Postado originalmente por
DieselPower
PessoALL,
Vários modelos de bomba injetora (inclusive a nossa em outros veículos) trabalham com uma bomba pré-alimentadora (mecânica ou elétrica)... Sendo assim, ela não precisa sugar o diesel e depois pressurizar, pois já o recebem "na porta"... A bomba pré-alimentadora (mecânica) original é barata (R$ 150,00) e fácil de instalar, porém nem todas as BI´s possuem a "espera" na parte traseira da carcaça.... A minha não possui, portanto fui de bomba elétrica.
Segundo um bombista que trabalha com motores diesel de competição, sem este recurso as BI´s não conseguem sustentar o fluxo adequadamente em RPM´s mais elevadas... A grosso modo, se sua bomba de palhetas é nova, não sentirá diferença nenhuma, porém se já existe um pequeno desgaste, o veículo recupera o fôlego perdido...
A Mercedes Benz costuma utilizar bomba elétrica para pré-alimentar as BI´s dos caminhões. Segundo ela, este recurso faz com que a durabilidade da BI aumente muito... Inclusive, caso a bomba elétrica queime, a recomendação é que não funcione o motor sob pena de danificar a BI por sobre carga...
Sendo assim, parti para a instalação de uma Bomba Elétrica para que envie o diesel até a entrada da BI, em uma pressão máxima de 0,5 BAR, mas como todas as bombas vendidas no mercado nacional variam de 3 a 10 BAR, seria obrigatório a utilização de um dosador e a criação de uma segunda linha de retorno do diesel.
Foi quando encontrei uma bomba elétrica própria para carburadores, que envia o combustível a exatamente 7 PSI (0,5 BAR), sendo dispensado o uso do dosador. O melhor de tudo isso foi o preço:
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Ela foi ligada puxando o positivo do fio que leva corrente ao fusível do solenóide da bomba, no chicote elétrico da caixa de fusíveis. Utilizei um porta fusível com um fusível de 10A na instalação. Já o negativo (terra) foi ligado no parafuso que segura a chapinha onde foi fixada a bomba.
A mangueira após a bomba é de PU, e suporta até 10 BAR, após o filtro e antes da bomba, tudo original.
Utilizei uma sinta plástica como um"seguro", pois prendi apenas um parafuso para segurar a bomba, mas acredito que não vai soltar. Passei uma fita de espuma em todos os locais que considerei possibilidade de raspar ou fazer barulho.
Primeiras impressões:
A princípio, as saídas de lombada em terceira marcha ficaram mais suaves (sem tremedeira ou trancos), bem como quando pisamos no acelerador em baixa rotação... Outra coisa percebida, é que minha viatura tinha muita força em baixa rotação, mas pedia marcha com 3.000RPM, e demorava a desenvolver a partir deste ponto. Após a instalação da Bomba Elétrica, ela está empurrando muito melhor após as 3.000 RPM.
Fiz uma viagem de 1.000 Km, por uma estrada bem conhecida. Em uma subida de uns 4 km que com o "pé trancado" costumava subir em 110 km/l, desta vez subi a 120 km/h, pode parecer pouco, mas para atingir os 110 foi bem mais rápido.
Outra grande diferença foi na pressão da turbina, pois em situações que precisava utilizar 1 a 1,2 kgf/cm2 para manter 100 km/h, nesta viagem o fiz com apenas 0,8 kfg/cm2. Este fato comprovou a melhor eficiência, pois era notável a menor pressão no pedal do acelerador para manter as mesmas velocidades de antes. Na minha opinião esse foi o ponto de maior diferença!
Logo, menor pressão de turbina = menos diesel injetado = menor consumo, o qual comprovei na hora de abastecer. Este trecho e "andando bem" a X historicamente faz 9,8 km/l (se andar normal faz até 10,5)... Nesta vez andei bem, e ainda fui "testando" a bomba com acelerações maiores que utilizo normalmente, e fiz 10,18 km/l. No retorno, conduzi no melhor estilo "Full Throtle" e pelo indicador o consumo ficará acima de 10 também (ainda não abasteci)...
Tudo isto me trouxe felicidade e tristeza; Felicidade pelo "esquema" ter funcionado bem, e tristeza porque isso comprova que minha BI já apresenta desgaste... De qualquer maneira, mesmo quando estiver com BI nova vou utilizar a bomba elétrica, para aumentar sua durabilidade, assim como a Mercedes Benz faz com seus caminhões.
Para aqueles que irão fazer o mesmo, sou sincero em dizer que funcionou bem, mas se fosse comprar a bomba elétrica hoje, iria até uma auto-peças e compraria a mais barata para veículos nacionais (3 a 4 BAR), porém de marca boa. Neste caso seria necessário utilizar um dosador e fazer uma nova linha de retorno do diesel ao tanque. Faria diferente por 2 motivos: 1- Confiabilidade. Tenho certo receio desta bomba Xong Ling, mas vou utilizar e ver quanto tempo vai durar; 2- Algo me diz que uma bomba mais forte poderia ser ainda mias eficiente em altos RPM´s.
Fico a disposição para maiores esclarecimentos.
Abraço a todos!