x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15

Tópico: TTS no BR800

  • #1
    Usuário
    Entrada
    02/01/2009
    Idade
    64
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    TTS no BR800




    Olá, uma pequena apresentação: Acompanho a uns 2 anos o 4X4 mas nunca postei. Sempre tive veículos "especiais", quase sempre com adaptações e usados no dia a dia, prefiro os on/off-road, mas sou eclético: Já tive de Landau a Bandeirante, além de buggys, Jeeps, Gurgel e motos das mais malucas.

    Estou postando hoje aqui porque o pessoal do 4X4 também faz grandes adaptações e com muito conhecimento técnico. Desta vez pretendo fazer algo bem diferente.

    Tenho um BR800, adorei o carrinho: Ótimo na areia e na terra, bom na cidade, ruim na estrada. O motorzinho boxer de 800 CC de 2 cilindros à agua, montado na dianteira com um câmbio de Maverick (alguns usam o do Chevette 4M) cardã e tração traseira tem pouca potência, então botei um VW 1600 que também não gostei por ser gastão e barulhento na dianteira. A distribuição de peso é ruim, com todo o peso na dianteira e como o carro muito curto e muito leve, com feixes de molas faz traseira pular e perder tração. Mesmo assim o carrinho é ótimo, versátil e ligeiro. O pessoal tem adaptado CHT, mas isso não resolve o problema de distribuição de peso.

    Contei essa histórinha para não acharem que estou louco no que pretendo fazer, e por isso peço ajuda:

    A solução seria colocar um AP na dianteira e passar o cambio para a traseira distribuindo melhor o peso e possibilitando uma suspensão independente. Para ligar motor e cambio pretendo fazer um sistema como o TTS do Carajás que nada mais é um prolongamento do eixo piloto dentro de um tubo e preso por rolamentos e buchas de tecnil imitando um cardã, talvez até usando algumas peças do Carajás, como a capa de embreagem. Só que o Carajás usa cambio de Kombi 4M e pretendo usar de Santana 5M.
    Não parece ser complicado. Montaria o motor na dianteira e o cambio na traseira com coxins e daí faria as medições para o cardã e o tubo. Como o BR800 é muito curto o "cardã" seria pequeno, minimizando alguns efeitos indesejáveis que aparecem no Carajás, como a inércia do cardã sobre a embreagem.

    O que me dizem, será que é viável?
    4X4 Brasil

  • #2
    Citação Postado originalmente por br800 Ver Post
    " ... Tenho um BR800 ... motorzinho boxer de 800 CC de 2 cilindros à agua ... A distribuição de peso é ruim, com todo o peso na dianteira e como o carro muito curto e muito leve ... A solução seria colocar um AP na dianteira e passar o cambio para a traseira distribuindo melhor o peso ... pretendo fazer um sistema como o TTS do Carajás .. será que é viável?
    "Fulano" (Você não postou seu nome ), Seja bem vindo ao 4x4 Brasil !

    Cara, sinto não poder ajudar, mas ACHO que talvez o Sukys possa . . .
    A "praia" dele é mais ELETRÔNICA, é verdade; mas ele saca muito de mecânica também,
    além de ser um verdadeiro "Prof. Pardal" para inventar coisas , e é amante dos Gurgéis . . .

    Tenta uma "MP" com ele, ou faz contato através do site dele (http://www.sukys.com.br),
    mas , caso o contato seja pelo site, não esqueça de postar o andamento do projeto por aqui

    VALEU ! ! !

    []'s

  • #3
    Usuário Avatar de ZCC
    Entrada
    20/07/2008
    Local
    Porto Velho/RO
    Posts
    218
    Agradecimentos: 0
    Louco!!!


    Rapaz, nunca tive a chance de analisar um br800 de perto pra ver se tem como fazer o seu plano, mas pelas fotos que tenho no pc de reformas, acho que é possível... o mais difícil vai ser arrumar espaço na traseira pra pegar o cambio e talvez tenha que mexer no capô para acomodar o motor ap... vai ficar algo bem insano

  • #4
    Usuário
    Entrada
    02/01/2009
    Idade
    64
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pela dica. Também sou meio "Pardal" nem vou falar as coisas que já fiz ou vão me expulsar do fórum por insanidade. Porém a grande maioria funcionou muito bem, com muita melhora ao veículo original. Penso em cada detalhe de cada peça como um Autocad mental, antes de fazer.

    Já fiz medições e espaço pro câmbio tem, e a bitola é parecida com o Chevette. Já levo em consideração mexer na fibra.
    Minha dúvida maior é quando ao funcionamento do TTS, pois nunca tive.
    4X4 Brasil

  • #5
    Citação Postado originalmente por br800 Ver Post
    " ... espaço pro câmbio tem, e a bitola é parecida com o Chevette ... Minha dúvida maior é quando ao funcionamento do TTS ...
    Em relação ao funcionamento do TTS, tem algo aqui: http://www.gurgel800.com.br/publicac...nicapopular/2/ .

    Acho que você "já deve ter andado por aí", mas também tem alguma coisa nos links a seguir:
    - http://br.geocities.com/carajazeiros/Teste4r.htm ;
    - http://www.gurgel800.com.br/publicac...toesporte/281/ ;
    - http://www.gurgel800.com.br/publicacoes/4x4pickup/31/ ;

    VALEU ! ! !

    []'s

  • #6
    Atendendo ao seu email respondo por aqui, assim outros poderão opinar.

    Citação Postado originalmente por br800 Ver Post
    TTS do Carajás que nada mais é um prolongamento do eixo piloto dentro de um tubo.
    Antes de mais nada, nem tudo é o que aparenta ser, e o nome do sistema não foi empregado à toa.
    TTS, ou torque tube system, é o nome que se dá ao sistema onde o eixo entre o motor e o câmbio tem a função de aumentar o momento de torque. É o mesmo princípio que atua no volante do motor, mas devido ao menor diâmetro a inércia é menor e, consequentemente, também é menor o tempo de regeneração. Coisa do tipo já foi utilizada em diversos carros (Nash, Corvette, Porsche, dos que me lembro de momento) e este sistema quando não bem projetado pode apresentar várias desvantagens, como vibração excessiva, ruído, desgaste excessivo dos anéis de sincronismo do câmbio, e até a necessidade de um certo aumento no tempo entre a troca de marchas.
    O TTS foi utilizado no Carajás por causa da relação entre torque do motor versus RPM versus peso do veículo e não, como muitos acreditam ser, por causa da distribuição de peso, embora isso tenha lá suas vantagens.

    É possível fazer coisa do tipo em praticamente qualquer carro, inclusive no BR. Agora, entre a possibilidade e a realização (bem feita) vai um longo caminho, e que depende em muito da possibilidade de cada um, em tempo, recurso, conhecimento e grana.

    Você não detalhou o emprego que pretende dar ao carro, mas seja lá qual for particularmente manteria a grande vantagem de todo carro pequeno, que é o baixo peso. Deixaria o Enertron no lugar, equipado com turbo ou blower, ou então faria uma mudança radical, com o emprego de motor de moto, à exemplo do que é feito na fórmula Stock Jr (motor Yamaha 4 cil. 130HP)

    Em tempo, no caso de comprimir o motor faria uso do Enertron do Supermini, que embora parecido apresenta desempenho (e durabilidade) bem distinta do utilizado no BR. Aliás, faria uso do Supermini e não do BR, mesmo porque, entre eles, a unica coisa em comum é a marca.
    Assim como o TTS, nem tudo é o que aparenta ser.

    .:
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    62
    Posts
    4,632
    Agradecimentos: 0
    Muito interessante esta discussão...subscrevo-me para acompanha-la.
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #8
    Usuário
    Entrada
    02/01/2009
    Idade
    64
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    Enertron

    Obrigado, Sukys.

    Já tinha imaginado que, se causa inércia na embreagem, também causa um "efeito volante" no motor, o que para o BR é desnecessário pelo baixo peso do veículo. Quanto à inércia da embreagem não me preocupo pois, acostumado a "câmbios secos" e veículos pesados, passo as marchas no tempo certo sempre.
    Vai ser usado no litoral como veículo do dia a dia a trabalho e lazer na cidade, em viagens longas e curtas e eventualmente no fora de estrada leve, geralmente na areia. Terá características ON/OFF road, com suspensões um pouco mais altas e os pneus já instalados 175/80-14 AllWeather, seguindo a linha "CrossOver". Adequado a região onde vivo e não por esporte.
    Ou seja, tem que ser polivalente: Rápido na estrada, ligeiro na cidade e possibilitar eventuais incursões fora da estrada. Econômico, de fácil manutenção e resistente à maresia. Sem ser o melhor em nenhum desses ítens. E o BR800 já chegou muito perto com o VW1600, só falta motor melhor e supensão traseira.

    Descarto o uso do Enertron, mesmo o moderno de 36cv que veio em meu carro, pela dificuldade e alto custo de manutenção em uso diário e pouca potênca na estrada e descarto o uso do turbo ou motor de moto pelo mesmo motivo, cujos custos se aproximariam ou superariam o que descreví aqui. Minha opção é por um motor de fácil manutenção e maior capacidade cúbica, por oferecer potência com durabilidade, por isso ja coloquei um VW 1600, que não agradou pelo consumo e barulho excessivos versus a potência que disponibiliza, de positivo no VW só a facilidade de adaptação no BR800 dada a similaridade com o Enertron e o peso pouca coisa maior. Economia de combustível é importante por cobrir longas distâncias e o Enertron gasta muito quando acima de 70 KM/H além de ser muito perigoso e cansativo em estradas pela baixíssima velocidade final e retomada. Também não consegue tirar o carro de um areião, como faz muito bem o atual VW1600. O Enertron só é muito bom devagar e na cidade.

    A opção pelo TTS seria por 3 motivos, na ordem:

    1º- Possibilitar suspensão independente. (no caso de não instala-lo a 2ª opção seria o eixo rígido completo com molas helicoidais do Chevette), no uso instenso as suspensões traseiras com feixes cansam muito e são muito instáveis.

    2º- Distribuição de peso, que é crítica no BR800, agravada com o uso de um motor muito maior.

    3º- Possibilidade de uso do AP, dada a transferência de peso do câmbio para a traseira, por ser um motor que corresponde às características de baixa manutenção, economia com boa potência que espero.

    No caso da inviabilidade desse projeto TTS as opções seriam um CHT/cambio Chevette 5M com adaptações na capa seca ou, preferencialmente, cambio/motor Chevette 1.7 este levando em consideração mudanças na fibra e reforço no chassi. Ambos com todo eixo e suspensão traseiros de Chevette.

    Levei em consideração que, para modificar a capaseca para CHT ou a fibra e chassi para Chevette e todo o eixo traseiro, justificaria construir um TTS, configuração também usada na Ferrari Fiorano, só pra lembrar mais um. Quanto à vibração eu copiaria os rolamentos com buchas de tecnil do Carajás e o ruido... Creio que seria muito menor que o VW boxer na dianteira (!).

    Para mim o mais fácil seria colocar todo o trem Motor/cambio/suspensão tras. do Chevette, que gosto muito, mas o motor é muito pesado e a traseira continuaria sem tração, nada que um pé direito bem controlado não dê jeito.

    O que me aconselha agora?
    4X4 Brasil

  • #9
    fazer a adaptação do tts no br800 vai ser trabalhoso, mas eu acredito que vá melhorar a dirigibilidade e o conforto... mas eu faria com o câmbio da kombi e talvez com overdrive... tem uma oficina em são paulo, não lembro agora o endereço, que adapta overdrive no câmbio dos vw com motor boxer...

  • #10
    Olá Pessoal!!!!
    Br 800 essa sua idéia é bem interessante...Eu acho que dá certo com o câmbio do Santana sim mas vai dar bastante trabalho e necessitar de muito conhecimento...
    Vou acompanhar sua empreitada, continua postando o andamento desse seu projeto...
    Abssss
    Elias

  • #11
    Usuário Avatar de M.Puoci
    Entrada
    01/12/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    62
    Agradecimentos: 0
    Aproveita e coloca um Seletraction na máquina!

    Outro dia passei por um Br-800 penando pra manter 80km/h e pensei "aquele carro deve ser realmente leve, como ele se sairia com um ap?". Acho que você vai ser capaz de solucionar a questão..rs...


    Por sinal, quanto pesa um Br-800, alguém sabe?

    Abraços
    Jeep Grand Cherokee Limited LX 5.9 V8 1998
    EX - GM Tracker 2.0 4x4 2007
    EX - Kia Sportage LX2 4x2 2009

  • #12

    cambio atras? que tal auto?

    Vou dar a minha contribuição, mais xarope de todas...rs.rs..rs...

    Por que vc não poe um cambio automatico? Se achar um cambio automatico de Santana, 3m, resolve de uma tacada só todos os problemas, a saber:

    - a seleção é por cabo, entao nada de problema de inventar tranbulador...
    - a saida do cambio do Santana já tem diff para AP, so falta encaixar os semi-eixos...
    - problema de sincronismo acaba, pois o cambio é com cintas e planetarias...
    - problema de embragem acaba, pois é conversor de torque
    - o conversor pode ficar na frente, a caixa seca desmonta do cambio e vem a frente, restando a vc fazer duas chapas furadas para tapar a parte de tras da caixa seca e parte da frente do cambio. Chapas com desenho igual.... ae prolonga só um eixo, o piloto do cambio, que entra no conversor de torque

    pensa ae se nao fica da hora?
    BR - AP cambio 3m auto?

    Se mantiver as rodinhas pequeninas do BR, teu carro vai ser o Rei da Arrancada....

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade