x
Convex Datacenter
  • #1657
    Usuário
    Entrada
    12/06/2015
    Local
    natal/RN
    Posts
    102
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por edusao Ver Post
    Nenhumdenos,

    comprei minha duster 4x4 agora, mas tenho/tive carros 4x4 há bastante tempo (samurai, vitara, troller, jeep willys, l200 outdoor, nissan frontier, tr4, suzuki jimny, chevrolet tracker 2.0 gasolina).

    A duster é um belo carro que se situa naquele meio termo de utilização. Pode se sobressair em algumas situações pela boa potência do motor, leveza e ótimo sistema de suspensão independente nas quatro rodas, assim como pode ser ofuscada pela falta de reduzida propriamente dita e outros aspectos como altura, angulos de entrada e saída, bloqueios, entre outros pontos próprios de veículos especificamente off road.

    Penso eu, pessoalmente, que a duster atende aquele consumidor que quer um pouco mais de um carro comum, além ainda dos adventures da vida (strada, palio weekend, crossfox, etc), mas sem chegar no off road propriamente dito, como troller, wrangler, tac stark, etc. Veja que mesmo estes saem de fábrica em configuração mais próxima do uso misto, mas quem quer partir para o offroad pesado tem ali possibilidades maiores de customização com (talvez) mais facilidade, ou seja, suspensoes mais aptas e apropriadas para levantar, chassi em vez de monobloco, grandes vãos de paralamas, pneus maiores e por aí vai.

    Entendo a duster como "similar" à antiga tracker, ao atual renegade, suzuki grand vitara, entre outros desta linha de carros. Claro que o renegade tem suas modernidades como cambio de 9 marchas e motor diesel por exemplo, mas cobra muito mais por isso. A suzuki tem também alguma vantagem por ter caixa de redução, por exemplo, mas também cobrando um bom tanto a mais por isso.

    Eu optei pela duster e, por enquanto, estou muito satisfeito, porque ela se mostra e se comporta como um automóvel normal para dirigir na cidade e no asfalto, enquanto que na terra ela é mais alta e ainda tem a tração 4x4 como opcional. Lugares que eu não iria com minha strada adventure locker, com a duster eu vou e ainda tenho bom espaço, conforto e um bom desempenho/consumo para longas viagens com a família.

    Outro ponto que se destaca na duster é a potência do motor e a relativa economia de combustível e manutenção. Na minha região o alcool está compensando e tenho feito média de 8,5 a 9 km/l na estrada (vale lembrar que ela tem nota A no quesito economia). Vendi agora uma tracker 2009 (que adorava) que também fazia 9 por litro, só que na gasolina e andando mansinho. Ainda, comparando estas duas, o motor da tracker era mais fraco e o carro parecia mais pesado, inclusive em razão do conjunto de cambio, reduzida e chassi, tudo por ser mais offroad que a duster.

    Tive uma TR4 que eu gostava muito também, e acho que é mais offroad que a duster, por exemplo, mas por outro lado bebe uma gasolina lascada e não é tão confortável, principalmente em espaço interno, ruído de motor e estabilidade no asfalto. É mais jipinho mesmo.

    Então, penso que vai de você pensar quanto você usará o carro na cidade, quanto usará no asfalto e quanto usará na areia ou no barro. Aí sim você terá uma boa base para escolher qual veículo se adaptará melhor a você.

    A duster ainda aceita algumas alterações com certa tranquilidade, como altura e pneus, basta ver os vídeos do youtube que chegam até a surpreender, inclusive na areia.

    Finalmente, não esqueça que a duster não tem caixa de redução mas tem o cambio de seis marchas onde a primeira marcha é bem curta, ou seja, bem forte, que não fica muito longe de caixas com redução de outros jipes similares. Eu por exemplo já aprendi a arrancar só em segunda marcha com a minha, é como se fosse a primeira de outros carros.

    Da uma olhada nestes vídeos:





    Abração e boa sorte!
    edusao,

    antes de nada agradeço pelas informações. Estou pensando se será um carro ou dois. Sendo um, a duster é opção sim. Sendo dois, pouco provável.

    Me chamou a atenção o cheiro de "chifre queimado" quando o carro atolou. Não sei de onde era, fiquei com receio de isso danificar de alguma forma o carro. Penso que pode ser que eu não saiba guiar neste lugar, mas ainda fico com receio.

    Sobre as comparações, é por aí mesmo. O duster concorre com o Grand Vitara (GV) diretamente. E o Jimny indiretamente. Testarei os dois, e ficará mais tranquilo diferenciar os concorrentes.

    Sobre o teste, não sei a calibragem, mas não baixaram a pressão dos pneus. Lembro-me ter lido que baixar a pressão não só ajuda não atolar, como faz o carro forçar menos o motor. Isso em conjunto com uso de reduzida. Mas realmente não baixaram os pneus. Lembro-me de achar o carro meio sem controle na terra. Quando andava em partes que já tinham caminhos definidos, era difícil de controlar o carro. Parecia que o carro iria bater nas colinas ao lado.

    Pancadas: o carro tá pronto para aguendar os solavancos todos ? notei alguns quando precisava passar mais rápido em algum lugar, e fiquei com receio de estar judiando demais do carro. Ele aguenta ? Li relatos de gente falando de ter de trocar amortecedor antes do tempo. Isso deve ajudar a estragar,não ?

    Estou vendo este carro como opção. É bem com este uso que você falou. Só achei o carro não muito estável. Andando mais rápido e fazendo curva, tinha impressão dele ir com a traseira mais que deveria. Estou acostumado com um Sandero, mais baixo e curto. Mas é, ainda, uma opção.

    agradeço demais as informações aqui.

  • #1658
    Usuário
    Entrada
    30/09/2007
    Local
    curitiba/PR
    Posts
    376
    Agradecimentos: 0
    Edusao,sei que o forum e da duster,e concordo com teu texto acima,e aproveitando tua experencia nas viaturas se possivel favor fazer um comparativo pratico entre a tracker 08 e a tr 4,consumo,conforto,manuteçao,seguro e performance.

    Caro Ney, a tracker é uma paixão minha sabe, então talvez eu seja um pouco tendencioso, mas vamos la:

    Minha tracker era das últimas, modelo 2009, tirei zero, usei, vendi a um tio meu e depois acabei recomprando dele, ou seja, eu conhecia o carro, como foi tratado e tal. A TR4 foi uma oportunidade de negócio que me apareceu, era uma flex 2012, cambio mecanico, que peguei usada e acabei ficando uns 3 ou 4 meses, apenas.

    Consumo: Na cidade acho que não muda muito entre estas duas nestas especificações, mas na estrada a tracker era mais econômica - algo em torno de 7/8 para 9/10 km/l para a tracker. Ambas precisa andar manso para fazer essa média. Estou tomando por base viagens longas para o mesmo destino que fiz com ambos os carros, portanto, em situações similares de bagagem e condições de pista. Ponto para a tr4 é de ser flex, apesar que no alcool era 5 a 6 de média.

    Conforto: A tr4 é mitsubishi né, acho só pela marca já dá um ar de requinte a mais. Não que tivesse um excelente acabamento nos detalhes, mas era aconchegante. Era na cor preta, bancos de couro, rodas 17 e tal, então o jipinho chamava a atenção. A tracker já é um charme diferente, rodas 16 com pneus largos, teto solar elétrico, painel grande, também bonito, mas apesar de eu gostar muito, não me passava aquele ar de requinte como a mitsubishi. Enfim, mas no que interessa, o conforto mesmo, a tracker é bem melhor. Tem mais espaco atrás e é mais ergonômica, além de uma suspensão mais macia. Embora perca em estabilidade, a maciez beneficia muito os passageiros que viajam atrás. O banco traseiro da tracker é uma delícia, pelo fato de reclinar. Então, no meu ponto de vista, neste quesito a tracker é bem superior à TR4. Minha mãe viajou para foz do iguaçu comigo na tr4, fomos eu, minha esposa e ela atrás, e disse que com esse carro ela não iria outra vez.

    Manutenção: Como fiquei pouco tempo com a TR4 não posso dizer, agora sobre a tracker desde que comprei zero até os 64 mil quilômetros nada precisou ser feito, somente a revisão normal de troca de óleo e filtros e tal, sendo que ultimamente eu fazia isso no posto que sou cliente há muitos anos, então o preço sempre foi muito bom também. Nem mesmo as tais bieletas precisei mexer. Pneus troquei com 50 mkm e olha que os originais eram de uma marca chamada CHAMPIRO. Isso demonstra que é um carro equilibrado de suspensão e motor. Acho que a tracker, atualmente, como um carro que já está há tempo fora de linha, não é tão fácil se precisar de alguma peça de lataria, vidros, etc, mas mecanicamente acredito que é um carro muito forte e ainda acessível.

    Seguro: atualmente estava um pouco caro em relação à tabela fipe, estava mais de 2 mil reais sendo que a fipe era 32 mil, mas sem dificuldade para fazer. Da tr4 não era barato mas como faz tempo não sei precisar.

    Performance: uso normal, no geral, como eu disse gostava mais da tracker, mais próximo de um carro normal, assim como a duster. Agora no off road a tracker tem um defeitinho, se estiver original é muito baixa. De resto, câmbio, redução, tração era ótima, jipe mesmo. Não cheguei a alterar a minha, portanto sentia essa limitação de altura. Mas, se levantar um pouco e puser pneus adequados é um tratorzinho. A TR4 fiz uma prova da mitsubishi em londrina e um passeio off de uma concessionária de curitiba. Ela tem o esquema de tração melhor, qual inclusive proporciona a utilização em asfalto molhado e estradões de terra, como na pajero full. Ainda, a suspensão da tr4 acho que é melhor que a da tracker no off, é mais firme e parece trabalhar melhor, sem balanços. Então, tecnicamente, creio que é superior à tracker. Mas, nos limites que eu usei eu ainda gostava mais da tracker. Um exemplo, neste passeio que fiz, onde ingressamos com os carros em uns lamaçais pesados, com bastante água, tive aquela entrada de água/lama, que acho que é comum nas tr4, pelas portas dianteiras. Isso me desanimou um pouco porque os outros carros da mitsubishi não tiveram problemas desse tipo. Até uma triton encalhou onde passei, mas mesmo com água acima da porta não infiltrou, e na tr4 sim. Também não sentia na tr4 uma sobra de motor, assim como na tracker também não, então ambos são carros que roncam um pouco mais o motor quando exigidos.

    No geral ainda ficaria hoje com uma tracker, mas a tr4 é um belo carro também.

    De tudo isso creio que a vantagem da duster sobre estes carros, hoje, talvez seja por ser nova e talvez mais moderna de motor, com 148 cv. Para viajar com a família garanto que a duster é incomparável em performance de motor e de suspensão. Para o off road acho que em se tratando de carros originais os tres até são equilibrados, mas, se alterados aí tracker e tr4 viram jipes de verdade....

    Espero ter ajudado!
    4X4 Brasil
    Que Deus esteja sempre em nossos atos!!!

  • #1659
    Usuário
    Entrada
    30/09/2007
    Local
    curitiba/PR
    Posts
    376
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por nenhumdenos Ver Post
    edusao,

    antes de nada agradeço pelas informações. Estou pensando se será um carro ou dois. Sendo um, a duster é opção sim. Sendo dois, pouco provável.

    Me chamou a atenção o cheiro de "chifre queimado" quando o carro atolou. Não sei de onde era, fiquei com receio de isso danificar de alguma forma o carro. Penso que pode ser que eu não saiba guiar neste lugar, mas ainda fico com receio.

    Sobre as comparações, é por aí mesmo. O duster concorre com o Grand Vitara (GV) diretamente. E o Jimny indiretamente. Testarei os dois, e ficará mais tranquilo diferenciar os concorrentes.

    Sobre o teste, não sei a calibragem, mas não baixaram a pressão dos pneus. Lembro-me ter lido que baixar a pressão não só ajuda não atolar, como faz o carro forçar menos o motor. Isso em conjunto com uso de reduzida. Mas realmente não baixaram os pneus. Lembro-me de achar o carro meio sem controle na terra. Quando andava em partes que já tinham caminhos definidos, era difícil de controlar o carro. Parecia que o carro iria bater nas colinas ao lado.

    Pancadas: o carro tá pronto para aguendar os solavancos todos ? notei alguns quando precisava passar mais rápido em algum lugar, e fiquei com receio de estar judiando demais do carro. Ele aguenta ? Li relatos de gente falando de ter de trocar amortecedor antes do tempo. Isso deve ajudar a estragar,não ?

    Estou vendo este carro como opção. É bem com este uso que você falou. Só achei o carro não muito estável. Andando mais rápido e fazendo curva, tinha impressão dele ir com a traseira mais que deveria. Estou acostumado com um Sandero, mais baixo e curto. Mas é, ainda, uma opção.

    agradeço demais as informações aqui.

    Nenhumdenos,

    já escrevi bastante né....kkkk....mas não tenho ainda experiencia suficiente com a duster para te falar em durabilidade.

    No asfalto já andei bastante, posso te afirmar que ela tem um desempenho bastante bom em matéria de motor e suspensão, acho ela forte e bem estável. Comparando com a tracker, por exemplo, anda é faz curva muito melhor.

    Ainda não peguei trechos ruins, só fiz uns testes numa rua íngreme de terra para testar se a traçao realmente funcionava, e funcionou. Para voce ter idéia é uma rua onde carros normais 4x2 não sobem sem embalar. Entrei em 4x2 e patinou. Parei no meio da subida, coloquei no modo auto e ela já saiu em primeira numa boa.

    Acho que este teste que voce fez acabou sendo um tiro no pé, pois como qualquer carro original a duster vai andar bem na areia se voce tiver a manha dela, conhecer a rotação boa, a marcha boa, etc. A falta de reduzida pode ter afetado sua percepção e ter induzido voce a queimar embreagem né. O fato que voce falou de andar em primeira a 6 mil giros atesta que algo não estava bom na sua conduçao, pois a 6 mil giros o motor já passa da faixa boa de torque, ou seja, talvez em segunda já não forçasse tanto assim....mas isso só daria para ver no local né, e confesso que nunca andei em dunas. Só acho que um jimny por exemplo, que tem um motorzinho 1.3, só vai andar em dunas reduzido. Mas uma duster com seus 148 cv vai andar sem reduçao com certa tranquilidade.

    Mas, realmente, deixo suas questões aos mais experientes, só te digo o seguinte, se puder ter um jipe e um carro normal é o melhor negócio do mundo!

    Boa sorte em sua escolha amigo!
    Que Deus esteja sempre em nossos atos!!!

  • #1660
    Usuário
    Entrada
    15/04/2015
    Local
    Gravataí/RS
    Idade
    50
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por edusao Ver Post
    Edusao,sei que o forum e da duster,e concordo com teu texto acima,e aproveitando tua experencia nas viaturas se possivel favor fazer um comparativo pratico entre a tracker 08 e a tr 4,consumo,conforto,manuteçao,seguro e performance.

    Caro Ney, a tracker é uma paixão minha sabe, então talvez eu seja um pouco tendencioso, mas vamos la:

    Minha tracker era das últimas, modelo 2009, tirei zero, usei, vendi a um tio meu e depois acabei recomprando dele, ou seja, eu conhecia o carro, como foi tratado e tal. A TR4 foi uma oportunidade de negócio que me apareceu, era uma flex 2012, cambio mecanico, que peguei usada e acabei ficando uns 3 ou 4 meses, apenas.

    Consumo: Na cidade acho que não muda muito entre estas duas nestas especificações, mas na estrada a tracker era mais econômica - algo em torno de 7/8 para 9/10 km/l para a tracker. Ambas precisa andar manso para fazer essa média. Estou tomando por base viagens longas para o mesmo destino que fiz com ambos os carros, portanto, em situações similares de bagagem e condições de pista. Ponto para a tr4 é de ser flex, apesar que no alcool era 5 a 6 de média.

    Conforto: A tr4 é mitsubishi né, acho só pela marca já dá um ar de requinte a mais. Não que tivesse um excelente acabamento nos detalhes, mas era aconchegante. Era na cor preta, bancos de couro, rodas 17 e tal, então o jipinho chamava a atenção. A tracker já é um charme diferente, rodas 16 com pneus largos, teto solar elétrico, painel grande, também bonito, mas apesar de eu gostar muito, não me passava aquele ar de requinte como a mitsubishi. Enfim, mas no que interessa, o conforto mesmo, a tracker é bem melhor. Tem mais espaco atrás e é mais ergonômica, além de uma suspensão mais macia. Embora perca em estabilidade, a maciez beneficia muito os passageiros que viajam atrás. O banco traseiro da tracker é uma delícia, pelo fato de reclinar. Então, no meu ponto de vista, neste quesito a tracker é bem superior à TR4. Minha mãe viajou para foz do iguaçu comigo na tr4, fomos eu, minha esposa e ela atrás, e disse que com esse carro ela não iria outra vez.

    Manutenção: Como fiquei pouco tempo com a TR4 não posso dizer, agora sobre a tracker desde que comprei zero até os 64 mil quilômetros nada precisou ser feito, somente a revisão normal de troca de óleo e filtros e tal, sendo que ultimamente eu fazia isso no posto que sou cliente há muitos anos, então o preço sempre foi muito bom também. Nem mesmo as tais bieletas precisei mexer. Pneus troquei com 50 mkm e olha que os originais eram de uma marca chamada CHAMPIRO. Isso demonstra que é um carro equilibrado de suspensão e motor. Acho que a tracker, atualmente, como um carro que já está há tempo fora de linha, não é tão fácil se precisar de alguma peça de lataria, vidros, etc, mas mecanicamente acredito que é um carro muito forte e ainda acessível.

    Seguro: atualmente estava um pouco caro em relação à tabela fipe, estava mais de 2 mil reais sendo que a fipe era 32 mil, mas sem dificuldade para fazer. Da tr4 não era barato mas como faz tempo não sei precisar.

    Performance: uso normal, no geral, como eu disse gostava mais da tracker, mais próximo de um carro normal, assim como a duster. Agora no off road a tracker tem um defeitinho, se estiver original é muito baixa. De resto, câmbio, redução, tração era ótima, jipe mesmo. Não cheguei a alterar a minha, portanto sentia essa limitação de altura. Mas, se levantar um pouco e puser pneus adequados é um tratorzinho. A TR4 fiz uma prova da mitsubishi em londrina e um passeio off de uma concessionária de curitiba. Ela tem o esquema de tração melhor, qual inclusive proporciona a utilização em asfalto molhado e estradões de terra, como na pajero full. Ainda, a suspensão da tr4 acho que é melhor que a da tracker no off, é mais firme e parece trabalhar melhor, sem balanços. Então, tecnicamente, creio que é superior à tracker. Mas, nos limites que eu usei eu ainda gostava mais da tracker. Um exemplo, neste passeio que fiz, onde ingressamos com os carros em uns lamaçais pesados, com bastante água, tive aquela entrada de água/lama, que acho que é comum nas tr4, pelas portas dianteiras. Isso me desanimou um pouco porque os outros carros da mitsubishi não tiveram problemas desse tipo. Até uma triton encalhou onde passei, mas mesmo com água acima da porta não infiltrou, e na tr4 sim. Também não sentia na tr4 uma sobra de motor, assim como na tracker também não, então ambos são carros que roncam um pouco mais o motor quando exigidos.

    No geral ainda ficaria hoje com uma tracker, mas a tr4 é um belo carro também.

    De tudo isso creio que a vantagem da duster sobre estes carros, hoje, talvez seja por ser nova e talvez mais moderna de motor, com 148 cv. Para viajar com a família garanto que a duster é incomparável em performance de motor e de suspensão. Para o off road acho que em se tratando de carros originais os tres até são equilibrados, mas, se alterados aí tracker e tr4 viram jipes de verdade....

    Espero ter ajudado!
    Boa noite,Edusao .
    Sim,obrigado pela resposta.
    Tenho uma tracker 09 com 58 mil kms,lift de 2 pol.e pneus all terrian estou satisfeito com a performance off road,para minhas expediçoes.Mas estou escolhendo a proxima troca e a duster deve servir para meus passeios com troca de pneus e talvez um lift.Tenho tambem uma saveiro para o trabalho,sou contrutor ai veio a ideia de juntar as duas e trocar pela out door,como voce ja teve tambem ,qual e tua opiniao sobre a l200.Rodo bastante no trabalho,preciso de custo de combustivel e manutençao baixo,a saveiro e muitooo baixo,mas com a l200 poderia ter apenas um ou uma duster+saveiro ou tr4+saveiro.
    Pensei em usar a tracker com reboque,mas desisti pelo consumo uma pena.obrigado novamente,desculpa o aluguel.

  • #1661
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Prezados, debate e ideias interessantes, respeitos as opiniões e experiência de cada um, porem permitam discordar dos últimos posts, não vejo como colocar tracker, tr4, jimny com duster e outros no mesmo balaio, são carros com propostas, projetos e classificações diferentes, podemos até comparar, mas vai ter muita disparidade, principalmente quem vai fazer algum uso off road não deve confundir jipe, suv, pseudo suv, etc., assim como quer for usar em estradas ou cidades vai encontrar diferenças enormes entre jimny e renegade, dizer que tracker, grande vitara, tr4 concorre com duster, renegade, entre outros, dá pra comparar, cada um com seus pros e contras de acordo com uso, ou comparar com outros da mesma categoria, ex: um tr4, tracker, grand vitara ou jimny com 10 anos de off road podem estar muito mais ''inteiros'' que um duster, renegade com 03 anos, mesma coisa quem vai usar por ex: um jimny em longas viagens , terá muito mais conforto usando renegade, duster, etc, mas poderá usar tracker ou grand vitara que apesar de jipe tem algum conforto conforto, agora quando mistura tudo pode confundir quem esta em duvida e acabar comprando um carro que não vai encaixar em seu perfil, só minha opinião pessoal, não levem a mal.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #1662
    Usuário
    Entrada
    30/09/2007
    Local
    curitiba/PR
    Posts
    376
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por arildo eletrecista Ver Post
    Prezados, debate e ideias interessantes, respeitos as opiniões e experiência de cada um, porem permitam discordar dos últimos posts, não vejo como colocar tracker, tr4, jimny com duster e outros no mesmo balaio, são carros com propostas, projetos e classificações diferentes, podemos até comparar, mas vai ter muita disparidade, principalmente quem vai fazer algum uso off road não deve confundir jipe, suv, pseudo suv, etc., assim como quer for usar em estradas ou cidades vai encontrar diferenças enormes entre jimny e renegade, dizer que tracker, grande vitara, tr4 concorre com duster, renegade, entre outros, dá pra comparar, cada um com seus pros e contras de acordo com uso, ou comparar com outros da mesma categoria, ex: um tr4, tracker, grand vitara ou jimny com 10 anos de off road podem estar muito mais ''inteiros'' que um duster, renegade com 03 anos, mesma coisa quem vai usar por ex: um jimny em longas viagens , terá muito mais conforto usando renegade, duster, etc, mas poderá usar tracker ou grand vitara que apesar de jipe tem algum conforto conforto, agora quando mistura tudo pode confundir quem esta em duvida e acabar comprando um carro que não vai encaixar em seu perfil, só minha opinião pessoal, não levem a mal.
    Arildo,

    esta é a essência deste forum, os bons debates, opiniões de cada um para quem busca a informação, quem lê, poder tirar proveito e fazer seu próprio julgamento.

    Eu concordo com você que cada carro é um carro, por isso eu disse no meu post anterior que:

    Para o off road acho que em se tratando de carros originais os tres até são equilibrados, mas, se alterados aí tracker e tr4 viram jipes de verdade....


    No vídeo da duster você pode ver ela passando em lugares que outros como troller e jimny não passaram, então realmente tudo é muito relativo nesta área, e não é por isso que vou pensar ou tentar fazer alguem acreditar que a duster é um super offroad, assim como eu também não acredito que um suzuki original ou uma tracker original e/ou até um renegade original sejam.

    Mas, é só meu ponto de vista para tentar auxiliar quem me pediu. A questão é que para uso cotidiano, cidade, viagens e passeios leves, todos estes carros tem o mesmo objetivo de mercado. Eu tive todos estes carros sempre com a mesma finalidade. Só excluo o Jimny que era para ser um segundo carro, mais destinado aos passeios mesmo. Mas aí fiquei enroscado no fato que não faço trilhoes pesados então onde eu iria de jimny eu também iria com qualquer outro 4x4 que tivesse mais conforto. Esse é o ponto.

    Quanto mais postarmos nossas opiniões aqui no forum, mais teremos de material para compra de nossos próximos veículos!

    Abração Arildo!
    Que Deus esteja sempre em nossos atos!!!

  • #1663
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por edusao Ver Post
    Arildo,

    esta é a essência deste forum, os bons debates, opiniões de cada um para quem busca a informação, quem lê, poder tirar proveito e fazer seu próprio julgamento.

    Eu concordo com você que cada carro é um carro, por isso eu disse no meu post anterior que:

    Para o off road acho que em se tratando de carros originais os tres até são equilibrados, mas, se alterados aí tracker e tr4 viram jipes de verdade....


    No vídeo da duster você pode ver ela passando em lugares que outros como troller e jimny não passaram, então realmente tudo é muito relativo nesta área, e não é por isso que vou pensar ou tentar fazer alguem acreditar que a duster é um super offroad, assim como eu também não acredito que um suzuki original ou uma tracker original e/ou até um renegade original sejam.

    Mas, é só meu ponto de vista para tentar auxiliar quem me pediu. A questão é que para uso cotidiano, cidade, viagens e passeios leves, todos estes carros tem o mesmo objetivo de mercado. Eu tive todos estes carros sempre com a mesma finalidade. Só excluo o Jimny que era para ser um segundo carro, mais destinado aos passeios mesmo. Mas aí fiquei enroscado no fato que não faço trilhoes pesados então onde eu iria de jimny eu também iria com qualquer outro 4x4 que tivesse mais conforto. Esse é o ponto.

    Quanto mais postarmos nossas opiniões aqui no forum, mais teremos de material para compra de nossos próximos veículos!

    Abração Arildo!
    Blz meu caro, nada pessoal, também só fiz o comentário contrapondo opiniões, sem stress nem discussões pessoais, como sitou tudo é muito relativo, estes vídeos são ''exemplos'', apesar do duster estar ''preparado'' teve bom desempenho, porem nos mesmos lugares ou até piores é possível passar com UNO MILLE WAY ou ficar atolado com TROLER, já passei de uno, fiorino, saveiro (c/ experiência e judiando um pouco) nos mesmos lugares que fui de jipe, bandeirantes , mas comecei a dirigir aos 13 anos com carros sem freio, 01 volta de folga na direção, 4x2, carregado 1000 kg na lama barro (o que me deu experiência), atendia serviços em cidades vizinhas que ficavam 04 meses por ano ''ilhadas'' e fui muitas vezes de POP 100 com pneus ''cravudos'' (89kg acho) + caretinha reboque reforçada 180kg + carga 320 kg + piloto 92 kg+= 681kg (variava entre 500 a 700kg) usei a pop nestes períodos por 05 anos, 15.000 e vendi perfeita, sem defeitos, apenas as revisões de rotina, e passava por subidas de terra enormes com erosão e muita lama, quando a estrada estava ''boa'' fazia 60km em 02 horas, quando estava ruim 03 horas, de 4x4 05 horas se estivesse bom ou 48horas se estivesse ruim e conseguisse passar, passei de pop e carretinha carregada muitas vezes pelas triton, hilux, s10, do ibama e outros particulares atolados, depois comprei outra honda nxr bros 150 era excelente p/ viajar nestas estradas de terra, mas dava muito mais manutenção e pedia arrego muito antes da POP, então todos estão certos, depende muito do uso, experiência, dia a dia, cidade, viagens, enfim em todos os usos podemos ter experiências diferentes nos mesmos ambientes e com os mesmos carros, geralmente a pecinha atrás do volante também faz diferença, reparou o cara do duster pisando legal e o troler, jimny, triton com medo de usar o pé direito, sem contar que as vezes dá zica de entra na velocidade ou trajeto incompatível p/ superar o obstáculo, mas é isso ai, valeu, abração.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #1664
    Usuário
    Entrada
    30/09/2007
    Local
    curitiba/PR
    Posts
    376
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por arildo eletrecista Ver Post
    Blz meu caro, nada pessoal, também só fiz o comentário contrapondo opiniões, sem stress nem discussões pessoais, como sitou tudo é muito relativo, estes vídeos são ''exemplos'', apesar do duster estar ''preparado'' teve bom desempenho, porem nos mesmos lugares ou até piores é possível passar com UNO MILLE WAY ou ficar atolado com TROLER, já passei de uno, fiorino, saveiro (c/ experiência e judiando um pouco) nos mesmos lugares que fui de jipe, bandeirantes , mas comecei a dirigir aos 13 anos com carros sem freio, 01 volta de folga na direção, 4x2, carregado 1000 kg na lama barro (o que me deu experiência), atendia serviços em cidades vizinhas que ficavam 04 meses por ano ''ilhadas'' e fui muitas vezes de POP 100 com pneus ''cravudos'' (89kg acho) + caretinha reboque reforçada 180kg + carga 320 kg + piloto 92 kg+= 681kg (variava entre 500 a 700kg) usei a pop nestes períodos por 05 anos, 15.000 e vendi perfeita, sem defeitos, apenas as revisões de rotina, e passava por subidas de terra enormes com erosão e muita lama, quando a estrada estava ''boa'' fazia 60km em 02 horas, quando estava ruim 03 horas, de 4x4 05 horas se estivesse bom ou 48horas se estivesse ruim e conseguisse passar, passei de pop e carretinha carregada muitas vezes pelas triton, hilux, s10, do ibama e outros particulares atolados, depois comprei outra honda nxr bros 150 era excelente p/ viajar nestas estradas de terra, mas dava muito mais manutenção e pedia arrego muito antes da POP, então todos estão certos, depende muito do uso, experiência, dia a dia, cidade, viagens, enfim em todos os usos podemos ter experiências diferentes nos mesmos ambientes e com os mesmos carros, geralmente a pecinha atrás do volante também faz diferença, reparou o cara do duster pisando legal e o troler, jimny, triton com medo de usar o pé direito, sem contar que as vezes dá zica de entra na velocidade ou trajeto incompatível p/ superar o obstáculo, mas é isso ai, valeu, abração.
    Opa! Com um historico desses o amigo nao precisa nem de carro com traçao 4x4 né....
    Que Deus esteja sempre em nossos atos!!!

  • #1665
    Usuário
    Entrada
    22/08/2015
    Local
    joao pessoa/PB
    Idade
    51
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Minha duster 4x4 está com 160 km e apresentando um barulho na suspensão traseira. Pesquisei aqui e vi em comentários anteriores que também ocorreu isso em uma outra duster aqui do fórum. Li que as molas traseiras não tem aquela mangueira na parte de cima, o que ocasiona uma folga. Corri lá na garagem e mandei meu filho balançar e coloquei a mão na mola e da pra notar uma folga. Quando fiz uma pressão com a mão o barulho parou na hora. Vi que o colega aqui colocou a mangueira na parte de cima da mola e problema resolvido. Bom, agendei na css e já vou com o diagnóstico na mão, só quero ver qual, vai ser a solução que vão dar lá.

  • #1666
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por edusao Ver Post
    Opa! Com um historico desses o amigo nao precisa nem de carro com traçao 4x4 né....
    Finalizando o off topic p/ não bagunçar o tópico, Edusao, valeu cara, é complicado falar de nós mesmos (encher o próprio copo) não sou o cara fodastico da galáxia, longe disso, estou aprendendo e compartilhando, desculpe se pareceu diferente, mas infelizmente 4x4 aqui não é opção, é necessidade, O histórico foi adquirido a duras penas, após a perca de alguns familiares, a luta começou cedo durante a infância, não tem asfalto por aqui, tudo terra, no meio da floresta, 4 meses de chuva pesada + 04 meses de chuvas eventuais + 04 sem chuva, o desgoverno mandou o povo p/ cá a décadas e sem qualquer suporte, não tem mão de obra especializada, já tive que desmontar e concertar no meio do mato, cambio, diferencial, etc., trabalhei e trabalho em varias áreas, não sou formado em mecânica, porem as vezes por aqui ou conserta, fica quebrado ou tenta achar mexanico em algum lugar, não tem opção de chamar o guincho, levar na concessionaria, etc., enfim gostei também dos seus relatos, só ressaltei e discordei em alguns pontos, mas tudo na paz, com educação nos comunicamos e aprendemos, também tenho uma tracker (tratada a todinho) não castigo ela nas estradas por aqui, gosto do DUSTER projeto nissan/Renault, sistema de tração da xtrail se não me engano muito legal, vou deixar uns links, quem quiser dar uma olhada nas estradas do MT, alguns lugares o asfalto é pior que as trilhas que o pessoal faz no sudeste e outras regiões, mas tem muita coisa boa também, parei com o mimimi, rsrsrsrs, deixa o tópico fluir, sucesso pessoal.

    https://www.youtube.com/results?sear...barro+atoleios
    https://www.youtube.com/results?search_query=mt+208
    https://www.youtube.com/results?search_query=mt+170
    https://www.youtube.com/results?sear...piacas+colniza
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #1667
    Usuário
    Entrada
    31/08/2015
    Local
    fortaleza/CE
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Bom dia!
    Estou chegando agora, estou pensando em comprar uma duster 4x4 13/14, gostaria de saber de quem ja tem uma,
    1 - qual a media de consumo na cidade com gasolina,
    2 - manutencao se e cara ou dificil de achar pecas fora da autorizada?
    3 - seguro se e muito caro?
    4 - revenda do carro, se e dificil vender?

    estou saindo de um punto dualogic que faz 7,5km/l com gasolina, encontrei um duster 13/14 4x4 com 13mil rodados por 55.500 depois de pesquisar achei o preco interessante e estou quase fechando, sempre tive vontade de ter um SUV e depois de muitas pesquisas, optei pelo duster 4x4 pelo preço, e porque acho ele robusto e bonito!
    nas pesquisas que fiz muitos dizem que faz 5km/l, outros dizez que quega a 12km/l e no site deles faz 10,7 km/l na cidade, mesma medida no inmetro.

  • #1668
    Usuário
    Entrada
    30/09/2007
    Local
    curitiba/PR
    Posts
    376
    Agradecimentos: 0
    Fernanda! Bom dia!

    Olha só, o povo das duster aqui demora um pouco mesmo para responder, mas se você puder de uma lida meio geral aqui no tópico que certamente vai conseguir ter uma boa idéia sobre a duster. Eu fiz isso também e acabei comprando. A minha ainda ta muito nova então não sou um bom parâmetro para você ter por base. Ainda não fiz nenhuma manutenção, embora tenham me falado que a primeira revisão não chega a 300 reais. O seguro achei tranquilo, proporcional ao valor do carro. A revenda parece razoável também, pois os preços de tabela fipe normalmente são moldados pelo mercado atual do carro. Consumo por enquanto estou gostando também, no álcool andando bem tem feito média de 8 por litro. O etanol está compensando na minha região nesta época.

    Um carro desse, com apenas 13 mkm é um achado. Se realmente for bom creio eu que vale a pena porque uma nova beira os 80 mil né.

    Da uma pesquisada aqui no forum e logo aparece algum dusteiro de mais tempo para te dar uma opinião mais fundamentada.

    Abraço!
    Que Deus esteja sempre em nossos atos!!!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade