x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 36

Tópico: Dodge RAM

  • #1
    Usuário
    Entrada
    16/06/2009
    Local
    Recife/PE
    Idade
    81
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0

    Dodge RAM




    A Dodge RAM na descida de declives ingremes e com curvas frequentes não é "segura" pelo motor, mesmo estando em primeira marcha. É necessario usar o freio em praticamente todo o trajeto. Quando é acionado o 4X4 lock(primeiro estagio) tenho a impressão que uma das rodas dianteiras é arrastada nas curvas. O manual é pouco esclarecedor, no meu entender. É dito que há um bloqueio da arvore de transmissão. Tenho bastante experiencia com o bloqueio do Land Rover e sei que não se deve fazer curvas em pistas pavimentadas com o mesmo bloqueado. Agradeceria um esclarecimento como devo proceder no caso da RAM? Existe risco de danos descer uma ladeira extensa, pavimentada, com muitas curvas e com tração nas quatro que é a unica forma de "segurar" com o motor?
    Atenciosamente,
    Marcos Albuquerque

  • #2
    Prezado Marcos Albuquerque,
    A Dodge RAM não tem diferencial central. Portanto, ao acionar o 4x4 ela irá ficar igual a sua Defender quando bloqueado o diferencial central, ou seja, a tração está sendo enviada 50% para cada eixo. Portanto, usar o 4x4 da RAM no asfalto com curvas é pedir para detonar o seu sistema de transmissão.

    Com relação ao motor segurar o carro, acredito que isto só aconteça se vc estiver usando a reduzida. Sugiro mudar a alavanca do câmbio para 1 ou 2 quando vc estiver precisando de freio motor. Com certeza irá ajudar em decidas íngrimes.

    Abraço,
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES


  • #3
    Usuário
    Entrada
    16/06/2009
    Local
    Recife/PE
    Idade
    81
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por AKPG Ver Post
    Prezado Marcos Albuquerque,
    A Dodge RAM não tem diferencial central. Portanto, ao acionar o 4x4 ela irá ficar igual a sua Defender quando bloqueado o diferencial central, ou seja, a tração está sendo enviada 50% para cada eixo. Portanto, usar o 4x4 da RAM no asfalto com curvas é pedir para detonar o seu sistema de transmissão.

    Com relação ao motor segurar o carro, acredito que isto só aconteça se vc estiver usando a reduzida. Sugiro mudar a alavanca do câmbio para 1 ou 2 quando vc estiver precisando de freio motor. Com certeza irá ajudar em decidas íngrimes.

    Abraço,
    Caro Alexandre, Obrigado pela sua imediata resposta. sempre que estou descendo ladeiras ingremes, com muitas curvas, uso a primeira marcha, entretanto normalmente não é o suficiente. Tenho que segurar no freio a maior parte do tempo. Tentei junto a concessionaria e não obtive resposta satisfatória. Entrei em contato com a Dodge Brasil, por telefone e me responderam que poderia usar a reduzida que não haveria nenhum problema. Perguntei como poderia me assegurar da resposta. Me informaram que eu poderia ficar tranquilo pois iam me enviar o protocolo que foi o 2737087 e que a informação ficaria gravada. Ocorre que quando entro em uma curva sinto o ruido de uma roda "arrastando". Acredito mais na sua resposta do que na que me foi repassada pela Dodge Brasil. Ontem fiz a seguinte experiencia: Coloquei uma marca nos pneus dianteiros, na parte em contato com o solo e em seguida fiz duas curvas em um terreno com alguma lama. Ao parar as marcas não se encontravam no memo lugar. Lhe pergunto: Caso as duas rodas estivessem "travadas" as marcas não deveriam permanecer no mesmo lugar? Pois a roda de fora em percorrendo um maior trajeto não deveria "arrastar" a roda de dentro? Aguardo sua resposta como também de outro colega, pois utilizo não apenas a RAM como outros veiculos em trabalho e passo frequentemente por situações análogas.
    Abraços,
    Marcos Albuquerque

  • #4
    Marcos,

    Usando a reduzida, vc está obrigatoriamente com o 4x4 acionado e fazer curvas desta forma no asfalto irá forçar todo o sistema de transmissão.

    Neste teste que vc fez, este é o resultado correto. Uma roda vai girar mais do que a outra e por isso as marcas ficaram em posições diferentes. E é justamente por isto que não se pode usar o 4x4 no asfalto fazendo curvas. Uma roda vai tentar girar mais do que a outra porém como o pneu tem muito atrito com o solo, o mesmo não consegue "escorregar" para compensar a diferença de rotação entre as rodas e é justamente ai que podem acontecer quebras.

    Um abraço,
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES


  • #5
    Aproveitando este tópico do Marcos e sem dúvida não querendo atrapalhar, gostaria de tirar uma dúvida.

    Quando acionado o 4x4, por exemplo, no meu caso que é uma Ranger, também fica dividido a tração entre os eixos

    Gostaria de saber então se sempre haverá um "bloqueio" de uma roda do eixo dianteiro com uma roda traseiro? Bloqueio entre aspas.

    Ou seja, quando acionado o 4x4, obrigatoriamente um roda dianteira com uma traseira sempre vão trabalhar juntos? Na mesma medida de tração? "Bloqueada"? Ou as 4 rodas sempre vão trabalhar juntas, "bloqueadas"?

    E caso sim, somente duas rodas, elas trabalham de acordo com a aderência, podendo fazer várias combinações como mesmo lado, em "X" ?
    4X4 Brasil

  • #6
    Fábio,
    Não sei se entendi sua duvida corretamente, mas vamos lá:
    Em carros sem diferencial central (Ranger, Hilux, Troller, L200, RAM entre outros), ao acionar a tração, 50% vai para o eixo dianteiro e 50% para o trazeiro. Portanto, sempre uma roda dianteira e uma trazeira terão tração.

    Acontece que quando um roda do mesmo eixo perde aderência, toda a tração vai para esta roda que está com menos aderência. Então no caso do X, a tração acaba sendo jogada justamente para as rodas que perderam contato com o solo e por isso não se consegue passar.

    Não sei se consegui ajudar...

    Abraço,
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES


  • #7
    Marcos, como foi falado não pode usar o 4x4 ou 4x4 reduzidos nestes casos a não ser quer tenha certeza do que esta fezendo.
    Na ponta da avalanca de cambio tem um botão que aciona o modo de reboque oi desliga a over drive (4 marcha). O modo de reboque talvez force um pouco mais o freio motor no motor, não tenho certeza se já estando na posição 1 vai realmente fazer diferença. Pois eu normalmente uso em D.

    Se ainda assim não achar que ficou bom existe um opcional que é justamente um freio motor tipo retarde que tem nos caminhões. E um limitador de saida de escape dos gases de combustão. Muito usado lá fora quando se carrega trailers pesados justamente para ajudar e poupar os freios originais.

    Lembrando que se pois pneus maiores umas das desvantagens é justamente uma perda de freio motor.

  • #8
    Prezado AKPG,

    deu para entender. Então a tração pode trabalhar tanto em X como do mesmo lado, caso toda a lateral, digamos, esteja sem aderência.

    Ora, então o 4x4, na verdade, é igual um amigo meu disse. "é para ter, mas não confiar" hehehhee....

    O bicho são as 4 rodas bloqueadas então.

    Abraço e obrigado pelo esclarecimento!

  • #9
    Oi Fábio,

    Ficou confuso o topico pelos termos usados.
    Quando usaram o termo bloqueio deveria ter usado o termo arraste, pois quando se usa um 4x4 sem diferencial centrar (ou com o mesmo bloqueado) se tem a mesma rotação (e não tração) em ambos os cardans.
    Ai em curva os eixos percorrem distancias diferentes, ai é que temos o arraste de alguma roda, normalmente de uma dianteira já que este eixo percorre uma disntancia menor em curva.

    Não existe nestes casos um ganho de tração para frente.
    Assim como em cada eixo se perde a tração fica sem tração nenhuma naquele eixo se não tiver um bom bloqueio de diferencial

    As roda não vão trabalhar juntas na tração pela ação do diferencial de cada eixo. Só tem garantia de rodas girando juntas quando tem bloqueio de diferencial 100% no eixo, ai se tem em ambos os eixos as 4 rodas vão girar juntas rs

    Ou seja, para ter mais tração só com bloqueio mesmo rs

  • #10
    Usuário
    Entrada
    15/05/2008
    Local
    Porto Seguro/BA
    Idade
    60
    Posts
    202
    Agradecimento: 1
    meus amigos eu com minha santa ignorância quando chove mesmo no asfalto eu ligo a tração e enfiu o pé no acelerador, o carro fica muito mais seguro principalmente nas curvas, se não é correto eu não sei mais que dar muito mais segurança isto eu tenho certeza,
    abraços

    Citação Postado originalmente por Wallace Ver Post
    Oi Fábio,

    Ficou confuso o topico pelos termos usados.
    Quando usaram o termo bloqueio deveria ter usado o termo arraste, pois quando se usa um 4x4 sem diferencial centrar (ou com o mesmo bloqueado) se tem a mesma rotação (e não tração) em ambos os cardans.
    Ai em curva os eixos percorrem distancias diferentes, ai é que temos o arraste de alguma roda, normalmente de uma dianteira já que este eixo percorre uma disntancia menor em curva.

    Não existe nestes casos um ganho de tração para frente.
    Assim como em cada eixo se perde a tração fica sem tração nenhuma naquele eixo se não tiver um bom bloqueio de diferencial

    As roda não vão trabalhar juntas na tração pela ação do diferencial de cada eixo. Só tem garantia de rodas girando juntas quando tem bloqueio de diferencial 100% no eixo, ai se tem em ambos os eixos as 4 rodas vão girar juntas rs

    Ou seja, para ter mais tração só com bloqueio mesmo rs
    RAM 2500 12/12 Pneu 325/45 R24 Pirelli Scorpion ATR

  • #11
    Adson,

    Andando em linha reta ou em curvas bem abertas, não vejo problema algum em fazer isto. Eu também faço o mesmo procedimento que você citou e sinto realmente que o carro fica mais seguro. O grande problema é fazer isto em cuvas fechadas, como virar em uma esquina ou em serras. Ai sim o carro pode quebrar ou até mesmo pode-se causar um acidente pois a tendência do carro é ser jogado para fora da curva. Até existe um tópico aqui no fórum falando sobre isto, pois é um assunto muito polêmico.

    Abraço,
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES


  • #12
    Usuário
    Entrada
    15/05/2008
    Local
    Porto Seguro/BA
    Idade
    60
    Posts
    202
    Agradecimento: 1
    na ranger que eu tinha por exemplo chegava a andar a 120 / 130 no 4x4 e nunca aconteceu nada rodei com ela mais de 130.000 Km
    RAM 2500 12/12 Pneu 325/45 R24 Pirelli Scorpion ATR

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade