x
Convex Datacenter
Página 1 de 22 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 260
  • #1
    Usuário
    Entrada
    08/03/2007
    Local
    Goiânia / Luis Eduardo Magalhães/GO
    Idade
    70
    Posts
    1,078
    Agradecimento: 1

    Câmbio Automático X Câmbio manual




    Prezados foristas,

    Estou atrás de informações sobre os pontos positivos e negativos na comparação entre um câmbio mecânico e o câmbio automático para veículos Diesel. Procurei algumas coisas aqui no fórum e as informações quando não estão espaças, termina em discussão entre os foristas.

    Para uma pessoa que anda entre 60 e 70% de estradas de asfalto e o restante em estrada de chão, sendo que na parte de chão, em vários locais a pessoa tem que andar com o veículo tracionado seja 4x4 Alta ou 4x4 reduzida, além disso, nos mesmos locais anda-se em alguns momentos carregados. Os tipos de terreno em estrada de chão vão desde cascalhos, lamaçais, atravessar alguns trechos alagados, terrenos argilosos e alguns acidentados.

    Pode-se gerar algum problema no câmbio automático devido a se andar por vários quilômetros com bastante barro na parte debaixo do veículo?

    No aguardo das informações dos experts do assunto.
    4X4 Brasil Razão: Adequar regra de postagem 2/2.4

  • #2
    rapaz,provavelmente vai gerar uma polêmica imensa,uma discussão infinita,e não vão chegar a uma conclusão.

    só lhe digo uma coisa: isso é pessoal,se você prefere AT compre até,caso contrário compre MT

  • #3
    Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Idade
    45
    Posts
    1,335
    Agradecimentos: 0
    Bom...Vou dar meu pitaco...

    Câmbio A/T só se for Toyota. O resto...

    (Serjão vai adorar meu post!)

    Abraços!

  • #4
    Usuário Avatar de lealrenato
    Entrada
    14/12/2006
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    1,255
    Agradecimento: 1
    cambio at, só e sómente se for tiptronic. esse sim é O cambio automatico.

    fora isso, é jogar dinheiro fora. prefiro o mt.

    RENATO LEAL & VICTOR LEAL-MEU FILHO E NAVEGADOR http://www.youtube.com/watch?v=vCauhiwTvOU
    L 200 TRITON

  • #5
    Pra mim cambio automatico casa super bem em carros com alto torque.
    So acima de 35 kgfm de torque...
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #6
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    6,602
    Agradecimento: 1
    POntos positivos:

    - Conforto tanto na cidade qto estrada;
    - Durabilidade do conjunto maior do que o MT;
    - Praticidade no Off-Road podendo até ajudar e ser mais fácil usando um cambio CA do que MT

    Pontos Negativos:
    - Se der problema é umas 3x mais caro que arrumar um MT;
    - Dependendo da marca consumo é desde um pouco maior como tbm Beemm maior;

    Pelo menos são essas dicas que eu tenho.

    Duas pessoas q seriam interessantes de opinar sobre o q vc pergunta é o Waldir e o Luis Toin (Meu irmão). O Waldir saiu de uma L-200 MT para uma Hilux AT e o Toin saiu de uma L-200 AT para uma L-200 MT (igual a sua q foi roubada).
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #7
    Minha opniao, no quesito conforto, qualquer cambio automatico é melhor que um cambio manual. QUALQUER um. ja andei em hilux, l200, sportage, sorento, ranger,corola,aquele nissan do tiozao, e outras automaticas .pra mim qualquer auto é melhor que manual..

    Na estrada e na cidade vc vai tranquilo, eu faço as vezes viagens de 900 km, em um dia só, e não imagino como seria isso com um manual. Se eu já chego cansado de auto, imagina trocando marcha...puts.
    Na cidade para mim é a mesma coisa, celular, anotação etc, e trocar marcha? nem pensar.

    Para o meu uso de 4x4, em fazenda, as vezes carregado, e no MMS não sinto falta do manual ( logico que os aficcionados do MMS sabem/dizem que manual vc tem ´´mais controle´´, massss como eu só vou para brincar, comigo ta otimo)...


    Exemplo pratico, vou para Uberlandia agora, pela anhanguera... nao cansa... vc vai falando no celular, com as maos livres...é bem lehor...

  • #8
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2
    Caro colega E.Eustáquio, na minha opinião o câmbio AT é bem melhor que o manual. Por que ? explico:

    1) Melhor conforto na cidade e estrada(cansa menos)
    2) Permite vc dirigir com uma das mãos livres caso seja necessário
    3) Melhor performance no Off-Road
    4) Sai-se melhor em travessias de alagados
    5) Não se tem despesas com trocas/gastos com embreagem(disco/platô, etc)

    Vc perguntou se tem algum problema andar em um carro com câmbio AT tracionado por estrada lamacentas, e respondo que Não tem problema nenhum, pelo contrário é até melhor que um manual. Vc pode com um câmbio AT ao atravessar alagados e lamaçais trocar de marcha, já em um câmbio manual se vc fizer isso, prejudicará a embreagem(a lama secará prejudicando a mesma) ou poderá permitir(na troca de marcha do manual) até que se entra água pelo escapamento.

    Em areia fofa e dunas então aí que o AT é melhor, pois como a troca é feita automaticamente, o giro do motor permanece sempre constante e com o motor cheio; já em um manual a troca tem que ser feita muito rápido p/ não deixar o giro cair e o carro perder o embalo.

    Em erosões com aclives melhor ainda o AT, pois o controle fica só no acelerador e se necessário o freio; no manual, vc sofre tendo que fazer o jogo de embreagem, freio e acelerador.

    Só tem uma única situação em que o câmbio manual seja melhor que o automático; é no caso de uma subida muito íngrime de morro com areia aonde Não se tenha espaço p/ pegar embalo, neste caso o manual é melhor. E tb pelo fato de geralmente um carro manual ser mais econômico que um auto. De resto, todo o resto, o câmbio automático sempre é mlhor que um manual.
    Já estou em meu 2º carro 4x4 AT, tb já dirigi manuais no off-road e te digo que o AT é bem melhor.

    E por fim, p/ se conservar bem um câmbio AT, basta trocar o óleo recomendado pelo fabricante no tempo correto e a cada 100.000 mil trocar o filtro do óleo do câmbio; fazendo-se isso, o câmbio AT dura tanto quanto o motor do carro ou até mais se brincar.

    Um abraço e boa escolha na compra de seu novo carro, cordialmente, Francisco de Freitas...
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • #9
    Usuário
    Entrada
    23/02/2006
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Colega, sem entrar no quesito marca/modelo, a única coisa que me deixa triste é minha ranger não ter câmbio automático, minha opinião compre uma AT...

    Abs
    HILUX SRV AT - 4X4 2010/2011
    EX RANGER XLT 3.0 CD 4X4 2007/2007.

  • #10
    Uma opinião divergente... não sei dizer em relação a possíveis danos por andar na terra, acredito que não tem risco disso, agora eu particularmente prefiro cambio manual sempre pois vc tem mais controle do carro, sem falar que gasta menos.

    E, vamos ser francos... o AT pode ser mais confortável e tal... mas o manual é muito mais gostoso de pilotar! Se quisesse um carro confortável não compraria um 4x4, pra começo de conversa... comprava um Civic, Corolla, etc hehe...

  • #11
    Usuário Avatar de lealrenato
    Entrada
    14/12/2006
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    1,255
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Pequeno jr Ver Post
    POntos positivos:

    - Conforto tanto na cidade qto estrada;
    - Durabilidade do conjunto maior do que o MT;
    - Praticidade no Off-Road podendo até ajudar e ser mais fácil usando um cambio CA do que MT

    Pontos Negativos:
    - Se der problema é umas 3x mais caro que arrumar um MT;
    - Dependendo da marca consumo é desde um pouco maior como tbm Beemm maior;

    Pelo menos são essas dicas que eu tenho.

    Duas pessoas q seriam interessantes de opinar sobre o q vc pergunta é o Waldir e o Luis Toin (Meu irmão). O Waldir saiu de uma L-200 MT para uma Hilux AT e o Toin saiu de uma L-200 AT para uma L-200 MT (igual a sua q foi roubada).

    pequeno

    eu tb tive L 200 at e troquei por uma mt, para ter o carro sob controle.
    cambio at, so se for tiptronic.

    abs
    RENATO LEAL & VICTOR LEAL-MEU FILHO E NAVEGADOR http://www.youtube.com/watch?v=vCauhiwTvOU
    L 200 TRITON

  • #12
    Citação Postado originalmente por freitasjr Ver Post
    Caro colega E.Eustáquio, na minha opinião o câmbio AT é bem melhor que o manual. Por que ? explico:

    1) Melhor conforto na cidade e estrada(cansa menos)
    2) Permite vc dirigir com uma das mãos livres caso seja necessário
    3) Melhor performance no Off-Road
    4) Sai-se melhor em travessias de alagados
    5) Não se tem despesas com trocas/gastos com embreagem(disco/platô, etc)

    Vc perguntou se tem algum problema andar em um carro com câmbio AT tracionado por estrada lamacentas, e respondo que Não tem problema nenhum, pelo contrário é até melhor que um manual. Vc pode com um câmbio AT ao atravessar alagados e lamaçais trocar de marcha, já em um câmbio manual se vc fizer isso, prejudicará a embreagem(a lama secará prejudicando a mesma) ou poderá permitir(na troca de marcha do manual) até que se entra água pelo escapamento.

    Em areia fofa e dunas então aí que o AT é melhor, pois como a troca é feita automaticamente, o giro do motor permanece sempre constante e com o motor cheio; já em um manual a troca tem que ser feita muito rápido p/ não deixar o giro cair e o carro perder o embalo.

    Em erosões com aclives melhor ainda o AT, pois o controle fica só no acelerador e se necessário o freio; no manual, vc sofre tendo que fazer o jogo de embreagem, freio e acelerador.

    Só tem uma única situação em que o câmbio manual seja melhor que o automático; é no caso de uma subida muito íngrime de morro com areia aonde Não se tenha espaço p/ pegar embalo, neste caso o manual é melhor. E tb pelo fato de geralmente um carro manual ser mais econômico que um auto. De resto, todo o resto, o câmbio automático sempre é mlhor que um manual.
    Já estou em meu 2º carro 4x4 AT, tb já dirigi manuais no off-road e te digo que o AT é bem melhor.

    E por fim, p/ se conservar bem um câmbio AT, basta trocar o óleo recomendado pelo fabricante no tempo correto e a cada 100.000 mil trocar o filtro do óleo do câmbio; fazendo-se isso, o câmbio AT dura tanto quanto o motor do carro ou até mais se brincar.

    Um abraço e boa escolha na compra de seu novo carro, cordialmente, Francisco de Freitas...
    Freitas, quando ce fala em "...trocar o óleo recomendado pelo fabricante no tempo correto...", creio que esteja falando do fluido da at, não? Uma vez vi na 4rodas na seção auto-defesa, que comentava problema na at do civic, e seguindo recomendações dos mecânicos entrevistados, passei a trocar o fluido da transmissão na metade do tempo recomendado pelo fabricante do civic que eu tinha.
    Pra mim a at do civic foi excelente e depois não quis sair mais e pulei pra caminhonete at. "Quem bebe água gelada não volta mais pra água natural." Eh,eh!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade