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Convex Datacenter
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  • #13



    É verdade anthonius, a falta de água é um problema. Diferentemente de quando a bomba dagua pára de funcionar e a fervura solta fumaça, a falta de água simplesmente superaquece e detona tudo, e se voce nao olhar o painel meio que dentro de alguns minutos, já estraga muito o motor...

  • #14
    Usuário Avatar de Angelo Tomachewski
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    A junta do cabeçote tem medida correta, o que uma junta líquida não proporciona. Isso com certeza altera a compressão e a distância das válvulas e os pistões.

    Para durabilidade da juntabasta colocar original e se quiser pode pintar com tinta para alta temperatura que protege um pouco mais a junta em casos de aquecimento pois o fogo nos cilindros não tem contato direto com o metal da junta, mas sim com a tinta.
    Quando mexi na minha eu não lembro se cheguei a pintar ou só coploquei graxa na junta.
    Edintruder Tudo blz Cara junta do cabeçote não use cola, tinta, graxa ela é frabricada para trabalhar em alte temperatura é so aperta com o torque correto e pronto.

    Anthoniusnikos Fique tranquilo cara junta do cabeçote não tem validade vai substituir quando queimar ou tirar o cabeçote pra fazer o motor.

  • #15
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    cola preta ou vermelha?

    aqui os mecanicos alem de trocar a junta ainda colocam uma cola e ficam na polemica, na ford eles dizem que a melhor é a preta, ja o meu mecanico de certa confiança so usa uma vermelha e diz que a preta não presta, será que a cor da cola influi alguma coisa, da ultima vez que troquei a junta (vide topico) eles colocaram vermelha.

  • #16
    Citação Postado originalmente por ubuntu2009 Ver Post
    aqui os mecanicos alem de trocar a junta ainda colocam uma cola e ficam na polemica, na ford eles dizem que a melhor é a preta, ja o meu mecanico de certa confiança so usa uma vermelha e diz que a preta não presta, será que a cor da cola influi alguma coisa, da ultima vez que troquei a junta (vide topico) eles colocaram vermelha.
    É só não colocar nenhuma e fim de polêmica...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #17
    Citação Postado originalmente por ubuntu2009 Ver Post
    aqui os mecanicos alem de trocar a junta ainda colocam uma cola e ficam na polemica, na ford eles dizem que a melhor é a preta, ja o meu mecanico de certa confiança so usa uma vermelha e diz que a preta não presta, será que a cor da cola influi alguma coisa, da ultima vez que troquei a junta (vide topico) eles colocaram vermelha.
    Existem juntas e juntas..........

    As juntas liquidas (ou colas) normalmente a base de silicone passaram e ser usadas em substituição as juntas de borracha ou cortiça, normalmente na vedação de oleo, como no carter, diferenciais etc. Pelo bom resultado, facilidade de aplicação e disponibilidade em qualquer local (diferente de muitas juntas que não se encontram) os mecanicos passaram a usa-las em qualquer local, mas muito desses "usos" não é recomendado pelo fabricante, e nem vem de fabrica.

    No caso da junta do cabeçote, a situação é totalmente diferente. Esta junta é submetida a alta pressão, alta temperatura e fogo nas bordas do cilindro, por este motivo elas são "metalicas". Como já dito acima por diversos colegas, ela tambem tem a função do "espaçamento" correto entre as partes, e por este motivo existem juntas de espessuras diferentes para um mesmo motor. Com relação ao esmagamento que ela recebe ao ser apertada, é importante lembrar que os parafusos do cabeçote são conicos e de alta precisão mecanica de forma a evitar qualquer deslocamento lateral das partes, alem do correto esmagamento. Por este motivo a maioria dos cabeçotes são apertados com x torque e mais y graus de aperto.

    Abs

  • #18
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    Citação Postado originalmente por ubuntu2009 Ver Post
    aqui os mecanicos alem de trocar a junta ainda colocam uma cola e ficam na polemica, na ford eles dizem que a melhor é a preta, ja o meu mecanico de certa confiança so usa uma vermelha e diz que a preta não presta, será que a cor da cola influi alguma coisa, da ultima vez que troquei a junta (vide topico) eles colocaram vermelha.
    Bom, já ficou bem esclarecido que junta do cabeçote é uma coisa e junta líquida é outra, pra complementar vou repetir o que ja foi falado tambem, Junta de cabeçote não precisa de cola, tinta, verniz, silicone, graxa, etc. As superfícies devem estar limpas e planas e não deve ser passado nenhum produto nem na junta nem no bloco/cabeçote.

    Pra finalizar, voltando ao assunto das cores. Fui numa palestra de um fabricante de colas p/ juntas e fiz essa mesma pergunta, o técnico respondeu que as propriedades químicas são as mesmas, a diferença entre cores é que o preto é mais indicado pra parte inferior do veículo, o cinza pra motores de motocicletas e o vermelho pra motores automotivos, ou seja, apenas uma questão visual, vc pode usar qualquer cor em qualquer peça, portanto essa conversa de que o preto é melhor que o cinza que é melhor que o vermelho é frescura de certos mecânicos.

    []'s

  • #19
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    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Bom, já ficou bem esclarecido que junta do cabeçote é uma coisa e junta líquida é outra, pra complementar vou repetir o que ja foi falado tambem, Junta de cabeçote não precisa de cola, tinta, verniz, silicone, graxa, etc. As superfícies devem estar limpas e planas e não deve ser passado nenhum produto nem na junta nem no bloco/cabeçote.

    Pra finalizar, voltando ao assunto das cores. Fui numa palestra de um fabricante de colas p/ juntas e fiz essa mesma pergunta, o técnico respondeu que as propriedades químicas são as mesmas, a diferença entre cores é que o preto é mais indicado pra parte inferior do veículo, o cinza pra motores de motocicletas e o vermelho pra motores automotivos, ou seja, apenas uma questão visual, vc pode usar qualquer cor em qualquer peça, portanto essa conversa de que o preto é melhor que o cinza que é melhor que o vermelho é frescura de certos mecânicos.

    []'s
    Camarada Elmer:
    Agora voce falou tudo, só com uma pequena correção; na última frase sua leia-se "mechanico", porque MECANICO, que se preza, sabe que isto é frescura, e não se dispõe a falar tanta "abóbora" para seu cliente, paracendo que é um expert no assunto. Agora este assunto de juntas ficou bastante claro com o seu comentário.
    []'s.
    Flavio

  • #20
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    Citação Postado originalmente por Allan Nielsen Ver Post
    Existem juntas e juntas..........

    As juntas liquidas (ou colas) normalmente a base de silicone passaram e ser usadas em substituição as juntas de borracha ou cortiça, normalmente na vedação de oleo, como no carter, diferenciais etc. Pelo bom resultado, facilidade de aplicação e disponibilidade em qualquer local (diferente de muitas juntas que não se encontram) os mecanicos passaram a usa-las em qualquer local, mas muito desses "usos" não é recomendado pelo fabricante, e nem vem de fabrica.
    Corretíssimo


    Citação Postado originalmente por Allan Nielsen Ver Post
    No caso da junta do cabeçote, a situação é totalmente diferente. Esta junta é submetida a alta pressão, alta temperatura e fogo nas bordas do cilindro, por este motivo elas são "metalicas". Como já dito acima por diversos colegas, ela tambem tem a função do "espaçamento" correto entre as partes, e por este motivo existem juntas de espessuras diferentes para um mesmo motor. Com relação ao esmagamento que ela recebe ao ser apertada, é importante lembrar que os parafusos do cabeçote são conicos e de alta precisão mecanica de forma a evitar qualquer deslocamento lateral das partes, alem do correto esmagamento. Por este motivo a maioria dos cabeçotes são apertados com x torque e mais y graus de aperto.

    Abs
    Apenas complementando,
    além do que foi falado à respeito da junta de cabeçote ela é um trocador de calor pois transfere temperatura do bloco para o cabeçote e vice-verso.

    Sobre os parafusos saibam que é recomendado substituir o jogo quando for removido o cabeçote para alguma revisão ou simples troca da junta. Atualmente com a tecnologia aplicada nas juntas de cabeçote os parafusos não precisam ser retorqueados (não sei se lembram antigamente que o cliente recondicionava um motor, rodava X kms e tinha que voltar na oficina pra retorquear os parafusos) agora com o torque angular os parafusos chegam à esticar e dificilmente servem pra ser reaproveitados quando desmonta-se o cabeçote, alguns manuais de motores informam a tolerancia de comprimento maximo permitido, mas a maioria recomenda fazer a troca, não custam caro e são garantia de um serviço nota 10.

    []'s

  • #21
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    Cola graxa, ou tinta na junta cabeçote l200?

    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Bom, já ficou bem esclarecido que junta do cabeçote é uma coisa e junta líquida é outra, pra complementar vou repetir o que ja foi falado tambem, Junta de cabeçote não precisa de cola, tinta, verniz, silicone, graxa, etc. As superfícies devem estar limpas e planas e não deve ser passado nenhum produto nem na junta nem no bloco/cabeçote.

    Pra finalizar, voltando ao assunto das cores. Fui numa palestra de um fabricante de colas p/ juntas e fiz essa mesma pergunta, o técnico respondeu que as propriedades químicas são as mesmas, a diferença entre cores é que o preto é mais indicado pra parte inferior do veículo, o cinza pra motores de motocicletas e o vermelho pra motores automotivos, ou seja, apenas uma questão visual, vc pode usar qualquer cor em qualquer peça, portanto essa conversa de que o preto é melhor que o cinza que é melhor que o vermelho é frescura de certos mecânicos.

    []'s
    Amigos do forum, muito clara a resposta do nosso amigo ELMER, todavia como a mesma fará 6 anos, as coisas evoluem e as opiões as vezes mudam. gostaria de algumas opiões sobre o uso de cola, graxa ou spray de tinta de alta temperatura na junta de cabeçote, além de alguma outra dica importante, pois eu mesmo quero fazer o serviço. Valeu!!! forte abraço!!!

  • #22
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    6 anos é o tempo do meu registro, a resposta foi publicada em 12/03/09, 07:46

    []'s

  • #23
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    Té certo foi mal!!!! Tabém só pra esclarecer. Quando disse que as opiniões mudam foi no sentido de que a cada dia agregamos mais conhecimento, os quais acabam muitas vezer mudando nossa antiga posição. Abraços.

  • #24
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    Colegas, lendo este tópico, resolvi passar a vocês uma dúvida sobre a junta do cabećote.

    Estivemos com um problema no 2.8ps da Ranger que estava vazando água pelo selo traseiro... então, como tinha que tirar (sacar) o motor todo, aproveitamos e demos uma "geral", jogo de anéis, juntas novas, junta do cabeçote nova de um furo - std - (primeira compra), virabrequim balanceado, trocar todos os selos, ...

    O cabeçote estava perfeito, foi montado, só que com 2 mil km rodados, uma mangueira NOVA rasgou na conexão do resfriador de óleo-bloco (o mecanico apertou demais a braçadeira) e a água vazou toda rapidamente... Pegou um aquecimento e a temperatura baixou rapidamente. O motorista (não era eu) andou cerca de 2km sem água, desligou porque a temperatura baixou rápido...

    Pois bem, depois de instalada nova mangueira a água "sumia" (não vazava pelas mangueiras). Algumas vezes ficava "pesado" para funcionar (1x a cada 5), este era o problema que realmente incomodava. Colocar 2l de água a cada voltinha não era tão chato quanto ver o bixo "pesadão" algumas vezes...

    Resumindo, sacamos o cabeçote e a segunda camisa apresentava coloração diferente das outras, mais próxima de cor de ferrugem.
    Foi instalada a segunda junta do cabeçote nova, optamos desta vez pela junta de 2 furos, um décimo mais grossa que a std, pois tiramos as válvulas relativas àquela camisa e após análise a "olho", não apresentava trincas aparentes... O cabecote também passou pelo teste da régua de alumínio de pedreiro (não estava muito empenado). Imaginava-se ser apenas junta do cabeçote queimada.

    O problema continuou... O carro andou menos de 100km, a água sumindo (não vazava pelas conexões aparentes)... Consumiu uns 40l de água em uns 4 dias. Trocamos a tampa do reservatório de expansão e deixamos até ele funcionando em rotação média durante uns 20min. para ver se vazava pela tampa, mas não vazava. "Sumia".

    Abrimos novamente o cabeçote... 1. vimos umas "erosões" na face do cabeçote, entre as camisas, com maior acentuação próxima da segunda camisa. Estas erosões não chega a ligar os furos de água aos buracos das camisas... 2. A água (pelo o menos parte dela) estava indo ao carter mas não misturava com o óleo formando aquela borra branca... Vcs já viram isto? O óleo não ficou "branco" como nos motores a gasolina. (Lubrax Top Turbo CI-4). Quando o motor chegava na temperatura de operação, a água estava evaporando e indo para a admissão pelo suspiro.

    Aparentemente há trinca escondida (vamos ver segunda-feira numa máquina própria de testar cabeçotes) ou o problema pode estar também nas erosões da face, mas a minha dúvida é a seguinte:
    1. pode-se reaproveitar a junta do cabeçote? (as duas rodaram pouco)
    2. pode-se envernizar a junta para reaproveitá-la?
    3. pode-se usar um pouquinho de adesivo a base de silicone de alta-temperatura ao redor dos orificios de água?
    4. a que temperatura chega aquela região? Será que um adesivo que aguente até 260graus resiste?
    5. pode-se instalar aquelas juntas baratas de papelão do 2.5 maxion?
    6. e os parafusos? se não trocá-los e os mesmos estiverem além do limite permitido (0,1cm a mais), o que acontecerá de ruim? Ele não vai deixar de apertar...

    Vamos melhorar o debate:
    1. se instalar a junta usada num. 2 (mais grossa) que já foi apertada o que poderia acontecer de pior?
    2. por que a junta, que é de alumínio e ferro não presta mais, mesmo estando aparentemente perfeita?
    3. será que dá para pegar a junta "usada" e mandar "fazer" uma nova de amianto ou outro material nas casas especializadas em juntas?
    4. se não existisse de jeito nenhum a possibilidade de comprar a junta original da MWM, o que seria o melhor a fazer?
    5. aquele pessoal que colocam Opala e Gol para correr usam apenas adesivo de silicone, sem junta nenhuma de papelão ou ferro... Como aproveitar a idéia? Se aprofundar um pouco a face do pistão, daria para fazer isto?

    Daniel

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