x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 42
  • #13
    Usuário
    Entrada
    28/11/2004
    Local
    Natal/RN
    Idade
    32
    Posts
    90
    Agradecimentos: 0



    edintruder, o que você falou está certo, no entanto a fumaça indica que boa parte do combustível não foi queimado, ocasionando perdas...

    é por isso que a faixa mais econômica é a de maior torque, pois geralmente é a faixa que "casa" com a entrada da turbina e desta forma faz com que o motor funcione com eficiência máxima...

    além de que andando na faixa de torque o motor está sempre disposto, não sendo necessárias portanto reduções de marcha...

    abraço!

  • #14
    Usuário Avatar de Jera
    Entrada
    14/04/2006
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    38
    Posts
    4,046
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Na verdade não podemos comparar ciclo otto com ciclo diesel pois exixtem diferenças marcantes também que influenciam esse ponto.
    O ciclo diesel, na lenta tem um consumo x pois é um volume determinado de combustível que é distribuido para cada bico e vai crescendo na medida que o acelerador é pressionado, cregando no regime máximo apenas com o pé no fundo do acelerador com um volume de injeção limitado pelo próprio sistema, se der somente 50% de pedal, terá somente 50% de rpm e 50% do consumo máximo. A fumaça não é indício de alto consumo, na verdade indica que não houve uma queima completa do combustível injetado, porém se colocar mais diesel ele queimará com mais calor e fará mais fumaça ainda, e renderá mais. Então a fumaça pode demonstrar diretamente que o motor está com carga de trabalho, mas não necessariamente consumindo muito. Isso tem bastante variação em detalhes como atomização do diesel, etc, mas a simples maneira é assim.
    Em motores ciclo otto, o que se dosa com o pé é apenas a entrada de ar e quanto mais ar entra mais combustível é puxado pelo venturi, e se o fluxo for rápido o consumo será relativamente alto mesmo sem fazer força. Então ao meter o pé embaixo, a mistura se manterá constante tanto pelo volume de ar que entra como também pela velocidade que entra, então também se pisar fundo com rpm baixo, grande volume de ar vai passar, e se esticar mais a marcha, maior velocidade e também volume irá passar, em diesel não, o volume de diesel injetado depende da volta do motor, aonde a cada 2 voltas do virabrequim temos 4 injeções de um volume fixado pela posição do acelerador. Então um motor a 1600 rpm, em 1 minuto irá injetar 3200 vezes um determinado volume, se pé embaixo, cerca de 16 ml de diesel por bico, gerando cerca de 512ml de diesel injetado em 1 minuto, e se reduzir a marcha para diminuira a fumaça e der cerca de 70% do acelerador, a rpm irá ficar por volta de 2400 rpm e injetará cerca de 4800 vezes o novo volume de diesel, e se 70% for algo de 13ml, o volume de diesel injetado será próximo a 624ml em um minuto para fazer exatamente o mesmo trabalho, porém com menos fumaça...
    Os valores são aproximados, e variam de motor pra motor, porém esse volume de injeção são próximos à um motor HSD 2.8.

    edin!

    me fala qual curso ou qual livro de mecanica que vc leu pra vc saber isso tudo aí!!
    to afim de aprender tb!!heheheh
    ou foi a vida mesmo?!!?!?!?

    abraços! vai ser entendido assim lá na rebinboca da parafuseta!!! hauhauahuahuah

  • #15
    Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Idade
    45
    Posts
    1,335
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Na verdade não podemos comparar ciclo otto com ciclo diesel pois exixtem diferenças marcantes também que influenciam esse ponto.
    O ciclo diesel, na lenta tem um consumo x pois é um volume determinado de combustível que é distribuido para cada bico e vai crescendo na medida que o acelerador é pressionado (...)

    (...)
    Edin;

    Concordo com o que você explicou. Mas como o meu "Xará" Albuquerque bem disse, quando há emissão de fumaça, combustível não foi queimado, portanto está ai havendo um disperdício.

    Naturalmente, no ciclo diesel, em qualquer situação, quanto maior a rpm, maior o consumo. Mas se levarmos em conta que ao colocar o pé embaixo, estaremos aumentando o envio de diesel para o motor e, se ele estiver em uma situação de "força" onde as rpm´s aumentarão lentamente, haverá o disperdício de combustível não queimado pelo escape.

    Menos rpm e menos aceleração implicarão menores consumos. Mesmo que em velocidade, seja mais lenta.

    Abraços

  • #16
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Se abrir a bomba injetora, você terá fumaça mesmo no regime de torque.
    como disse, a partir da minha explicação entram outras variáveis, mas de regra geral parte disso.
    Jera o último livro que li foi Injeção Eletrônica de Motores Diesel do autor Edson de Souza, editora Ensino Profissional, mas não costumo ler livros, até pq esse tipo de literatura é escassa. Eu costumo meter a mão e fazer as minhas experiências, e como também dou diversos cursos voltados para a área de mecânica e direção, tenho que tentar agregar o máximo de conhecimento.

    Em relação ainda À fumaça, se os bicos não forem bons ou estiverem calibrados, farão fumaça independente da rpm, porém ainda que os parâmetros de injeção estejam fora do especificado, a condução econômica se dá nesse método. Posso servir de exemplo, pois quando dividia a Ranger com a minha esposa fazia sempre 10/1, e agora que só eu ando, a minha Ranger 2.5 HSD 4x4 2001 (sem roda livre) está fazendo sempre acima de 11,5, simplesmente por que eu aplico isso...

    Daniel, realmente isso ocorre, mas numa subida, se a faixa de torque inicia em 1800 rpm, quando a rpm vem caindo e o giro toca em 2200 a maioria dos motoristas reduzem, eu deixo a rpm descer atá 1800 e normalmente dali não desce, e acabo subindo muitos aclives inteiros entre 1800 e 2000 rpm com pé embaixo gastando menos que se reduzisse para quarta dentro da faixa de torque. Encontrei muito isso quando dei um curso de condição econômica para os motoristas da frota dentro de uma empresa que eu trabalhava, aonde a meta era 2,8 km/l e tinha motoristas que não faziam nem perto disso enquanto tinha motoristas que faziam 3,0 km/l como o mesmo veículo.
    4X4 Brasil
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #17
    Usuário Avatar de RCarlosf
    Entrada
    22/05/2007
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    58
    Posts
    105
    Agradecimentos: 0
    Edin !! Parabens

    As suas explicacoes sao fantasticas.

    um abraco
    Toyota Hilux-SW4 SRV 3.0 D4D - AUT

  • #18
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por Daniel Albuquerque Ver Post
    edintruder, o que você falou está certo, no entanto a fumaça indica que boa parte do combustível não foi queimado, ocasionando perdas...

    é por isso que a faixa mais econômica é a de maior torque, pois geralmente é a faixa que "casa" com a entrada da turbina e desta forma faz com que o motor funcione com eficiência máxima...

    além de que andando na faixa de torque o motor está sempre disposto, não sendo necessárias portanto reduções de marcha...

    abraço!
    Na verdade não "casa" só com a turbina, pois tem-se pressão de 0,3 Bar antes da faixa de torque. A puxada que se sente quando entra na faixa de torque é a LDA que abre o débito de combustível no momento que a turbina gera pressão para o seu funcionamento, no caso da Ranger é exatamente na faixa de torque. A melhor faixa de torque corresponde pelo melhor enchimento de ar nos cilindros, aonde tem o melhor aproveitamento. A turbina melhora em todas as faixas de giro, porém não se percebe até a LDA entrar. Se abrir o débito direto, melhora tudo, porém a fumaça não será dissipada pelo maior fluxo de ar e a mistura ainda é forçada a uma queima com um menor volume de ar, que obviamente se traduz em menor rendimento, mas ainda assim pode gerar um consumo melhor do que se estivesse em maior regime. É isso que me refiro. Quando falamos de consumo a rpm diz muito em diesel...
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #19
    Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Idade
    45
    Posts
    1,335
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Se abrir a bomba injetora, você terá fumaça mesmo no regime de torque.
    como disse, a partir da minha explicação entram outras variáveis, mas de regra geral parte disso.
    Jera o último livro que li foi Injeção Eletrônica de Motores Diesel do autor Edson de Souza, editora Ensino Profissional, mas não costumo ler livros, até pq esse tipo de literatura é escassa. Eu costumo meter a mão e fazer as minhas experiências, e como também dou diversos cursos voltados para a área de mecânica e direção, tenho que tentar agregar o máximo de conhecimento.

    Em relação ainda À fumaça, se os bicos não forem bons ou estiverem calibrados, farão fumaça independente da rpm, porém ainda que os parâmetros de injeção estejam fora do especificado, a condução econômica se dá nesse método. Posso servir de exemplo, pois quando dividia a Ranger com a minha esposa fazia sempre 10/1, e agora que só eu ando, a minha Ranger 2.5 HSD 4x4 2001 (sem roda livre) está fazendo sempre acima de 11,5, simplesmente por que eu aplico isso...

    Daniel, realmente isso ocorre, mas numa subida, se a faixa de torque inicia em 1800 rpm, quando a rpm vem caindo e o giro toca em 2200 a maioria dos motoristas reduzem, eu deixo a rpm descer atá 1800 e normalmente dali não desce, e acabo subindo muitos aclives inteiros entre 1800 e 2000 rpm com pé embaixo gastando menos que se reduzisse para quarta dentro da faixa de torque. Encontrei muito isso quando dei um curso de condição econômica para os motoristas da frota dentro de uma empresa que eu trabalhava, aonde a meta era 2,8 km/l e tinha motoristas que não faziam nem perto disso enquanto tinha motoristas que faziam 3,0 km/l como o mesmo veículo.
    Edin;

    Tai, gostei da sua explicação! bastante elucidativa, ainda mais se levarmos em conta que a turbina necessita de se colocar o pisar no acelerador para funcionar.

    Uma curisidade: Que tipo de curso que você dá? É voltado mais para que público?

    Um abraço

  • #20
    POr isso que os motores mit bebem mais...Eles giram em uma rotação muito maior.Me referindo aos mecanicos ou com a bomba eletronica....
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #21
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    - socorrista de emergência / ambulância;
    - brigada de incêndio;
    - operador de empilhadeira c/ manutenção básica;
    - operador de grua c/ manutenção básica;
    - operador de pá carregadeira c/ manutenção básica;
    - segurança em serviços com eletricidade;
    - segurança em espaços confinados;
    - sistema de gerenciamento de segurança no trabalho;
    - uso de Equipamentos de Proteção Individual;
    - atendimento à emergências rodoviárias;
    - atendimento à emergências químicas;
    - segurança no manuseio de produtos químicos;
    - direção defensiva;
    - direção econômica;
    - segurança em trabalhos em altura com resgate em altura;
    - operação com ferramentas rotativas;
    - ergonomia no trabalho;
    - primeiros socorros para empresas;
    - montagem de andaimes;
    - sistema de avaliação de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade (voltado para transporte de produtos químicos);
    - e cursos de formação para Técnicos em Segurança no Trabalho.

    Comecei a minha experiência em sala de aula dando mecânica e conhecimentos técnicos de aeronaves, aerodinâmica e teoria de vôo em 1999 no meu tempo de aeroclube e que voar era ainda pagável...

    A maioria dos cursos é voltado para a necessidade empresarial, industrial e logística, porém tem outros que é para público em geral que tentam uma colocação melhor para entrar no mercado de trabalho e cursos profissionalizantes.

    Grande quantidade de dados em motores diesel em caminhões eu aprendi andando com motoristas capacitados e conscientes de carona entra as filiais de uma empresa de logística que trabalhei antes. Dessa forma juntei com muita coisa que já sabia e fiz mais alguns cursos, porém notei que os cursos não somavam nada a mais do que eu já sabia, então montei meus próprios cursos, daí fui convidado para prestar serviços com o sest senat e outras empresas na volta.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #22
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por murilloaquino Ver Post
    POr isso que os motores mit bebem mais...Eles giram em uma rotação muito maior.Me referindo aos mecanicos ou com a bomba eletronica....
    Exatamente, e nota-se uma melhora nas L200 AT justamente por terem uma relação de marchas mais longa que as manuais.
    Em motores ciclo otto isso nem sempre ocorre.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #23
    eu nunca tive camionete com motor lsd , logo a minha experiencia ateh hoje eh com hsd....

    a melhor media de consumo que consigo fazer nesse motor , eh sempre dosando o acelerador conforme vc vai percebendo o motor "enchendo" vai dando mais diesel ... se ficar "pedalando" o acelerador ae xupa um diesel , principalmente se tiver na marcha e a pressao do turbo acionar a Lda....

    um desses dias eu vi direitinho a Lda funcionando .... passei uma lombada , e dei uma cutucada no acelerador pra conferir a fumaça , e nada olhei no retrovisor , nada .... ae eu vi que tava em 4ª ops ... biiixoo a hora que a turbina deu pressao e o Lda abriu nuussaa ....
    a sim isso eh porq eu dei um "grau" na injetora...

    abrass
    RAM 2500 - 2017

  • #24
    Usuário Avatar de aoliveira
    Entrada
    14/10/2007
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    42
    Posts
    407
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Daniel Albuquerque Ver Post
    em carros a diesel a melhor forma de econômizar é dirigir na faixa de toque do veículo, ex:

    MWM 3.0 ELETRÔNICO 16V (ranger e troller à partir de 2006): 1600rpm a 2200rpm
    MWM 2.8 ELETRÔNICO 12V (S10 e frontier 2006 e 2007): em torno de 1800rpm
    Qual a faixa de torque da Ranger 2.8 2002?

    Palmas pro Tio Edintruder
    Grand Vitara 4x4 08/09 AT
    Ex-Ranger CD XLT 4x4 02/02 2.8tdi

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade