x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1

    Cálculo de pressão de pneus




    Galera,

    Sempre tive esta dúvida, qual a pressão ideal a usar nos pneus?
    O manual especifica um determinado valor mas se eu trocar os pneus como sei a nova pressão?

    Bom, montei esta planilha anexa e quem quiser mudar, alterar, sintam-se a vontade, só peço para divulgar aqui para que possamos tirar proveito.

    Abraço
    Arquivos Anexos

  • #2
    Olá Rick!

    Parabéns pelo detalhamento.
    Todavia, achei a pressão indicada para o eixo dianteiro (no exemplo = 33) muito alta.

    Além disso, não são levadas em consideração as dimensões do pneu e o tipo de piso pelo qual transita. Isso não teria influencia na calibragem ideal???

    Abraços
    Pajero Full 3.2D 2008/2009 - Pajero Full 3.8 2011/2012
    Ranger CD 3.0 4x4 3008/2008 - BMW X3 4x4 3.5i 2012/2012

  • #3
    Ramon,

    Pelo que eu pude identificar, a pressão varia em função do índice de carga de cada pneu que está condicionada a uma pressão maxima.
    No meu caso por exemplo, uso BF AT 31x10,5. No próprio pneu está escrito: Índice de carga (Max. Load) 109 ou 1030Kg at 50 psi (max. Pressure).
    Se você alterar os parâmetros de divisão de pesos, exemplo 50/50 verá que o resultado é outro.....
    Eu não consegui achar em nenhum lugar uma relação lógica estabelecida do tipo:
    Índice de carga X a pressão Y para o terreno Z ou qualquer outro deflator ou seja, pressão maxima em asfalto, para solo arenoso reduzir a pressão em x%....
    Realmente assustei também, mas por coincidencia ou não, fiz o cáculo da pressão ideal para a minha Frontier, considerando-se o pneu original, cheguei aos valores que estavam no manual (?!?!?!) que considera 50/50 a distribuição de peso em PBT indicando uma pressão de 30.5 em cada eixo. Por isto mesmo coloquei para a galera também opinar.
    Agora para o pneu atual, por este ter carga máxima menos em uma pressão maior, tudo muda. Eu creio que a divisão de peso deva ficar em 55/45 o que para o meu caso resulta em 30 na frente e 26 atras.
    Abraço

  • #4
    Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Posts
    2,004
    Agradecimentos: 2
    Rick,

    Sua planilha está muito legal, parabéns

    A título de contribuição e discussão, soube por um consultor da Michellan que os pneus do eixo de tração deverá sempre receber a maior pressão.

    Abs,

    Aurélio

  • #5
    Aurelio,

    Acredito que não é bem assim.
    Acontece o seguinte:
    Quando um pneu está com pressão menor que a ideal para uma determinada carga ele vai desgastar as laterais mais que o centro da banda de rodagem (
    Quando um pneu está com pressão maior ocorre o contrário mais o meio que as laterais )
    Imagine que a distribuição de peso é 60/40 (60 no eixo dianteiro) e o eixo de tração é o traseiro, se seguir a orientação do consultor de colocar mais pressão no eixo de tração a traseira vai ficar quicando muito.
    O que pude identificar é que a pressão do pneu vai depender diretamente do peso atuando sobre o eixo.

    Abraço

  • #6
    Usuário
    Entrada
    10/08/2010
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    Nao consegui fazer o download da tabela. Voce poderia dizer qual a pressao calculada para um pneu 900 X16 num veiculo de 2500Kg de peso?
    Abraços

  • #7
    Usuário Avatar de Poison
    Entrada
    20/10/2008
    Local
    Bauru/Campinas/Curitiba/SP
    Idade
    40
    Posts
    423
    Agradecimento: 1
    UP ae

    boa a tabela porém não considera pressão minima de rodagem de cada pneu.
    Pajero 99 GLSB Diesel

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade