x
Convex Datacenter
  • #1357
    Usuário
    Entrada
    06/09/2010
    Local
    Belo Horizonte/Campos dos Goytacazes/MG
    Idade
    39
    Posts
    55
    Agradecimentos: 0



    Excelente dica, MOAJF. Agradeço de coração.
    Troquei os pneus traseiros e ainda estão novos. Vou acompanhando como vão se desgastar ...
    Se puder, pode passar indicação deste alinhador? De qualquer maneira só encaro estas modificações terminada a garantia.

    Abrx,

  • #1358
    Usuário Avatar de garaujo
    Entrada
    23/10/2014
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    41
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Olá boa tarde! Comprei um Duster 2.0 4x4 2014/2015 tem perto de 2 meses. Rodei perto de 4500km com ele, em maior parte no asfalto. Gostaria de saber se alguém teve as mesmas experiências que eu, se pode ser algum problema ou se é comum:

    - Em alguns momentos quando piso na embreagem para trocar a marcha (mesmo antes de movimentar a alavanca do câmbio) faz um barulho, como se eu estivesse pisando pouco na embreagem e passando a marcha. Ele faz esse barulho mesmo sem eu movimentar a alavanca do câmbio. Como um desengate que algo, o que deve ser comum, mas nem sempre faz esse barulho. Não chega a ser alto de ser problemático, mas ocorre com uma certa frequência que incomoda.

    - Acredito que para economizar combustível o motor reduz drasticamente a rotação quando o câmbio está em ponto morto, entre uma passada de uma marcha para outra. Isso me causa incômodo pq com o giro quase toda vez abaixo de 800, a retomada puxa o motor de forma excessiva como de 800 para 2000 dando tranco, onde se ele mantivesse uma desaceleração mais gradual, isso não aconteceria. Nem sempre há tempo hábil para segurar um pouco mais a embreagem para evitar o tranco e suavizar a passagem entre marchas, principalmente no trânsito urbano.

    - Depois de uns 2000km, e esporadicamente, o motor começou a ganhar um barulho a mais no ronco do motor, como se fosse de carro velho. Aquele barulho de final de aceleração. Esse mesmo barulho eu tinha num 1.0 quando usava gasolina, onde no álcool o barulho sumia. No Duster o combustível é álcool sempre, quando coloquei gasolina o barulho ocorreu com mais frequência. É normal? Esse é meu primeiro 4x4 e 2.0. Não sei se o barulho do cambio é comum em 4x4. E se o barulho que acredito ser do motor é comum em 2.0. Estava mantendo a rotação até 3000/4500 antes da passagem de marcha, percebi que barulho é imperceptível aos 2000/2500, então tenho mantido a rotação nesse limite na maioria das vezes, só que nem toda rua dá pra andar direito nessa rotação.

    Esses são os 3 principais casos que me incomodam, e que sem eles o carro seria perfeito, espaço bom, subi umas pedras em Búzios no Rio, e depois que fui ver que a rua não era rua, era uma descida de um Hotel para a Praia! Não tinha placa, a culpa não foi minha. ..tive que descer de ré. Ah! nisso ocorreu algo que foi único, vazou a água do esguicho traseiro, acho que a inclinação estava grande. Mas isso nem é problema.

    Bom, se alguém tiver mais informação sobre os 3 itens acima eu agradeço! Obrigado!

  • #1359
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por garaujo Ver Post
    ...
    - Em alguns momentos quando piso na embreagem para trocar a marcha (mesmo antes de movimentar a alavanca do câmbio) faz um barulho, como se eu estivesse pisando pouco na embreagem e passando a marcha. Ele faz esse barulho mesmo sem eu movimentar a alavanca do câmbio. Como um desengate que algo, o que deve ser comum, mas nem sempre faz esse barulho. Não chega a ser alto de ser problemático, mas ocorre com uma certa frequência que incomoda.

    - Acredito que para economizar combustível o motor reduz drasticamente a rotação quando o câmbio está em ponto morto, entre uma passada de uma marcha para outra. Isso me causa incômodo pq com o giro quase toda vez abaixo de 800, a retomada puxa o motor de forma excessiva como de 800 para 2000 dando tranco, onde se ele mantivesse uma desaceleração mais gradual, isso não aconteceria. Nem sempre há tempo hábil para segurar um pouco mais a embreagem para evitar o tranco e suavizar a passagem entre marchas, principalmente no trânsito urbano.

    - Depois de uns 2000km, e esporadicamente, o motor começou a ganhar um barulho a mais no ronco do motor, como se fosse de carro velho. Aquele barulho de final de aceleração. Esse mesmo barulho eu tinha num 1.0 quando usava gasolina, onde no álcool o barulho sumia. No Duster o combustível é álcool sempre, quando coloquei gasolina o barulho ocorreu com mais frequência. É normal? Esse é meu primeiro 4x4 e 2.0. Não sei se o barulho do cambio é comum em 4x4. E se o barulho que acredito ser do motor é comum em 2.0. Estava mantendo a rotação até 3000/4500 antes da passagem de marcha, percebi que barulho é imperceptível aos 2000/2500, então tenho mantido a rotação nesse limite na maioria das vezes, só que nem toda rua dá pra andar direito nessa rotação.
    ...
    Caro garaujo,

    Bem vindo ao fórum!

    Vamos lá:

    1) Sugiro que procure imediatamente a concessionária mais próxima e demonstre ao consultor da Renault (e se possível juntamente com um mecânico da concessionária também), pois é anormal esse barulho comentado por você. Quanto mais tempo passar deve piorar. Eles averiguarão e como o carro está na garantia poderão trocar qualquer componente da transmissão que seja necessário (embreagem, cabos de aço que ligam a alavanca do câmbio à caixa, etc.) sem qualquer custo para você, e se tiver possibilidade de demora no serviço, eles podem liberar carro reserva via voucher através do serviço Renault Assistance. Resumo: não espere com o problema até a próxima revisão, ok?

    2) Quanto ao segundo problema também é estranho e sugiro comentar também, demonstrando na concessionária. O meu passa as marchas sem problemas e sem queda absurda de rotação. Eles talvez verifiquem a programação da central eletrônica da injeção do motor;

    3) Pelo que você descreve, o terceiro caso parece o popular problema de "batida de pino", ou tecnicamente "pré-detonação". É como um barulho de pequenas marteladas ou griladas metálicas? Se for deve ser isso. O estranho é que o carro possui sensor anti-pré-detonação, e isto ocasionaria a redução do avanço da ignição para evitar o problema. Talvez o sensor esteja desconectado ou algo parecido. Também indico que leve o carro abastecido com gasolina para a concessionária verificar o sistema. De qualquer forma, após tudo isto, aconselho a abastecer o carro sempre com gasolina de boa procedência, porque combustível ruim é uma praga para o carro. Aconselharia também a evitar gasolina comum, optando sempre por aditivada, e, se você roda muito pouco, deixando o carro muitos dias parados, aconselho ainda mais uma gasolina do tipo premium (alta octanagem), como a BR Pódium. Segundo estudos essa gasolina dura bem mais que a aditivada e a comum (estas últimas estragam bem mais rápido no tanque e nas tubulações e injeção do carro).

    Resumo da ópera: concessionária!

    Observações:

    a) Me parece ser um caso isolado, pois de um modo geral não tive conhecimento de mais ninguém com esses problemas (com exceção da batida de pino, dependendo do combustível). Mas com a concessionária, você deve resolver sem problemas;

    b) Tive que tentar inferir os problemas somente pelo texto. Talvez fosse melhor você anexar no fórum (neste tópico) um post contendo gravações de áudio ou de vídeo, ok?

    Abraços, boa sorte, e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1360
    Usuário
    Entrada
    28/09/2014
    Local
    Brasilia/DF
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde amigos,

    Ainda não fiz o teste mas alguém aí já testou a velocidade marcada no painel no momento em que o sistema 4wd Lock se desativa automaticamente?

    Sei que no manual fala que é 60km/h, contudo estive lendo um manual em espanhol e lá constava 70km/h.

    Alguém aí já fez o teste?

    Abraços

  • #1361
    Usuário
    Entrada
    28/09/2014
    Local
    Brasilia/DF
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0
    corrigindo.... o manual que vi era em inglês e falava que a velocidade era 80 km/hRenault Duster 4X4-duster-2.jpg

  • #1362
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por cakito Ver Post
    corrigindo.... o manual que vi era em inglês e falava que a velocidade era 80 km/hRenault Duster 4X4-duster-2.jpg
    Olá, cakito,

    Já fiz o teste e realmente não confere com o manual. No manual consta como 60 Km/h, mas no meu teste o 4x4Lock foi desativado no painel somente a 80 Km/h (a mesma velocidade que você informou agora no manual em inglês).

    Caso queira fazer o teste para comprovar que desativa realmente a 80 Km/h, recomendo que escolha uma rodovia com um trecho muito longo em linha reta e também pouco movimentada para não atrapalhar. Digo em linha reta, porque, com o modo 4x4Lock ativado você nunca deveria tentar fazer curvas com o carro em piso de boa aderência (exemplo: asfalto), sob pena de danificar o sistema de transmissão por esforço excessivo. O sistema tentará manter a mesma velocidade nos dois eixos, e, ao fazer a curva, naturalmente o eixo dianteiro teria que girar mais que o traseiro, por ter de percorrer uma distância um pouco maior. Se você forçar pode gerar um estalo forte e comprometer o sistema.

    O modo 4x4Lock pode ser usado em curvas sem problemas somente em terrenos de baixa aderência (riachos, lama, areia, dunas, etc.).

    Já o 4x4Auto não tem problemas em terreno algum, uma vez que utiliza um sistema deslizante. Eu, por exemplo, ando com o 4x4Auto ligado quase que 100% do tempo, porque não percebi economia significativa no modo 4x2, e também percebo um desgaste progressivo e bem equalizado entre os 4 pneus andando no moto 4x4Auto.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1363
    Usuário
    Entrada
    28/09/2014
    Local
    Brasilia/DF
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0
    DD1969,

    Obrigado pela info. eu também só rodo no modo 4wd auto, não somente pelos motivos que você citou mas por que no manual fala que ele tem um desempenho mais estável etc.... como estamos agora no período chuvo, acredito que esta função deixe a condução mais segura, penso que o sistema eletrônico deve calcular os momentos onde a tração traseira será ativada para manter a dirigibilidade mais estável.... (ou estou enganado?).

    Quanto ao desgaste dos pneus não tinha atentado para esse detalhe.... se for mesmo isso vai diminuir a quantidade de rodízios que terei que fazer.

    Mais uma vez obrigado, foi bom saber que o lock vai até 80km/h, sempre achei 60km/h muito pouco, principalmente se a rodas patinam muito e giram a alta velocidade e poderia desativar o lock num momento de necessidade.

  • #1364
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por cakito Ver Post
    DD1969,

    Obrigado pela info. eu também só rodo no modo 4wd auto, não somente pelos motivos que você citou mas por que no manual fala que ele tem um desempenho mais estável etc.... como estamos agora no período chuvo, acredito que esta função deixe a condução mais segura, penso que o sistema eletrônico deve calcular os momentos onde a tração traseira será ativada para manter a dirigibilidade mais estável.... (ou estou enganado?).

    Quanto ao desgaste dos pneus não tinha atentado para esse detalhe.... se for mesmo isso vai diminuir a quantidade de rodízios que terei que fazer.

    Mais uma vez obrigado, foi bom saber que o lock vai até 80km/h, sempre achei 60km/h muito pouco, principalmente se a rodas patinam muito e giram a alta velocidade e poderia desativar o lock num momento de necessidade.
    Olá, cakito,

    Realmente o carro parece mais estável, especialmente na chuva e em pistas sinuosas.

    Se não me engano, o acionamento dos modos (4x2 para 4x4Auto e para 4x4Lock) é comandado eletronicamente, mas parece que o controle da distribuição do torque para as rodas traseiras acontece mecanicamente, através da fricção do óleo no interior do diferencial traseiro, que alteraria sua viscosidade, tornando-o mais espesso, passando a girar também aquele eixo. O tempo de resposta é bem rápido, o deslizamento da dianteira pára em pouquíssimo tempo, com a traseira "ajudando" quase que imediatamente. Procure na Internet por algo como limited-slip differential.

    O rodízio de pneus não é recomendado pela fábrica. Pode comprovar no manual de instruções do carro.

    Grande abraço e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1365
    O modo Auto atua se o carro estiver acima de 80 km/h?

  • #1366
    Usuário Avatar de Professador
    Entrada
    26/02/2011
    Local
    Aracaju/SE
    Posts
    130
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ricardo arlen Ver Post
    O modo Auto atua se o carro estiver acima de 80 km/h?
    Sim, já testei na praia.
    DUSTER 4X4, meu Bebezinho

  • #1367
    Obrigado pela resposta Professador...então, ao viajar com velocidade em torno de 100km/h, o carro, no automático, pode fazer uso do 4x4!!??

  • #1368
    Pessoal, a propaganda em cima do Jeep Renegate está bem presente na internet. Esse carro pode ser um concorrente do duster?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade