x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11

Tópico: Dakota morrendo

  • #1

    Angry Dakota morrendo




    Amigos, a cinco meses comprei uma Dakota diesel e desde de então começou minha dor de cabeça , de cara ela pifou o motor por motivo de aquecimento, a polia viscosa não travou e o motor foi para o brejo (travei a polia viscosa e a temperatura só fica no zero, tem problema?) ... retifiquei os cabeçotes, troquei os anéis de seguimento, camisas e bronzinas móvel (cabeçote estava com medida para junta de 2 pic como teve que plainar medida esta com 3 pic) depois de tudo montado o motor ficou frouxo e soltando muita fumaça preta... mandei recondicionar a turbina, mas nada de resultado, resolvi mexer no ponto da bomba injetora resultado negativo, percebi que tinha um tucho travado abri tudo para trocar os benditos e vi que a válvula AGR não esta vedando muito bem (isso pode influenciar no funcionamento do motor?) montado tudo novamente, continua do mesmo modo, frouxo,bebendo igual a um caria, soltando muita fumaça preta quando pesa, de 1 chega a 2700 rpm de 2 chaga a 2500 e as demais não passa de 2000 rpm, em um morro meia boca só sobe de 2 marcha... alguém pode me dar uma ideia de como resolver este problema?

  • #2
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
    Entrada
    06/04/2008
    Local
    UNAÍ/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,079
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por lucianosantos07 Ver Post
    Amigos, a cinco meses comprei uma Dakota diesel e desde de então começou minha dor de cabeça , de cara ela pifou o motor por motivo de aquecimento, a polia viscosa não travou e o motor foi para o brejo (travei a polia viscosa e a temperatura só fica no zero, tem problema?) ... retifiquei os cabeçotes, troquei os anéis de seguimento, camisas e bronzinas móvel (cabeçote estava com medida para junta de 2 pic como teve que plainar medida esta com 3 pic) depois de tudo montado o motor ficou frouxo e soltando muita fumaça preta... mandei recondicionar a turbina, mas nada de resultado, resolvi mexer no ponto da bomba injetora resultado negativo, percebi que tinha um tucho travado abri tudo para trocar os benditos e vi que a válvula AGR não esta vedando muito bem (isso pode influenciar no funcionamento do motor?) montado tudo novamente, continua do mesmo modo, frouxo,bebendo igual a um caria, soltando muita fumaça preta quando pesa, de 1 chega a 2700 rpm de 2 chaga a 2500 e as demais não passa de 2000 rpm, em um morro meia boca só sobe de 2 marcha... alguém pode me dar uma ideia de como resolver este problema?
    Fala Luciano:
    Cara, a coisa tá feia hein?
    Vamos por partes:
    1- A polia não travou mesmo, ou voce está achando que foi isso?? Este motor aquece, se for submetido a altas RPMs(acima de 3500), por período prolongado, mas por "falha" nos dutos dos cabeçotes. ESTES CABEÇOTES NÃO DEVEM SER PLAINADOS!!! O mané que te mandou fazer isso, não conhece do negócio. Não deve deixar a polia travada, troca ela. A temperatura não "tá subindo" porque deve ter arrancado a VÁLVULA TERMOSTÁTICA também.
    2- Já que "retificou" os cabeçotes a JUNTA CORRETA é a de 1(HUM) ORIFCIO( conhecido por "1 PIC"), que tem 1,62mm. de espessura, portanto a mais espessa, a de "2 PICS" tem 1,52mm, é a intermediária. Estes orificios/"pics" ficam no canto da junta do lado dianteiro direito , lado oposto ao do comando de válvulas.
    3- Onde mandou recondicionar a turbina, foi verificado também o estado e funcionamento da VALVULA WASTEGATE, pra ver se o atuador não está emperrado, deixando a valvula na posição aberta? Isso pode causar excesso de fumaça.
    4- a VALVULA "AGR" que cita, deve ser a EGR, que controla a recirculação dos GASES DE ESCAPE. Se for, verifica e troca as juntas dela, e veja se o diafragma não está estragado/obstruido. Verifica se o solenoide que aciona a EGR, está ok, se não tá queimado, se os fios/conectores estão legais. Ela tem que estar ok, senão interfere no funcionamento do motor.
    5- Verifica o "BICO ELETRONICO" , que é o do primeiro cilindro, olhando da frente (lado polia do motor para o fundo do motor). Tem um cabo ligado a ele, que se encaixa num conector, perto da bomba injetora, desconecta, funciona e anda um pouco. Se o carro não piorar ainda mais o funcionamento, tudo indica que ele está ruim, e o sintoma é bem parecido com o que fala, de não passar das 2000 RPM.
    6- Verifica o SENSOR MAP, fica em cima do coletor de admissão, tenta levar em algum lugar pra testar. Se tiver queimado, o motor não funciona direito.
    7- No segundo e terceiro cabeçotes, na lateral deles, tem dois sensores de temperatura, um manda sinal pro painel do carro( geralmente o do segundo cabeçote), e o outro manda sinal para o módulo da BOMBA INJETORA, troca os cabos deles( de um para o outro), e repara se o funcionamento muda. Se a B.I. não receber o sinal de temperatura do motor, ela não injeta direito, nem deixa o motor "subir" o giro.
    8- Como "percebeu" que tinha um tucho travado? Como está a pressão do óleo? O ponteiro vai até o "meio" do marcador?
    9- Depois destas dicas, restaria uma revisão na B. I. e a substituição dos cabeçotes
    10- Outra coisa, coloca a VALVULA TERMOSTÁTICA no lugar, compra uma do motor MERCEDES OM 352( o motor do caminhão 1113/1313/1513), é a mesma, só que voce pede uma com abertura em 71 graus.
    11- Por fim, troca de mecanico.rs.
    A propósito, me manda seu email via MP, que te mando o manual do motor, e o manual de "regulagem/sincronismo" da Bomba Injetora
    Da uma olhada no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/pi...ge-dakota.html (Retífica e up grade motor vm 2.5 td - dodge dakota)
    Abraço
    Sérgio.
    4X4 Brasil

  • #3
    Mestre Sergio
    A polia não estava travando mesmo, testamos mas ela não travou...
    Cara a junta que estou usando e de 3 Pic... então ta tudo errado aaaaaa... quando deu zebra estava com a 2 Pic
    A turbina foi alterada para modelo T2... trocou o miolo e a parte fria... posso mandar comferi
    Troquei as juntas mas por dentro da valvula parace que bateram alguma coisa... esta com um monte de quebradinhos... como e o funcionamento dela, abre conforme acelera?
    No caso do tucho, abri a tampa de valvulas a vi que um balancim estava com muita folga... a pressão do oleo quando fria fica acima do meio e quando aquesce fica micharia do meio...
    Vou trocar a valvula termostatica e fazer os testes do bico e dos sensores de temperatura...
    Pq não pode retificar os cabeçotes?
    lucianosantos07@bol.com.br
    Quando deu zebra no motor comprei o manual, e o mecanico (mechanico) mandei cata fava tem tempo a gora eu mesmo realizo a manutenção... Sou mecanico de maquinas pesadas
    Valu pelas dicas Mestre Sergio

  • #4
    Mestre Sergio
    A polia não estava travando mesmo, testamos mas ela não travou...
    Cara a junta que estou usando e de 3 Pic... então ta tudo errado aaaaaa... quando deu zebra estava com a 2 Pic
    A turbina foi alterada para modelo T2... trocou o miolo e a parte fria... posso mandar comferi
    Troquei as juntas mas por dentro da valvula parace que bateram alguma coisa... esta com um monte de quebradinhos... como e o funcionamento dela, abre conforme acelera?
    No caso do tucho, abri a tampa de valvulas a vi que um balancim estava com muita folga... a pressão do oleo quando fria fica acima do meio e quando aquesce fica micharia do meio...
    Vou trocar a valvula termostatica e fazer os testes do bico e dos sensores de temperatura...
    Pq não pode retificar os cabeçotes?
    lucianosantos07@bol.com.br
    Quando deu zebra no motor comprei o manual, e o mecanico (mechanico) mandei cata fava tem tempo a gora eu mesmo realizo a manutenção... Sou mecanico de maquinas pesadas
    Valu pelas dicas Mestre Sergio

  • #5
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
    Entrada
    06/04/2008
    Local
    UNAÍ/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,079
    Agradecimento: 1
    Boa noite Luciano:
    Anexo vai o manual do motor.
    A questão da retífica dos cabeçotes, o fato de não se dever plainar os ditos, está relacionado com a alta taxa de compressão destes motores(21:1), além de os cabeçotes originais, já terem o problema de deficiência de arrefecimento/dissipação de calor, quando em uso automotivo, e submetido ao limite de giro, por tempo prolongado. E a "seleção" de qual junta usar( espessura), está relacionada com a protusão dos pistões(altura dos pistões, em relação à face do bloco), por isso quanto mais íntegro nas dimensões estiver os cabeçotes, melhor. Eu quando refiz o meu motor, coloquei direto, sem me preocupar com a medida da protusão dos pistões, a junta mais espessa, por que pretendo aumentar a pressão do turbo, de 0,8/0,9 Kg originais, para 1,15 Kg. Então com a junta mais espessa, tenho um diminuição( mesmo que a principio insignificante) da taxa de compressão.
    A válvula a que se refere, é a WASTEGATE da turbina, ou a válvula EGR? A EGR é controlada pelo módulo eletrônico, que manda o sinal elétrico ao solenóide que faz a válvula abrir/fechar, por atuação de vácuo. E o momento de a válvula abrir, para mandar gases do escape para a admissão, está relacionado com o funcionamento do motor, carga imposta, excesso de fumaça, etc. A WASTEGATE, é acionada por pressão vinda da carcaça fria da turbina, e vai abrindo a medida que a pressão sobe, até alcançar a pressão previamente regulada, e neste momento a WASTEGATE toda aberta, desvia os gases que passariam pelo rotor da turbina, para uma "passagem" lateral(by-pass), evitando que a pressão suba acima da regulada para o motor.
    Se puder, manda umas fotos pra analisarmos melhor.
    Abraço
    Sérgio
    Dakota morrendo Arquivos Anexos

  • #6
    Usuário
    Entrada
    10/12/2012
    Local
    Nova Andradina/MS
    Idade
    43
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Bom dia Pessoal, Preciso de uma ajuda!!!!!!

    Tenho uma Dakota Sport 3.9 Gasolina e GNV, mas sempre uso Gasolina, ocorre o seguinte: Quando chega a 1600 RPM da um estalo no motor e ela apaga. no restante ela esta normal pega na primeira partida, o motor esta normal mas quando chega a 1600 rpm apaga. Alguma solução, pois moro no interior do Matogrosso do sul e os mecanicos aqui penam um pouco.

    Abraços.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    20/03/2014
    Local
    Santa Juliana/MG
    Idade
    49
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Dakota sem pressão

    Caro Sergio,

    Comprei uma Dakota 2.5 TD e ela apresenta dois problemas básicos: Ruim para dar partida, necessitando de vários ciclos de aquecimento das velas e segundo após a partida ela funciona perfeitamente porém ao esticar as marchas vc sente que falta alimentação ela amarra e de 5ª marcha ela custa ir a 2500 rpm.

    Me disseram que era a bomba injetora com defeito entao comprei uma mas a mulher que me vendeu disse que teria de instalar a nova bomba injetora e fazer uma regulagem eletronica se nao continuaria froxa mas onde fazer isso e realmente esta informação procede?

    Adriano









    Citação Postado originalmente por SERGIO AUGUSTO Ver Post
    Boa noite Luciano:
    Anexo vai o manual do motor.
    A questão da retífica dos cabeçotes, o fato de não se dever plainar os ditos, está relacionado com a alta taxa de compressão destes motores(21:1), além de os cabeçotes originais, já terem o problema de deficiência de arrefecimento/dissipação de calor, quando em uso automotivo, e submetido ao limite de giro, por tempo prolongado. E a "seleção" de qual junta usar( espessura), está relacionada com a protusão dos pistões(altura dos pistões, em relação à face do bloco), por isso quanto mais íntegro nas dimensões estiver os cabeçotes, melhor. Eu quando refiz o meu motor, coloquei direto, sem me preocupar com a medida da protusão dos pistões, a junta mais espessa, por que pretendo aumentar a pressão do turbo, de 0,8/0,9 Kg originais, para 1,15 Kg. Então com a junta mais espessa, tenho um diminuição( mesmo que a principio insignificante) da taxa de compressão.
    A válvula a que se refere, é a WASTEGATE da turbina, ou a válvula EGR? A EGR é controlada pelo módulo eletrônico, que manda o sinal elétrico ao solenóide que faz a válvula abrir/fechar, por atuação de vácuo. E o momento de a válvula abrir, para mandar gases do escape para a admissão, está relacionado com o funcionamento do motor, carga imposta, excesso de fumaça, etc. A WASTEGATE, é acionada por pressão vinda da carcaça fria da turbina, e vai abrindo a medida que a pressão sobe, até alcançar a pressão previamente regulada, e neste momento a WASTEGATE toda aberta, desvia os gases que passariam pelo rotor da turbina, para uma "passagem" lateral(by-pass), evitando que a pressão suba acima da regulada para o motor.
    Se puder, manda umas fotos pra analisarmos melhor.
    Abraço
    Sérgio

  • #8
    Usuário
    Entrada
    26/07/2014
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    37
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Adriano Sanju Ver Post
    Caro Sergio,

    Comprei uma Dakota 2.5 TD e ela apresenta dois problemas básicos: Ruim para dar partida, necessitando de vários ciclos de aquecimento das velas e segundo após a partida ela funciona perfeitamente porém ao esticar as marchas vc sente que falta alimentação ela amarra e de 5ª marcha ela custa ir a 2500 rpm.

    Me disseram que era a bomba injetora com defeito entao comprei uma mas a mulher que me vendeu disse que teria de instalar a nova bomba injetora e fazer uma regulagem eletronica se nao continuaria froxa mas onde fazer isso e realmente esta informação procede?

    Adriano
    Amigo, tenho uma DK que estava com um problema muito semelhante ao seu, fiz de tudo pra tentar resolver, recebi respostas de ter que fazer o motor até como sendo problemas de aterramento. enfim, foram 3 meses a procura de solução, até que fui a um bosch car service e resolveram o problema, a BI estava 5 graus fora de ponto, 400 reais pra resolver. Mas vá em uma oficina com equipamento e não em mexanico que quer regular tudo a olho!

  • #9
    Usuário
    Entrada
    03/09/2016
    Local
    macedônia/SP
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Olá amigos comprei uma Dakota diesel com motor ruim , pois bem fiz o motor inteiro, o problema bem resumido ela n pega na partida. So pega se jogar

  • #10
    Usuário
    Entrada
    03/09/2016
    Local
    macedônia/SP
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Splay lubrificante na admissão

  • #11
    Usuário
    Entrada
    03/09/2016
    Local
    macedônia/SP
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Por favor alguém pode me ajudar??

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade