x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1

    Question Motorização à diesel no Brasil, afinal de contas pode ou não pode?




    Pessoal,

    Tenho notado que, felizmente, alguns veículos estão sendo liberados para comercialização com motores diesel. Afinal de contas, temos regras ou o governo vai liberar os motores diesel?

    Pensava que apenas os veículos com capacidade de carga superior à 1t (caso das pick ups médias...Amarok, Ranger, etc), bem como os dotados de caixa de reduzida (Troller, Stark, etc) ou 1a marcha trator (Marruá)...pudessem usar o motor diesel...

    Em qual dessas categorias se enquadraria o Freelander da Rover?

    Também notei que alguns veículos hj disponíveis apenas à gasolina ou flex poderiam ter motor à diesel pois se enquadram em pelo menos 1 das especificações acima...por exemplo o TR4 da Mit...tem reduzida. No limite, se a FIAT colocasse uma caixa de 6 marchas com a 1a trator nos modelos Adventure quer dizer que eles poderiam ser diesel...

    Enfim, tomara mesmo que liberem para todos os veículos...pois os motores diesel são muito mais eficientes e no final das contas acabam poluindo menos.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    11/11/2008
    Local
    jataí/GO
    Idade
    51
    Posts
    304
    Agradecimentos: 0
    Tem certeza que esse lance da "primeira marcha trator" existe??? Se for assim, é por isso que veículos como o freelander 2 (e acho que tem um da mercedes, não lembro se um ML que não tem reduzida) vão entrar. Vão alegar que a primeira marcha do câmbio automático pode fazer o papel de reduzida!
    Se for assim fica muito fácil, basta um câmbio com uma primeira bem curta e tá resolvido, bem fácil de implementar e com isso até gol poderá usar motor diesel! Não sei se é tão fácil assim. Nunca tinha lido esse lance da primeira trator, mas sei de uns exemplos que o governo fez vista grossa, como é o caso das saveiro diesel, muitas legalizadas sem 4x4, redução, primeira trator ou capacidade de 1000kg.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    19/08/2012
    Local
    RIO DE JANEIRO/RJ
    Idade
    38
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    existia uma proibição desde a dec de 70, mas ao que parece vem afrouxando!

  • #4
    Usuário Avatar de FALOTICVS
    Entrada
    10/09/2010
    Local
    Trubussú do Pé da Serra/RJ
    Idade
    50
    Posts
    149
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rafaelport Ver Post
    existia uma proibição desde a dec de 70, mas ao que parece vem afrouxando!
    Amigo, não existe nada de proibição, muito menos de "frouxidão", existe a LEGISLAÇÃO.

    Sugiro uma boa lida nesse artigo do Jeep Club de Lages, abaixo, e também na íntegra das Leis e Portarias ali citadas.

    ..:: Jeep Club Lages ::..

    Espero ter ajudado©
    Se liga, mermão !

  • #5
    Usuário Avatar de Frederico Mendes
    Entrada
    10/02/2007
    Local
    Vitória/ES
    Idade
    48
    Posts
    825
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Fernando Assis Ver Post
    Tem certeza que esse lance da "primeira marcha trator" existe??? Se for assim, é por isso que veículos como o freelander 2 (e acho que tem um da mercedes, não lembro se um ML que não tem reduzida) vão entrar. Vão alegar que a primeira marcha do câmbio automático pode fazer o papel de reduzida!
    Se for assim fica muito fácil, basta um câmbio com uma primeira bem curta e tá resolvido, bem fácil de implementar e com isso até gol poderá usar motor diesel! Não sei se é tão fácil assim. Nunca tinha lido esse lance da primeira trator, mas sei de uns exemplos que o governo fez vista grossa, como é o caso das saveiro diesel, muitas legalizadas sem 4x4, redução, primeira trator ou capacidade de 1000kg.
    Fernando, teoricamente, tem que ter a segunda caixa de marcha (reduzida), porem a Agrale, com o antigo projeto Engesa (Marrua), fez, e foi aprovado para o exercito o Marrua com uma marcha super reduzida com motor diesel.
    Utilizou deste argumento, que o veiculo tinha sido aprovado pelo exercito, e estaria indo para uso civil.
    E conseguiu 'burlar' a lei original.
    Temos os Marruas sem a caixa reduzida e com motor diesel.
    Frederico Mendes .'. Mineirinho perdido no mundo.
    Troller 2004 - Sirigüella
    “A mente rege a grande massa corpórea”

  • #6
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Opa!

    Vamos lá.

    As saveiros a diesel que existem, são anteriores a atual legislação, que mudou em meados de 86 ou 87. Conseguimos mudar nossa A10 para D10 na prorrogação do 2o tempo.

    Sobre os demais.
    Para ser a diesel, a capacidade de carga deve ser superior a 1T OU ter 4x4 com caixa reduzida OU 4x4 com marcha reduzida.

    Por isso o Marruá se enquadra.

    E é possível colocar um AP diesel numa Pampa 4x4 ou Belina 4x4, pois esses veículos tem a primeira marcha reduzida em relação aos com motor flex.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Posts
    1,611
    Agradecimentos: 2
    Uma pergunta aí pra quem ja mexeu com isso.
    Se eu pegar uma c10 e implementar uma caixa de transferencia com reduzida e diferencial dianteiro posso também instalar motor a diesel e legalizar?

  • #8
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Mauricio Rotta Ver Post
    Uma pergunta aí pra quem ja mexeu com isso.
    Se eu pegar uma c10 e implementar uma caixa de transferencia com reduzida e diferencial dianteiro posso também instalar motor a diesel e legalizar?
    Sim!

    Sendo que, primeiro monta o sistema de tração e homologa, junto ao Inmetro e depois detran, feito isso, então a troca do motor.

    Existem ainda municípios, que o detran é flexível, pode fazer tudo junto, sem problema.

  • #9
    Usuário Avatar de fabiano caxias
    Entrada
    12/05/2009
    Local
    caxias do sul/RS
    Idade
    46
    Posts
    1,404
    Agradecimentos: 2
    isso sempre da muito assunto bom

    tinha uma epoca q fazia inmetro pra alterar capacidade de carga e depois dai os espertos pediam pra legalizar o diesel

    aqui se vc tem uma f75 que nao era de fabrica 4x4 nao me parece que liberam ela mesmo alterando com inmetro pra 4x4 em

    minha pickup esta nos documentos capacidade carga 3 toneladas,nao é a primeira que eu vejo com isso,mas é original 4x4
    bicuda 4.9i 5ad+200%+42"s
    jeep willys 42 4.3 começando a saga
    xj 2 portas

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Brasil pode liberar venda de carros com motor a diesel
      Por valeriano no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 11
      Última resposta: 02/07/2022, 07:09
    2. Wrangler Unlimited pode vir ao Brasil
      Por Aurélio no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 2
      Última resposta: 01/05/2008, 16:06
    3. Diesel aditivado com querosene. Pode?
      Por Walter L. L. Casitta no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 2
      Última resposta: 21/11/2004, 21:05

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade