x
Convex Datacenter
  • #1669
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9



    Citação Postado originalmente por Fernanda Torres Ver Post
    Bom dia!
    Estou chegando agora, estou pensando em comprar uma duster 4x4 13/14, gostaria de saber de quem ja tem uma,
    1 - qual a media de consumo na cidade com gasolina,
    2 - manutencao se e cara ou dificil de achar pecas fora da autorizada?
    3 - seguro se e muito caro?
    4 - revenda do carro, se e dificil vender?

    estou saindo de um punto dualogic que faz 7,5km/l com gasolina, encontrei um duster 13/14 4x4 com 13mil rodados por 55.500 depois de pesquisar achei o preco interessante e estou quase fechando, sempre tive vontade de ter um SUV e depois de muitas pesquisas, optei pelo duster 4x4 pelo preço, e porque acho ele robusto e bonito!
    nas pesquisas que fiz muitos dizem que faz 5km/l, outros dizez que quega a 12km/l e no site deles faz 10,7 km/l na cidade, mesma medida no inmetro.
    Bom dia, Fernanda Torres,

    Seja muito bem-vinda a este excelente fórum!

    Seguem minhas respostas:

    1- Quase não ando exclusivamente na cidade (ando muito em rodovias e em pouca porcentagem em estradas de terra ruins, o que praticamente não altera a média de consumo no meu caso), então arriscaria-me a dizer que o Duster faria entre 7 e 10 Km/l, dependendo das condições do trânsito da cidade em questão (velocidade média, marchas utilizadas mais frequentemente, etc.). Sugeriria que você alugasse um Duster, mesmo que 1.6 (mais fácil de encontrar em locadoras), pois o 2.0 consome quase o mesmo que o 1.6. Acredito que com o aluguel, mesmo que por apenas 1 diária, vai valer a pena para você saber não somente o consumo, mas também sentir o conforto e o espaço do carro;

    2- Considero a manutenção do Duster barata, especialmente comparando o preço das revisões (faixa entre R$500,00 a R$700,00) com veículos de marcas importadas como os da Kia (possuo um colega de trabalho que paga entre R$1.500,00 a R$2.000,00 em cada revisão de seu Kia Cerato 1.6). A única exceção do Duster é a de 80.000Km que fica por uns R$2.000,00. Como não adquiro peças fora da concessionária, não sei informar sobre a dificuldade, mas acredito que as mais comuns como pastilhas, lonas, velas e outras já estejam disponíveis nas autopeças, até mesmo porque o Duster compartilha muitas peças com o Sandero e o Logan;

    3- O custo de seguro varia muito em função do perfil do utilizador (gênero, idade, região onde mora ou utiliza o carro, desconto por classe de bônus, etc.). O meu ficou com o prêmio de R$2.400,00 e franquia de R$2.000,00 (valores aproximados), com as seguintes características: homem, 45 anos, Itaboraí (RJ), desconto de bônus classe 5;

    4- Acredito que não deva ser difícil para vender o Duster. Pelo contrário: como ele está vendendo bem, pelo menos na região do Estado do Rio de Janeiro vê-se muitos e muitos nas cidades e rodovias, já deve ser um veículo comercial. A única dúvida fica para a valorização no momento da venda. Historicamente os carros franceses (Renault, Peugeot e Citroën) perdiam um pouco de valor de revenda antigamente, mas talvez isto já esteja mudando para carros como o Sandero, Logan e Duster. Como não pretendo vender tão cedo o meu, não me preocupo muito com o valor de revenda (pretendo utilizar o carro ainda por alguns anos), até mesmo porque a desvalorização maior ocorre nos primeiros anos e depois o valor vai baixando suavemente;

    Espero ter ajudado um pouco.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1670
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    ...
    3- O custo de seguro varia muito em função do perfil do utilizador (gênero, idade, região onde mora ou utiliza o carro, desconto por classe de bônus, etc.). O meu ficou com o prêmio de R$2.400,00 e franquia de R$2.000,00 (valores aproximados), com as seguintes características: homem, 45 anos, Itaboraí (RJ), desconto de bônus classe 5;
    ...
    Boa tarde, Fernanda Torres,

    Em complemento ao post anterior, vale a pena você efetuar uma simulação gratuita do seguro do Duster 4x4 com as tuas características específicas (gênero, idade, região de utilização, desconto de classe bônus, etc.) para ter uma ideia de faixa de preço do prêmio e da franquia. Você pode fazer de 2 formas e recomendo as duas: você mesma simulando via Internet nos sites dos eventuais bancos com os quais mantém relacionamento, e depois solicitando via corretor de seguros, que costuma efetuar a cotação em diversas seguradoras diferentes (Azul, Porto Seguro, Sul América, Allianz, Tokio Marine, entre muitas outras) e lhe informa a cotação mais em conta.

    A vantagem é que você fica mais segura sabendo na simulação/cotação, tendo uma ideia de quanto gastaria com seguro. Outra é que, se você fechar negócio com o carro, pode transmitir a proposta de seguro com base no cálculo de simulação/cotação efetuado anteriormente (simulações são válidas por alguns dias), e somente retirar o carro da loja/concessionária no dia seguinte ao da transmissão da proposta de seguro, com o carro já coberto (é o que costumo fazer).

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1671
    Usuário
    Entrada
    23/09/2014
    Local
    Santa Rosa/RS
    Idade
    43
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Pessoal

    Na ultima semana está acontecendo algo estranho e peço a ajuda de vocês.
    Quando ligo o carro, quente ou frio, nos primeiros 100, 200 metros percorridos um cheiro forte invade o interior do carro. Após estes primeiros metros, não sei se o cheiro some ou se o nariz "se acostuma". mas se desligo o carro, saio e volto a ligar, sinto o cheiro novamente. Detalhe que se ligo o carro e fico parado não sinto nada.
    Tal mau cheiro não vem do sistema de ventilação/ar condicionado, pois mesmo com a ventilação desligada acontece o problema. também não vem de fora, pois se ligo o carro e ando, mesmo com os vidro fechados o bendito é sentido. O cheiro é semelhante ao de catalizador, ou ovo pobre. Já desmontei o banco traseiro para ver se tinha vazamento na vedação da bomba de combustível, mas está tudo OK.

    Também já li vários relatos na internet do mesmo problema em outros carros de outra marcas, mas nenhum com solução.

    Detalhe: abasteço sempre com gasolina aditivada no mesmo posto de combustível, e notei que o consumo teve um leve aumento também. Será catalizador?? canister??

    Alguém pode me dar uma luz?????

  • #1672
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Skenel Ver Post
    Pessoal

    Na ultima semana está acontecendo algo estranho e peço a ajuda de vocês.
    Quando ligo o carro, quente ou frio, nos primeiros 100, 200 metros percorridos um cheiro forte invade o interior do carro. Após estes primeiros metros, não sei se o cheiro some ou se o nariz "se acostuma". mas se desligo o carro, saio e volto a ligar, sinto o cheiro novamente. Detalhe que se ligo o carro e fico parado não sinto nada.
    Tal mau cheiro não vem do sistema de ventilação/ar condicionado, pois mesmo com a ventilação desligada acontece o problema. também não vem de fora, pois se ligo o carro e ando, mesmo com os vidro fechados o bendito é sentido. O cheiro é semelhante ao de catalizador, ou ovo pobre. Já desmontei o banco traseiro para ver se tinha vazamento na vedação da bomba de combustível, mas está tudo OK.

    Também já li vários relatos na internet do mesmo problema em outros carros de outra marcas, mas nenhum com solução.

    Detalhe: abasteço sempre com gasolina aditivada no mesmo posto de combustível, e notei que o consumo teve um leve aumento também. Será catalizador?? canister??

    Alguém pode me dar uma luz?????
    Bom dia, Skenel,

    Uma ideia para confirmar se o problema está relacionado ao sistema de alimentação (tudo indica que sim) seria tentar retirar a gasolina do tanque (pode ser que não consiga devido a algum sistema de proteção que não permita inserir nada para sugar combustível), abastecer com etanol e checar se o cheiro é o mesmo ou não, lembrando que as características químicas do etanol são totalmente diferentes, provavelmente alterando o odor exalado se o problema for no sistema de alimentação do motor.

    Outra ideia para saber se você se acostuma ou não com o odor após 100 ou 200 metros é percorrer a distância necessária na qual você não percebe mais o mau cheiro e neste momento solicitar a alguém conhecido que entre no carro e verifique se percebe o mau odor. Se perceber, você realmente está se acostumando. Se não, realmente o cheiro desaparece. Nesta situação, desligue e ligue novamente, comece a andar no carro com ela e peça para a pessoa sentir. Você deverá ter o veredito de outra pessoa sobre a situação do odor sumir e reaparecer ou ser constante.

    O canister normalmente é afetado quando alguém abastece até o topo efetuando aquela operação chamada popularmente de "chorinho" (forçar o sistema de desarme automático da bomba até enxergar o combustível não descer mais). Eu parei de efetuar isto quando assisti explicação no programa Autoesporte de que isto é ilegal, nocivo aos frentistas e que estraga o canister.

    Jà tive problema com catalisador no carro anterior (Fiat Idea 1.4), mas no meu caso não havia odor algum pelo que me lembro. O que acontecia era que o carro perdia quase que totalmente a força do motor e não conseguia subir de giros (RPM) devido ao entupimento do catalisador (que estava esfarelado por dentro) e que "sufocava" o motor, impedindo-o de eliminar os gases queimados. Provavelmente, quando as válvulas de escape se abriam, não saia o ar "queimado" pelo tubo de escapamento, permanecendo nos cilindros, impedindo a entrada de ar novo (com combustível vaporizado) pelas válvulas de admissão.

    Agora, Skenel, apesar das dicas acima, eu no teu lugar não prolongaria muito os testes e levaria logo o carro na Renault para averiguação e diagnóstico. Além do eventual problema de poluição ambiental, não se sabe se este mau cheiro é prejudicial à tua saúde. Por via das dúvidas, eu não ficaria circulando por tanto tempo com esse problema, ok?

    Boa sorte, e que você encontre um mecânico bem experiente para resolver rápido o problema, ok?

    Um abraço e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1673
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Olá, Skenel,

    Após ter postado as ideias acima, me ocorreram mais duas:

    Tente desassociar o tempo do movimento. Explico: experimente não andar imediatamente com o carro após ligar. Veja se o odor some após alguns segundos com o carro parado mesmo, e somente depois ande com ele os 100 ou 200 metros. Isto pode auxiliar o mecânico no diagnóstico. Exemplo: se o problema ocorrer independente do movimento, pode ser o sistema de alimentação. Se o problema somente ocorrer após o movimento, poderia ser, por exemplo, algum animal morto exalando mau cheiro que estaria acumulado no cofre do motor e que invadiria o interior do carro somente após o movimento do mesmo.

    Outra coisa: já experimentou com o ar-condicionado desligado e todas as saídas de ventilação fechadas (além do próprio carro fechado)? Digo isto porque se o sistema de ar-condicionado estiver com fungos, etc, causa mau cheiro também. Eu tenho efetuado a limpeza do sistema de ar condicionado a cada revisão, até mesmo porque sofro com rinite alérgica.

    Bom, mais uma vez, boa sorte com o mecânico da concessionária na solução do problema.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1674
    Usuário
    Entrada
    23/09/2014
    Local
    Santa Rosa/RS
    Idade
    43
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Olá, Skenel,

    Após ter postado as ideias acima, me ocorreram mais duas:

    Tente desassociar o tempo do movimento. Explico: experimente não andar imediatamente com o carro após ligar. Veja se o odor some após alguns segundos com o carro parado mesmo, e somente depois ande com ele os 100 ou 200 metros. Isto pode auxiliar o mecânico no diagnóstico. Exemplo: se o problema ocorrer independente do movimento, pode ser o sistema de alimentação. Se o problema somente ocorrer após o movimento, poderia ser, por exemplo, algum animal morto exalando mau cheiro que estaria acumulado no cofre do motor e que invadiria o interior do carro somente após o movimento do mesmo.

    Outra coisa: já experimentou com o ar-condicionado desligado e todas as saídas de ventilação fechadas (além do próprio carro fechado)? Digo isto porque se o sistema de ar-condicionado estiver com fungos, etc, causa mau cheiro também. Eu tenho efetuado a limpeza do sistema de ar condicionado a cada revisão, até mesmo porque sofro com rinite alérgica.

    Bom, mais uma vez, boa sorte com o mecânico da concessionária na solução do problema.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

    Obrigado pelas dicas.

    Quanto a CC's, a mais próxima fica a 120Km....

    Após o feriado de 7 de setembro vou levar em um mecânico com Scanner para ver se não é alguma das sondas lambda com problema, o que ocasionaria excesso de gasolina nas câmaras e falha na queima, jogando gasolina no catalizador e provocando mau cheiro até que o mesmo aqueça.

    Animal morto no cofre não é pois já deitei debaixo do carro com uma lanterna, verificando cada cantinho.

    hoje dei carona para uma colega e pedi para ele "sentir" o cheiro. Fiquei uns 5 min com o carro parado e nada...assim que começamos a andar ele percebeu o mesmo cheiro de catalizador.

    No final de semana vou dar mais uma olhada se não to com o escapamento furado...

    Qualquer novidade eu aviso.
    Abraços

  • #1675
    Usuário
    Entrada
    27/06/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    22
    Agradecimentos: 0
    Fernanda, temos uma Duster 13/13 4x4 atualmente com 25000 Km e quem usa no dia a dia é minha mulher. O consumo urbano com ela é de 7,6 km/litro de gasolina. Quando eu uso, sobe para 8 ou um pouquinho mais. Já em estrada andando acima de 100 km/hora na faixa de 2500 rpm faz 10,5 km / litro.

  • #1676
    Usuário
    Entrada
    30/09/2007
    Local
    curitiba/PR
    Posts
    376
    Agradecimentos: 0
    Boa noite! Hoje fiz meu primeiro passeio com a duster. Rodei aprox 100 km em estradas de terra variadas, subi uns morros relativamente pesados onde só vao jipes mesmo e mais uns 250 km de asfalto. Realmente estou muito satisfeito com a duster. Motor tem um otimo torque, o conjunto de motor, traçao e suspensao me surpreendeu positivamente, especialmente a primeira marcha, pois pensava que a reduzida faria muita falta. Continuo com media de 8 no alcool e agora no meu retorno abasteci com gasolina para testar o desempenho e o consumo. Meu carro esta com quase 5 mil km e nao apresentou nenhum defeito ate agora. Nem barulho interno ou de suspensao, nada. Por enquanto estou tranquilo achando que depois de tudo que pesquisei e comparei minha escolha foi bem acertada. Hoje a altura e bom angulo de entrada e saida foram fundamentais, o carro nao pegou em nada. A suspensao traseira independente é um show à parte tb. Alem de dar um bom vao livre equilibra o carro. Tomara que continue assim!!
    Que Deus esteja sempre em nossos atos!!!

  • #1677
    Usuário
    Entrada
    30/09/2007
    Local
    curitiba/PR
    Posts
    376
    Agradecimentos: 0
    Umas fotos para ilustrar o tópico! Não chegou nem a sujar direito a duster, mas não sou de judiar mesmo....

    As fotos são na subida do morro da palha, estrada do cerne que liga campo magro a castro e no bar do paulo, onde se come um belo alcatra assado na churrasqueira! Local muito conhecido por jipeiros e motoqueiros trilheiros!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Renault Duster 4X4-dsc_0220.jpg   Renault Duster 4X4-img-20150906-wa0030.jpg   Renault Duster 4X4-dsc_0214.jpg  
    4X4 Brasil
    Que Deus esteja sempre em nossos atos!!!

  • #1678
    Usuário
    Entrada
    05/12/2014
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    53
    Posts
    300
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Fernanda Torres Ver Post
    Bom dia!
    Estou chegando agora, estou pensando em comprar uma duster 4x4 13/14, gostaria de saber de quem ja tem uma,
    1 - qual a media de consumo na cidade com gasolina,
    2 - manutencao se e cara ou dificil de achar pecas fora da autorizada?
    3 - seguro se e muito caro?
    4 - revenda do carro, se e dificil vender?

    estou saindo de um punto dualogic que faz 7,5km/l com gasolina, encontrei um duster 13/14 4x4 com 13mil rodados por 55.500 depois de pesquisar achei o preco interessante e estou quase fechando, sempre tive vontade de ter um SUV e depois de muitas pesquisas, optei pelo duster 4x4 pelo preço, e porque acho ele robusto e bonito!
    nas pesquisas que fiz muitos dizem que faz 5km/l, outros dizez que quega a 12km/l e no site deles faz 10,7 km/l na cidade, mesma medida no inmetro.
    Pelo preço, compraria uma Grand Vitara 3 usada, 12/13, 4x4 Manual (os 4x2 perdem mercado). Consumo próximo ao do Duster, rendimento similar, mas com alguns benefícios extras: é um carro durável, resistência comprovada (roda 200 mil Km brincando), confortável e é Japonês, com excelente acabamento, o que não tem no Duster, que é muito plástico e faz barulho demais.

  • #1679
    Usuário
    Entrada
    30/09/2007
    Local
    curitiba/PR
    Posts
    376
    Agradecimentos: 0
    Sou suzukeiro há muito tempo, inclusive agora vendi uma tracker 2009 que era na verdade uma suzuki. Tive samurai, vitara e até um swift gti dos antigos. Mas, hoje, optei pela duster por muitas razões. Primeiro, como será um carro que pretendo utilizar para tudo, me oferece um ótimo motor 2.0, flex, de 148cv e uma boa tração integral. Bom espaço interno, boa altura do solo e relativamente boa economia - ela está com nota A neste quesito. Número de concessionárias também pesaram na minha escolha, a suzuki tem atualmente perto de 50 no brasil e no rio grande do sul, salvo engano e por exemplo, não tem. Então, embora no meu ponto de vista a marca suzuki seja fantastica, comercialmente hoje ela é uma incerteza. A renault emplacou mais de 3000 duster em julho deste ano, a suzuki emplacou 166 gran vitara. O lançamento da suzuki, o S-cross, é um carro que embora possa ter muitos predicados, custa acima de 80 mil em sua versão mais simples, sem tração, e com um motor ainda mais fraco que do renegade 1.8. Mesmo na versão top, que custa mais de 100 mil reais, o motor 1.6 tem apenas 120 cv. Isso demonstra que a suzuki hoje é para poucos, conhecedores e fiéis à marca.
    Que Deus esteja sempre em nossos atos!!!

  • #1680
    Usuário
    Entrada
    23/09/2014
    Local
    Santa Rosa/RS
    Idade
    43
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Bom dia, Skenel,

    Uma ideia para confirmar se o problema está relacionado ao sistema de alimentação (tudo indica que sim) seria tentar retirar a gasolina do tanque (pode ser que não consiga devido a algum sistema de proteção que não permita inserir nada para sugar combustível), abastecer com etanol e checar se o cheiro é o mesmo ou não, lembrando que as características químicas do etanol são totalmente diferentes, provavelmente alterando o odor exalado se o problema for no sistema de alimentação do motor.

    Outra ideia para saber se você se acostuma ou não com o odor após 100 ou 200 metros é percorrer a distância necessária na qual você não percebe mais o mau cheiro e neste momento solicitar a alguém conhecido que entre no carro e verifique se percebe o mau odor. Se perceber, você realmente está se acostumando. Se não, realmente o cheiro desaparece. Nesta situação, desligue e ligue novamente, comece a andar no carro com ela e peça para a pessoa sentir. Você deverá ter o veredito de outra pessoa sobre a situação do odor sumir e reaparecer ou ser constante.

    O canister normalmente é afetado quando alguém abastece até o topo efetuando aquela operação chamada popularmente de "chorinho" (forçar o sistema de desarme automático da bomba até enxergar o combustível não descer mais). Eu parei de efetuar isto quando assisti explicação no programa Autoesporte de que isto é ilegal, nocivo aos frentistas e que estraga o canister.

    Jà tive problema com catalisador no carro anterior (Fiat Idea 1.4), mas no meu caso não havia odor algum pelo que me lembro. O que acontecia era que o carro perdia quase que totalmente a força do motor e não conseguia subir de giros (RPM) devido ao entupimento do catalisador (que estava esfarelado por dentro) e que "sufocava" o motor, impedindo-o de eliminar os gases queimados. Provavelmente, quando as válvulas de escape se abriam, não saia o ar "queimado" pelo tubo de escapamento, permanecendo nos cilindros, impedindo a entrada de ar novo (com combustível vaporizado) pelas válvulas de admissão.

    Agora, Skenel, apesar das dicas acima, eu no teu lugar não prolongaria muito os testes e levaria logo o carro na Renault para averiguação e diagnóstico. Além do eventual problema de poluição ambiental, não se sabe se este mau cheiro é prejudicial à tua saúde. Por via das dúvidas, eu não ficaria circulando por tanto tempo com esse problema, ok?

    Boa sorte, e que você encontre um mecânico bem experiente para resolver rápido o problema, ok?

    Um abraço e fique com Deus!
    dd1969.
    Boa Noite Pessoal

    Depois de uma semana corrida, hoje consegui deixar a Duster no mecânico para um check up. Relatei os sintomas e deixei lá para uma verificação. Após passar o Scanner, foi constatado que a programação da injeção estava errada. A central estava reconhecendo uma mistura maior de etanol no tanque do que realmente tinha. Tal erro fazia a injeção liberar mais combustível, que não era queimado corretamente e encharcava o catalizador provocando o cheiro ruim. Isto explica porque não sentia o cheiro em marcha lenta, com o carro parado. A central foi resetada e voltou ao normal. Segundo o mecânico, isto é bem comum em carros da Renault, que já pegou em clio, megane e sandero. Disse que pode ter ocorrido um pico de tensão na corrente ou gasolina batizada. Sempre abasteço no mesmo posto, e da gasolina acredito que não foi.

    Amanhã vou colocar sapatinhos novos. Goodyear Wrangler SUV 215/65R16. Segue o link abaixo:
    http://www.goodyear.com.br/pneus-car...-wrangler-suv/


    Abraços

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade