x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 34
  • #1

    LIMPEZA DOS BICOS INJETORES EM MOTOR DIESEL




    Alguém saberia me dizer se fazer a limpeza dos Bicos injetores em motores diesel é realmente necessário ou não, qual a finalidade desse serviço,

  • #2
    Usuário Avatar de Marvila
    Entrada
    22/02/2006
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    60
    Posts
    341
    Agradecimentos: 0
    Roberto,

    em outro tópico postei a dica de a cada 10 mil km adicionar um frasco de Tunap 332 (www.lumobras.com.br) num tanque de diesel. Depois, rodar até acabar. Em seguida trocar o filtro de diesel. Este procedimento é para evitar ter que se fazer a limpesa dos bicos. No mais, use sempre diesel de qualidade (filtrado ou centrifugado).
    Eu recomendo porque faço assim e nunca tive problemas com o sistema de injeção.

    Abs

    Marvila
    Mitsubishi L200 GL 2000
    Toyota SW4 2.8L 1993 - original

  • #3
    Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Idade
    72
    Posts
    618
    Agradecimentos: 0
    Roberto Apolinário,

    No salão do automóvel em 2004 , encontrei um engenheiro da International no stand da Ford e conversei com ele por quase 1 hora.

    Uma coisa que ele disse foi que os motores 2.5 , 2.8 e 3.0, tinham vida projetada de 300.000 km e que recomendava com 150.000 km trocar os bicos e revisar a bomba.A turbina teria a mesma vida do motor.


    Eu acho que como alguns aqui fazem , misturar querozene ao diesel para limpar os bicos pode ajudar e não deve ter problemas pois o manual de alguns veiculos diesel recomenda misturar querozene para temperaturas abaixo de zero...

    Os eletronicos eu ainda não saberia dizer , mas provalvemente não deve fazer mal pois o diesel varia bastante de composição dependendo da epoca do ano e de pais para pais...


    Homero

  • #4
    Fiz hoje na minha DAKOTA a limpeza dos bicos ela está com 64.000 Km rodados, fiz a limpeza só para garantir pq. não sei como o próprietário anterior cuidava dela, porém o bombista disse que teve que fazer a retífica de 02 bicos e a limpeza e regulagem de 01, o outro disse que estava bom, por isso que quero saber qual a real finalidade dessa limpeza, pelo bombista, agora vou colocar o TUNAP 332, lógico se achar por aqui, para manter a longevidade do motor da DAKOTA,

  • #5
    Usuário Avatar de Marvila
    Entrada
    22/02/2006
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    60
    Posts
    341
    Agradecimentos: 0
    Psiu ! Homero, fala baixo...
    você vai despertar os "Rangers" com esta informação de que os motores das picapes deles têm vida projetada para 300 mil km...e pensar que as Toyota são para 1 milhão e Mitsubishi acima de 500 mil...e, pior aínda, abrir para fazer limpesa de bico com 150 mil...
    Amanhã o pau quebra por aqui...
    Abs
    Marvila
    Mitsubishi L200 GL 2000
    Toyota SW4 2.8L 1993 - original

  • #6
    Alguém saberia me informar se fazer essa limpeza é jogar dinheiro fora, ou realmente melhora a queima do combustível, percebia que minha DAKOTA soltava muita fumaça branca, quando ligava ela pela manhã, com motor bem frio, a fumaça é tanta que ficava fumaceando por uns 10 segundos, depois pára

  • #7
    Caso essa fumaça branca seja proveniente de outra causa, alguém saberia informar o motivo, pois acho que não é normal, sei que a emissão de fumaça nos motores diesel é normal, principalmente com o motor frio, porém acho que a emissão era muita, ai, me orientaram em fazer a limpeza dos bicos

  • #8
    Roberto,
    O melhor é esquecer que existem bicos injetores nos motores dos nossos picapes. Se entrar na conversa desses mecânicos, vai querer limpas os bicos a cada 20.000Km. Eu nem sabia que bicos injetores têm regulagem. Pelo menos os da Ranger não.

    Uma vez perguntei pra um bombista de uma autorizada Bosh onde a S10 do meu irmão estava internada:
    -Quando deveria limpar os bicos?
    -Nunca.

    -Mas quanto dura um bico injetor?
    -Se o cabeçote não passar por aquecimento dura tanto quanto o motor.

    -Como fico sabendo se os bicos têm algum problema?
    -Não se preocupe você vai saber...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #9
    Walter

    Valeu mesmo, tinha quase certeza que tinha jogado dinheiro no ralo, e com relação a fumaça com o motor frio, seria normal, ou não,

    Na verdade, falaram tão mal do motor 2.5 TURBO DIESEL da DAKOTA que estou preocupado, pois ainda está na garantia e quero saber se está bom mesmo, e se não vai me deixar na mão


    já tive outra DAKOTA 2.5 TD, e esta não fumaceava tanto quando dava a partida com o motor frio

  • #10
    Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Idade
    72
    Posts
    618
    Agradecimentos: 0
    Marvila,

    Não é bem assim pois motor para 4000 rpm diesel todos inclusive o Toyota são projetados para 300.000.(turbo diesel intercooler)
    Isso considerando uso para carga em pickup para 1T.Ai se voce não anda carregado etc não estranharia em ver motores com 400.000 km ou mais.Eu já vi motor de monza a álcool com 360.000km e daí??.
    Os motores diesel mais duráveis são os limitados a 2800 rpm como por exemplo os mercedes usado nos toyota bandeirantes.(D20 etc)

    Os motores não turbinados podem ser mais duráveis , mas como eu li num teste antigo das hilux 2.8 que fazia de 0 a 100 em 28 segundos , mas 1 milhão de km de vida projetada tenho certeza que não.Não quer dizer também que alguns não tenham conseguido chegar a essa KM.(vide o monza)

    Agora eu considero o motor das Rangers muito bom e sabe-se de pouquissemos com problemas.Os das L200 sport aquecendo como parece que acontece , certamente vai durar menos.Os das Toyota 3.0 TDI (até 2004) , se o usuário não esperar esfriar uns 2 minutos para desligar ao parar depois de estar andando rapido em estrada, certamente vai trincar o cabeçote entre o 3o e 4o cilindro devido ao calor irradiado pela turbina que fica muito próxima.(informado pelo mec da Toyota que cuida da minha Hilux).As novas Hilux , ainda não se tem noticia de problemas , mas eu ,por via das dúvidas espero pelo menos 1 minuto em ML antes de desligar.

    Na Ranger que tive , com oleo aberto, wg apertado e rotação máxima aumentada , as vezes desligava o motor antes nesno de o veiculo parar e nunca apresentou nenhum sinal de problema...


    Num sei se voce percebeu , mas eu sou um dos "Rangers"... só não comprei a Ranger 3.0 porque a Ford não colocou TGV e não tinha automática.


    Homero

  • #11
    Amigos, ainda não sou tão experientes quanto vcs, por isso necessito da ajuda e da experiência de vcs, algumas questões que exponho aqui, pode parecer até brincadeira, coisa de mané ou algo desse tipo, mas pra mim serão de grande valia pra eu tirar esse grilo da minha cabeça, obrigado a todos

  • #12
    ROBERTO APOLINÁRIO

    Ao longo da vida util o bico injetor diminui sua performance. Não basta apenas ao se fazer uma revisão verificar pressão e estanqueidade , mas tambêm vazão e leque .
    O custo de um bico injetor pode variar de +- R$ 70,00 a 150,00 a unidade ( sem porta injetor ) .
    O grau de desgaste varia muito , desde qualidade de combustivel , topografia na qual o veiculo circula , carga o qual é submetido , uso urbano , rodoviário e etc........
    Pressão de abertura varia de ( alguns exemplos ) +- 120 a 300 bar
    ( sem citarmos injeção eletrônica )
    Nós trabalhamos quase que totalmente com motores diesel de performance ( náutica / rally / rua / etc...) e ainda não tivemos a oportunidade de conhecermos qualquer aditivo ou outro produto de limpeza ( sabãozinho ) que consiga corrigir desgaste de injetores , fazendo com que eles voltem a ter o perfil original .
    Nem mesmo recomendamos recondiciona- los , pois o desempenho do veiculo equipado com este é sempre muito ruim .
    A ocorrência mais comun ( no caso Dakota , injeção indireta ) é desgaste por erosão na extremidade do elemento na região de contato com a câmara onde se localiza orifício de injeção, prejudicando leque e diminuindo atomização do combustivel .
    Quanto a injeção direta ( citando um exemplo mais comun ) ocorre um fechamento dos furos por atrito na região de contato para vedação , diminuindo assim a vazão e prejudicando o desempenho do veiculo .
    Querosene? Com a pressão de trabalho já descrita acima + temperatura + fluxo de combustivel + frequência de abertura e fechamento da agulha será mesmo que esse produto removeria alguma suposta " sujeirinha"???
    Observação , recomendação para uso de querosene como anticongelante na proporção de 30% ou + se aplica para veiculos equipados com bomba injetora em linha ( A / P ) e não bomba VE ( rotativa ) .

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Limpeza do Bico Injetor ( fim da enganção ) , por Solonel Jr
      Por leo cabral no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 7
      Última resposta: 03/09/2009, 23:07

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade