x
Convex Datacenter
Página 7 de 12 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ÚltimoÚltimo
Resultados 73 a 84 de 144
  • #73

    Eu comprei e vou andar com biodiesel




    Eu peguei uma Peugeot 504 ontem. Tô com um grande frio na barriga, pq é meu único carro e precisarei muito dela para trabalho e deslocamentos pessoais. Sempre tive 2 carros pq não posso ficar à pé. Mas precisei ficar só com ela desta vez (ai!).
    Mudei para Bombinhas, litoral de SC: muita estrada de terra, morros verticais e ruas péssimas, das poucas que são calçadas. Daí eu detonaria meu ex-carro cheio de badulaques elétricos. Além disso a grana encurtou com a mudança e sustentar um 2.0 16V automático na gasolina começou pesar. Por aqui tem algumas 504 e todo mundo fala bem.

    Já logo cedo tive uma grata supresa: hoje tá um frio e chuva, aquecí as velas 5 vezes, dei na chave, chorou um pouquinho e pegou bem.
    A impressão ao pilotar a Peugeot é que é gostozinha como um carro, tirando o barulho e a suspensão dura, já tive Toyota Ban. e a Peugeot é muito mais agradável. Baixei os pneus para 20 psi e melhorou muito. Andando a direção "queixo duro" é leve mas ao manobrar é bem pesada, agravada pelos pneus 235/75-15. Sobe bem qualquer subida, como um carro 1000, e passa pequenos obstáculos com muita facilidade. Na estrada é 100 KM/H se forçar só vai gastar mais. Ponto negativo é a fumaceira que faz quando pisamos muito, dá vergonha... Isso deve melhorar quando usar óleo vegetal. Mas, como a Toyota, é em estradinhas de terra que ela fica gostosa. Estável, macia e traciona muito bem, lembra uma "mini-Toyota". Até aqui estou gostando quando rodar um pouco mais posto o resultado.

    Vou usar óleo vegetal, num esquema parecido com o que os europeus estão fazendo, com dois tanques: um à diesel para aquecer e outro a óleo vegetal de fritura (aquecido para afinar), com porcentagens de diesel. São unânimes em dizer que melhora muito, inclusive nas 504 européias.

    Pois é, vou trabalhar e daqui uns tempos posto resultados mais concretos.
    4X4 Brasil

  • #74
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    O óleo vegetal necessita de um processo para retirar a parafina. Se não fizer isso em pouco tempo terás bicos injetores com leque de pulverização alterados e anéis trancados.
    Pode gerar trincas no cabeçote, queima de óleo lubrificanteo e superaquecimentos.

    Tem um processo muito simples.
    20 L de álcool (esse de bomba de posto mesmo)
    500gr de soda cáustica em escamas
    80 L de óleo de fritura (novo ou usado)

    Mistura primeiro a soda com o álcool até desmanchar, depois tu colocas o óleo já livre de impurezas junto com a primeira mistura. Mexe bem e deixa descansar. No final teras 20 L de parafina no fundo e 80 L de biodiesel puro em cima prontinho pra ir pro tanque.
    A parafina pode ser vendida para indústrias de sabão ou dá para fazer nitrogliceria e vender para o Binladem! eheheh!
    4X4 Brasil
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #75

    Thumbs up Esse é o biodiesel

    Obrigado pela dica Edintruder! Mas tenho 4 perguntas: Esse processo se faz a frio? Quanto tempo de decantação? Uso filtros diesel suplementares? Ainda devo aquecer o combustível antes da bomba?

    Pensei em usar esse processo, mas achei que o óleo puro seria mais eficiente, os portugueses pôem o óleo vegetal direto (o de cozinha deles é 50% do preço do seu diesel) usando o diesel só para aquecer o motor e afinar o óleo, usam em carros modernos como Astra TDI, bem mais sensíveis que minha robusta Peugeot, então achei que seria mais simples assim. Pelo que vc me falou a gliecerina acaba danando o motor e é sensata sua colocação, vou seguir sua receita então. De quebra creio que esse processo deve retirar o sal proveniente de frituras, já que no álcool tem água e o Biodiesel já fica bem mais fino, mais próprio para o uso. Calculei em cerca de R$ 0,40 por litro o custo bruto desse processo (aqui em SC). Razoável, para ter um combustível melhor e mais confiável. A glicerina eu dôo para o Bin Laden, desde que assuma o compromisso de usar em Brasília... Ou vendo para amortizar parte do custo de produção.


    Há! Hoje trabalhei com a 504 debaixo de chuva, foi muito bem. Atolei propositalmente e ela saiu bem, sem nenhuma ajuda. O lubrificante está no nível e a fumaça diminuindo (creio que era por ficar muito tempo parada). Só que vai ter que por DH, queixo duro no dia a dia é... duro! Acho que vou por uma Direção H. de Monza. Ela está bonita, e, ao contrário do que dizem, faz boa presença. Pude perceber admiração de clientes e amigos, mesmo habituados a me ver de carro importado.
    Nota 8+ pra camionetinha até agora!
    4X4 Brasil

  • #76
    Citação Postado originalmente por abduzido Ver Post
    Pensei em usar esse processo, mas achei que o óleo puro seria mais eficiente, os portugueses pôem o óleo vegetal direto (o de cozinha deles é 50% do preço do seu diesel) usando o diesel só para aquecer o motor e afinar o óleo,
    Pois é amigo, OS PORTUGUESES... usar óleo vegetal puro é bem coisa da terrinha mesmo, ora pois... Se a glicerina não ferrasse o motor com o tempo, o processo de fabricação do biodiesel não existiria...

  • #77

    É, concordo

    É, concordo, vou fazer o processo.

  • #78
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    O que eu sei eu extraí desse fórum com as pesquisas e links que os colegas postaram, então pode-se re-pesquisar ainda mais para ter mais dados sobre o processo.
    No Mercado Livre tem inclusive equipamentos para fabricação de biodiesel caseiro. Eu queria fazer um equipamento, mas a minha esposa não deixou fazer isso em casa...

    O processo é todo feito em temperatura ambiente. A decantação não sei quanto tempo leva, porém acredito que em 12 horas esteja pronto.

    Pra tirar o sal e água provenientes da fritura tem o processo de lavagem, que nadamais é do que adicionar água no óleo e bater com alguma pá interna na mistura. Depois tem que aquecer e deixar ferver por 1 hora até evaporar toda a água.

    Esse equipamento consiste em um recipiente para mistura do álcool e soda, com almgum equipamento para misturar e outro recipiente maior para a mistura do óleo também com equipamento misturador. Se quiseres fazer o processo de lavagem, precisa de no mínimo uma resistência interna ou um fogareiro embaixo, e todo o equipamento deverá suportar a ação do calor.

    No veículo não muda nada, a não ser o motor que dura muito mais que o uso do óleo mineral, pois o lubrificante pouco se altera durante o uso, mantendo as características por muito mais tempo. A ação do enxofre e da fuligem no óleo lubrificante é muito prejudicial e no Biodiesel não tem esses compostos que alteram a composição química do óleo de forma tão rápida.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #79
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Opa, deu erro aqui e postou de novo...

    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #80
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    No veículo não muda nada, a não ser o motor que dura muito mais que o uso do óleo mineral, pois o lubrificante pouco se altera durante o uso, mantendo as características por muito mais tempo. A ação do enxofre e da fuligem no óleo lubrificante é muito prejudicial e no Biodiesel não tem esses compostos que alteram a composição química do óleo de forma tão rápida.
    HEHE! Igual a álcool em motores OTO, o óleo sai limpinho.

    Quanto à camionetinha, só alegria! Botei uma mola na bomba para endurecer o acelerador e está muito mais gostosa. Tá até andando mais, creio que está dosando melhor a aceleração. Recomendo a Peugeot 504!!!

  • #81
    teve uma época em que a volkswagen testou óleos de amendoim e soja, de cozinha mesmo, como combustível num passat 1.5 e numa saveiro 1.6, e a fiat testou óleo de mamona, puro, numa fiorino daquelas antigonas baseadas no 147... realmente a glicerina acaba sendo problemática, mas o diesel em alguns locais tem um alto teor de parafina que acaba provocando problemas, principalmente para a partida a frio...

  • #82

    Capacidade do tanque

    Alguém sabe a capacidade do tanque da Peugeot 504?

  • #83
    Usuário Avatar de fverna
    Entrada
    21/11/2008
    Local
    Sampa/SP
    Idade
    47
    Posts
    1,168
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por abduzido Ver Post
    Alguém sabe a capacidade do tanque da Peugeot 504?
    Olá abduzido,

    Não sei te dizer a capacidade do tanque da 504, mas posso dizer a todos aqui do forum que vai rolar um leilão de uma empresa, onde terá uma 504 98/99 azul que parece estar muito boa perto do que vemos pelas ruas, com lance inicial de 8.000, e sinceramente, não vejo muitas chances de ter briga por ela, então a chance de ela sair pelo valor inicial de 8m é bem grande, segue o link:

    BIODIESEL, PODE ESTAR AI A SUA CHANCE, SE AINDA QUISER UMA 504.

    http://www.deseulance.com/listagemLe...p?idLeilao=852#

    Lote 31

    Alias, tem tb uma gran vitara 2001 diesel, mas esta parece que esta com algum problema, pois tem sinais de muito oleo em baixo do motor e as mangueiras do intercooler estão desmontadas e parece que tem algumas peças no assoalho, sei lá, esta tem que ir ver pessoalmente (lote 30).

    Abraço,

    Flávio
    ~~~~~~ 4x4Brasil ~~~~~~
    =====Insta: FlavioVerna4x4=====
    ~~~~~ Flávio Verna ~~~~~

  • #84

    Vai fundo biodiesel

    Pega a 504 que vc vai gostar, bem gostosa de dirigir se vc não fizer questão de conforto. Econômica e vai bem na terra, ouví dizer aki no fórum que tem até autoblocante. Atolei a minha propositalmente e as marcas das rodas ficaram bem uniformes, levando a crer que é autoblocante. Ela dá uns "soquinhos" quando perde a tração, característico de autoblcantes.

    Essa por 8 tá muito barato, a tabela fipe da 99 é R$ 16.600 e 17.400, por aki não se acha nem mais antigas, 94, por menos de 13 ou 14. Diesel voltou a estar em alta, tá tendo até concorrência para "captar" óleo de frituras. Enquanto o GNV ainda é incerto, perde rendimento, o tanque atrapalha, a adaptação é complicada e encareceu um pouco tanto o combustível quanto a adaptação.

    Eu quero saber da capacidade do tanque para me preparar para o biodiesel numa eventual viagem grande, paradas de reabastecimento, para levar o meu próprio combustível.
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade