Retire o parafuso atrás da bomba injetora. Coloque óleo pela tampa. Deixe escorrer um pouco de óleo(sujo) pelo parfuso. O respiro da bomba fica no lado, entre ela e a parede do motor. É comum que pingue um pouco de óleo por alí.
Olá Ico,
Nossa bomba injetora original do Javali tem que trocar/adicionar óleo?????Me confirme!!!abs
Roland
Amigo Roland...O lubrificante da bomba sempre é contaminado com diesel, como de muitas outras. Destarte, de vez em quando é bom esgotar o óleo da bomba original. embaixo dela, junto com o tubo de entrada de diesel tem uma tampa presa com dois pequenos parafusos allen, retire-a que esgota e no lado do nivel(também é uma tama de acesso) com dois parafusos allem, voce pode fazer uma espécie de lavagem com disel limpo. Recoloque essas tampas. Coloque novo lubrificante, o mesmo que usa no motor e pronto. Abraços
ICOJAVALI !Boa ooite ! Sou o Rodrigo, meu Javali saiu na revista 4x4ecia de março 2010 nos pioneiros.
Gostaria muito de ter este manual de onde vc tirou estas fotos da bomba injetora. Vc conseguiria uma copia ou venderia o manual para mim ? Tenho parte do manual do ususario com os torques de retificacao do motor.
Estou montando o site www.javalicbt.com.br para disponibilizar todo conteudo do javali e nao deixar o porco extinto . Muito obrigado !!!
Olá Rodrigo, blz?
Vi sua mensagem solicitando ao Icojavali os arquivos que ele tinha sobre a manutenção do Java!!!!!Icojavali era o mestre dos Javalis,entendia de tudo, bomba, motor,etc!!!Sempre que tinha alguma dúvida recorria ao amigo!!!!Fera mesmo!!!Infelizmente o nosso amigo faleceu uns meses atrás!!!!Mas o filho dele apareceu no forúm, dê uma olhada nas últimas postagens do "Javali", "filho do Ico" se não me engano!!!Tem até um email dele lá!!!!!Ele deve ter muita coisa de Javalis!!!!E quero ver esse site funcionando!!!!!abraços e boa sorte!!!
Meus sentimentos a todos !!! Eu consegui um manual ( xerox ) Acho que esta' completo. Estou fazendo uma site www.javalicbt.com.br e disponibilizarei todo acervo do java on line . Tenho 4 tipos de folder, 12 revistas que o java ja saiu , incluindo uma no Japao , Manual peças, manual motor , manual intruao do carro e agora minha ultima aquisicao sofrida Manual de manutencao !!! Tem um piloto no ar ... ta meu ruim , links sem nada ,,, preciso de tempo para mexer !!!!!. Vamos nos falando e o que vc tiver pode me mandar pra colocar no site . O pessoal da 4x4eCIa vai ajudar na divulgacao quando eu acabar . Tem alguns meses de trabalho . Mas o pior ja foi ... demorei 2 dias direto ...18h cada dia , para escanear tudo kkkkkk. Tenho umas fotos da frota militar de javali ... Angelo Meliani que me cedeu... Vamos que vamos . Vc tem alguma coisa de Javali para me mandar ??? Obrigado !!
PS - Vc e' de SP ?? Quinta feira dia 12/07 vao 3 javalis para o pacaembu no encontro de jipes !!! Apareça por la !!!!! anote meu email docgea@yahoo.com.br. !!!!!
Olá pessoal, estou muito contente qdo comentam no nome do meu pai... o cara era um icone na area da mecanica, mas infelizmente Deus o levou e agora me resta dar prosseguimento em seus trabalhos. Desde já quero adiantar que tenho muito aprender, e nasci e me criei dentro de jeeps kkkk foram varios mesmos " 14 willys" e 2 javalis, inclusive o carro do casamento meu foi o Javali do pai. Vou estar postando no youtube nestes proximos dias a viagem que realizei e estarei refazendo a mesma viagem no Pantanal Sul Mato Grossense, pois rodei 1490 quilometros dentro do Pantanal com o Javali, conheci as limitrofes do Paiaguas/Nhecolandia e Nambileque e o Javali não desapontou momento algum... ele já minhas mão passou por algumas modificações esteticas, mas a responsabilidade da mecanica atribuo ao meu querido pai... Tenho aqui manual do javali e estou inteira disposição para ajudar mesmo a todos que queiram. Me encontrem em
valeu filho do ico, é sempre bom ver o pessoal dono de javali se ajudando. e posta tudo, quero saber como é o pantanal, vai q um dia me mudo né???? shauhsuahs
Pessoal primeiramente quero agradecer a todos que continuam com suas maquinas a todo vapor, e quero dizer que tenho o acervo do meu pai e disponibilizo para quem quiser a qualquer hora....
Agora gostaria de relatar um pouco da minha viajem a Pantanal Sul Mato Grossense... Vou tentar passar um pouco da emoção que infelizmente não chega nem perto kkk é muita adrenalina, acredito que fiquei uns 15 anos mais novo, e foi incrível qdo comecei a descer a serra da alegria (região entre Coxim e Rio Verde) fazendo um percurso que totalizou 4750 de Pantanal e muita tração... Atravessei o Pantanal da Nhecolândia (Coxim/Rio Verde/Corumbá) e depois fui até a divisa do Nambileque (Aquidauana/Corumbá) e finalizando o Nhecolandia com o Paiguas (Coxim)... Comecei com um aterro muito ruim com velocidade média de 10km/h e me encontrei com uma fauna indescritível, muito lindo mesmo, principalmente qdo os desafio começou a exigir 30% do meu Java,kkkkk água na altura dos farol e barro subindo pelas laterais e tendo sempre em mente que não posso ficar e nem quebrar, pois o próximo socorro ficava muito longe mesmo e ainda sozinho nessa minha expedição, ma é claro que contando com Deus e meu pai que me assisti e respeito seus ensinamentos, ou seja, Pantanal filho só tem hora para sair.... Paciência e calma é a solução.
Quero dizer a todos, que o Java realmente é o carro, puts, tive pequenos danos e totalmente reparáveis como farol de milha que não aguentou a vibração e um grampo do molejo que quebrou chegando em Corumbá, mas até justificável, o meu Java esta com 85cm de altura, passei o diferencial para baixo do molejo e tive que alterar os feches de mola e assim tive q alongar os grampos fazendo emendas onde estou agora substituindo por grampos da toyota. Logo estarei postando no youtube é só digitar jeep clube coxim
Um abração a todos
Caro Ico, minha bomba é aquela Bosch de pistão com carter, tenho notado que no suspiro por onde sai o exesso de óleo lubrificante tem sultado um liquido parecido com diesel, e lendo sua resposta pergunto: Então é normal o lubricante da bomba injetora ser contaminado com diesel, e o suspiro por onde sai exesso de oleo, é normal ele sempre estar umido e de vez enquando respingar?
Amigo Roland...O lubrificante da bomba sempre é contaminado com diesel, como de muitas outras. Destarte, de vez em quando é bom esgotar o óleo da bomba original. embaixo dela, junto com o tubo de entrada de diesel tem uma tampa presa com dois pequenos parafusos allen, retire-a que esgota e no lado do nivel(também é uma tama de acesso) com dois parafusos allem, voce pode fazer uma espécie de lavagem com disel limpo. Recoloque essas tampas. Coloque novo lubrificante, o mesmo que usa no motor e pronto. Abraços
Caro Icojavali. Essa lavagem que você citou poderia ser feita com querosene para dissolver eventuais sujeiras de diesel velho? Isso se aplicaria à bomba em linha bosch de lubrificação externa? Obrigado