x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1

    Receita de freio NIVA (que realmente PARE)




    Experientes niveiros, mecânicos e aplicadores de recursos técnicos (gambiarras), preciso de uma receita de freios que realmente parem um Niva, mas gostaria que fosse detalhado, bem explicado, acha-se por aí inúmeras receitas com burrinho de freio do Fiat 147, Palio, Kadet etc...caso alguém tenha um niva com freio eficiente gentileza passar a receita. (Sim,os discos e lonas(novas 0Km) estão em perfeito estados), cansei de passar aperto nas trilhas aqui tem muitas serras com descidas interessantes, já nem sei mais q santo agradecer qdo consigo parar já q apelo para todos mesmo hehehe!, CANSEI TB DE AVANÇAR AS PARADAS OBRIGATÓRIAS SEM QUERER!
    Sei tb que o cilindro mestre não é original e não tem um tal de "DUPLO CIRCUITO"!!Valeu

  • #2
    Usuário Avatar de Cursino
    Entrada
    25/04/2006
    Local
    Mogi das Cruzes/SP
    Idade
    38
    Posts
    325
    Agradecimentos: 0
    Junior, segue link da minha adaptação. Freia muito bem! Além disso, não se esqueça do ajuste da válvula de carga traseira.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ni...ber-460-a.html (Freios e Weber 460)
    Dodge Dakota CE

    Ex- Perestreko - DH, vidros elétricos, pneus 235/75R15 e outras frescuras...

  • #3
    Usuário Avatar de GENIVA
    Entrada
    18/05/2009
    Local
    Vera Cruz/RS
    Idade
    55
    Posts
    252
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por junior7l Ver Post
    Experientes niveiros, mecânicos e aplicadores de recursos técnicos (gambiarras), preciso de uma receita de freios que realmente parem um Niva, mas gostaria que fosse detalhado, bem explicado, acha-se por aí inúmeras receitas com burrinho de freio do Fiat 147, Palio, Kadet etc...caso alguém tenha um niva com freio eficiente gentileza passar a receita. (Sim,os discos e lonas(novas 0Km) estão em perfeito estados), cansei de passar aperto nas trilhas aqui tem muitas serras com descidas interessantes, já nem sei mais q santo agradecer qdo consigo parar já q apelo para todos mesmo hehehe!, CANSEI TB DE AVANÇAR AS PARADAS OBRIGATÓRIAS SEM QUERER!
    Sei tb que o cilindro mestre não é original e não tem um tal de "DUPLO CIRCUITO"!!Valeu
    Junior,
    Eu uso um kit para adaptação do cilindro-mestre e servo freio do uno no NIVA...Como vc pediu uma receita que funcione resolvi te passar minha experiencia nessa adaptação!

    1- Usei ,em um dos NIVAS que tive , só o cilindro-mestre do uno acoplado com o servo original do NIVA(óbvio que para isso o servo original deve estar em bom estado).
    Talvez algum entendido vai falar que não se deve usar um modelo de cilindro com outro modelo de servo-freio...Tem lógica a afirmação...Mas como vc tá perguntando o que deu certo,posso dizer que se o servo estiver bom vai melhorar uns 80% o freio original!

    Receita:
    A-Fazer uma bucha no torno que sirva de um lado o cilindro do uno e do outro o servo-freio original,essa bucha não precisa ser em angulo,pode ser reta.
    B-Tb fazer um pino mais comprido para compensar o espaço que foi afastado para frente o cilindro-mestre.
    C-Aumentar o comprimento dos caninhos de freio(pode fazer novos canos de cobre)
    Usei uns 2 anos essa adaptaçao depois vendi o NIVA e estava ainda perfeito o freio!

    2-No meu atual NIVA,o Bumerang,Precisei trocar tb o servo pois estava estourado...Usei então o cilindro-mestre e o servo do uno(92a99 sistema ATE).
    A diferença em relação ao uso só do cilindro(adaptação 1) é que fica um pouco mais macio,pois o hidrovácuo do uno é maior que o do NIVA,mas a vazão do cilindro fica a mesma nas duas adaptações,portanto qqer uma delas o freio será melhor que o original(cilindro-mestre do NIVA 19mm de diametro enquanto o do uno tem 22,2mm de diametro).

    Receita:
    A-Nessa adaptação é preciso fazer um flange(eu fiz em angulo para não correr risco do servo pegar no setor original de direção)que prende o servo do uno em uma ponta e na outra vai preso na parede corta fogo do NIVA.
    B-È preciso fazer um extensor que lige o pedal de freio à aste do servo.
    C-Talvez seja preciso inverter a posição de fixação do cilindro de embreagem.
    D-Se vc quiser usar tb o reservatório de liquido de freio do uno(e terminar com o sistema original com mangueiras e possiveis vazamentos de liquido)Terá que inverter o estepe e fazer um parafuso mais comprido para prender o estepe.
    D-Aumentar o comprimento dos caninhos de freio.
    Com um pouco de conhecimento em mecanica vc mesmo poderá fazer qqer uma das adaptações.
    Abraço e ao dispor
    Geniva

  • #4
    Geniva, obrigado pela resposta, parece bem interessante e funcional esse sistema todo Uno, vou fazer uns orçamentos e provavelmente coloque o servo freio uno e o cilindro tb, meu estepe fica no bagageiro e minha embreagem é com cabos de aço, 2 problemas a menos!

  • #5
    Da uma olhada no site do X NIVA tem uma adaptação la de freios a disco na traseira , pra vc que faz trilhas acho que seria o ideal , e não achei tão complicado ! Sem falar que com certeza vai parar mais fácil !

  • #6

    Piorou

    Antes tinha um restinho de freio, que associado a cx de marcha quase que parava, só q hj o Niva surtou! Acho que ele tem vontade própria, pra comemorar a sexta feira "casual day" cismei de sair pra trabalhar de Niva, (ando nele uma vez por semana) e pra minha surpresa tinha freio...só na roda dianteira esquerda, tava tão eficaz que travava de cantar pneu mas em compensação só destravava se desse ré...apelei e vou mandar pra oficina e pagar os 150$ de mão de obra mais as peças do Uno!
    Mais adrenalina que fazer trilha tá sendo andar com ele na cidade....qto mais caro o carro da frente maior o frio na barriga!!

  • #7
    Usuário Avatar de GENIVA
    Entrada
    18/05/2009
    Local
    Vera Cruz/RS
    Idade
    55
    Posts
    252
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por junior7l Ver Post
    ....qto mais caro o carro da frente maior o frio na barriga!!
    Valeu Junior,


    Essa foi demais!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!

  • #8
    KKK achou bão né Geniva!!!
    Consertei (leia -se mandei consertar) o freio do Niva, tava vazando numa borracha q faz a junção entre o reservatório de fluido e o burrinho e o fluido caia direto no chão, não pegava em peça nenhuma, e a pinça da esquerda quebrou o parafuso e travava na roda q só soltava na ré!
    Enfim agora com a ajuda da cx de marcha quase que para!

  • #9
    Citação Postado originalmente por junior7l Ver Post
    KKK achou bão né Geniva!!!
    Consertei (leia -se mandei consertar) o freio do Niva, tava vazando numa borracha q faz a junção entre o reservatório de fluido e o burrinho e o fluido caia direto no chão, não pegava em peça nenhuma, e a pinça da esquerda quebrou o parafuso e travava na roda q só soltava na ré!
    Enfim agora com a ajuda da cx de marcha quase que para!
    Melhor que Niva não há , custa a andar e quando anda não quer parar !!!!!

  • #10
    Galera tem outro tópico bem parecido no forum , podiam juntar os dois ?

  • #11
    Usuário Avatar de Leo Couto
    Entrada
    12/08/2009
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    49
    Posts
    122
    Agradecimentos: 0
    Ajusta a porca no pino que vai dentro do hidrovácuo. Gira para um lado ou para o outro até encontrar o ponto ideal. Detalhe o freio vai subir e muito.
    Pajero 2.8 Turbo Intercooler -ex Niva 1.6 http://nivasouto.blogspot.com/ Deus é Fiel!

  • #12
    Citação Postado originalmente por junior7l Ver Post
    Experientes niveiros, mecânicos e aplicadores de recursos técnicos (gambiarras), preciso de uma receita de freios que realmente parem um Niva, mas gostaria que fosse detalhado, bem explicado, acha-se por aí inúmeras receitas com burrinho de freio do Fiat 147, Palio, Kadet etc...caso alguém tenha um niva com freio eficiente gentileza passar a receita. (Sim,os discos e lonas(novas 0Km) estão em perfeito estados), cansei de passar aperto nas trilhas aqui tem muitas serras com descidas interessantes, já nem sei mais q santo agradecer qdo consigo parar já q apelo para todos mesmo hehehe!, CANSEI TB DE AVANÇAR AS PARADAS OBRIGATÓRIAS SEM QUERER!
    Sei tb que o cilindro mestre não é original e não tem um tal de "DUPLO CIRCUITO"!!Valeu
    Junior o site do XNIVA é o Natal4x4 , tem varias dicas , entre elas dicas de freios , e outra se precisar entre em contato com o cassiano que ele ainda te dá uns toques !!!!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 33
      Última resposta: 26/08/2019, 09:29
    2. Niva s/ Freio!!!!
      Por BIMBA no fórum Niva
      Respostas: 22
      Última resposta: 09/06/2011, 13:30
    3. lanternagem realmente boa no RJ
      Por chegade4x2 no fórum Niva
      Respostas: 33
      Última resposta: 27/07/2009, 12:59
    4. Freio Niva 91
      Por Wellington Saffir no fórum Niva
      Respostas: 10
      Última resposta: 14/01/2007, 17:51
    5. O que os líderes realmente fazem...
      Por Eduardo Souza no fórum Humor
      Respostas: 0
      Última resposta: 09/04/2003, 18:21

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade