x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 19
  • #1

    Em busca do sonho do 1º 4x4...




    Salve amigos forenses,
    Vou tentar ser breve pra contar minha história.

    Há vários meses venho pesquisando e procurando uma boa picape 4x4 pra comprar para ser o carro da casa. Uso predominantemente em asfalto e cidade, além de idas ao sítio que fica próximo, porém com acesso de chão de terra e pedras(acaba-carro). Seria um carro pra rodar bastante. Temos uma Ranger 95 v6 bem gasta pelo esforço e uso severo e chegamos a conclusão que o diesel atenderia melhor às expectativas de consumo e durabilidade. Desde então começou a busca por uma boa substituição pra rangerzinha americana e pra conquistar o sonho do primeiro 4x4.

    De cara me encantei com a Hilux e com a Ranger. Pesquisa vai, pesquisa vem, opinião de um e de outro, inclusive muitas dos amigos daqui(sou muito grato a todos), acabei achando que a Ranger seria a melhor opção pro que queríamos. Mais espaçosa, melhor desempenho pra andar na cidade e no asfalto sem perder a rigidez no chão de terra.

    Fui me afunilando na Ranger até completar o restante do dinheiro que faltava pra fechar o negócio. Inclusive diga-se de passagem, como é difícil juntar dinheiro quando se é pobre. Mas também o objetivo há de ser mais festejado, no fim das contas.

    Enfim, voltando ao assunto, eu diria que adiquiri um conhecimento bem razoável(mais teórico do que prático) em diesel e Ranger nesses últimos meses. Vi que o conhecimento é a chave pra um bom negócio e pra ficar satisfeito com o que se compra. Com ele não ficamos tão entregues às opiniões de mecânicos e vendedores. Mais uma vez agradeço aos amigos pela paciência e por todas as informações compartilhadas. Desde o princípio vi que aqui não é lugar pra infantilidades e o jogo é bem honesto e construtivo.

    Andei bastante nas horas vagas e fui aos poucos observando os carros, andando neles, vendo detalhes na mecânica e aprendendo mais pra chegar na hora certa e empenhar bem o dinheirinho suado que temos na mão.

    Pois bem, Ranger era a certeza de compra, até que nesses dias apareceu uma oferta tentadora de uma Frontier SE 03/03 prata com pneus 31" meia vida. Tá aparentemente bem inteiro o carro, mas ainda vou levar num mecânico pra ouvir uma opinião de quem entende mais que eu. Preço abaixo da tabela fipe, bem próximo ao preço da Ranger do mesmo ano(na verdade estou muito contente, já que minha primeira expectativa quando comecei essa busca era por uma Ranger 01 HSD).

    Daí fiquei naquela... será que vai valer a pena o negócio? Depois de tanto tempo com a cabeça focada na Ranger agora de uma hora pra outra eu viro pro lado da Frontier! Será que o MWMSprint é mais motor, mais confiável e durável que o PowerStroke? Não quero polemizar hein! Alguém aí tem ou teve experiência com os dois carros pra poder me apontar quais as principais diferenças que vou perceber? Peças muito caras em comparação as da Ford? Manutenção é cara e frequente?

    Sei que tem muita coisa na Pesquisa do Forum, mas queria criar um topico aqui só meu pra ficar mais simplificado. Achei que de repente também seria de bom uso pra alguém que possua a mesma dúvida entre esses dois carros.

    Não observei quase nada desse carro até hoje. Não conheço os macetes na hora da compra, o que é mais importante de se ver. Devo seguir o mesmo padrão para qualquer picape 4x4 diesel? De cara notei que a Frontier é mais apertada nos bancos de trás. Os acabamentos são mais interessantes, porém continuo achando a Ranger mais bonita.

    Bom, é isso. Era mais pra relatar e pedir alguma opinião. O nogócio tá bem interessante pra mim, mas vamos ver no que dá.

    Desde já agradeço as opiniões e desculpem pelo excesso de palavras.

  • #2
    Usuário Avatar de Raposo
    Entrada
    07/03/2008
    RJ
    Idade
    64
    Posts
    1,309
    Agradecimentos: 0
    Então Duda, vamos lá.
    Primeiro, para subsidiar as respostas você deve fornecer quais as pretensões a nível de ano de fabricação (já que se trata de CD, 4X4). É 2003? Ví que você estava interessado, a princípio, por uma com motor HSD, ou seja, inferior a 2002. Assim, informe sua disponibilidade financeira ou o ano desejado.
    Por fim, existem outros tópicos que podem te ajudar. Eu, particularmente prefiro não opinar porque a Natasha é 2001 (motor 2.5 HSD) e sou apaixonado por ela , além de não ter conhecimento profundo sobre a Frontier .
    Abraços.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

    Em breve: ENVELOPADA

  • #3
    Boa Tarde amigo.
    Vou falar do veículo que conheço, a Frontier. Já possui uma SE Serrana 2005. Excelente picape, não tenho do que reclamar, não gastei um real durante o tempo em que fiquei com ela (apenas em manutenção preventiva).
    Quanto a motorização, o Power Stroke é um ótimo motor, mas na minha opinião o MWM Sprint é mais robusto, não exige troca de correia dentada (não tem) e já esta mais do que testado, com diversos veículos rodando por aí.
    Tanto a Ranger, como a Frontier seriam boas opções, particularmente considero a frontier mais bonita. O destaque na Frontier, ao meu ver, é o Powertrain, composto por motor MWM, caixa Eaton e CT Borg Warner.
    Boa compra e seja feliz com seu primeiro 4x4.
    Abraço.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
    Powered by MWM Sprint 4.07 TCA




  • #4
    Olá amigo...

    Qdo comecei a procurar minha futura viatura 4x4. Tbm passei por dilema semelhante, Adoro de paixão a Defender 110 e a L200 modelo Outdoor... A Defender eu teria que comprar usada, e a pick-up daria pra ser 0km. Mesmo assim pesquisei ambos... Toda viatura tem seus prós e contras... E acabei me decidindo por pick-up visto que eu teria a caçamba, algo que precisarei o ano que vem.

    Ai veio o verdadeiro dilema, qto + eu lia, + ficava na duvida... Varias pessoas detonam a L200, e como nunca tinha tido uma. A duvida sempre aparece... Falavam da Ranger, motor 3.0... E por ai vai!!!

    Depois de mto ler e tentar aprender algo sobre as pick-ups... Fui fazer os famosos test drive... Estava entre a Ranger e a L200. E o pior que o modelo queu queria A Savana vc não encontra pronta-entrega... Logo fiz test drive na Outdoor GLS. Fiz 3 test drive em cada uma... Sendo que o terceiro queu fiz na L200 foi numa Savana amarela, que ja estava ate faturada... hehehe

    Pensei mto... Mas mto mesmo!!! Em manutenção, revisões, Espaço interno, acabamento, design... E optei pela emoçÃo, e não pela razão... Pq???

    Ai vem a parte queu quero compartilhar com vc... A Ranger segundo mta gente do forum e alguns amigos meus seria a melhor escolha... Mas não me traria a satisfação que estou tendo agora e que terei durante mto tempo... A L200 pra mim é pura paixão, tenho vontade de andar o dia todo com a viatura, e não é pq comprei a pouco tempo, pois ja tive varios carros, e a primeira vez que fico tão empolgado... É como viajar pra Lua, algo unico, inexplicável...

    No seu caso, comprando um usado... O estado geral conta mto, principalmente mecanica, viatura diesel, qdo da problema não é algo barato...rsrsrsss

    Mas não deixe apenas a razão decidir... se estiver tudo OK, compre a viatura que encha seus olhos, que lhe traga algo +...

    É minha humilde opinião...

    Uma boa sorte pra vc na sua procura...

    Absss

  • #5
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Tenho uma amigo aqui na cidade que esté em dúvidas entre uma Band curta ou um Ranger 98 CS. Eu ficaria com a Ranger, mas perguintando para ele o que ele procura, com certeza será melhor servido com a Toyota Bandeirante. É a tal história, o que é bom para um nem sempre é bom para o outro...

    Tens que andar e escolher o que te agrada mais. Pesquisa no fórum pois tem um comparativo do Eduardo Eustáquio entre as principais picapes do mercado que vale a pena ler e se decidir.
    Tópicos como esse aqui tem aos ponta pés pelo site e não levam a lugar nenhum...
    Pesquisa que encontrarás o que procuras.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Duda,Ja possui varias picapes a gasolina e enfrentei um dilema igual ao seu a optar pela compra de uma a diesel,estava entre ranger,l200 e frontier.Optei pela frontier porque achei uma bem conservada (se 4x4 2003).Ja faz 5 meses, rodei 14000km e ate agora foi so alegria. Espero que tenha a mesma sorte.Abraco!

  • #7
    Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Idade
    45
    Posts
    1,335
    Agradecimentos: 0
    Tai um assunto bom!!!

    São picapes excepcionais, powertrains a toda prova, enfim, conjuntos provados.

    O que difere as duas são os motores.

    O MWM e o HS/Powerstroke são fabricados hoje pela mesma empresa mas vem de historias diferentes.

    O MWM Sprint saiu a principio na versão 6 cilindros ( 6.07T - sem intercooler) nas Silverados (167 e depois limitados a 150cv). Posteriormente veio o 6.07TCA - Intercooler) nas F-250 com 180cv Depois fizeram a versão de 4 cilindros, 132cv (4.07TCA) e colocaram na S10 e posteriormente na Frontier. Com a eletronica (injeção common rail ao invés da bomba injetora comum) vieram e microonibus Volare e mais recentemente, a pedido da VW, saiu o 4.08 TCE eletronico, na versão 3.0 com 143cv.

    Conceitualmente o MWM é mais inovador, com suas 3 valvulas por cilindro, e agora com a opção da eletronica. Cabeçote de ferro fundido, camisas substituíveis, trem de 10 () engrenagens que fazem as vezes de distribuição desse motor, levando inclusive o movimento e o sincronismo do virabrequim até o cabeçote, onde fica alojado o comando de valvulas. Conjunto bastante robusto e as aplicações, especialemente em microonibus, muitos deles de prefeituras sob pouco ou nenhum cuidado não deixam mentir sobre a capacidade desse motor.

    O HS/Powerstroke por sua vez é uma evolução do HS2.5, utilizado nas F-1000, Ranger, Mercedes Sprinter (mas com o nome de OM-014LA - embora fosse fabricado pela Maxion). Construtivamente, é um motor mais voltado para aplicações em veículos, embora tenha sido usado em veiculos comerciais. Projetado inicialmente pela Land Rover (e até hoje conhecido por muitos como Maxion-Rover), tem cabeçote de aluminio (melhor dissipação de calor) 2 valvulas por cilindro, e apesar de usar correia dentada, o comando não fica exatamente no cabeçote. Fica no bloco, com varetas, acionando os balancins. Apesar disso eu ACHO que deva ter tantas ou até menos peças moveis que o MWM. Embora construtivamente isso não mais se use, não se deve taxar o motor de "velho" ou "novo" unica e exclusivamente por isso. Alguns motores da década de 60 já usavam fluxo cruzado de gases e comando de válvulas no cabeçote e sucumbiram ao tempo.

    Eu pessoalmente gosto mais do HS. Embora o Sprint seja um motor excepcional. Acho que no seu caso, a duvida acaba ficando por conta do estilo e da dirigibilidade, coisa que ai fica a critério. Pois motor e transmissão...ambas são excelentes escolhas!

    Abs!!!

    (PS: Desculpem-me mas falei demais!)
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de soneca_zzz
    Entrada
    17/06/2008
    Local
    Embú das Artes/SP
    Idade
    45
    Posts
    329
    Agradecimentos: 0
    Não posso opinar nada sobre diesel, a única coisa que posso te dizer é: pesquisou seguro das duas? Não sei como é aí na sua região, mas aqui em SP o seguro de pickup a diesel é uma piada de tão caro!

    Como pesquisou muito, deve ter visto seguro tb, mas se não viu, veja para não tomar um susto de repente... hehehe

    Boa sorte na escolha e na compra!

  • #9
    Citação Postado originalmente por Raposo Ver Post
    ...Ví que você estava interessado, a princípio, por uma com motor HSD, ou seja, inferior a 2002. Assim, informe sua disponibilidade financeira ou o ano desejado.
    Então, Raposo, realmente estávamos pensando numa HSD, na faixa de 38-40 mil, mas é bem complicado achar uma em bom estado por aqui. Daí vimos que as com PS não custavam tão mais caro e já mudou o plano de gasto(42-44 mil). Essa Frontier tá barata, pouco mais de 50 mil e tá caminhando...

    Citação Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    ...o MWM Sprint é mais robusto, não exige troca de correia dentada (não tem) ...
    Diesel, explica melhor por favor. É chato ser leigo Descobri isso agora! Qual correia é trocada nesses motores? é tipo a poly v do maxion?

    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Tópicos como esse aqui tem aos ponta pés pelo site e não levam a lugar nenhum...
    Edin, sei que é chato a repetição desses tópicos, peço desculpas aos amigos mais antigos por aqui. Mas queria dizer que em alguns casos, como o meu, estes tópicos levam a algum lugar sim. A opinião de todos vocês é muito importante pra mim e será 'determinante'.

    Citação Postado originalmente por Marcos Flavio Breda Ver Post
    Optei pela frontier porque achei uma bem conservada (se 4x4 2003).
    Flavio, a que estou vendo é exatamente igual a sua. Valeu

    shimomoto, Falou foi pouco! Valeu pela aula, cara. Essas informações é que enriquecem o forum. Sempre compartilhar disso é o que me traz aqui todos os dias.

    Pessoal, muito obrigado a todos e espero que compreendam minhas dúvidas.
    Um forte abraço!
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário Avatar de negreira
    Entrada
    09/10/2008
    Local
    nas cavas e atoleiros da Serra da Cantareira/
    Posts
    2,249
    Agradecimentos: 0
    """"""DEFENDER""""" e precisa de mais ?
    QUANTO + RISCADO FICA+ ME AMA
    []s paz saúde trilha e harmonia

  • #11
    Usuário Avatar de Raposo
    Entrada
    07/03/2008
    RJ
    Idade
    64
    Posts
    1,309
    Agradecimentos: 0
    Duda. Estamos no Forum por ajuda mútua. De minha parte nem precisa agradecer. Achei essa Frontier que estás vendo num preço muito bom já que na FIPE está mais de 58 mil. Cabe um conselho: leva um mecânico de confiança para ver a viatura e veja se tem manual (faz muita falta na hora da manutenção preventiva)
    Boa sorte!
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

    Em breve: ENVELOPADA

  • #12
    Citação Postado originalmente por shimomoto Ver Post

    trem de 10 () engrenagens que fazem as vezes de distribuição desse motor, levando inclusive o movimento e o sincronismo do virabrequim até o cabeçote, onde fica alojado o comando de valvulas.
    Duda,
    O Shimomoto já havia respondido, mas tentarei explicar melhor.
    Na maioria dos motores, o que faz a sincronia entre o virabrequim e o comando de válvulas é uma correia dentada (trocada a cada 100.000 km por exemplo na Hilux SR5 e a cada 40.000km na L200 HPE).
    Caso ocorra uma falha, por falta de manutenção (troca) ou qualidade do produto (marca), esta pode romper-se, com isto a uma falta de sincronia e valvulas podem permanecer abertas durante a subida do pistão, causando um choque. A partir daí não precisa dizer mais nada...
    É um ítem a menos para preocupar-se.
    4X4 Brasil
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
    Powered by MWM Sprint 4.07 TCA




  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade