens de viajar assistido por profissionais experientes, etc, etc, mas é tudo uma questão de aceitar ou não o preço cobrado por isso.

    No meu entender esse serviço é voltado para pessoas de bom poder aquisitivo que compraram um 4x4 novo e não tem experiência off-road, nem amigos que os acompanhem numa expedição. Jipeiro vive outra realidade em que o espírito de aventura e as amizades acumuladas no meio compensam a baixa disponibilidade financeira.

  • #3
    Usuário Avatar de Marcio Nogueira
    Entrada
    14/08/2009
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    54
    Posts
    472
    Agradecimentos: 0
    Obrigado, Walter, pelo retorno. Pois é, tô contigo na sua análise. Já fiz diversas expedições, mas é a primeira vez que faço uma cotação com uma empresa - surreal! Só solicitei o valor pq é um passeio que gostaria muito de fazer e está faltando companhia.

    Enfim, tô sempre de olho aqui no fórum também - se pintar eu me manifesto, rsrs...

    Abraço.
    GVIII 2014 AT 4x4; Lift 3" Rocky Road; Pneus BFG T/A KO 245/75 R16

  • #4
    Usuário Avatar de ecoperegrino
    Entrada
    26/02/2009
    Local
    ATIBAIA/SP
    Idade
    75
    Posts
    280
    Agradecimentos: 0
    Na verdade, as operadoras não aceitam solteiro na expedição. Tem que formar par para ocupar acomodação para dois.

  • #5
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    Viajar com operadora deve ser um saco, hora pra isso, ora pra aquilo...não podemos parar aqui, nem ali...temos que manter o itinerário e os horarios...bla, bla, bla.
    Bom é viajar livre...com um planejamento proprio e flexivel.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    27/04/2010
    Local
    Rio De Janeiro/RJ
    Idade
    59
    Posts
    3,077
    Agradecimentos: 12
    Concordo plenamente !
    SW4 95 caveirão

  • #7
    Usuário
    Entrada
    08/02/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    65
    Posts
    158
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Viajar com operadora deve ser um saco, hora pra isso, ora pra aquilo...não podemos parar aqui, nem ali...temos que manter o itinerário e os horarios...bla, bla, bla.
    Bom é viajar livre...com um planejamento proprio e flexivel.
    Também concordo.
    Também já verifiquei o preço da operadoras e conclui que é isso mesmo: destinado a novatos ou ingressantes no mundo 4x4 ou de expedições.
    O medo do desconhecido impera e é disso que vivem as operadoras.
    Para a maioria das pessoas que falo que nós fazemos o que fazemos (viajar mundo afora com seu próprio veículo e de preferência longas viagens tipo expedições), me chamam de louco (uns amenizam, chamam de "corajoso").
    Hoje em dia e no Brasil, o medo impera.
    O medo do desconhecido, do seguro não cobrir, do "se o carro quebrar", de não falar a língua do lugar, do não se adaptar com a culinária, do "viajar sem reservar hotel", etc, etc.
    Hoje em dia, a maioria não vive sem o "pacote das operadoras".
    E o medo de o avião cair, ninguém tem.

    De resto, é isso: para quem gosta de viajar sozinho (ou só com a esposa), faça o roteiro e caia no mundo.
    Para quem prefere companhia, é para isso que existe este fórum; chama o povo, vamos combinar.

    Abraços e todos.....!!!!

  • #8
    Usuário Avatar de Marcio Nogueira
    Entrada
    14/08/2009
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    54
    Posts
    472
    Agradecimentos: 0
    Faltou um "medo" nessa lista aí que considero o mais preocupante: o do assalto.

    Infelizmente o Brasil não está para brincadeira - uma pena.

    No mais, concordo com tudo que está sendo dito.

    Mas mesmo assim queria entender a lógica dessas empresas na hora de anunciarem os seus preços.
    GVIII 2014 AT 4x4; Lift 3" Rocky Road; Pneus BFG T/A KO 245/75 R16

  • #9
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Esse fator do medo ajuda as operadoras no sentido de fazer com que os viajantes aceitem os preços sem questionar ou, até mesmo, sem calcular a diferença do custo da viagem autônoma.
    Embora as viagens das operadoras (ao menos as mais sérias) sejam guiadas por pessoas experientes que fazem a programação levando em conta a segurança (pontos de parada, abastecimento, etc...), um grupo autônomo também torna a viagem mais segura, porque sempre tem alguém com experiência suficiente para fazer um bom planejamento, coisa fácil em tempos de internet cheia de relatos de outros viajantes.
    Sou capaz de afirmar que é mais perigoso andar numa capital, tipo São Paulo, com certos modelos de 4x4 do que nos locais remotos do sertão brasileiro ou deserto andino.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    26/05/2015
    Local
    São José/SC
    Posts
    90
    Agradecimentos: 0
    Acho que tudo de resume à lei da oferta e da procura. Se há quem pague, não há por que reduzir o valor, mesmo que não seja muito racional cobrar por pessoa e não por veículo ou apto nos hotéis.

  • #11
    Usuário Avatar de Marcio Nogueira
    Entrada
    14/08/2009
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    54
    Posts
    472
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por marcelo_henrique Ver Post
    Acho que tudo de resume à lei da oferta e da procura. Se há quem pague, não há por que reduzir o valor, mesmo que não seja muito racional cobrar por pessoa e não por veículo ou apto nos hotéis.
    Pois é... mas aí o que impediria um casal de ocupar dois quartos distintos? Já que cobram por pessoa, pode-se pleitear dois quartos, certo? Colocam a tralha em um (o quarto da bagunça) e ficam no quarto ao lado - o que beira o ridículo, rsrs...

    Sei lá, sigo achando muito estranho isso. Chega a ser um contrassenso, pois desestimula a adesão.
    GVIII 2014 AT 4x4; Lift 3" Rocky Road; Pneus BFG T/A KO 245/75 R16

  • #12
    Usuário
    Entrada
    26/05/2015
    Local
    São José/SC
    Posts
    90
    Agradecimentos: 0
    Concordo com vc Marcio.

    Pesquisei recentemente esse serviço, mas achei muito caro.

    Quase da pra pagar a viagem de outro veículo.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Sites de expedições
      Por valeriano no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 47
      Última resposta: 13/02/2013, 11:04
    2. Respostas: 1
      Última resposta: 10/03/2009, 13:57
    3. Eco Expedições - Calendário de Expedições 4x4 para 2009 e 2010
      Por Dalmo Iglesias no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 0
      Última resposta: 14/01/2009, 13:47
    4. Respostas: 0
      Última resposta: 14/01/2009, 13:42
    5. Expedições ATV
      Por Loras no fórum Quadriciclos / ATVs
      Respostas: 20
      Última resposta: 09/11/2008, 13:40

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade