x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1

    Motor vazando óleo lubrificante pelo gargalo




    Pessoal,
    Possuo um jeep Javali ano 89/89 com motor 3 cilindros turbo original de fábrica. Acontece que o danado apresenta um defeito que até agora não consegui achar solução. Desde quando comprei o jeep ele em altas rotações (quando estou na rodovia, por exemplo) começa a jogar óleo lubrificante todo pra fora, pelo gargalo. Chega a quase secar o cárter. Daí eu mandei retificar o motor, encamisei, troquei anéis, arrumei o cabeçote...
    O problema é que ele ainda continua apresentando o defeito. Mandei olhar a turbina e ela está normal. Não apresenta outros vazamentos... O óleo sai mesmo todo pelo gargalo, principalmente quando vc dá uma esticada no motor.
    Gostaria de saber se alguem por aqui já passou por essa experiência e poderia me dar alguma opinião...

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Onde fica o gargalo? Tem alguma garrafa nesse motor? o problema deve estar aí!
    Especifica o local que vaza que podemos fazer um brain storm e dar palpites para verificação no motor até encontrar uma solução para o teu problema.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3

    localização do"gargalo"

    Colega, o gargalo que me refiro é respiro do motor. Fica no mesmo lugar onde é colocado o óleo lubrificante, ou seja, logo abaixo da tampa do oleo lubrificante. Anexei algumas fotos para melhor visualização....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -foto-2_474.jpg   -foto-1_365.jpg  

  • #4
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Ok, aquele respiro vai ligado ao filtro de ar, porém deve ficar mais elevado que a tampa do reservatório para não dar o retorno de óleo em excesso, pois por ali deve passar apenas ar e os gases internos do motor, ele é voltado para baixo nesse modelo apenas para facilitar a manutenção, porém a outra ponta tem que ficar para cima. Normalmente esse respiro fica em cima da tampa de válvulas, mas como se trata de um motor multi-uso ele foi posicionado ali mesmo. Já o caso de gerar vazamentos em altas rotações pode ser próprio desse motor, por exemplo os Scanias, todos os motores desde 110 até os 113 hw vazam óleo se forem usados em rpm altas dedurando os motoristas sobre mal uso . Os vazamentos causados por elevadas rpm em motores, em geral aparecem normalmente na tampa de válvulas e retentores. Fora isso é alguma peculariedade desse motor, por ex, motores dos monza carburados vazam na junta do comando e no o ring do distribuidor, o Ap, vaza no mancal traseiro e bebe óleo junto da queima, motores de opala com graxeta e motores diesel é comum vazamentos nos mancais traseiros atrás do volante. Motores zetec bebem 3 litros de óleo nos primeiros 5000 km de vida...
    Acerta a posição do respiro que o teu problema estará provavelmente solucionado. ma saída ainda é tamponar aquela saída e fazer uma na tampa de válvulas, furando e colocando um tubo soldado ou aparafusado para conectar a mangueira para o filtro de ar. Dá uma olhada no motor de um carro qualquer para ver o que me refiro.
    Velho, qualquer dúvida é só perguntar.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #5
    Colega Edintruder...
    Realmente sua idéia é muito pertinente, inclusive eu estava pensando em fazer essa alteração, aumentando o tamanho do respito( esticando o tamanho ) pois ele fica montado em cima da engrenagem da bomba injetora. A sua idéia de tapar e soldar um cano na tampa de válvulas me pareceu muito boa. Só fiquei na dúvida em que lugar propriamente no filtro de ar seria ligado a mangueira do respiro.. (seria na entrada de captação do ar ou após o filtro?).
    Obrigado pelas suas dicas. Isso vem provar o quanto é bom e útil esse fórum, ainda mais com valiosas presenças como a sua.

  • #6
    Vinicius,

    Antes de arregaçar as mangas e partir para modificações seria interessante saber se o problema que está tendo é genérico para o motores da CBT ou é específico do seu motor, por causa de alguma modificação, falta de algum componente ou até defeito, já que embora tenha dito que o motor foi recém retificado, este tipo de problema é tipico de motor com vazamento de pressão da câmara de combustão para dentro do carter.

    Seja lá qual for a origem do problema, este tipo de coisa pode ser resolvida com a instalação de um separador de óleo (ou condensador de óleo, ou o nome que o valha).

    Abraços,

  • #7
    Pessoal,

    Realmente o problema é devido ao gargalo raso, uma vez que esse motor tem mais características de motor estacionário do que veicular..rsss
    Efetuei as modificações, mudando o respiro de lugar e o problema foi solucionado.

    Agradeço a colaboração de todos pela ajuda e opiniões.

    Abraços

  • #8
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Ótimo, e disponha quando precisar
    Em resposta, o respiro é ligado entre o filtro e a turbina, porém como o teu motor possui turbo, a opção mais correta é usar o separador que o Sukys sugeriu para não ir vapor de óleo para as paletas da turbina, que com o tempo pode vir a causar um peso extra sobre o compressor pelo acúmulo de "parafina" nas aletas, mas isso é muito improvável de ocorrer, e se ocorrer, seria após muuuiiito uso.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade