x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 49

Tópico: Bio Diesel

  • #1
    Usuário
    Entrada
    15/02/2008
    Idade
    56
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0

    Bio Diesel




    GALERA,
    PROCUREI, MAS NÃO ACHEI UM TÓPICO SOBRE BIODIESEL. VEJAM ESSAS USINAS DE BIODIESEL QUE ACHEI NO MERCADO LIVRE, ALGUÉM TEM INFORMAÇÕES SOBRE ELA? E O USO DE BIODIESEL (100%) EM MOTORES DIESEL, ALGUÉM JÁ FAZ, FEZ? O QUE ACHAM? ESSA DE 3500, DEPENDENDO DE QUANTO SE RODA PODE SER FACILMENTE ABSORVIDA.


    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88234042-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-86662578-usina-biodiesel-oleo-usado-novo-10x-sj-maquina-bio-diesel-_JM


    ABRAÇOS

    EDEN

  • #2
    Certamente pra quem mora em cidade grande ainda fica mais barato comprar o biodiesel pronto ou simplesmente usar o diesel mesmo...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
    eu tenho toneladas de banha de porco , se alguem me ajudasse com as formulas te juro qe eu abastecia a F250 com isso 8-)
    RAM 2500 - 2017

  • #4
    Se o moto for de injeção eletronica sera que entope os bicos?
    Freelander 2 2012 SE Diesel
    Ex-Pajero Dakar 2013 3.2 Diesel 4x4/Ex-S10 Executive 2011 MWM 2.8 4x4 (PT)/Ex-Troller 2008 (furtado) / Ex-Hilux CD 99 4x4

  • #5
    Citação Postado originalmente por heartland Ver Post
    Se o moto for de injeção eletronica sera que entope os bicos?
    Segundo os fabricantes assim como os motores a gasolina aceitam até 25% de alcool, os diesel até 25% de biodiesel
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #6
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Idade
    41
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 7
    Hmmm ... Se me permite algum piteco no assunto, vou clariar alguns pontos.

    Diesel: originalmente era feito de oleos vegetais, com o advento do petroleo e seu refino, por associacao tambem chamaram o "diesel" como conhecemos hj de Diesel em referencia ao seu criador. Enfim, o DIESEL original era a base de oleos vegetais e nao de petroleo.

    Bio-diesel: originalmente se o diesel era vegetal, entao ele ja era um chamado BIO combustivel, como a ideia é acrescentar o combustivel vegetal ao diesel de petroleo entao denominou-se BIO-diesel.

    Entendendo as denominacoes de biodiesel.

    B1 = 1% de combustivel com base vegetal adcionado a 99% de diesel de petroleo.
    B2= 2% de comb com base vegetal adcionado a 98% de diesel de petroleo.
    B3 = 3% ante 97%
    e assim por diante, temos B5, B10, B15, B20, B40 até B100 (que aí voltaria a ser o DIESEL ORIGINAL ou seja, completamente, a base de oleo vegetal).

    Tecnicamente falando, ate a dosagem de B20 , podemos considerar essa mistura como ADTIVA ao diesel. Acima disso, ate aproximadamente B70 podemos considerar que seja finalmente um BIO-DIESEL, ou seja, realmente um diesel variante do petroleo com extensa margem de um outro combustivel ecologicamente ou como alguns preferem, socialmente melhor formulados.

    Entenda ADTIVO mencionado acima nao como adtivo de limpeza, mas sim adtivo de qualidade (explicarei abaixo), de lubrificacao e de anti-poluicao.

    Os motores antigos (entenda antigos como mais de 10 anos) certamente irão ter problemas rapidamente de corrosao em algumas partes que compoe borrachas e suas medidas internas serao alteradas com o uso de qualquer proporcao acima de B20. Entenda que as medidas serao alteradas nao pq o combustivel é pior, ao contrario é melhor, por isso mesmo, devido as suas novas qualidades esses motores antigos irao ter uma sobrecarga maior (maior desempenho) e irao se desgastar mais rapido, isso é facilmente contornado, é só fazer uma limpeza interna, trocar as mangueiras e rever os anéis do motor (novos eles irao tolerar tanto qto um motor novo).

    Ainda nos motores antigos, o biodiesel é mais facil de ser acertado, pois obviamente é mecanico e menos complexo.

    As borrachas antigas irao se deteriorar com maior facilidade pq algumas formulas de biodiesel se comportam com maior acidez , e mesmo as formulas menos acidas, irao atacar as borrachas pq elas ja nao tem a mesma qualidade das novas borrachas (portanto motores atuais nao precisam se preocupar, é só questao de QUALIDADE mesmo, pois antigamente eram feitas com processos mais simples).

    O motores novos, poderao assumir biodiesel sem problemas até a proporcao B60 sem nenhuma alteracao a nao ser nova regulagem , simples e rapida.

    Biodiesel é melhor que o Diesel?

    Em partes, sem entrar em meritos tecnicos, o biodiesel é mais limpo e mais eficiente que o diesel, embora seu poder califerico seja menor, ele é melhor queimado, mais ou menos como o alcool, só que com um detalhe ele é bem mais lubrificante, portanto, ira melhorar o desempenho geral do carro, sem contar que o indice de poluicao emitida é muuitissimo menor, possuo todos esses estudos de forma detalhada e aprofundada, mas nao é o caso de expor no forum.

    B100: a mistura ideal do biodiesel nao sera tao facilmente usada, por N questoes, principalmente produtiva, pelo menos nos proximos 10 anos. A B100 tb tem a questao de ter que ser alterada muitas coisas para ser aproveitada pelo motor (e estamos aqui falando em alteracoes que variam de tx do motor, pistao, lubrificacao, enfim, rever o motor inteiro). O B100 será muito provavelmente usado em motores de grandes proporcoes, como por exemplo NAVIOS onde um UNICO pistao tem a capacidade de promover mais de 5mil cavalos e em alguns dos maiores navios cerca de 11 mil cavalos um unico pistao. Nesses casos o uso ecologico se faz necessario, ainda mais amparado por melhorias tecnicas de desempenho e lubrificacao, fazem o B100 nesses casos uma grande alternativa. Ja pra automoveis, o custo dessa conversao é menos interessante, mas obviamente, os novos motores ja poderao ser projetados para isso.

    BIODIESEL atual no mundo:

    No brasil estamos por decreto federal usando o B3, ou seja 3% de biodiesel + 97% de diesel normal.

    Espera-se que ate o ano que vem passemos a usar o B5 e aí o buraco fica bem mais embaixo, mas isso é coisa pra administradores de usinas...

    Alguns lugares do mundo (em especial a Alemanha) encontra-se o B10, ainda muito raramente, mas ha a possibilidade.

    Tb é na Alemanha que se obtem o melhor biodiesel disponivel no momento.

    Falando de qualidade:

    Biodiesel nao étudo igual. Diferente do petroleo que vc aquece e retira seus sub-produtos, biodiesel é diferente.

    Primeiramente pq ha centenas ou talvez milhares de matérias primas para se elaborar o biocombustivel, entre elas podemos citar:

    soja, amendoin, crambe, girassol, mamona, dende, macauba, algodao, algas, enfim. Praticamente tudo que vc retire algum coisa de OLEO VEGETAL isso é possivel.

    Em linhas gerais, o biodiesel é um SUB-produto do oleo vegetal.

    Vamos traduzir isso de forma mais clara possivel: oleo de soja.

    O produtor vende o kilo de soja a R$2,10 . Ou se preferir, a tonelada a 2100 reais..

    Com um Kilo, vc pode conseguir uma porcao de oleo. basicamente vc esmaga a soja, retira disso a torta da soja (que tem um valor de mercado muito alto devido ao seu grande nivel de proteina, fazendo da propria torta algo tao ou mais vantagoso do que a propria soja em si), de um lado sai a torta, de outro sai o oleo de soja.

    Tirando toda a parte de industrializacao que nao vem ao caso, o litro do oleo custa para ser produzido aproximadamente R$2,30 com base o kilo a 2.10.

    Com o processo de transesterificacao, vc ira obter de um litro de oleo bruto, um litro de biodiesel + alguns ml de glicerina (essa ultima com altissima valor agregado para a industria quimica e cosmetica).

    Portanto vc consegue o biodiesel SEMPRE pelo processo de transesterificacao de um oleo vegetal bruto, seja ele, soja, girassol, dende, macauba etc.

    Bom, partindo disso, temos o seguinte: os motores precisam de especificacoes tecnicas de um combustivel pra rodar, basicamente estamos falando de cetano, indice de densidade de acidez, de lubrificacao e de viscosidade

    Voltamos entao as materias primas, cada tipo de oleo tem suas caracterias , por exemplo o oleo de soja gera um biodiesel de boa qualidade, que atende todos os quesitos da ANP que eu citei acima, o oleo de girassol tb, o oleo de mamona nao atende o indice de viscosidade (é um otimo oleo para muitas coisas mas especificamente para motores nao serve pois sua viscosidade é muito elevada nao gerando lubrificacao necessaria), enfim, cada materia prima tem uma qualidade que precisa obrigatoriamente ser manipulada.

    O que isso quer dizer?

    Fazer biodiesel é facil, em tese, vc faz ate com banha, na pratica, dentro do motor, vc obtem diversos niveis de qualidade que podem destruir seu motor em pouquissimos segundos.

    Exemplo a propria banha: me falha a memoria qual a temperatura correta, mas em dias frios o biodiesel se torna SOLIDO, totalmente, precisando de aquecer para voltar as suas caracteristicas liquidas, o mesmo ocorre por exemplo com o biodiesel acido do pinhao manso entre outros.

    Tecnicamente falando, da pra fazer biodiesel dentro da tua cozinha no teu apto. Agora a qualidade do oleo que irá sair é que sao outros 500. Ainda que estejamos falando de algo como B3 ou B10 essa pequena proporcao ira em poucos instantes causar um rebulico que teu mecanico ira adorar , tua mulher ira te punir com 10 dias sem sexo, e vc tera vergonhas de olhar pros teus filhos com a enorme maquina de 10 mil reais que vc colocou no celeiro da tua fazenda ehehhee

  • #7
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Idade
    41
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 7
    Enfim, produzir biodiesel é possivel SIM. Seu custo se vc olhar como fabricante e consumidor para poucas maquinas torna-se algo interessante, se vc puder adptar os motores tb fica bem interessante. Desde que sua proporcao no motor seja no minimo B50, menos que isso a viabilidade de produzir caseiramente é no minimo motivo de piada (nesse ATUAL momento que passamos, no futuro as coisas tendem a ser bastante diferente). Se voces estiverem pensando no B3 ou B5 entao ... Nossa melhor obtar por comprar pneus novos ehehhe

    Vamos partir para um mundo mais bonito e possivel, digamos que a viabilidade do projeto do ponto de vista economico seja aceitavel e a mistura seja interessante e os motores estejam adequados.

    Estamos falando de algo perto de b30 ou b50 mesmo, com precos bem interessantes.

    Fabricar o biodiesel em proporcoes muito , muito, pqnas (entenda-se menor de 100 mil litros mes), ha a necessidade de ser realizado uma usina por BATELADA ou seja, o processo mais rudimentar possivel (e tb mais barato para essas quantidades, lembre-se 400 mil litros de combustivel é o que um bom posto de gasolina roda num mes, 100 mil vc ira precisar de rodas um bocado pra chegar la.. mas talvez vc seja um mega latifundiario q tenha umas 18 colheitadeiras 24horas por dia rodando entao ...), o processo de batelada consiste em produzir o biodiesel por uma quantidade X num processo unico . Apos essa producao, inicia-se td de novo . Ao contrario do processo continuo que produz o biodiesel sem interrrupcoes (mais vantagem para quem produz uma grande quantidade para fins comerciais).

    O problema do processo de batelada é que cada "fornada" de biodiesel vem com caracteristicas diferentes, issonao tem como corrigir, seja numa usina que ira produzir mil litros por mes ou numa que produza 1 milhao, pois sua producao eh fracionada, por etapas o que acaba pro determinar significativamente o produto final (entenda que o biodiesel é bem mais suscetivel ao tempo do que o diesel comum, algumas materias primas precisam de no maximo 24 horas para serem esmagadas e transesterificadas, do contrario, se tornam acidas, incompativeis para a formulacao do biodiesel, assim como a cana).

    Portanto, o seu nivel de qualidade variando de tal forma, o obrigará a possuir uma tecnologia maior de armazenamento e uma quantidade maior de bio-combustiveis estocados para fazer um BLENDpara que o produto final a ser consumido esteja dentro dos padroes aceitos pelos motores.

    achou meio complicado? Mais ou menos assim: se cada fornada sai dum jeito meu irmao, tu vai ter q ter um monte de estoque para ir misturando pra deixar numa margem aceitavel de qualidade, e como o negocio se deteriora rapidamente, isso se torna caro, principalmente se a qualiade da mao de obra for ruim.

    Bom, digamos que vc é foda, conseguiu um baixo custo de producao, pqna variacao de qualidade, boa mao de obra, boa materia prima, tudo certinho como manda o figurino. Vai fazer o que com tanto biodiesel? Misturar e vender? Entao precisa de autorizacao da ANP e participar de leiloes da mesma do contrario esta cometendo um crime sei la de ql lei..

    Vai misturar pra por no teu carro ou maquinario? SHOWWW!! Parabens.. Mas caramba, vc teve que comprar materia prima, gastar energia, gastar conhecimento pra misturar uma quantidade que compra rapidamente eem qq posto do Brasil? Se voce precisar destinar area da tua terra pra fabricar entao... Ta perdido...

    Faz as contas: um hec de soja, produz na melhor das hipoteses 400 kilos de oleo bruto.. Se me disser que fica mais barato produzir pouco assim do que comprar no posto, me mande um e-mail !! Claro que se obtem outras materias primas, como por exemplo a macauba ou dende que produz cerca de 5 ton por hec. Mas ... Precisa de 5 toneladas ai nos teus motores?

    Enfim, produzir biodiesel é facil. Qq matuto produz.

    Produzir biodiesel com qualidade a coisa complica, se alguma empresa no brasil tivesse conseguido, com certeza teriamos alguma exportacao (lembrando que ha 6 empresas autorizadas a exportar e ate o momento nenhum unica gota saiu dos portos nacionais para o resto do mundo).

    O biodiesel é viavel sim, é possivel SIM, eu posso provar para quem tiver $$ e ou terras disponiveis a entrar como parceiro (estou falando de mais de 2 mil hec ate 10 mil hec) e é tb o futuro pra alternativa do diesel.

    Estudo a macauba como produtora de biodiesel ha 4 anos, possuo um projeto para o biodiesel a espera de um investidor, viavel e possivel (diferente das atuais plantas) . Entao no minimo conhecimento para expor um pouquinho sobre o biodiesel eu tenho.

    quer comprar essas maquinas? Vai em frente, produza, experimente, precisa-se muito de pessoas assim. Mas saiba, que o biodiesel ainda só nao decolou pq ha questoes que nao sao politicas que o impedem e isso se deve basicamente a falta de estudos aprofundados na area.

    Se fosse facil assim, as duas maiores usinas do pais nao estariam totalmente em desespero (pra nao dizer outra coisa) financeiro e de credibilidade.

    Repito, fazer é possivel, ter qualidade é ossivel, ter custo é possivel, mas nao se iluda, gasta-se 300 milhoes pra se fazer uma usina de biodiesel e ainda assim nao conseguiram um prodto de qualidade (apenas quantidade e mesmo assim infima, muito longe do necessario comercialmente) para producao.

    grande abraco

  • #8
    Alguem ta se fu$%¨ entao , prqe essa banha eu vendo pra uma usina de biodiesel
    RAM 2500 - 2017

  • #9
    Usuário
    Entrada
    15/02/2008
    Idade
    56
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0

    usinas de bio diesel

    Valeu aqueles que postaram,
    a idéia desse post era justamente essa, saber a viabilidade e obviamente tentar gastar menos, tanto em combustível, quanto em manutenção.
    A idéia básica era ter uma usina "Caseira" produzindo o suficiente para o uso próprio usando óleo vegetal queimado, tipo mc donalds ou bobs.
    Pra ser viável, comprar barato esse óleo e misturar o míimo possível com diesel.
    A forma como vc colocou que a qualidade final do produto muda a cada batelada me parece ser determinante no sentido de não se utilizar esse produto.
    Que pena, pensei que ia me dar bem. kkkkkk

    mas nada é de graça nesse mundo.

    segundo um dos fabricantes tem gente usando o B100 em seus veículos, mas óbvio que ele não coloca o tel de nenhum e tb não se responsabiliza pelo seu motor.

  • #10
    mesmo o óleo de mamona não sendo aconselhável para uso na produção de biodiesel, é considerado um ótimo lubrificante... a propósito: durante a década de 80 a fiat chegou a fazer testes com uma fiorino a diesel rodando com óleo de mamona...

  • #11
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Idade
    41
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por dalmolin Ver Post
    Alguem ta se fu$%¨ entao , prqe essa banha eu vendo pra uma usina de biodiesel

    calma amigo, tb nao eh assim..

    Veja só a questao da Bertin, uma das maiores empresas do pais e um dos maiores grupos agropecuarios da America Latina, os caras sao simplesmente fodas, investiram milhoes numa usina de biodiesel (se nao me engano em Lins, sou meio avuado com nomes de cidades).

    Ate o nosso PRESIaguarDENTE Lula foi la inaugurar.

    Vejamos o lado da Bertin, simplesmente os frigoríficos dos caras sozinhos, possuem uma producao mensal de banha que nao havia como desovar, no minimo o impacto ambiental pra isso é enorme, a industrializacao dessa banha é cara e no momento nao havia interesse maior para ela ($$$).

    Sem entrar em questoes, politico-administrativas, vamos pressupor que a usina dos caras seja algo realmente interessante e o $$ capitado para o investido seja correto.

    Produzir o biodiesel é algo pratico pra eles, materia prima ja esta paga e é abundante, conhecimento e $$ pra qualificar e produzir nao é problema. Entao pq nao produzir o negocio?

    Se esse produto derivado é ou nao dentro das normas da ANP sao outros 500, por exemplo a mamona, o fiasco nacional. Todo mundo sabia que ela era impropria para o biodiesel e mesmo assim o governo fomentou uma producao maluca disso com base fins polito-social, agora tem q pegar essa nhaca produzida sabe-se la de q forma e fazer um BLEND (mistura) com outros produtos para produzir um oleo aceitavel.

    Pessoalmente, desconheco os atuais avancos da banha, nao esta dentro do meu foco e acredito ser uma potencialidade para realizar um blend, porem o bio-oleo da banha é especifico para alguns setores, por exemplo a Bertin que tem sobra disso. Imagina vc fomentando o crescimento da pecuaria pra producao de biodiesel é inviavel... Assim esse oleo tem uma conceito e uma comercializacao obvia e particular.

    Nao necessariamente que seja uma bomba. Se vc tiver MO qualificada e disponivel, pode usar isso facilmente, imagina vc com sei la qtos milhoes de quilos de banha pra dar um fim, e sei la qtos milhoes de litros de diesel rodando na sua frotaprecisando ser abastecido... Td é uma questao de visao e necessidade. A Bertin ligou o util ao agradavel e ainda ta vendendo isso de alguma forma.

    Sem contar o lado politico-social, nao sejamos ingenuos.

    Um detalhe muito importante é que o projeto do biodiesel nasceu com uma cara e com o aumento dos commodieties ele se mostrou com outra conotacao.

    Hipoteticamente (pq nao sei o real atualmente praticado). Tinhamos:

    1 kilo de banha = $0,09 ha dois anos
    1 kilos de banha =$0,90 agora (ou seja, 10x mais)

    O mesmo aconteceu com a soja:

    Saiu de 1,10 o kilo e chegou a malucos 2,9 abaixando pra pouco mais de 2,30 ... Nao precisa ser nenhum genio pra entender o que isso causa para as usinas: perda de mercado e necessidade de novos produtos .

    Estando o diesel custando pra BR sem impostos a 1.29, o biodiesel tinha q custar no minimo o mesmo COM impostos para se tornar atraente e diminuir a questao de divisas...

    Voltando para os novos produtos, é sensato dizer que algumas materias primas o que menos importa ser produzido é justamente o biodiesel. Primeiro pq o custo do biodiesel tem que cair assim que o Lulinha resolver parar de bancar isso via leilao (hoje o leilao da ANP paga 2.60 o litro do biodiesel.. sendo que deveria pagar no maximo 1.29 com impostos, nao precisa ser nenhum economista pra entender o que esta havendo..)

    Por exemplo, meu projeto com MACAUBA, comecei a estudar essa planta ha 5 anos, com o intuito de se realizar o primeiro oleo comestivel nacional com qualidades tao ou mais finas que o oleo de azeite mais requintado no mundo.

    Acabei caindo no biodiesel e hj eu vejo o biodiesel apenas como uma forma de capitar investidores e recursos do BNDES devido ao momento que nos encontramos devido as imensas possibilidades maiores de co-produtos que posso gerar...

    Acreditar que uma usina de biodiesel de 300 milhoes (como a BR) esta construindo é unica e exclusivamente pra produzir biodiesel é no minimo acreditar em vendedor de carros como diz um amigo forista aqui.

    Enfim. COmo eu disse, possivel é sim. Ha como se produzir biodiesel de banha, mas a qualidade deve ser questionavel e para melhorar a qualidade vc precisa investir em MO , MP, tecnologia e energia. E nesse exato momento, investir energia pra produzir energia, facilmente pode inverter os custos e te tornar deficitario (que é basicamente o que ocorre em algumas - nao todas - as atuais usinas).

  • #12
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Idade
    41
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por paraiso Ver Post
    Valeu aqueles que postaram,
    a idéia desse post era justamente essa, saber a viabilidade e obviamente tentar gastar menos, tanto em combustível, quanto em manutenção.
    A idéia básica era ter uma usina "Caseira" produzindo o suficiente para o uso próprio usando óleo vegetal queimado, tipo mc donalds ou bobs.
    Pra ser viável, comprar barato esse óleo e misturar o míimo possível com diesel.
    A forma como vc colocou que a qualidade final do produto muda a cada batelada me parece ser determinante no sentido de não se utilizar esse produto.
    Que pena, pensei que ia me dar bem. kkkkkk

    mas nada é de graça nesse mundo.

    segundo um dos fabricantes tem gente usando o B100 em seus veículos, mas óbvio que ele não coloca o tel de nenhum e tb não se responsabiliza pelo seu motor.

    Amigo tua ideia nao é erronea nao !! Pelo contrario, ha muitos por ai colhendo oleo de cozinha usado (procura no google, virou ate febre isso) pra produzir o tal biodiesel.

    A maioria sao ONGs e comecam a ideia querendo produzir sabao e acabando pegando $ do BNDES de graca praticamente pra produzir o bio-diesel.

    Aqui em Ribeirao a USP faz isso, mas claro , ha 2 doutores especialistas que inclusive trabalham em conjunto com a BR (conheco ambos) que fabricam esse biodiesel e usam nos onibus e frota da USP-Ribeirao. Mas diga-se, sao doutores com alguns 10 anos ou mais nas costas de estudos... A Citroen tb eh parceira, procure por eles no google.

    A diferença é que a maioria tem subterfugios pra produzir e a qualidade de quase todos , com raras excecoes, sao traumaticas hehehe.

    O que nao os impede de produzir com alta qualidade, apenas nao é taooo facil assim do tipo vc faz na mesa do computador ouvindo teu filho fazer perguntas sobre o futebol brasileiro.. E pra ser viavel vc precisa ter uma mistura maior para poder ficar interessante perto de td que produz e gasta pra produzir.

    Se pra misturar mais, vc tb tem que pensar em rever o motor ou ficar mais atento a ele .

    Ha exemplos interessantes de pessoas que se dizem satisfeitas com o que produzem em casa, procura no google de novo, tem um maluco que faz com oleo de cozinha o diesel pra rodar na S-10 dele .. Mas ele teve que mudar algumas coisas no motor, agora me diz.. Qdo ele viaja, coloca um galao de 200 litros na traseira?? Pq ele ta usando o B100... Portanto nao pode usar o diesel das bombas...

    Enfim, td é possivel desde que vc tenha artificios pra tal. Quer usar o B100 ? Vai em frente, sem duvida estara sendo um grande incentivador de novas tecnologias e um abridor de portas pras empresas, gente te ajudando nao vai faltar (muita ajuda tb atrapalha nao esquece disso). Mas e qdo precisar usar o diesel vendido em posto? COmo é que faz??

    Se vc tem a vontade, eu te apoio obviamente, te dou o caminho da coisa, apesar que tudo esta na internet (contatos, pessoas que ja tentaram, dificuldades etc) . Mas nao espere moleza, se fosse, pode ter certeza, os grandes utilizadores de diesel do pais, ja estariam rindo a toa...

    -----------

    Ao amigo que comentou da Fiorino, desconheco o teste, mas vc esta certo quanto ao oleo de mamona, ele tem uma lubrificacao muito boa.

    Em termos bem chulos, é mais ou menos o seguinte.

    Viscosidade é o grande problema da mamona.

    Para o diesel funcionar a contento, ha parametros para essa viscosidade, entenda basicamente que um dos testes da ANP é bem simples:

    Coloca um X qtidade do produto numa lamina, incline Y% e faca a averigacao de qtos CM esse produto desceu num determinado tempo ...

    pra vc ter uma nocao BEMMMMMMMM singela da coisa, pega uma travessa da patroa, limpa bem, coloca um filete de oleo de soja (de cozinha mesmo) e incline digamos 60 graus ... Hipoteticamente, digamos que ele desca a uma velocidade de incriveis 3 cm por minuto. O Oleo de Mamona desce a fenomenais 27 cm por minuto. Como o oleo de soja tem uma viscosidade dentro dos parametros da ANP que tem uma variacao muito curta de tolerancia, vc tera a ideia do pq que o oleo de mamona nao foi possivel ser creditado.

    Obviamente o BIODIESEL de tais materias primas, tem viscosidade DIFERENTE do oleo bruto ... Esse teste é só pra ter uma ideia bemmmmmmmm grotesca do que ocorreu...

    Enfim, oleo de mamona é excepcional pra muitas coisas, mas nao pra biodiesel (nao experimente oleo de mamona a menos que precise ter uma diarreia das mais fortes ehehhe)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. GM Tracker.
      Por mpsouza no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 4345
      Última resposta: 07/11/2023, 15:51
    2. O motor Maxion é muito ruim?
      Por Robonson no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 373
      Última resposta: 18/05/2019, 13:56
    3. detroit diesel
      Por cRiPpLe_rOoStEr no fórum Outros
      Respostas: 62
      Última resposta: 12/03/2016, 17:55
    4. Motor WV AP de álcool para diesel
      Por dsamaz no fórum Niva
      Respostas: 34
      Última resposta: 13/12/2014, 20:05
    5. Álcool no Diesel
      Por nfsleo no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 3
      Última resposta: 04/07/2005, 12:06

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade