x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 39
  • #1

    Question Policia e fiscalização de Documento Picape Aberta ou Fechada!?




    Ola.

    Hoje aconteceu algo que me pegou de surpresa!!!
    Tenho uma Hilux Cab Dupla 2010 e recentemente coloquei uma capota de fibra na altura da cabine (Marca Walumar).
    Estava na Castelo Branco sentido São Paulo e a Policia Rodoviária que fica na altura de Santana do Parnaíba (saída da Aldeia da Serra) mandou parar!!!
    Blz, meus docs estão 100% em dia, mas!!!

    Primeira coisa que o guarda perguntou "-Seu carro é carga aberta ou fechada?"
    Como assim?
    O documento da minha hilux esta escrito "picape cab. dupla aberta".
    O guarda me informou que eu deveria regularizar o documento pois instalei a capota de fibra.
    Que aquele documento irregular dava inclusive apreensão do veiculo.

    Agora eu me pergunto! Eu não ando 100% do tempo com esta capota pois as vezes eu retiro dependo da carga que levo.
    O que eu faço agora compro + uma hilux? Ou toda vez que coloco ou retiro a capota preciso gastar uma grana com o despachante?

    Alguem ja teve este problema?

    PS: O policial não me multou.
    Danilo -
    São Paulo - SP - Mooca...

  • #2
    Usuário Avatar de Moisés S.M
    Entrada
    13/08/2004
    Local
    Porto Alegre RS/RS
    Idade
    38
    Posts
    1,426
    Agradecimentos: 3
    Bahhh que barbaridade,acho uma besteira isso...tanta coisa pros caras fiscalizarem e vão encher o saco com isso,acho que tu deu azar em pegar um Policial de mau humor,já tive capota em 2 pickups e nunca mas nunca tive problemas.Hj mesmo tava olhando uma capota pra ranger,pois tenho 2 cachorros que viajam sempre comigo,o problema é que eles pesam 40 kilos cada e ocupam todo banco traseiro,tenho que levar eles na caçamba por isso preciso de uma capota alta,mas pode ter certeza que não vou gastar com detran pra mudar meus documentos...
    PS:Leva uma caixinha de ferramenta na Hilux,se te encherem de novo tira a capota na hora e coloca virada na caçamba...

  • #3
    Citação Postado originalmente por moises missio Ver Post
    PS:Leva uma caixinha de ferramenta na Hilux,se te encherem de novo tira a capota na hora e coloca virada na caçamba...
    Foi o que minha esposa disse! Só preciso de uma chave fixa 17.
    Mas vou verificar com o despachante a possibilidade de retirar a palavra "aberta" do documento.
    Danilo -
    São Paulo - SP - Mooca...

  • #4
    Usuário Avatar de vieira912
    Entrada
    13/06/2010
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    37
    Posts
    595
    Agradecimentos: 0

    não adianta tem que ser maritima.

    já tive este problema e não adianta tem que ser capota maritima "DE LONA" e mesmo com a capota maritima quando eles perguntarem tem que falar que é carga "ABERTA" pois se não levam o carro mesmo, o problema na capota de fibra e que ela modifica a categoria pois a Fibra ao contrario da capota maritima "De Lona" é material "RIGIDO" muitos poucos Policiais increncam com isto mais esta é a realidade, você mesmo nunca se perguntou porque as concessionarias nunca incluiram de opcional uma capota de fibra??????

    até mais.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    O puliça devi estar embriagado, pois a capota é acessório e não faz parte da carroceria original do veículo. Ele deveria estudar mais antes de sair por aí falando essas besteiras pela rua. Infelizmente é a cara da nossa polícia, gente despreparada andando fardada.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Usuário Avatar de vieira912
    Entrada
    13/06/2010
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    37
    Posts
    595
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    O puliça devi estar embriagado, pois a capota é acessório e não faz parte da carroceria original do veículo. Ele deveria estudar mais antes de sair por aí falando essas besteiras pela rua. Infelizmente é a cara da nossa polícia, gente despreparada andando fardada.
    Haha tambem achei mais realmente Edintruder a capota de fibra altera a caracteristica original do veiculo, as frontiers da PF PC e Força nacional com capota de fibra ou camburão na caçamba traseira constam no documento nas OBS: Camionete de carga Fechada.

    por isto que existem Camionetes e Camionetas Camionetes=Carga Aberta=Caçamba / Camioneta= Carga Fechada=Perua, já fui surpreendido e acabei desistindo e vendendo a capot de fibra e coloquei de lona Maritima.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Vieira, o problema é que isso tudo é muito discutível. No caso das viaturas, o "camburão" não é removível como as capotas de fibra. Se fosse por isso, a capota de lona alta também deveria sofrer alteração de documentos pois fecha da mesma forma que as capotas de fibra. As alterações de documentos são complementados nesse caso específico, necessariamente quando o veículo é alterado e não tem como desfazer, como as alterações feitas pelas empresas como a tropical cabines, ou em veículos quando são utilizados de forma específica, como ambulâncias, picapes para uso de funerárias e etc. Entenda que o que colocamos em cima do chassis na parte própria para carga, nem sempre vai ter que constar nos documentos. Por exemplo, eu tenho vontade de fazer um trailer para colocar no lugar da caçamba, aonde eu tiro a caçamba e coloco direto sobre o chassis, e mesmo assim, não altera em nada nos documentos, pois continuo levando carga. Outro acessório comum em picapes é o baú de alumínio, aonde o pessoal anda por anos sem mexer nos documentos, pois basta encostar numa talha e remover o baú sem dificuldades.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #8
    Humm..

    Agora fiquei grilado!

    Ando a fins de uma capota de fibra pra Milona, pra fazer um abrigo/dormitório em expedições, mas se tver que mecher com documentos, tô fora....

    []s
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #9
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Na Ranger andei por alguns anos com capota de fibra, fui parado várias vezes e nunca tive nenhum problema, assim como o Body Lift. Na Femil tinha uma capota de fibra quando comprei, e os documentos estava inalterados também, por isso afirmo que o caso que o colega passou é isolado, estimulado apenas por um "puliça" que quer aparecer de alguma forma e incomodar os outros com coisas que ele nem sequer se preocupou em estudar.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #10
    Também nunca tinha ouvido de problemas com capota de fibra em picape.

    Mas vai entender os puliça....
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #11
    Usuário Avatar de jvc
    Entrada
    27/05/2010
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    46
    Posts
    192
    Agradecimento: 1
    Pessoal, vamos à legalidade da coisa, pq. (achismos à parte) temos todos que conhecer nossos direitos/deveres, inclusive para coibir abusos do Poder Público.

    Até onde sei (se alguém tiver informações mais atuais, por favor contribua), esse assunto é regulado atualmente pela Resolução nº 291/2008 do CONTRAN, que trata da “concessão de código de marca/modelo/versão para veículos e dá outras providências” e que foi posteriormente alterada pela Resolução Contran 369/10 e pela Portaria Denatran 279/10 (todas em anexo).

    Especificamente para as picapes, no Anexo I à referida Resolução estão as mesmas classificadas como “tipo 23 – Caminhonete”, havendo duas espécies previstas (carga/especial) com 24 carroçarias possíveis. Segundo a leitura da norma e de seu Anexo II, tem-se que somente são obrigatórias (compulsórias) as alterações na documentação para caminhonetes quando referentes as seguintes transformações: Inclusão de Cabine Dupla ou Cabine Estendida (Tropical, por exemplo); fabricação de ambulância; aumento de potência/cilindrada acima d 10%; fabricação de motorcasa a partir de carroçaria furgão; e aumento do nº de assentos e retirada da divisória do compartimento para tipo de carroceria furgão.

    Ou seja, entendo que a adição de capota de fibra (que efetivamente altera o tipo de carroceria de “carroceria aberta” para “carroceria fechada”) não implica na obrigatoriedade de alteração de documentação por não está prevista dentre aquelas enumeradas no Anexo II da Resolução nº 291/2008-CONTRAN.

    Espero ter ajudado...

    Arquivos Anexos
    4X4 Brasil Razão: Correção
    L200 GLS 2003 Marchador
    http://mitl200.blogspot.com.br/


  • #12
    Citação Postado originalmente por jvc Ver Post
    Ou seja, entendo que a adição de capota de fibra (que efetivamente altera o tipo de carroceria de “carroceria aberta” para “carroceria fechada”) não implica na obrigatoriedade de alteração de documentação por não está prevista dentre aquelas enumeradas no Anexo II da Resolução nº 291/2008-CONTRAN.
    [/FONT][/SIZE]
    JVC.
    Muito obrigado pelas infos. Vou estudar este assunto e consultar um despachante que sempre faz os docs dos carros de casa.
    É muito estranho este assunto pois um amigo teve uma Toyota Band com capota de fibra por anos e nunca teve problema. Meu cunhado esta com L200 tb com capota a 5 anos e tb nada!
    Estava ate pensando que era um detalhe do documento da Hilux. Mas o doc da L200 tb esta "aberta"...

    Abraços.
    Danilo -
    São Paulo - SP - Mooca...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Fiscalização Ambiental em Trilhas
      Por Prieto 4x4 no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 86
      Última resposta: 03/01/2013, 12:47
    2. Sensor porta aberta/fechada Ranger 05
      Por proelton no fórum Ford
      Respostas: 11
      Última resposta: 23/01/2012, 13:52
    3. fiscalizaçao
      Por smof no fórum Quadriciclos / ATVs
      Respostas: 13
      Última resposta: 01/03/2011, 11:38
    4. Eixo de Rural X Fiscalização
      Por jipeirodesdepequeno no fórum Jeep Willys
      Respostas: 13
      Última resposta: 21/01/2010, 11:53
    5. waypoints do cameras de fiscalizacao automatico
      Por Gringo no fórum GPS - Global Positioning System
      Respostas: 1
      Última resposta: 29/12/2005, 15:30

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade