Eu Conheço alguns mecânicos, mas precisa primeiro saber o que seu carro tem (Problema de Injeção de Combustível, Problema no Motor, Problema no Cambio, etc..) pq para cada problema tem um mecânico especifico, não achei até hoje um que mexa com tudo na DAK.
Olha aparentemente seu carro tem alguns problemas relacionado ao sistema de combustivel e pressão da turbina
Nesse post eu expliquei o que poderia ser que estava acontecendo com uma Cherokee de um colega ela usa o mesmo motor da DAK, a minha Grand Cherokee Tambem usa o mesmo motor da DAK só que 5 cilindros.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...ml#post2209764
Aparentemente seu injetor Nº 1 não está funcionando, pq ele tem um sensor que mede a quantidade de combustivel injetada no motor e se ele não funciona a bomba de diesel entra em modo de segurança e o carro fica limitado a 80 100Km/h passa da velocidade, passa mas é uma dificuldade tremenda. (Como mexeram na tampa de valvulas, pode ser que tenham desconectado o 1º injetor)
Bom quanto a RPM Subir e o carro não ganhar velocidade, isso parece embreagem mas é dificil dizer pode ser só um problema eletronico (Lembra o sistema esta em modo de segurança)
Quando o carro para e vc sente que algo ficou rodando embaixo do carro, esse é o CARDAN, pode ser problema no diferencial, mas como disse é dificil dizer.
Eu faria o seguinte:
1º Verifique todas as conexões eletricas do motor (Sem os sensores de temperatura são dois, ou sem o sensor MAP, ou sem o sensor de rotação, ou sem o sensor do bico 1 a bomba não trabalha adequadamenete, ela vai entrar em modo de
segurança e o carro vai ficar amarrado)
2º Verifique as tubulações de vácuo e de recirculação de gases (Valvula EGR ela utiliza vacuo para redirecionar o fluxo dos gases provinientes da queima)
3º Verifique a Valvula PVC (respiro do carter é aquela preta grande do lado do passageiro, essa valvula entupida gera problema de pressão positiva no motor e a MAP com a EGR ficam louquinhas)
4º Verifique a Turbina e Limpe o Intercooler (Veja se ela está com pressão correta e se não tem folga no eixo, esse motor sem a turbina é absurdamente xoxo, quase não tira o carro do lugar. Veja se não tem óleo no Intercooler)
5º Verifique o Ponto da bomba Injetora e se os Bicos injetores estão liberando o diesel com a pressão certa (eu trocaria os bicos, principalmente se a Kilometragem é alta e nunca foram mexidos, custa barato, cerca de 90 reais cada bico e mais uns 20 a 30 de M.O para trocar. O bico injetor é o Mesmo da Ducato. É o bico não é o porta injetor, somente o bico!!)
Bom quanto a motor era isso, veja se ela não está registrando nenhum erro, faça o teste do Painel. Segure o botão do Trip e ligue e desligue o contato 5x, no odometro vai aparecer alguns numeros, cola eles aqui para sabermos o que está acontecendo.
Grande Abraço e boa Sorte
Cordialmente
Pedro H. Matheus