x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
  • #1

    Funcionamento da Válvula Termoestática




    Caros,
    Alguem saberia me explicar a real necessidade da válvula termoestática (enfase no 2.5 maxion).
    No meu carro, parece que esta peça foi retirada e alguns mecânicos me disseram que não tem problema, que assim o motor funciona mais frio e que principalmente para o clima daqui (Fortaleza-CE), muitos retiram esta válvula.

    O que essa válvula faz ? Como ela funciona ?

    Agradecido

  • #2
    A válvula termostática faz com que o motor atinja rapidamente a temperatura ideal de trabalho, atuando como regulador de temperatura.

    Se ela não fosse necessária o fabricante não colocava nos motores...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
    Usuário
    Entrada
    29/12/2005
    Local
    Caraguatatuba/SP
    Idade
    63
    Posts
    106
    Agradecimentos: 0
    Caro Igor, eses mecanicos deveriam se juntar e montar uma oficina para carrinhos de mao...
    A funcao da valvula termostatica e manter o motor na temperatura IDEAL de trabalho projetada pelo fabricante, geralmente entre 85 - 90 graus.
    E nesta temperatura que o motor tem seu melhor rendimento.
    Se o motor trabalha frio, alem do consumo mais alto ele vibra mais e ocasiona desgaste prematuro de muitas pecas.
    Agora vamos a uma situacao de subida muito prolongada, num dia quente ou um transito muito lento (engarrafamento etc..) a temperatura toda do sistema pode subir alem do limite e queimar a junta do cabecote
    porque vc. nao vai ter a valvula abrindo para deixar passar aquela agua resfriada pelo radiador para fazer a troca de calor.
    Alem do mais prejudica a tua pressao de oleo, retentores de valvula, de motor, etc...
    Coloca a tua valvula ORIGINALo mais rapido possivel.
    Se tiveres algum problema com temperatura podemos procurar a causa e corregir o defeito, mas nunca CANIBALIZAR o motor
    Abraco

  • #4
    Bem, no caso do meu veículo, o mostrador dee temperatura marca sempre muito frio, mesmo em viagens longas, o mostrador nunca atinge nem 1/4 do mostrador.

    A justificativa dos mecanicos é de que a maior nececssidade desta valvula é para os estados do sul/sudedste e Argentina, onde a temperatura é bem mais baixa. Já aqui no calorzão do ceara, não existe a necessidade de fazer a temperatura do motor subir rapido.....

    A temperatura soh chega a subir um pouco and o ar esta ligado ou qnd estou na areia. Nesse caso a temp fica em torno de 1/4 do mosrador.Mesmo assim, nao ultrapassa a marca

  • #5
    Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Idade
    72
    Posts
    618
    Agradecimentos: 0
    IGORFROTA,

    O que o Gabrielpol falou é a mais pura verdade.Só discordo do que fazer com os mecanicos de carrinho de mão , deveriam ser enforcados pelo saco...

    Só para voce ter uma ideia , não sei se voce ouviu falar de um modelo de BMW com motor V8 cujo bloco era feito com um material a base de silicio.Em alguns lugares onde a gasolina tinha muito enxofre como no Brasil havia uma corrosão acelerada que danificava o motor.
    A solução adotada pela BMW foi trocar a válvula termostática por uma que trabalhava com uma temperatura maior e assim a corrosão foi controlada( depois de trocarem vários motores).

    Então põe uma válvula no seu motor...

    Homero

  • #6
    Usuário
    Entrada
    29/12/2005
    Local
    Caraguatatuba/SP
    Idade
    63
    Posts
    106
    Agradecimentos: 0
    ????? ????

  • #7
    meu motor OHC não tem válvula termostática, funciona sempre frio e não me dá problemas nesse calor do Rio. No entando, lendo os comentários dos mestres, vou ficar atento para saber se não estou prejudicando meu motor. abs Celso Raeder

  • #8
    Usuário
    Entrada
    01/05/2005
    Local
    Dois Vizinhos/PR
    Idade
    53
    Posts
    374
    Agradecimentos: 0
    Senhores, a válvula termostática, além do já escrito, mantém a temperatura o mais constante possível e principalmente após um esforço no motor onde a temperatura se eleva, não permitirá que subitamente água fria chegue ao motor, mas sim gradativamente de acordo com sua abertura. Portanto, colega sem a válvula, retire aquela "válvula" que mantém nossa saída fechada daqueles mecânicos, se é q vc me entendeu. Aí eles irão se tocar!!!
    saudações
    Pajero Full 2014 Branca
    EX Pajero Dakar HPE 2013 Branca
    Ex : C/D-10; F1000-229D; F1000 4x4;Ranger 2.5L; Galloper; Ranger 3.0; Amarok HL

  • #9
    Usuário
    Entrada
    29/12/2005
    Local
    Caraguatatuba/SP
    Idade
    63
    Posts
    106
    Agradecimentos: 0
    Oi Celso, muito longe de pretender ou ser mestres, acho que a maioria dos que participamos neste forum e damos algumas dicas, e porque tivemos experiencias ou acesso a informacoes detalhadas sobre um determinado assunto e coincidentemente quando este assunto e postado por alguem com duvidas podemos ajudar.
    Ja recebi muita ajuda dos colegas do forum, por sinal MUITO OBRIGADO.
    Voltando ao assunto da valvula termostatica, vc. ja reparou que todos os fabricantes de motores refrigerados a agua a utilizam???.... desde a Rolls Royce ate o fiat uno 1.0...por que sera?...
    Anualmente sao investidos milhoes de dolares em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e pecas como esta para aumentar a durabilidade dos motores a explossao. Envolve pesquisas com fisicos, quimicos, engenheiros mecanicos, tecnicos etc... ate que um belo dia aparecem "os mecanico", que o bom Deus os tenha (longe do meu carro)e jogam por terra tudo isso...
    Segue um link de fabricante de motor http://www.cummins.com.br/cla/asp/au...osnot04_06.htm

    Ate hoje conheco pessoas que nao usam camisinha e garantem que nunca tiveram DST ou AIDS...bobeira ne...vai falar o que...informacao nao falta.
    Claro que e de direito ter duvidas...Sera que o cara sabe do que esta falando???....
    Mas sempre temos as pessoas certas e treinadas pelos fabricantes para tirar alguma duvida refente a componentes do motor. Estas pessoas sao os encarregados das oficinas de concessionaria, e garanto que nao cobram nqada para responder uma pergunta de um consumidor, ja fiz isto muitas vezes.
    Acho que todos amamos os carros que possuimos (ou somos possuidos por eles???...) entao se realmente gostas do teu, coloca de novo a tua valvula termostatica.
    Grande abraco.

  • #10
    Usuário Avatar de Claudio Alexandre
    Entrada
    24/01/2006
    Idade
    49
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0
    caros colegas.
    A minha L200 estava com um comportamento anormal, pois em algumas ocasiões o ponteiro da temperatura caminhava lentamente em direçao ao superaquecimento, razão pela qual inclusive comecei um tópico neste fórum.
    No entanto, para a minha surpresa eu descobri que um mecânico "expert" em 4x4 tinha retirado a válvula termoestática do meu carro, usando como justificativa a mesma idéia do mecânico do carro de igorfrota.
    O argumento do "inteligente" é de que com a retirada da válvula toda a água do veículo passa pelo radiador mantendo o motor mais frio, ou seja, a aguá sempre passará pelo radiador para ser resfriada.
    Depois de perceber a mer.. feita pelo mecânico, que diga-se de passagem deveria ser consultor técnico da mitsubishi, verifiquei um aumento na temperatura do veículo justamente nas condições descritas por gabrielpol, quais sejam, subidas prolongadas e engarrafamentos.
    Portanto, coloquei de novo a válvula para evitar um prejuízo futuro.
    Em tempo, nesta região, sou de Natal/RN, é comum a retirada da válvula.

  • #11
    Caro Gabriel, quando usei o adjetivo mestre, fiz com a intenção de homenagear todos aqueles que me orientam através deste site, como você bem o fez na questão da válvula termostática. obrigado, Celso Raeder

  • #12
    Usuário
    Entrada
    29/12/2005
    Local
    Caraguatatuba/SP
    Idade
    63
    Posts
    106
    Agradecimentos: 0
    Oi Celso, desculpa mais fiquei meio encabulado com este adjetivo ja que detestaria que alguem pensasse que estou querendo dar uma de bom, sendo que tambem posso falar bobeira alguma hora, sempre tentando ajudar, e solicitando ajuda quando necessario.
    Achei mais um site com info. da valvula, de outro fabricante de motores.
    http://www.mwm.com.br/site/ing/empr_dic_dica_perg.asp
    Grande abraco.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade