x
Convex Datacenter
  • #2545
    Usuário Avatar de Grand Vinicius
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Idade
    44
    Posts
    404
    Agradecimentos: 15



    Citação Postado originalmente por pai prematuro Ver Post
    Olá prezados.

    Primeiro post e uma dúvida que, apesar de procurar semelhante nesse tópico, não encontrei.

    Tenho um Duster 2016 2.0 4x2 e gostaria de utilizar pneus maiores na traseira.

    Ficaria com a medida original de 215/65 r16 na dianteira, e 225/70 r16 na traseira.

    Alguém sabe me dizer se isso pode trazer algum tipo de problema para o carro?

    Agradeço.
    Manda fotos
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4


  • #2546
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por pai prematuro Ver Post
    Olá prezados.

    Primeiro post e uma dúvida que, apesar de procurar semelhante nesse tópico, não encontrei.

    Tenho um Duster 2016 2.0 4x2 e gostaria de utilizar pneus maiores na traseira.

    Ficaria com a medida original de 215/65 r16 na dianteira, e 225/70 r16 na traseira.

    Alguém sabe me dizer se isso pode trazer algum tipo de problema para o carro?

    Agradeço.
    Bom dia, pai prematuro,


    Efetuando os cálculos, podemos constatar que as rodas traseiras:


    a) são 10 mm (1 cm) mais largas: (225 mm - 215 mm);
    b) elevam a traseira do carro em 17,75 mm (aproximadamente 1,8 cm) ((225 * 0,7) - (215 * 0,65) = (157,5 - 139,75) = 17,75);


    Se o carro fosse 4x4, seria contraindicado pelo manual, uma vez que deixaria confuso o sistema que compara as velocidades de rotação das rodas (no modo Auto e, especialmente no modo 4x4Lock), além de alterar a tração traseira, o que poderia eventualmente forçar o diferencial traseiro.


    Mesmo o teu carro sendo 4x2, não possuindo, portanto, tração traseira, há que se considerar que, de algum modo, há alguma alteração do comportamento dinâmico do carro, o que poderia afetar a estabilidade, ainda que de modo mÃ*nimo e talvez (quem sabe?) quase desprezÃ*vel. Outro detalhe é que quanto maior a largura do pneu, maior a tendência a aquaplanagem em lâmina d'água da rodovia, apesar de tender a maior aderência em pista seca.


    Somente um engenheiro automotivo poderia fornecer uma ideia do quanto essa alteração seria significativa ou não. Lembrando que, uma coisa seria rodar em baixa velocidade em trânsito de cidade, e outra seria percorrer rodovias em velocidades mais altas, especialmente em curvas, como encontradas em serras, mais especialmente ainda no caso de descidas, e com o carro lotado e com bagagem completa (ainda mais se estiver utilizando bagageiro de teto lotado).


    Vale lembrar também que, utilizar pneus de medidas diferentes entre dianteira e traseira poderia chamar a atenção de alguma autoridade de fiscalização de trânsito (Guarda Municipal, PolÃ*cia Militar estadual, PolÃ*cia Rodoviária Federal), o que poderia render-lhe multas, na melhor das hipóteses, e (quem sabe?), talvez até reboque e apreensão do veÃ*culo até a substituição dos pneus por medidas iguais aos dos dianteiros. Talvez valha a pena consultar o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) para se prevenir sobre eventuais consequências quanto a isso.


    Eu em teu lugar não utilizaria medidas diferentes de pneus entre os eixos.


    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #2547
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    71
    Posts
    6,146
    Agradecimentos: 93
    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Bom dia, pai prematuro,


    Efetuando os cálculos, podemos constatar que as rodas traseiras:


    a) são 10 mm (1 cm) mais largas: (225 mm - 215 mm);
    b) elevam a traseira do carro em 17,75 mm (aproximadamente 1,8 cm) ((225 * 0,7) - (215 * 0,65) = (157,5 - 139,75) = 17,75);


    Se o carro fosse 4x4, seria contraindicado pelo manual, uma vez que deixaria confuso o sistema que compara as velocidades de rotação das rodas (no modo Auto e, especialmente no modo 4x4Lock), além de alterar a tração traseira, o que poderia eventualmente forçar o diferencial traseiro.


    Mesmo o teu carro sendo 4x2, não possuindo, portanto, tração traseira, há que se considerar que, de algum modo, há alguma alteração do comportamento dinâmico do carro, o que poderia afetar a estabilidade, ainda que de modo mÃ*nimo e talvez (quem sabe?) quase desprezÃ*vel. Outro detalhe é que quanto maior a largura do pneu, maior a tendência a aquaplanagem em lâmina d'água da rodovia, apesar de tender a maior aderência em pista seca.


    Somente um engenheiro automotivo poderia fornecer uma ideia do quanto essa alteração seria significativa ou não. Lembrando que, uma coisa seria rodar em baixa velocidade em trânsito de cidade, e outra seria percorrer rodovias em velocidades mais altas, especialmente em curvas, como encontradas em serras, mais especialmente ainda no caso de descidas, e com o carro lotado e com bagagem completa (ainda mais se estiver utilizando bagageiro de teto lotado).


    Vale lembrar também que, utilizar pneus de medidas diferentes entre dianteira e traseira poderia chamar a atenção de alguma autoridade de fiscalização de trânsito (Guarda Municipal, PolÃ*cia Militar estadual, PolÃ*cia Rodoviária Federal), o que poderia render-lhe multas, na melhor das hipóteses, e (quem sabe?), talvez até reboque e apreensão do veÃ*culo até a substituição dos pneus por medidas iguais aos dos dianteiros. Talvez valha a pena consultar o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) para se prevenir sobre eventuais consequências quanto a isso.


    Eu em teu lugar não utilizaria medidas diferentes de pneus entre os eixos.


    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.
    Sem contar que pode influir no sistema ABS de freios.

  • #2548
    Queria entender a vantagem ou o ganho de usar pneus de medidas diferentes (maiores) nos eixos traseiros....
    Arlei Vieira
    Tracker 2007 - Taquari / RS
    http://oscaminhosdosul.blogspot.com/

  • #2549
    Usuário Avatar de Grand Vinicius
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Idade
    44
    Posts
    404
    Agradecimentos: 15
    Citação Postado originalmente por arlei_vitara Ver Post
    Queria entender a vantagem ou o ganho de usar pneus de medidas diferentes (maiores) nos eixos traseiros....
    Melhora a estética.
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4


  • #2550

  • #2551

  • #2552
    Usuário Avatar de Grand Vinicius
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Idade
    44
    Posts
    404
    Agradecimentos: 15
    Eu vi isso aí. Isso é bom ou ruim?
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4


  • #2553
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    71
    Posts
    6,146
    Agradecimentos: 93
    Citação Postado originalmente por Grand Vinicius Ver Post
    Eu vi isso aí. Isso é bom ou ruim?
    Com certeza é ruim. Apesar do motor 2.0 ser um bom motor, já está ultrapassado. Esse moderno 1.3 turbo viria bem a calhar no Duster 4x4, e com o preço absurdo do combustível, com certeza , esse novo motor deve ser bem mais econômico. Como estamos no terceiro mundo, o jeito é esperar mesmo e pagar caro. Abs

  • #2554
    Usuário Avatar de Grand Vinicius
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Idade
    44
    Posts
    404
    Agradecimentos: 15
    O motor, sim. Mas eu me refiria à reestilização. Concordo que o novo motor poderia equipar o modelo de 2016.
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4


  • #2555
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    71
    Posts
    6,146
    Agradecimentos: 93
    Citação Postado originalmente por Grand Vinicius Ver Post
    O motor, sim. Mas eu me refiria à reestilização. Concordo que o novo motor poderia equipar o modelo de 2016.
    Com relação à reestilização , pelo que eu já vi até agora, muda muito pouco. A vantagem ê que a estrutura robusta será mantida.

  • #2556
    Usuário
    Entrada
    12/11/2018
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    31
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Dúvida Renault Duster 4x4

    Olá amigos, sou novato neste forúm porém já acompanho a um bom tempo, enfim comprei recentemente um Duster 4x4, e ele ficou uns dias na oficina trocando homocinetica, amortecedores, hoje fui busca lo e notei que o modo 4x4 não esta mais ativando (anteriormente ele esyava funcionando) alguém ja teve esse mesmo problema? sabe me dizer o que pode ser?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade