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  1. #61
    Usuário Avatar de gsabdalla
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    24/10/2011
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    Citação Postado originalmente por Tarcis Ver Post
    Apenas para botar pimenta na discussão, a Toyota acaba de lançar a HILUX SRV 2012, 4x4, com motor a gasolina 2.7 16V (163cv), transmissão manual ou automática com preço de 103.000. A versão diesel custa 137.000. Diferença de R$34.000,00. Informo que tenho uma dessa a gasolina, 4x2, automática, 2010, que faço 8,2km/l em percurso que fazia 9,3 com uma Ranger gasolina, 9,7 com Pajero TR4 e 10,6 com L200 a diesel. As contas feitas acima seriam bem diferentes nesse caso, não?
    A QUATRO RODAS ensaiou esta Hilux na edição de abril e esclarece muita coisa deste tópico.
    Consumo:
    A Hilux 2.7 4x4 AT fez 6,1 km/l na estrada, chegando a 5,5 a 120 km/h (no álcool). Isto daria uma autonomia rodoviária (a 120) de 440 Km, muito pouco pra um veículo utilitário! Na cidade a média foi de 4,4 pro transito de SP e 5,0 km/l num trecho urbano "normal".
    Com Gasolina melhorou um pouco, 9,5 km/l na estrada.

    Seguro:
    O seguro da versão Flex, que é 31 mil reais mais barata, é 14,5% maior que o da versão a diesel.

    Custo:
    A versão flex gasta só de combustível (sem considerar depreciação - fluidos, pneus, freios, etc) R$0,30 por Km. No diesel este custo cai para R$0,13. É uma diferença significativa no médio prazo considerando o preço de revendo.

    Torque:
    Nos primeiros posts do tópico parecia haver uma confusão entre potência e torque. Sendo o torque o valor mais importante pra um utilitário temos uma redução de 10 mkgf entre os motores à gasolina e à diesel da Toyota, o que se reflete, segundo a revista em sentir-se "a bordo de um carrinho 1,4 toda vez que fizer uma ultrapassagem". Também, a aceleração da Hilux Flex de 0 a 100 km/h foi idêntica a de um Gol 1,0.

    Aproveitamento calorífico:
    O diesel tem por sí só uma capacidade de gerar trabalho 10% maior que a da gasolina, o que se reflete em um motor "mais eficiente". A questão da maior poluição do "nosso" diesel está ligada ao fato de ele ser de péssima qualidade e não passar por purificação (um verdadeiro lixo líquido - e ainda assim melhor que nossa gasolina adulterada por lei).

    Gosto é gosto, mas no final das contas pra carregar peso, ter segurança ativa, menor problema de manutenção e muitas outras vantagens.. o combustível mais ADEQUADO para uma picape é o diesel.
    Ranger XLT TD 3.0 4x4 2010
    Ex Subaru Outback 2002

  2. #62
    Usuário Avatar de Marcelo Corradi
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    07/12/2009
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    mas tbm não podemos comparar um motor diesel moderno, potente, cheio de coisas, com um motor 4cil a gasolina manco.
    tem q comparar com motor de verdade, 6 e 8 canecos. o consumo é pouca coisa maior q o 4cil, mas o desempenho....
    Ford Ranger 1999 XLT CD 4.0 V6 4x4 BF32'' - TROVÃO AZUL

  3. #63
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    28/11/2012
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    Professor Julio responde.

    Boa tarde a todos muito importante esse comparativo, vou opinar na simples matemática financeira, como exemplo vamos colocar a Ranger XLT flex e XLT Diesel todas top de linha 2012/2013

    Ranger XLT flex 0km R$ 93.900,00
    Ranger XLT diesel 0km R$ 134.000,00
    Fonte Carros Usados, Novos, Semi Novos e Motos - Compra e Venda - WebMotors

    A diferença é de R$ 50.000,00 da flex para o diesel, digamos que vc vai ficar com o carro por 5 anos ou mais ou seja vamos dar como exemplo o preço dos combustiveis valor de hoje e vantagem da gasolina, GNV ou diesel.

    (Valor diferença)R$ 50.000,00 dividido (valor gasolina) R$2,89 = 17.301 (litros de gasolina)
    (Valor diferença)R$ 50.000,00 dividido (valor GNV) R$1,79 = 27.933 (m3)

    17.301 (Litro de gasolina) x (8 km/L Flex) = 138.408 km de autonomia ou seja se vc roda 20.000 km por ano, só vai perder pro diesel a partir do 8 ano lembramos que estamos calculando uma Ranger XLT top em ambas as versões.

    27.933 (m3 GNV 5ª geração) x (10 Km/m3 GNV) = 279.333 km de autonomia ou seja se vc roda 20.000 km por ano, só vai perder pro diesel a partir do 15º ano lembramos que estamos calculando uma Ranger XLT top em ambas as versões.

    Agora escolha qual o melhor custo beneficio de verdade?

    Lembrando que dificilmente alguem fica com um carro por mais de 4 anos, outro ponto importantissimo é a bendita manutenção no diesel é muito mais CARO que a gasolina e nem todos sabem regular corretamente o carro diesel, muita trepidação na cabine, muito deisel adulterado e os carros novos só consomem esse S50 se colocar o velho diesel o motor vai pro saco, como dizia meu pai o carro diesel é duas alegrias uma quando compra outra quando vende.

    Espero ter ajudado aos indecisos.
    4X4 Brasil

  4. #64
    Usuário Avatar de Moipessoa
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    01/04/2011
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    Citação Postado originalmente por Professor_Julio Ver Post
    Professor Julio responde.

    Boa tarde a todos muito importante esse comparativo, vou opinar na simples matemática financeira, como exemplo vamos colocar a Ranger XLT flex e XLT Diesel todas top de linha 2012/2013

    Ranger XLT flex 0km R$ 93.900,00
    Ranger XLT diesel 0km R$ 134.000,00
    Fonte Carros Usados, Novos, Semi Novos e Motos - Compra e Venda - WebMotors

    A diferença é de R$ 50.000,00 da flex para o diesel, digamos que vc vai ficar com o carro por 5 anos ou mais ou seja vamos dar como exemplo o preço dos combustiveis valor de hoje e vantagem da gasolina, GNV ou diesel.

    (Valor diferença)R$ 50.000,00 dividido (valor gasolina) R$2,89 = 17.301 (litros de gasolina)
    (Valor diferença)R$ 50.000,00 dividido (valor GNV) R$1,79 = 27.933 (m3)

    17.301 (Litro de gasolina) x (8 km/L Flex) = 138.408 km de autonomia ou seja se vc roda 20.000 km por ano, só vai perder pro diesel a partir do 8 ano lembramos que estamos calculando uma Ranger XLT top em ambas as versões.

    27.933 (m3 GNV 5ª geração) x (10 Km/m3 GNV) = 279.333 km de autonomia ou seja se vc roda 20.000 km por ano, só vai perder pro diesel a partir do 15º ano lembramos que estamos calculando uma Ranger XLT top em ambas as versões.

    Agora escolha qual o melhor custo beneficio de verdade?

    Lembrando que dificilmente alguem fica com um carro por mais de 4 anos, outro ponto importantissimo é a bendita manutenção no diesel é muito mais CARO que a gasolina e nem todos sabem regular corretamente o carro diesel, muita trepidação na cabine, muito deisel adulterado e os carros novos só consomem esse S50 se colocar o velho diesel o motor vai pro saco, como dizia meu pai o carro diesel é duas alegrias uma quando compra outra quando vende.

    Espero ter ajudado aos indecisos.

    outras variáveis devem ser consideradas...
    Ex L200 Outdoor 2008.
    ATUAL NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV

  5. #65
    Usuário Avatar de gmilani
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    08/11/2009
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    Wink

    Na boa.....
    Motor de pickup é a DIESEL, ou se for a gasolina deve oferecer torque parecido. O que acontece é que nao temos motores a gasosa que entreguem bom torque, 4cc a gasolina é raquitico pra uma pickup que leva 1tonelada!!! Se colocassem um V8, ou mesmo um V6 de uns 250CV ai tudo bem, dá pra aceitar.
    Pickup foi desemvolvida pro trabalho, posteriormente virou estilo de vida, tem pickup que nunca na vida viu terra, nem carregou mais que compras de mercado, ai os fabricantes fizeram para este nicho estas "coisas 4x2 FLEX" que agradam ao publico que tinha um sedã, e viu em uma pickup um veiculo mais seguro, mais imponente, mais versatil, de maior capacidade!!!

    MAS nao se engane ,pickup MESMO é a diesel e 4x4, até poderia ser a gasolina, MAS com motorzão v6, v8, v10...... com boa potencia e bom torque, NAO a estes 4cc raquiticos!!

    Outra coisa.... Pickup custa caro SIM, estamos no Brasil, aqui é assim....... inclua seguro, IPVA, manutençao, e vc terá duas opções..... 1 acostuma com a pickup e paga pelo que ela oferece... 2, compra um UNO economy e guarde dinheiro!!!
    4X4 Brasil
    Frontier 4x4 Mec 13/14
    Ranger 2010 CD 4x4 NGD 3.0, EX troller 2007
    Ex Ranger 2.8 4x4, ex Ranger 2.5 CE 4x4


  6. #66
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    Citação Postado originalmente por Professor_Julio Ver Post
    Professor Julio responde.

    Boa tarde a todos muito importante esse comparativo, vou opinar na simples matemática financeira, como exemplo vamos colocar a Ranger XLT flex e XLT Diesel todas top de linha 2012/2013

    Ranger XLT flex 0km R$ 93.900,00
    Ranger XLT diesel 0km R$ 134.000,00
    Fonte Carros Usados, Novos, Semi Novos e Motos - Compra e Venda - WebMotors

    A diferença é de R$ 50.000,00 da flex para o diesel, digamos que vc vai ficar com o carro por 5 anos ou mais ou seja vamos dar como exemplo o preço dos combustiveis valor de hoje e vantagem da gasolina, GNV ou diesel.

    (Valor diferença)R$ 50.000,00 dividido (valor gasolina) R$2,89 = 17.301 (litros de gasolina)
    (Valor diferença)R$ 50.000,00 dividido (valor GNV) R$1,79 = 27.933 (m3)

    17.301 (Litro de gasolina) x (8 km/L Flex) = 138.408 km de autonomia ou seja se vc roda 20.000 km por ano, só vai perder pro diesel a partir do 8 ano lembramos que estamos calculando uma Ranger XLT top em ambas as versões.

    27.933 (m3 GNV 5ª geração) x (10 Km/m3 GNV) = 279.333 km de autonomia ou seja se vc roda 20.000 km por ano, só vai perder pro diesel a partir do 15º ano lembramos que estamos calculando uma Ranger XLT top em ambas as versões.

    Agora escolha qual o melhor custo beneficio de verdade?

    Lembrando que dificilmente alguem fica com um carro por mais de 4 anos, outro ponto importantissimo é a bendita manutenção no diesel é muito mais CARO que a gasolina e nem todos sabem regular corretamente o carro diesel, muita trepidação na cabine, muito deisel adulterado e os carros novos só consomem esse S50 se colocar o velho diesel o motor vai pro saco, como dizia meu pai o carro diesel é duas alegrias uma quando compra outra quando vende.

    Espero ter ajudado aos indecisos.
    Boa noite professsor, a sua simples matemática lhe pregou uma peça.
    nas minhas contas a diferença de preço é 40mil!
    o resto das contas nem conferi
    SW4 DLX 93/94 "GUERRILLA"
    BF/AT 31'

  7. #67
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    no Brasil motor forte a gasolina é inviavel

    eu mantenho um V6 pro dia a dia, fazendo 7km/l

    não tenho nenhuma outra conta, nem seguro tenho.. aí vale a pena

    quanto às gasolina 4 cilindros geralmente o desempenho é inferior aos V6 vortec e cologne.. agora que tá vindo motor 4 cilindros com torque equivalente e com consumo equivalente

    e quanto ao GNV é xunxo, não há outra definição

  8. #68
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    Citação Postado originalmente por sandersondf Ver Post
    no Brasil motor forte a gasolina é inviavel

    eu mantenho um V6 pro dia a dia, fazendo 7km/l

    não tenho nenhuma outra conta, nem seguro tenho.. aí vale a pena

    quanto às gasolina 4 cilindros geralmente o desempenho é inferior aos V6 vortec e cologne.. agora que tá vindo motor 4 cilindros com torque equivalente e com consumo equivalente

    e quanto ao GNV é xunxo, não há outra definição
    Exatamente, para se ter um desempenho pelo menos parecido com as pickups Diesel teria que ser um motor V6 ou até V8 aí fica realmente impraticavél seu uso no dia a dia, a não ser que seja somente a passeio, para se ter uma idéia estou rodando atualmete 1250 km por mês gastando em média R$250,00 em combustivel com valores de hoje e ja tenho a pickup a quase 2 anos, anteriormente tinha um Vectra CD 16v, e gastava a 2 anos atrá R$300,00 na gasolina naquela época para se ter uma idéia economia por baixo de R$600,00 por ano só em combustivé sem contar no que ando a mais pela economia ai passa facil dos 1.000,00!
    Frontier SE 2.8 MWM 4x2 M/T

  9. #69
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    07/03/2008
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    Citação Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    Boa noite professsor, a sua simples matemática lhe pregou uma peça.
    nas minhas contas a diferença de preço é 40mil!
    o resto das contas nem conferi
    KKKKK! É verdade. Só espero que o professor não seja de matemática. Putz!
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

    Em breve: ENVELOPADA

  10. #70
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    26/02/2009
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    Discordo de sua conta quando diz que a pick-up rende 8km/l a gasolina. É exatamente aí que você é levado a equivocos.
    Este rendimento que v. toma por base é o que faz o meu Uno novo na cidade com ar ligado; um carro com metade do peso de pick-up.
    Duvido que consiga extrair 8km/l de gasolina com a pick-up trabalhando carregada em entregas urbanas. Esta perfomance seria possivel apenas na estrada reta, plana e desimpedida e obedecendo a velocidade maxima permitida....

  11. #71
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    28/07/2012
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    O pessoal anda comparando as picapes de modo errado, não adianta pegar uma Ranger XLT flex e comparar com a XLT diesel, hoje no mercado, só existe uma picape onde esta comparação pode ser feita, é a L200 Triton.

    A discussão deve seguir desta picape em diante...

    Eu possuo uma Ranger XLT 09/09 gasolina 2.3 e uma Ranger XLS 05/05 diesel 2.8, não tem como comparar uma com a outra, principalmente para trabalho e uso especifico com o 4x4. Agora se a comparação for feita com o intuito de utilizar ambas na cidade, que virou moda, compre a flex 4x2 e seja feliz, pois terá uma tremenda economia, mas não se esqueça que vc adquiriu um sedã com caçamba e nada mais.

  12. #72
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    03/12/2011
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    acredito que os motores diesel tem uma durabilidade maior. Motores a gasolina nas pickups são mais interessantes no exterior, onde geralmente elas vem equipadas com motres V8, além da gasolina lá fora ser melhor e mais barata que essa nossa "gasurina".
    L200 Triton AT 3.2 2011/12


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