x
Convex Datacenter
  • #2389
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9



    Citação Postado originalmente por vkbrv Ver Post
    ... Vendo a ficha técnica vi que nos 4x4 temos o diferencial traseiro, com relação de 0,41 : 1.
    Como este número entra na conta? Ou não entra? Sendo menor que 1 vai acaba dividindo o resultado final.
    se fosse: 4,860 x 4,450 x 0.41 o resultado seria 8.86707. O que não me parece fazer sentido.
    Alguém sabe explicar?
    Obrigado.
    abs
    vk
    Boa tarde, vkbrv,

    Quando li pela primeira vez esta informação sobre o multiplicador do diferencial traseiro, percebi logo que tratava-se de algum erro, porque se esse número fosse real, as rodas traseiras estariam bem menos reduzidas que as dianteiras, tentando girar bem mais. Eu tenho utilizado os multiplicadores da 1ª marcha e do diferencial dianteiro do Duster para chegar ao valor de redução total e acredito que tudo esteja correto (sem considerar este multiplicador estranho do diferencial traseiro). Eu também possuo uma planilha na qual calculo a velocidade real (considerando que os pneus estejam em bom estado e na calibragem correta) do Duster 4x4, pois ela leva em conta o diâmetro das rodas, o tipo de pneu (215/65), as reduções mencionadas acima e finalmente as velocidades reais que o Duster 4x4 atinge em última marcha, calculando desde 1000 RPM até 6000 RPM, e, pelo que me lembro os valores conferem, até mesmo validando as velocidades com o GPS, que é mais preciso que o velocímetro do carro (apesar de que o Duster possui um velocímetro bem mais preciso de que o meu antigo Fiat Idea 1.4, que acusava velocidade bem maior que a real).

    Todos os cálculos acima foram sem levar em conta este multiplicador estranho do diferencial traseiro.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #2390
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    180
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Boa tarde, vkbrv,

    Quando li pela primeira vez esta informação sobre o multiplicador do diferencial traseiro, percebi logo que tratava-se de algum erro, porque se esse número fosse real, as rodas traseiras estariam bem menos reduzidas que as dianteiras, tentando girar bem mais. Eu tenho utilizado os multiplicadores da 1ª marcha e do diferencial dianteiro do Duster para chegar ao valor de redução total e acredito que tudo esteja correto (sem considerar este multiplicador estranho do diferencial traseiro). Eu também possuo uma planilha na qual calculo a velocidade real (considerando que os pneus estejam em bom estado e na calibragem correta) do Duster 4x4, pois ela leva em conta o diâmetro das rodas, o tipo de pneu (215/65), as reduções mencionadas acima e finalmente as velocidades reais que o Duster 4x4 atinge em última marcha, calculando desde 1000 RPM até 6000 RPM, e, pelo que me lembro os valores conferem, até mesmo validando as velocidades com o GPS, que é mais preciso que o velocímetro do carro (apesar de que o Duster possui um velocímetro bem mais preciso de que o meu antigo Fiat Idea 1.4, que acusava velocidade bem maior que a real).

    Todos os cálculos acima foram sem levar em conta este multiplicador estranho do diferencial traseiro.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.
    Olá dd1969. Obrigado pela resposta.

    Pois é, também não entendi. Não vejo como pode fazer sentido esta diferença entre os dois eixos. Achei em uma página que não acho agora as relações finais dos Duster, os cálculos batem com o seu, não parecem considerar o "0.41" também. Mais um mistério do Duster...

    Valeu!!
    bom dia.

  • #2391
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    180
    Agradecimentos: 8
    Achei:

    http://www.automobile-catalog.com/car/2013/1222325/dacia_duster_1_6_16v_110_4x4.html

    Não consegui "linear" direto com a página certa. Pra chegar lá tem que clicar no botão "Full Specifications" na sessão "Transmission specifications"

    É o Dacia, com motor diferente, mas a transmissão parece ser a mesma.

    Citação Postado originalmente por vkbrv Ver Post
    Olá dd1969. Obrigado pela resposta.

    Pois é, também não entendi. Não vejo como pode fazer sentido esta diferença entre os dois eixos. Achei em uma página que não acho agora as relações finais dos Duster, os cálculos batem com o seu, não parecem considerar o "0.41" também. Mais um mistério do Duster...

    Valeu!!
    bom dia.
    4X4 Brasil

  • #2392
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Boa noite, estou precisando trocar os amortecedores dianteiros e também os batentes, alguma marca específica tipo Nakata, Cofap ou Monroe? Meu carro ta com 78.000. Com 74.000 mil troquei os batentes, mas já estouraram, na hora só tinha da marca "jau", preto e amarelo (o original é todo preto), coloquei assim mesmo, mas estouraram e o carro está batendo seco, parecendo meu ex- Honda Fit

  • #2393
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Galeraco2017 Ver Post
    Boa noite, estou precisando trocar os amortecedores dianteiros e também os batentes, alguma marca específica tipo Nakata, Cofap ou Monroe? Meu carro ta com 78.000. Com 74.000 mil troquei os batentes, mas já estouraram, na hora só tinha da marca "jau", preto e amarelo (o original é todo preto), coloquei assim mesmo, mas estouraram e o carro está batendo seco, parecendo meu ex- Honda Fit
    Bom dia, Galeraco2017,

    Eu já troquei os amortecedores e batentes por originais, na concessionária. Naquela ocasião a suspensão estava ruim mesmo e os amortecedores vazando.

    Mas desde que na revisão de 100.000km (depois do término da garantia) me apresentaram um orçamento de mais de R$5.000,00 condenando diversos itens de suspensão, que depois eu confirmei com meu mecânico de confiança de que estava tudo ok, deixei de efetuar revisões na concessionária, e passei a montar um catálogo de peças de reposição para eventualmente adquirir em autopeças e substituir na oficina do meu mecânico.

    As peças que normalmente tenho adquirido fora da concessionária (e posso opinar sobre marcas e modelos) são: óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, filtro do habitáculo (do ar condicionado), fluido de freio, fluido de arrefecimento, válvula termostática e pneus (sobre eles já postei as impressões neste fórum).

    Mesmo eu não tendo ainda colocado nada não original na suspensão (portanto, ainda sem poder opinar sobre isso), posso postar as marcas e modelos que já cataloguei há algum tempo, para que você possa pelo menos possuir alguns códigos de referência e posteriormente buscar opiniões de outros usuários no fórum de discussão, ou mesmo buscar opiniões em reviews na Internet sobre essas peças.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #2394
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Olá

    Obrigado pelas respostas e dicas, também não levo na concessionaria, mas sempre que posso compro as peças lá e troco na mecânica de confiança.

    Achei duas ofertas boas na net, conforme abaixo, mas vou comparar com o preço na concessionária aqui. Os meus ainda são originais, com as etiquetas de maio/2012, mesma data do pneus. Agora chegou a hora de trocar.

    Qual você acha melhor, Cofap Turbogas ou Nakata? Achei esse com preços bons

    Amortecedor Dianteiro Turbogas Preco Unitario Duster 4X2 e 4X4 - Altese

    https://produto.mercadolivre.com.br/...o-original-_JM

    Uma dica, se trocar o batente, use aquele pretos todo de borracha, pois aquele amarelos esfarelam rápido e são bem duros.

  • #2395
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Galeraco2017 Ver Post
    Olá

    Obrigado pelas respostas e dicas, também não levo na concessionaria, mas sempre que posso compro as peças lá e troco na mecânica de confiança.

    Achei duas ofertas boas na net, conforme abaixo, mas vou comparar com o preço na concessionária aqui. Os meus ainda são originais, com as etiquetas de maio/2012, mesma data do pneus. Agora chegou a hora de trocar.

    Qual você acha melhor, Cofap Turbogas ou Nakata? Achei esse com preços bons

    Amortecedor Dianteiro Turbogas Preco Unitario Duster 4X2 e 4X4 - Altese

    https://produto.mercadolivre.com.br/...o-original-_JM

    Uma dica, se trocar o batente, use aquele pretos todo de borracha, pois aquele amarelos esfarelam rápido e são bem duros.
    Boa tarde, Galeraco2017,

    Eu preferiria Cofap ou Monroe. Verifiquei hoje para saber quais foram as marcas originais utilizadas na concessionária quando troquei os 4 em 2015 (meu carro é 2012/2013), e para minha surpresa, foram originais Renault fabricados pela Cofap na dianteira e originais Dacia fabricados pela Monroe na traseira. Já rodei mais de 82.000km com eles, e no teste de hoje na oficina verifiquei que os dianteiros estão perfeitos ainda e os traseiros estão ligeiramente cansados, pois depois de 3 balançadas, eles somente param depois de balançar uma quarta vez sozinhos, enquanto os dianteiros seguram logo o carro quando acabam de subir. Além disso, talvez eu tenha que trocar os traseiros porque verifiquei acúmulo de óleo na parte exterior (provavelmente já estão vazando um pouco), e somente poderei confirmar após uma lavagem geral por baixo e acompanhamento nos próximos dias.

    Seguem as fotos dos 2:

    Renault Duster 4X4-img_20180214_103624464.jpg Renault Duster 4X4-img_20180214_103804444.jpg

    Fique atento aos códigos porque os dianteiros encontrados no meu carro divergem um pouco do código no catálogo da Cofap.

    Marca Código (Código Renault) Observação
    COFAP GP30491 (543020714R) - Original da Renault
    COFAP GP30361 (543022071R) - Catálogo da Cofap


    Nos catálogos constam o GP30361 (543022071R), enquanto o que está no meu carro (você consegue verificar na foto) é o GP30491 (543020714R).

    Tentei contato hoje com algumas concessionárias para obter informações mas não consegui porque hoje é quarta-feira de Cinzas.

    O ideal seria você limpar um pouco a poeira na parte frontal do amortecedor para encontrar o símbolo da Renault (losango) e a marca e o código do modelo do teu (vire a direção toda para a esquerda para verificar o amortecedor esquerdo, e totalmente para a direita para verificar o do lado direito). Com isso vai confirmar se é o mesmo código do meu ou o do catálogo. Pode ser que o código do meu seja o utilizado pela Cofap para distribuição à montadora e o código do catálogo seja utilizado para o mercado de autopeças no varejo.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #2396
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Boa tarde, Galeraco2017,

    Fique atento aos códigos porque os dianteiros encontrados no meu carro divergem um pouco do código no catálogo da Cofap.

    Marca Código (Código Renault) Observação
    COFAP GP30491 (543020714R) - Original da Renault
    COFAP GP30361 (543022071R) - Catálogo da Cofap


    Nos catálogos constam o GP30361 (543022071R), enquanto o que está no meu carro (você consegue verificar na foto) é o GP30491 (543020714R).

    Tentei contato hoje com algumas concessionárias para obter informações mas não consegui porque hoje é quarta-feira de Cinzas.

    O ideal seria você limpar um pouco a poeira na parte frontal do amortecedor para encontrar o símbolo da Renault (losango) e a marca e o código do modelo do teu (vire a direção toda para a esquerda para verificar o amortecedor esquerdo, e totalmente para a direita para verificar o do lado direito). Com isso vai confirmar se é o mesmo código do meu ou o do catálogo. Pode ser que o código do meu seja o utilizado pela Cofap para distribuição à montadora e o código do catálogo seja utilizado para o mercado de autopeças no varejo.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.
    Boa tarde dd1969,

    Obrigado pelas dicas. O meu também é 2012/13, está com 78 mil km. Os amortecedores são Cofap, os dianteiros tem os códigos diferentes: Código Cofap GP30361 (4x4 manual) e Código Renault Original 543029233R . Neste caso, acho que são os códigos do Duster automático, segundo catalogo da Cofap abaixo. Acho que o mesmo amortecedor, somente com código diferente...rsrsrs... ou marcaram errado. Pra conferir tirei foto, ver pra crer.

    Amortecedores para: LEVE / RENAULT / DUSTER
    4x2 - Transmissão Automática / Mecânica 2011... Código: GB48099
    Turbogás Traseiro Original: 562105059R
    Registro: 4167/2012 - 021/2013
    4x2 / 4x4 - Transmissão Automática 2011... Código: GP30362
    Turbogás Dianteiro Original: 543029233r
    Registro: 4166/2012 - 4169/2012 - 127/2013
    4x2 / 4x4 - Transmissão Mecânica 2011... Código: GP30361
    Turbogás Dianteiro Original: 543022071R
    Registro: 4166/2012 - 4169/2012 - 127/2013

    Amortecedores Cofap e InjeASSAlbo EletrA nica Magneti Marelli

  • #2397
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Galeraco2017 Ver Post
    Boa tarde dd1969,

    Obrigado pelas dicas. O meu também é 2012/13, está com 78 mil km. Os amortecedores são Cofap, os dianteiros tem os códigos diferentes: Código Cofap GP30361 (4x4 manual) e Código Renault Original 543029233R . Neste caso, acho que são os códigos do Duster automático, segundo catalogo da Cofap abaixo. Acho que o mesmo amortecedor, somente com código diferente...rsrsrs... ou marcaram errado. Pra conferir tirei foto, ver pra crer.

    Amortecedores para: LEVE / RENAULT / DUSTER
    4x2 - Transmissão Automática / Mecânica 2011... Código: GB48099
    Turbogás Traseiro Original: 562105059R
    Registro: 4167/2012 - 021/2013
    4x2 / 4x4 - Transmissão Automática 2011... Código: GP30362
    Turbogás Dianteiro Original: 543029233r
    Registro: 4166/2012 - 4169/2012 - 127/2013
    4x2 / 4x4 - Transmissão Mecânica 2011... Código: GP30361
    Turbogás Dianteiro Original: 543022071R
    Registro: 4166/2012 - 4169/2012 - 127/2013

    Amortecedores Cofap e InjeASSAlbo EletrA nica Magneti Marelli
    Bom dia, Galeraco2017,

    Parece que houve algum engano, porque o código Renault 543029233R é relativo ao código COFAP GP30362 (dianteiro para transmissão automática) e não ao COFAP GP30361 (dianteiro para transmissão mecânica).

    Além disso, ontem consegui telefonar para uma concessionária Renault daqui do Estado do Rio de Janeiro e pude confirmar que o código original da Renault para os amortecedores dianteiros é o 543020714R (relativo ao código COFAP GP30491, o mesmo da foto do meu carro, acima) e o atendente da seção de peças desconhece o código 543022071R (relativo ao código COFAP GP30361).

    Ainda ontem também consegui enviar mensagem ao suporte técnico da COFAP/MAGNETI MARELLI indagando sobre os códigos corretos e sobre a existência ou não de amortecedores traseiros da COFAP para o Duster 4x4 e eles disseram que os únicos modelos da COFAP para o Duster para o mercado de peças de reposição (autopeças) seriam os 3 códigos indicados na tua tabela acima, e que o outro (por dedução, o GP30491) seria exclusivo para montadora.

    Cruzando as duas informações, parece que o teu carro veio com amortecedor COFAP de reposição, ao invés do amortecedor de fábrica fornecido pela COFAP exclusivamente para a Renault. Procure confirmar com uma foto semelhante à primeira que eu enviei no post do dia 14/02, e veja se há ou não o símbolo da Renault (losango).

    Ainda assim, eu procuraria repetir COFAP ou experimentar o MONROE (muita gente elogia pelo conforto), porque o que apurei sobre Nakata é que em alguns modelos eles são mais rígidos (menos confortáveis), e em uma própria loja que vende essas 3 marcas o gerente e o mecânico afirmaram que entre as 3 marcas ficariam com as 2 primeiras se o carro fosse deles. E sobre a Corven, li alguns posts elogiando o produto, mas também li muitos onde as pessoas indicavam que a durabilidade é muito baixa além da redução no conforto de rodagem, não valendo, na minha opinião, a economia no custo de aquisição tendo esses itens contra.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #2398
    Usuário Avatar de Grand Vinicius
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Idade
    44
    Posts
    404
    Agradecimentos: 15
    Eu comprei uns Corven Plus por 214 cada traseiro. O dianteiro tá 221. Com o tempo vou poder opinar sobre eles aqui.

    Quanto a amortecedor mais duro, tenho no Grand Vitara. É bem direcionado pra quem faz Off-Road.
    Numa rua de calçamento por exemplo, andando devagar, parece que você sente cada pedra de paralepípedo que passa.
    Porém em velocidade é fantástico! Nem freio em buracos e quebra-molas.

    Quando você vai comprar no site da Off-Shox eles perguntam até se você quer, mais macios, mais duros, ou iguais aos originais.
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4


  • #2399
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Não sei se tem pra duster, mas eu e outros usam, até hoje não vi reclamações, vem originais em muitos japoneses, KYB e TOKIKO.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #2400
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Renault Duster 4X4-img_20180213_182756.jpgOla, obrigado a todos pelas dicas. Comprei um par de Cofap Turbogas.

    Mas voltando a polemica dos códigos, no meu caso, está escrito assim:

    Losango + Renault
    Cod 543029233r
    Cofap
    ind bras
    3GP30361
    H79
    DIANTEIRO

    Vou ver se consigo postar uma foto.
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade