x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 29
  • #1
    Usuário
    Entrada
    27/06/2005
    Idade
    42
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Niva, será q compensa comprar um?




    Olá galera, sou novo aki no forum, Off-Road sempre foi minha paixão, e como estou iniciando, estava pensando em pegar um Niva pra começar a fazer trilhas (é claro, vo fazer o curso primeiro).
    Pelo q vejo, o Niva tem q fazer mtas adaptações por não ter peças de reposição, entao fica minhas perguntas, se alguem puder me ajudar, agradeceria mto:

    - Ele realmente aguenta o tranco em trilhas pesadas ?

    - É facil fazer adaptações de peças mecanicas e acessórios nele ?

    - O consumo urbano/estrada é mto alto, embora ele seja 1.6 (dah pra passar pra GNV) ?

    - O motor não vai trincar no primeiro alagamento q ele passar ?

    Espero q vcs considerem minhas questoes como um novato.

    Valeu pela ajuda galera do forum

    Fui ....

  • #2

    vale a pena

    Amigo vamos ver se eu consigo te ajudar pois sou novato aqui no forum , mas talvez a minha opniao seja valida pois pequei um bem barato para reformar:

    1---- eu só coloquei ele em trilhas medias , e ele original foi muito bem .

    2---- tendo dinheiro vc pode fazer praticamente tudo que quiser , até colocar motor a disel. mas eu encontrei praticamente todas as peças que precisei , é questao de ver o que vale a pena.

    3---- Ele consome muito , apesar do meu ainda estar com um carburador original de 14 anos , eu sinto que colocando um novo nao deve mudar muita coisa.O gnv é facil de colocar .

    4---- O motor original dele é muito forte , é atrasado tecnologicamente mas é super confiavel , comprando bem vc nao morre deste susto.

    5---- Comprei este carro depois de analisar : custo seguroXcusto peças e neste calculo o niva é imbativel pois é muito pouco roubado , , ( só fiz seguro contra terceiros) e conparando com os importado as péças sao mais baratas

  • #3
    Vou responder pra voce também como um novato - bem novato mesmo pois meu niva tá há duas semanas comigo.
    Ainda estou me adaptando ao uso.
    Pois bem, ele está com motor modificado para alcool, trocado os pistoes pelo do fusca 1500, carburador W460. Não sei se tem o comando esportivo ainda, estou pra checar isso, mas ele anda bem, tem bom torque, mas consume bem, embora matematicamente falando não estou gastando mais que gastava antes com a gasolina. Explico: ele faz 4.5 km/l alcool, como o proço que tenho encontrado do litro é 1,00 real então como o preço da gasosa é o dobro, tá fazendo comparativamente, 9 km/l. Era o que gastava com meu Corsa. Então não tô gastando mais em grana, somente em idas mais frequentes ao Posto.
    Ele já veio com os calços para elevar a altura do carro, bancos de couro no interior e lataria sem qualquer sinal de ferrugens, descobri somente um buraquinho de ferrugem no assoalho.
    Portanto, no meu caso, que uso o carrinho no dia a dia e em algumas trilhas leves que pretendo fazer após aprender a guiar bem um 4x4, estou muuuuuiiiiiiito satisfeito com ele.
    Espero ter ajudado.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    27/06/2005
    Idade
    42
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Entaum, eu estou querendo pegar um só pra fazer trilhas msm, pra andar na cidade, eu vo continuar utilizando meu corsinha msm.
    Entaum, GNV sem problemas pra ele, mas, qtos Km/h ele chega na estrada normal (rodovia).
    Tava pensando em fazer umas trilhas em castelianos (ilha bela). Mas antes vo fazer o curso e vo precisar de uma amigo navegador.
    O guincho pra ele é mto caro ???

    Valeu pelas respostas galera !!

  • #5
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Amigo, como ex proprietário de Niva, vou dar meu pitaco! Tive Niva por 3 anos e meio. Comprei-o em Abril de 2001 e vendi o danado em Setembro de 2004. Quando eu comprei a viatura, era toda original, assim, não aguentei bancar a gasosa que o danado bebia. Resolvi instalar um motor diesel, sendo assim, mandei o carro pra SP, mais especificamente pro Sr Rogério Bacellar, e 2 meses depois o carro veio completinho. Motor VW 1.6D com turbina Garrett e intercooler do Audi/Golf. Sem querer puxar o saco do Rogério, falo uma coisa, o cara é demais, serviço limpo. Pode ser enrolado e enrolado, mas seu serviço dá gosto de olhar! Rodei com esse motor aproximadamente 120 mil kms, rodando diariamente, viajando, etc. O meu Niva fazia média de 11km/l dentro da cidade e 15km/l na estrada, rodando a 90 por hora. Por uma cagada, meu motor foi pro saco e, como estava sem grana pra mandar arrumá-lo, decidi instalar um motor AP 1.8 álcool que eu tinha encostado. Rodei 7 meses com esse motor, uma delícia de carro que ficou. Motor AP 1.8 deveria ser item de série no Niva, anda muito bem, bebe pouco (o meu a álcool fazia 7 por litro), tem força, não quebra, etc. Dai resolvi vender a viatura, arrumei o motor diesel, instalei no Niva e coloquei o Niva à venda, 2 meses depois a viatura já não era mais minha. Resumindo, eu rodei em Niva original, Niva AP 1.8, Niva AP 1.6TD, Niva AP 2.0ie. O melhor custo/benefício ? Eu acho o motor AP 1.8 álcool, ainda mais se for injetado. Se você não pretende rodar pra fora do Brasil, o álcool é a solução. Você roda 10 mil kms e o óleo do motor parece que não rodou, peças são baratas, anda muito, além do custo de instalação ser barato. Em relação ao GNV, eu falo que gás é coisa pra fogão (mesmo sendo GNV e o de cozinha GLP). Hahahaha. Fico por aqui, abração.

  • #6
    Caros amigos, Nao sou novato nem veterano. Tenho um Niva 1991 que comprei a dois anos com motor original, ele parecia um trator forte mas sem desenvolver nada depois de fazer tudo que pode imaginar para deixa-lo em ordem conheci o Rogerio que mudou minha imagem do Niva. Com ele eu instalei um AP 2.0ie e mais algumas coisinhas como Homocinetica, Direçao Hidraulica especialmente desenhada para o nivinha uma suspençao especialmente desenhada pelo Rogerio para o nivinha com amortecedores Rancho 9000 pois meus pneus sao 31x10.5 com rodas mangels 15x7 e a coisa ficou bem diferente. Agora nao posso mais chamar ele de nivinha . É o CACIQUE o super Niva. Se quer mesmo umNiva e pretende modificar ele Procura o Rogerio sem ele nao vai chegar a lugar nenhum. Tudo de bom que voce encontrar para niva por ai ou foi ele que inventou ou é ele que vende para alguem instalar. O consumo dele esta por volta de 10 na estrada e na cidade creio que andando normal por volta de 8 mas nas trilhas vai depender muito da trilha e do motorista. Eu estou adorando meu carro querendo ver algumas fotos procure no meu album

    Abraços

    Sergio

  • #7
    Usuário
    Entrada
    25/06/2005
    Idade
    56
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Vale a pena comprar um Niva?

    Olá caros niveiros. Sendo curto e grosso, acho que vale à pena comprar um Niva, desde que você esteja disposto a se adaptar às suas características. Já tive por vários anos um jipe CJ5 que, quando ficou do jeito que eu queria, acabei vendendo. Não fiz maquiagens idiotas, o motor era do Opala (confiável), carburador dupo, câmbio da C-10, freios a disco nas 4, e várias outras melhorias para confiabilidade/desempenho. Agora estou de Niva. Não acho que ele encare as mesmas trilhas pesadas que meu jipe passado poderia encarar, ao menos não com o mesmo desempenho. Mas o que me motivou, e acho que são características muito interessantes para quem tem criança por exemplo, é que é um carro fechado e muito mais seguro. Conta com freios a disco nas dianteiras, cintos de segurança de 3 pontos traseiro, é mais estável do que um jipe e você não come tanto pó nas trilhas. As mudanças que acho interessantes nesse carro é a aquisição de uma caixa de direção francesa ou espanhola (sem ela o carro é bem duro pra manobrar), um carburador W460, a troca para ignição eletrônica e a troca dos banco dianteiros (que são bem desconfortáveis). Além disso, o meu está com GNV e fica bastante interessante a economia. Claro, perde-se potência que, na minha opinião, dentro da cidade de São Paulo no dia-a-dia, tanto faz (eu não tenho que engatar reduzida pra nada), uso gasolina nas trilhas ou quando quero mais desempenho nas estradas. Mas não pense que na gasolina o carro anda pra caramba, o motor dele não é pra isso. Estou contente com o carro mas não o utilizo sempre no dia-a-dia. Quanto às peças, você as encontra com facilidade igual para os jipes (ou até maior dependendo do caso). Só não espere um grande desempenho do seu motor e eu não acredito em Nivas originais fazendo mais do que 7 e estourando 7,5 km/L, só dirigindo um. Um ponto bem incômodo é o cheiro de gasolina no interior. Alguém sabe como isso pode ser melhorado, mas de verdade?

  • #8
    Usuário Avatar de paulo perini
    Entrada
    03/07/2005
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    55
    Posts
    627
    Agradecimentos: 0

    Re: Vale a pena comprar um Niva?

    CITAÇÃO:

    Um ponto bem incômodo é o cheiro de gasolina no interior. Alguém sabe como isso pode ser melhorado, mas de verdade?


    Entra no site, camaradasdoniva.com.br, lá tem essa dica.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    02/04/2004
    Idade
    57
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0

    Espero que valha a pena

    Gosto do meu Niva (91) pois ele resolve, mas confesso que estou assustado com cada parada no mecânico. Tá certo que comprei barato, mas depois de resolver o diferencial traseiro (este veio embutido no preço baixo) depois de 8 meses não entrava a 5a e a 2a escapava, lá vai um cambio. Dái não aguentava mais a incontinência
    de óleo e 1 ano depois, tá ele agora retificando cabeçote. Mas vamos lá, afinal o IPVA compessa. Como disse, ele resolve pois moro na roça e pego diariamente 18 km de terra. O meu antigo Palio Adventure desmanchou... Estou pensando mesmo é em GNV, alguém tem idéia de preço pra instalação completa.

  • #10
    Usuário Avatar de Márcio Magalhães
    Entrada
    23/11/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    48
    Posts
    662
    Agradecimentos: 0
    Pessoas,

    Respondendo aos questionamentos com as MINHAS opiniões:

    - Ele realmente aguenta o tranco em trilhas pesadas ?
    Não. Se você não tiver disposição para o troca-troca de peças, ele não é a melhor opção. Se for falar em dificuldades, aí quase qualquer veículo aguenta. Lembro de uma trilha prá lá de pesada, quando chegamos no cume, depois de muitos enroscos dos nossos Nivinhas, encontramos um Fusca e uma Variant II com um isopor cheio de cerveja na mala. Detalhe: um Gurgel X-12 que nos acompanhou chegou bonitinho também em 4x2 (show de bola!).

    - É facil fazer adaptações de peças mecanicas e acessórios nele ?
    Isso é mole! Na verdade o Niva nem necessita tanto de adaptações. É claro que algumas são muito interessantes até, mas nada de urgente. As peças originais são fáceis de encontrar (mesmo que seja por tel. em outro estado, para quem não mora em SP). O problema é a confiabilidade sobre a qualidade delas. A qualidade é pavorosa... se for peça argentina então! Em relação aos acessórios também é outra vantagem... tem bastante por aí e de diferentes fabricantes (e o preço não é dos maiores)

    - O consumo urbano/estrada é mto alto, embora ele seja 1.6 (dah pra passar pra GNV) ?
    O consumo é alto e ponto final. Mas o que se pode esperar de um 4x4 integral? Imagine uma Land Rover a gasolina, ia sera mesma coisa. Trocando o motor, você terá ganhos de potência e consumo inegáveis... e de lambuja vai pagar menos pelas peças mais confiáveis.
    Essa troca de motor certamente é uma coisa muito particular. Para quem tá com grana pra gastar em um Niva, as melhores opções são o AP 1.8 (tem gente que não recomenda o 2.0), o 1.9 Diesel (o 1.6 tem que fazer o diabo bara ele andar, como turbina etc. e tal) e o 2.2 da Besta (o pessoal da Brandembourg faz). Particularmente eu acho muito dinheiro para um carro limitado como o Niva.

    - O motor não vai trincar no primeiro alagamento q ele passar ?
    Taí uma questão. Nunca ouvi falar de motor de Niva que passou por isso. O meu entrou e ficou passeando em uma Lagoa (a de Maricá) e nada aconteceu.

    Alguns comentários... nem tudo que tem de bom por aí foi o Rogério Bacelar que fez... e nem tudo o que ele fez é o melhor.

    O GNV é uma opção interessante por 2 motivos... a óbvia economia e a possibilidade de venda em separado caso resolva mudar de motor/combustível/veículo. As desvantagens é a perda de potência (em uma estrada fica horrível) e o porta malas, que fica bastante reduzido.

    O que o fredgou relatou é uma constante no universo Niva... este foi um dos motivos que me fez trocar de carro, mesmo gostando do Niva principalmente no estilo de dirigir. As peças são mais baratas que a maioria dos 4x4, é verdade, mas todo mês ter uma para comprar é dose pra leão! Se for pegar trilha constante, nem se fala!

    []'s

  • #11
    Sei que o tópico é velho, mas venho com a mesma questão.
    Niva apos esses 11 anos ainda compensa, para uso em FDS, viagens e trilhas medianas?

  • #12
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Marcio Pita Ver Post
    Sei que o tópico é velho, mas venho com a mesma questão.
    Niva apos esses 11 anos ainda compensa, para uso em FDS, viagens e trilhas medianas?
    Olá Marcio, tudo bem?
    Vamos lá. Sua pergunta tem múltiplas respostas, que dependerão mais de você do que do carro em questão.
    Se você é uma pessoa racional, que gosta de usar o carro para levar a família a um determinado destino, dentro de um horário previamente estabelecido/estimado e voltar para casa sem maiores preocupações ou dores de cabeça, eu creio que um Niva não seja a melhor opção.
    Os Nivas hoje disponíveis são honrados "senhores" ao redor dos seus 25 anos. Não dá para querer demais de veículos dessa idade. Ainda mais levando em consideração que a grande maioria foi usada e abusada pelos seus antigos proprietários.
    Você até poderá encontrar um "filé"; mas mesmo assim, será um veículo considerado antigo, sem "mimos" como ar condicionado (se houver, é adaptação; mesmo o original fica com cara de adaptado), direção hidráulica (pode haver adaptações também), vidros elétricos, travas elétricas e outras "comodidades" comuns em qualquer carro popular de hoje em dia.
    Peças disponíveis para reposição existem e podem ser adquiridas; já mecânicos dispostos a mexer no carro são mais difíceis de se encontrar.
    Agora, se você gosta de carros antigos, adaptações/customizações e de "colocar a mão na massa" para consertar o próprio veículo, então um Niva pode ser uma opção válida.
    Em poucas palavras, quem quer ter um Niva tem de estar "emocionalmente" ligado ao russinho; se ter um carro for uma opção baseada no racionalismo, pode esquecer e partir para um modelo mais moderno/novo.
    Como diria um amigo, um Niva não é um carro para "principiantes"...
    []s
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade