x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1
    Usuário Avatar de ThiagoSNogueira
    Entrada
    03/02/2010
    Local
    Jequié/BA
    Idade
    45
    Posts
    154
    Agradecimentos: 0

    PNEU, Conforto X tamanho, tipo, etc




    Pessoal,

    Qual pneu seria mais macio numa picape?
    Qual proporcionaria maior conforto?

    1. Pneus mais finos? ou mais largos?
    2. Pneus borrachudos (off-road)? ou pneus on-road?
    3. Pneus de perfil alto? ou mais baixo? (essa é fácil, acho)

    Existem regras fixas?
    Ou vai depender da estrutura do pneu, da carcaça, do composto usado, etc?

    Comprei recentemente uma Hilux 2002 CD SRV 3.0, minha primeira picape de chassi.
    Já sabia que a bicha é um "trator", uma "cabrita"...

    Mas gostaria de deixá-la um pouco mais confortável.
    Qual seria a receita ideal pra isso?

    Atualmente ela está com dois Goodyear Wrangler HP 255/70/R15 na dianteira já bem gastos, e com dois Maxxis Bravo AT MA-761 31/10,5/R15 bem novos na traseira. Os 4 com 30 libras de pressão. Uma mistura inusitada, mas comprei assim... Ah! os dois amortecedores da dianteira foram trocados há umas 3 semanas (Cofap Turbogás).

    Os pneus originais 235/75/R15 seriam melhores que os 31/10,5/R15? ou os 255/75/R15?

    O que vcs me aconselham?
    Qual pneu devo pegar?
    Algum ajuste de suspensão a ser feito?

    4X4 Brasil

  • #2
    Você pode encontrar resposta no tópico abaixo e pesquisando no Fórum. http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=40729

  • #3
    Usuário Avatar de ThiagoSNogueira
    Entrada
    03/02/2010
    Local
    Jequié/BA
    Idade
    45
    Posts
    154
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Mario Germano Ver Post
    Você pode encontrar resposta no tópico abaixo e pesquisando no Fórum. http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=40729
    Eu já tinha visto esse tópico.
    Ele só aborda sobre calibragem.
    E é de 2 anos atrás...

  • #4
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Idade
    41
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 7
    Qual pneu seria mais macio numa picape?

    Picape ou carro, os pneus michelin sao imbativeis em conforto, nao sei qto as pick ups mas os continentais estao pau a pau com michelin e um degrau abaixo (pouco) os bridgestone.
    Qual proporcionaria maior conforto?

    1. Pneus mais finos? ou mais largos?
    Pensando em conforto, tem muitas variaveis, mas encurtando apenas para essas duas que mencionou, os pneus mais fino sao mais confortaveis. nao pq sao mais fino mas pq MANTENDO A CIRCUNFERENCIA ORIGINAL (ou mais proxima possivel), o pneu mais largo ira "ler" mais area do solo com menor altura em relacao a banda de rolagem (a altura que muitos acreditam na realidade é uma porcentagem, por exemplo 200/55 quer dizer que tem 200 mm de banda de rolagem por 55% desse valor de altura), portanto, irá sofrer mais e consequentemente ira passar isso pro carro. Se vc for alterar todas as medidas, só o teste pratico pra saber.

    2. Pneus borrachudos (off-road)? ou pneus on-road?
    Qr conforto? Uso on road. Sua carcaça nao precisa ser tao resistente, normalmente sao mais macios e seu composto prioriza conforto com desempenho (off road prioriza resistencia com tracao - lembre-se tracao nao é só desempenho, um pneu on road transmite melhor a energia pro asfalto ja um off road vai buscar cavucar mais o asfalto)

    3. Pneus de perfil alto? ou mais baixo? (essa é fácil, acho)

    Acho que ja respondi acima, mas se quer conforto, vai de perfil alto. Considerando claro pneus de mesma marca e modelo.

    Existem regras fixas?
    Ou vai depender da estrutura do pneu, da carcaça, do composto usado, etc?
    Regras nao tem nao, mas sempre cada marca tem um estilo de produto. Exemplo
    Michelin= custa caro, mas tem alto desempenho, alto conforto, alta kilometragem
    Firestone=custa pouca coisa menos caro, mas é tudo um lixo ehehhe

    Comprei recentemente uma Hilux 2002 CD SRV 3.0, minha primeira picape de chassi.
    Já sabia que a bicha é um "trator", uma "cabrita"...

    Mas gostaria de deixá-la um pouco mais confortável.
    Qual seria a receita ideal pra isso?
    Utilize a calibracao correta indicada pelo manual, coloque um saco de areia de 40-50 kilos encima do eixo traseiro dentro da cacamba, ou se contente em usar uma pick-up. Eu desaconselho , vc só esta enganando a si .. mas...

    De qqr forma, nao é o chassi que a torna cabrita, e sim a suspensao traseira pensada para cargas pesadas.

    Em tempo, a hilux tem uma das suspensoes mais confortaveis.

    Ainda é bom lembrar, que muitos (inclusive no forum) recomendam abaixar a pressao do pneu, jamais faca isso pelos seguintes motivos:

    Pneu murcho é um risco de seguranca, numa curva ele dobra, numa frenagem ele enruga e prejudica muuuito, aumenta o consumo, desgasta as pecas e suspensao, sofre maior risco de furo e estouro (é mais facil um pneu murcho estourar do que um pneu super cheio), voce esta gastando dinheiro fora, um pneu custa na base de 400 a 600 reais, cada pneu, com o gasto em 2 pneus de passeio, vc refaz amortecedor e mola da maioria dos carros (pick ups nao deve ser diferente) o que gera muito mais conforto, rendimento e seguranca.


    Atualmente ela está com dois Goodyear Wrangler HP 255/70/R15 na dianteira já bem gastos, e com dois Maxxis Bravo AT MA-761 31/10,5/R15 bem novos na traseira. Os 4 com 30 libras de pressão. Uma mistura inusitada, mas comprei assim... Ah! os dois amortecedores da dianteira foram trocados há umas 3 semanas (Cofap Turbogás).

    Os pneus originais 235/75/R15 seriam melhores que os 31/10,5/R15? ou os 255/75/R15?

    O que vcs me aconselham?
    Qual pneu devo pegar?
    Algum ajuste de suspensão a ser feito?

    Aconselho a trocar os 4 pneus por uma marca descente. Maxxis é uma grande fornecedora mundial, em bikes de bikes é uma das melhores do mundo, em pneus de carros e utilitarios ainda tem o que aprender embora nao sejam ruins.

    Mesmonivel de goodyear. Eu colocaria pneus identicos em toda estrutura, com seguranca nao se brinca. Ainda mais num carro de 3 toneladas.

  • #5
    Usuário Avatar de ThiagoSNogueira
    Entrada
    03/02/2010
    Local
    Jequié/BA
    Idade
    45
    Posts
    154
    Agradecimentos: 0
    Muito obrigado pelos esclarecimentos, Troller-a-vista!

    Só pelo tanto de informação que vc deu, esse tópico merecia ser "pinado".

    Sempre tive essas dúvidas, desde a época dos carros de passeio...

    Apesar desse ser um fórum 4x4, acho que o assunto aqui não pode ser somente off-road, nem trilhas hardcore, e nem todo mundo aqui pode se dar ao luxo de ter uma viatura 4x4 + carro normal.
    Eu peguei essa picape, primeiro pq sempre apreciei, segundo pq precisava de um carro resistente e pra serviços (tenho um sítio cuja estrada de acesso está bem ruim, e utilizo a Hilux pra levar adubo, cimento, entre outras coisas pra lá).
    Mas tbm é o meu carro do dia-a-dia, pra uso urbano.
    E aqui, a maioria das ruas é de paralelepípedo, e estão muito mal cuidadas.

    Portanto, as vezes precisamos aliar conforto ao uso do carro tbm.

    Essa discussão sobre pneus e suas variáveis, eu acho de extrema importância!

    Valeu!

    Abraço.
    4X4 Brasil

  • #6
    Tiago, tudo depende da utilização do seu veiculo.
    Se vc usa só asfalto, os pneus de alta performance lhe trarão mais beneficios de tração em seco e molhado, mas são mais caros e duram bem menos.

    Pneus normais tem boa durabilidade e equilibrio em conforto e segurança, custando menos.

    Marcas que considero boas: michelin, yokohama, brigestone, marshall (kunho) maxxis, goodyear, etc.

    Siga o manual. Se o idela é um pneu 255 use este. Vc não perde em torque nem em consumo. Se vc quer mais desempenho, perfil baixo e rodas grandes são melhores...se busca desempenho fora-de-estrada, pneu MUD ou recapado borrachudo...

    Resumo, tudo dependerá do seu uso, mas regra básica é o manul do carro.

    Ainda, veiculo 4x4 obrigatoriamente deve usar pneus iguais na dianteira e na traseira para evitar desgastes na transmissão.

    Valeu.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Idade
    41
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 7
    rodas grandes = maior peso e maior esforco pra ser movimentado, num local onde 40 gramas a 110km/h se torna 400 kilos de forca!

    rodas grandes sao primeiramente um atributo visual, segundo um atributo de espirito e por fim, traz uma melhora em curvas (pois o pneu dobra menos).

    Porem para arrancar e frenagem, o peso maior dificulta e muito.

    Faca o teste, monte na sua bicicleta, e ande 100 metros com 1 kilo no quadro. depois retire esse 1 kilo no quadro e adcione cerca de 100 gramas nas rodas, vai comecar a rezar para os 100 metros acabarem logo..

    em tempo, é importante dizer que existem rodas e rodas, uma roda da ferrari mesmo aro 20 pesa menos que uma roda aro 17 normal que temos no brasil.

    soh para terem nocao, a roda HD (marca) aro 18 pesou cerca de 5.200gramas a menos que a mesma roda da marca NOOVA. Tb o custo de 1.5 HD ja paga o custo de 4 NOOVA... Para tudo tem um porem.

    Mas como todo porem, nao consegue fugir da fisica: qto mais roda, menos pneu, e pneu pesa menos que roda. Fato.

    Em pick up onde os pneus sao realmente altos, mudar do aro 15 (hilux de 2007 pra tras , estou certo?) ou aro 16 (ultimas hilux) para por pneu aro 18 ou 19, acho q visualmente pouco se agrega, tem que partior para algo tipo 20 ou 22 para ter alguma mudanca realmente bonita de se ver, o custo disso é absurdo e o conforto vai la pra baixo.

  • #8
    Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    50
    Posts
    2,073
    Agradecimentos: 2
    Pensando em conforto, tem muitas variaveis, mas encurtando apenas para essas duas que mencionou, os pneus mais fino sao mais confortaveis. nao pq sao mais fino mas pq MANTENDO A CIRCUNFERENCIA ORIGINAL (ou mais proxima possivel), o pneu mais largo ira "ler" mais area do solo com menor altura em relacao a banda de rolagem (a altura que muitos acreditam na realidade é uma porcentagem, por exemplo 200/55 quer dizer que tem 200 mm de banda de rolagem por 55% desse valor de altura), portanto, irá sofrer mais e consequentemente ira passar isso pro carro. Se vc for alterar todas as medidas, só o teste pratico pra saber.

    Sendo um percentual, como um pneu mais largo (265/70 R16) pode te menor altura em relação à banda de rodagem do que um mais fino (245/70 R16)???

    Nesse mesmo contexto, um pneu 245/75 R16 é mais alto e tem a mesma largura de um 245/70 R16.

    Não entendi o teu comentário.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Idade
    41
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 7
    rogerio, vou tentar reescrever o que vc sublinhou ok?

    o pneu mais largo, ira ter maior contato com o solo, portanto, irá ter mais área do solo sendo apoiado, se o solo tiver em desnivel ou com buracos ou qqr ondulacao, sera MAIS desses obstaculos sendo repassado para o carro, imagina o seguinte, um cara com pé numero 46 vai sentir mais dor se caminhar em pedregulho do que um cara com pé numero 39,concorda? maior area, maior contato, maior dor, mesma coisa pros pneus.

    Vamos a segunda parte do teu post, fazendo contas:

    265/70 R16 = 265 é a banda de rodagem e 70 é 70% desse valor, portanto= 185.5 mm de altura. (se nao errei os calculos, fiz de cabeca ok?)

    245/70 R16 = 171.5 milimetros de altura (mesma coisa do item anterior, conta de cabeca, mesma conta)

    Portnato, o pneu 265 tera altura MAIOR que o 245 utilizando-se o mesmo porcentual. Eu nao afirmei o contrario, alias nem tinha feito comparacoes por numeros, mas tai, matematicamente provador que ao colocar o pneu mais largo usando-se a MESMA porcentagem, vc tera um aumento total na circunferencia.

    Eu que nao entendi a confusao que vc fez. Reveja o post. A primeira medida é a banda de rolagem, a segunda é sua proporcao. E NAO ALTURA FINAL como muitos acreditam.

    Para que consiga manter o tamanho final do conjunto pneu+roda, se vc trocar o aro ou trocar o tamanho da banda de rolagem tera que obrigatoriamente refazer os calculos.

    Essa é uma artimanha bastante empregada aqui no forum para levantar os carros sem precisar fazer um BL, aumenta-se os pneus, aumenta a altura do carro, facil.

    O que isso implica?

    Primeiro, alteracoes no odometro e no velocimetro. E podem ficar drasticas.

    Segundo, se vc coloca um conjunto maior, o cambio também ficara maior (nao realidade o cambio obviamente nao se altera mas como ele faz a ligacao motor-rodas, sua atuacao ficara diferenciada), vai gerar menos RPM, mais maciez nas trocas de marchas e tb maior conforto geral do carro, vai perder em rendimento (o carro fica mais lento pra arrancar e retomar) mas tb tera maior velocidade final (nao espere muita coisa nesse item pq esta ligado mais diretamente as RPMs do motor, ou seja, vai sobrar mais um tiquinho de RPM pra torrar porem se vc nao tiver motor pra empurrar ate o final essas rpm, nao vai adiantar nada, ficara só na teoria).

    Espero te-los ajudados.

  • #10
    Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    50
    Posts
    2,073
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Troller-a-vista Ver Post
    rogerio, vou tentar reescrever o que vc sublinhou ok?

    o pneu mais largo, ira ter maior contato com o solo, portanto, irá ter mais área do solo sendo apoiado, se o solo tiver em desnivel ou com buracos ou qqr ondulacao, sera MAIS desses obstaculos sendo repassado para o carro, imagina o seguinte, um cara com pé numero 46 vai sentir mais dor se caminhar em pedregulho do que um cara com pé numero 39,concorda? maior area, maior contato, maior dor, mesma coisa pros pneus.
    Não sei se o teu comentário procede...tb lembro que Pressão = Força/Área, então, para um mesmo peso do carro (= trabalho da suspensão) a pressão será menor quanto maior for a área do pneu.

  • #11
    Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    50
    Posts
    2,073
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Troller-a-vista Ver Post
    Vamos a segunda parte do teu post, fazendo contas:

    265/70 R16 = 265 é a banda de rodagem e 70 é 70% desse valor, portanto= 185.5 mm de altura. (se nao errei os calculos, fiz de cabeca ok?)

    245/70 R16 = 171.5 milimetros de altura (mesma coisa do item anterior, conta de cabeca, mesma conta)

    Portnato, o pneu 265 tera altura MAIOR que o 245 utilizando-se o mesmo porcentual. Eu nao afirmei o contrario, alias nem tinha feito comparacoes por numeros, mas tai, matematicamente provador que ao colocar o pneu mais largo usando-se a MESMA porcentagem, vc tera um aumento total na circunferencia.

    Eu que nao entendi a confusao que vc fez. Reveja o post. A primeira medida é a banda de rolagem, a segunda é sua proporcao. E NAO ALTURA FINAL como muitos acreditam.
    As contas eu havia entendido, o que continuo achando é que um pneu mais largo - e consequentemente mais alto (245 70 x 265 70) - vai absorver melhor as imperfeições da pista, tornando-se, assim, mais confortável.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Idade
    41
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 7
    Rogerio, eu nao entendi muito bem (amanha eu relei sem sono) a questao da pressao. Mas ate onde eu entendo, a pressao sendo a mesma, indifere o tamanho do habitaculo, ou seja, tanto faz se tem 30 psi num pneu de carro ou se tem 30 psi num pneu de caminhao, a pressao é a mesma, muda sim a quantidade de ar armazenado, mas isso nao influencia obviamente a forca que esta sendo gerada. Enfim, vou pesquisar amanha eu posto ok?

    Agora entendi o que vc quis dizer em relacao ao tamanho do pneu.

    Primeiro, qdo eu disse q um pneu maior (em banda de rodagem) era menos confortavel que um pneu de banda de rodagem menor estou considerando que a medida externa ou diametro total do conjunto permanece o mesmo. Ou seja, vc nao esta alterando o raio do pneu apenas a banda de rolagem. Nesse ponto nao ha muito o que discutir.

    Agora quando vc altera o diametro total (ou raio do pneu, ou circunferencia como quiser), ai nao tem como comparar, vc perde a referencia totalmente, vai depender muito mais de composto etc etc etc etc.

    Nao da pra comparar um tenis 45 com um tenis 39 ... Vc pode comparar se ele tem maior ou menor amortecimento desde que com numeracao igual.

    245/70 é bem diferente de um 265/70. Nesse caso, pode ser que fique mais confortavel, menos confortavel ou ate mesmo igual. Vai depender de compostos, modelagem, tamanho da roda (tala), off set, sei la mais quantas variaveis.

    Nao saberia lhe dizer se aumenta ou prejudica o conforto, pois em TEORIA, a maior altura compensaria o maior contato do solo, mas vai saber se na pratica isso se confirma.. Só testando pra saber.

    Acredito que esses 20mm facam uma boa diferenca na hora do contato com o solo, pq vc tem q imaginar que conforto nao é só buraco, ondulacao, etc etc, tem tb a questao de como o carro se comporta, as curvas, a facilidade ou nao em virar, diametro de esterçamento (quanto maior a roda, maior a dificuldade em realizar curvas fechadas e manobras, o carro precisa de mais area para realizar o mesmo giro, noto isso ao andar no meu vectra e andar em vectras com pneus de largura maiores, nao sei explicar pq, lembro que uma 4rodas de alguns anos atras explicou isso mas sinceramente, nao faco ideia de como explicar).

    Acredito que (no alto da minha ignorancia e chutando com toda forca) que mesmo sendo um pneu um pouquinho mais alto o 265/70 ainda seria um pouco menos confortavel (devido ao contato do solo ser maior e nao acreditar na linearidade da relacao em % na altura, ou seja, conforme aumenta a banda se aumentar a porcentagem um anula o outro no mesmo linear matematico, se fosse assim, trator seria super macio, caminhao rodaria com suavidade etc..). Mas se alguem que ja fez a troca puder contrariar ou afirmar, seria otimo.

    abc

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade